• Nenhum resultado encontrado

O caminho da libertação

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 123-133)

Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.

Salmos 34.17

Todas nós precisamos de libertação em algum momento. Por mais espiritualidade que tenhamos alcançado, ainda somos feitas de carne e osso. Por mais perfeito que seja nosso modo de viver, ainda temos um inimigo que procura levantar fortalezas em nossa vida. Deus deseja libertar-nos de tudo o que nos prende ou nos separa dele.

Muitas vezes, vivemos como se não soubéssemos que Jesus pagou um preço altíssimo para nos libertar. Ele “se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai” (Gl 1.4). Ele deseja continuar a nos libertar no futuro a cada passo de nossa jornada.

Muitas vezes nos esquecemos de que a Palavra garante que o Senhor nos “livrará de toda obra maligna” e nos “levará a salvo para o seu Reino celestial” (2Tm 4.18). Quando deixamos de recorrer ao Senhor, nos tornamos presas fáceis dos nossos desejos e das mentiras de Satanás para nos afastar do caminho que Deus preparou para nós. Quando, porém, temos o coração alinhado com o do Pai, experimentamos a libertação.

O salmista não se cansava de orar e clamar: “O meu futuro está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem” (Sl 31.15). Devemos cultivar essa mesma confiança no nosso Salvador, devemos buscar diaramente essa mesma intimidade com Deus, só assim experimentaremos a plenitude dele em nossa vida.

Deus querido, sem ti sou prisioneira de meus desejos, não consigo ver a verdade e sou oprimida. Contigo, porém, estou liberta de tudo isso. Ajuda-me a permanecer firme na liberdade que Cristo me concedeu. Livra-me das obras

Leia Salmos 37.23-40 e reflita.

Uma conduta que agrada a Deus

O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão. Salmos 37.23-24 Quando Deus usou Moisés a fim de conduzir os israelitas para fora do Egito, depois de um longo período de escravidão, o povo teve de aprender a depender do Senhor a cada passo da jornada rumo à terra prometida. Quando deixaram de olhar para o Senhor, eles se viram em apuros.

Deus nos conduz para lugares novos e desconhecidos. Por vezes, somos invadidas por um sentimento de fracasso ou impotência quando temos de depender do Senhor para chegar lá. Tentamos agir por conta própria porque consideramos a dependência um sinal de fraqueza. Na verdade, porém, ela indica a disposição de permitir que Deus seja forte em nós. Precisamos crer que ele sempre está ao nosso lado e que nos toma pela mão quando estamos prestes a cair. A nossa atitude diante dessa realidade é que determina se andaremos em círculo ou se chegaremos à terra prometida reservada por Deus para o nosso deleite.

Se você vive um momento em que não se sente capaz de dar nenhum passo sem a ajuda do Senhor, alegre-se: você está exatamente onde ele quer. Peça que o Senhor a perdoe pelas ocasiões em que você se queixa e pelas vezes em que não demonstra um coração agradecido. Ele é fiel e justo para perdoá-la e ajudá a prosseguir com alegria e fé pelo caminho traçado para você. Senhor, quando estou contigo, sinto-me em casa em qualquer lugar. Se me chamares para o deserto, aceitarei o convite, pois estarás comigo. Ajuda-me a deixar para trás o medo e a dúvida e a viver pela fé. Faz tua luz resplandecer sobre o caminho que desejas que eu percorra.

Leia Salmos 38.1-5 e reflita.

Liberte-se dos pecados não confessados

Por causa de tua ira, todo o meu corpo está doente, não há saúde nos meus ossos por causa do meu pecado. As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável. Salmos 38.3-4

Pecados não confessados afetam nossa vida inteira. Quando escondemos um pecado que cometemos, ele vai aos poucos e com sutileza envolvendo suas garras ao redor de todo o nosso ser a ponto de nos sufocar (cf. Sl 32.3- 5).

Quando existe pecado não confessado, um muro é construído entre você e Deus. Mesmo que você não esteja mais cometendo esse pecado, se ele não for confessado a Deus, seu peso continuará sobre você, empurrando-a ao passado que você deseja esquecer e impedindo-a de caminhar ao futuro que Deus tem para você.

