• Nenhum resultado encontrado

Vença a ansiedade, o medo e o desânimo Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 105-108)

Salmos 3.4

Grande parte de nossa ansiedade vem do medo, que também gera inquietação, incerteza, aflição, temor e pânico. Ele pode sobrevir-nos com algo imprevisto, capaz de parar o coração; pode distorcer nossos pensamentos, controlar nossa vida e paralisar-nos. Quando sofremos de ansiedade e medo por um longo período, podemos ficar desanimadas.

Ansiedade, medo e desânimo são epidemias em nosso mundo hoje, mas Deus prometeu-nos uma maneira de escapar de todas elas. Ele diz para não andarmos ansiosas por coisa alguma (Fp 4.6), que o medo não vem dele (2Tm 1.7) e que não devemos desanimar (Dt 1.21).

Quando estamos temerosas, apreensivas, preocupadas, alarmadas ou assustadas, somente a paz de Deus pode restaurar-nos a uma firme e serena confiança. Ainda que a vida seja imprevisível e às vezes cheia de coisas terríveis, o Senhor diz que não precisamos viver com medo. Ele quer que o louvemos sempre, principalmente quando estamos com medo ou desanimadas. Quando fizermos isso, ele não só levará nosso medo, mas fará nosso rosto brilhar porque estivemos com ele (Sl 34.1-5). Assim, ao primeiro sinal de ansiedade, medo ou desânimo, busque a paz de Deus.

O Senhor é um Deus de infundir coragem. Seu encorajamento vem pela sua Palavra, quando oramos, por meio de sua presença, estamos com ele em adoração e louvor. Ó Senhor, lanço sobre ti o meu fardo, sabendo que me sustentarás. Tu me livras dos meus temores e das minhas tribulações. Eu te entrego minha ansiedade e meu temor. És meu socorro em tempo de angústia. Sei que, em tua presença, não preciso andar ansiosa nem com medo de nada. Eu me nego a alimentar o desânimo e, em vez disso, escolho este dia para encontrar em ti meu alento. Teu amor me consola e leva todo o meu medo. Teu poder em minha vida dá-me força e faz-me segura.

Leia Salmos 4.1-8 e reflita.

Deus ouve quando você chama

Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar. Salmos 4.3 Salmos é um dos livros mais encorajadores da Bíblia. Não há emoção que possamos experimentar — entusiasmo ou depressão, culpa ou alegria — que não esteja expressa em Salmos. Quando não souber o que dizer a Deus, ore usando os textos desse livro!

Sempre que se sentir desesperada para saber se Deus está ouvindo suas orações e se vai responder-lhe, leia de novo Salmos 4.3. O termo hebraico para piedoso é muitas vezes traduzido por “santo”. Se você aceitou Cristo como seu Salvador, é santa, uma filha de Deus, separada para a glória do Senhor (Rm 8.16-17). No entanto, embora saibamos que Deus nos vê desse modo, há ocasiões em que não nos sentimos próximas dele — tempos em que nossas orações parecem não passar do teto.

Você pode ter a impressão, por vários motivos, de que suas orações ficaram sem resposta. Talvez a resposta de Deus seja para que você espere. É possível que algum pecado em sua vida esteja interrompendo sua comunicação com ele. Isaías escreveu: “Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.” (Is 59.2). Certifique-se de que nada em sua vida esteja servindo de barreira entre você e Deus. Coragem! Você é filha de Deus, e ele vai ouvi-la. Mantenha-se próxima do Senhor e ele promete ouvir quando você clamar. Obrigada, Senhor, porque sou tua filha, separada para tua glória, e porque ouves minhas orações. Mostra-me se existe alguma coisa qualquer que possa se tornar uma barreira entre mim e ti de modo que minhas orações não sejam respondidas.

Leia Salmos 9.1-20 e reflita.

O louvor é sua maior arma

Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas. [...] Aquele que pede contas do sangue derramado não esquece; ele não ignora o clamor dos oprimidos. Salmos 9.1,12

Você notou como muitos salmos começam ou terminam com louvor? Louvor não é negação. A Bíblia nunca nos diz que enterremos o sofrimento. Em vez disso, devemos derramá-lo como a água de