A confissão precisa andar lado a lado com o arrependimento. Arrepender-se significa mudar de rumo, virar as costas, afastar-se e decidir não agir de determinada forma novamente. Arrepender-se não quer dizer que você jamais fará aquilo novamente, significa apenas que você não tem a

intenção de fazê-lo de novo.

Já que não somos perfeitas, a confissão e o arrependimento são um processo. Há sempre novas camadas da vida de Jesus que precisam ser trabalhadas em nós. Nós carecemos da glória de Deus de maneiras que ainda nem somos capazes de imaginar. Precisamos, portanto, confessar nossos pecados encobertos.

Os caminhos de Deus são para seu bem. A confissão não serve para ele saber o que aconteceu; ele já sabe. A confissão serve para você ser restaurado. Ele não está em sua cola, esperando para puni-la pelas coisas erradas que você faz. Ele não precisa punir ninguém, pois a punição é inerente ao pecado. Quem confessa encontra misericórdia e poder ilimitado de Deus.

não quero encobertar meus pecados e deixar de prosperar. Eu quero viver por sua misericórdia.

Leia Salmos 40.1-10 e reflita.

Diga sim para Deus a cada dia de sua vida

Tenho grande alegria em fazer a tua vontade. Salmos 40.8 Dizer sim a Deus significa estar disposta a obedecer-lhe imediatamente ao ouvirmos sua voz e não esperarmos até que todas outras opções não deem certo ou até que estejamos em nosso limite. Para Deus nos transformar em pessoas completas, precisamos estar inteiramente disponíveis a ele. Se ele nos disser: “Faça isso” e nós respondermos: “Sim, Deus”, os resultados desejados virão mais rapidamente.

Dizer sim diariamente é uma questão pessoal. Deus dá instruções personalizadas e, portanto, pode estar pedindo que você faça algo que não tenha pedido a mais ninguém. Um coração que diz sim a Deus é o princípio da obediência. Jamais viveremos segundo a vontade de Deus se não aprendermos a dizer sim toda vez que Deus nos aponta o caminho em que devemos andar.

Se você não confia em Deus o suficiente para dizer: “Tudo o que pedires de mim, eu farei”, mude essa atitude. Confesso que dizer sim para Deus era algo difícil para mim até eu ler estas palavras de Deus: “Quando eu os chamei, não me deram ouvidos; por isso quando eles me chamarem, também não os ouvirei” (Zc 7.13). Se quisermos que Deus ouça nossas orações, precisamos ouvir e responder à sua voz.

Estar disposta a dizer sim abriu as portas para muita cura e bênção em minha vida. Obviamente, eu nem sempre ouço sua voz, nem sempre digo sim imediatamente, mas meu desejo é fazê-lo. Dizer sim a Deus sem reservas é o primeiro passo de obediência para a edificação de uma vida bem-sucedida e realizada, cujas bases estão fundamentadas na Palavra: confissão, louvor e perdão constante.

Querido Senhor, ajuda-me a continuamente dizer sim para ti. Ajuda-me a não ter medo de confiar em ti e em tua vontade para minha vida. Eu quero viver

Leia Salmos 50 e reflita.

Constante adoração

“Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos.” Salmos 50.23 Não há nada mais poderoso ou transformador que louvar a Deus. O louvor é um dos meios preferenciais pelos quais ele trabalha em nossa vida. Toda vez que louvamos e adoramos ao Senhor, sua presença vem habitar em nós, muda nosso coração e permite que o Espírito Santo nos quebrante segundo sua vontade.

Para experimentar a alegria e o poder do louvor, você precisa tomar a decisão de adorar ao Senhor independentemente das circunstâncias. É evidente que, quanto mais você conhecer a Deus, mais fácil será adorá-lo em todos os momentos.

Na medida em que você vai acumulando experiências com Deus, percebendo o cuidado constante dele em todas as áreas de sua vida, mais você desenvolve um espírito realmente adorador, uma atitude de gratidão permanente. Quando você chegar ao ponto de não poder conter seu louvor, estará no lugar certo. Então, curve-se diante dele e adore-o: “Obrigada, meu Pai, porque ‘encheste o meu coração de alegria’ (Sl 4.7). Toda honra, majestade, força, glória, santidade e justiça são tuas, Senhor”.

Amado e querido Deus, não há maior alegria para mim que te adorar. Aproximo-me de ti com ações de graças e curvo-me diante de tua presença

Leia Salmos 51.1-19 e reflita.

Ore para resistir à tentação

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Salmos 51.10-12 Davi escreveu essas palavras depois que o profeta Natã confrontou-o sobre o adultério com Bate-Seba. O salmo é, portanto, uma súplica por pureza e uma oração em que Davi clama a Deus para ser restaurado à alegria de um relacionamento reto. Deus quer que vivamos em contraste com o mundo. A tentação sexual se encontra em toda parte. A atitude em relação ao sexo casual e à imoralidade em nossa sociedade avançou bem além do que a maioria das pessoas poderia imaginar.

A advertência de Deus é que “vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma” (1Pe 2.11). Aquilo que cobiçamos — sexo, bens materiais, prestígio, dinheiro, poder — destrói nossa alma.

Existe um meio de resistir às tentações da carne, especialmente à tentação sexual: adorar a Deus. Essa deve ser, porém, nossa primeira reação, e não uma resposta posterior ao fato consumado. O rei Davi deveria ter agido assim.

Tudo começou com um pensamento pecaminoso. Ninguém comete adultério sem antes ter pensado nisso. É no primeiro pensamento que a oração deve ser feita. Mais tarde Davi confessou tudo e mostrou-se arrependido. Mesmo assim, graves consequências resultaram de seus atos. Todas nós cometemos erros. Não permita que a culpa oriunda deles a separe de Deus. Para vencer a tentação, apresente-se diante do Senhor tão logo ela lhe surja na mente pela primeira vez. Não espere como fez Davi. Vá a Deus e confesse. A seguir louve-o como o Deus que é mais poderoso que qualquer tentação.

Leia Salmos 57 e reflita.

Abrace a Deus nos momentos de perda

Misericórdia, ó Deus; misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Eu me refugiarei à sombra das tuas asas, até que passe o perigo. Clamo ao Deus Altíssimo, a Deus, que para comigo cumpre o seu propósito. Dos céus ele me envia a salvação, põe em fuga os que me perseguem de perto; Deus envia o seu amor e a sua fidelidade. Salmos 57.1-3

Em algum momento na vida podemos sofrer uma grande perda: um ente querido, casa, estabilidade financeira, saúde, reputação, sonhos, esperanças ou uma visão do futuro. Podemos nos conformar com algumas perdas, juntar os pedaços e seguir em frente; mas há outras que nos deixam completamente arrasadas e paralisadas.

Quem vivencia situações assim, logo imagina que Deus está bem distante. Engano. Ele nunca esteve mais perto. Ele permite que coisas difíceis nos aconteçam, e somente ele sabe o porquê. Nunca culpe Deus por suas perdas. Mas quando nossa primeira reação à perda é buscar a Deus em louvor e adoração, abrimos um canal pelo qual sua cura, restauração e redenção fluem.

Se você passou por uma perda, abrace a Deus. Isso não significa que você tem de negar a situação, fingindo que nada aconteceu ou acreditando que isso logo desaparecerá. Pelo contrário, é dizer que, independentemente do que aconteceu, Deus ainda está no controle. Ele ainda me ama. Ele ainda é maior do que aquilo que estou enfrentando. Ele entende plenamente meu sofrimento. E ele é capaz de trazer redenção à situação. Um dos maiores sinais do amor de Deus é seu consolo para nós nesses momentos. Ele nos envolve em um ato especial de misericórdia e graça para amenizar a dor, o desespero, o choque e a devastação. Seu amor sustém-nos até a nossa recuperação. Do contrário, não conseguiríamos suportar.

Senhor, eu te dou graças porque tu és Deus de redenção e restauração. Eu te entrego a tristeza decorrente de qualquer perda que eu tenha experimentado

Leia Salmos 57.10 e reflita.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 123-133)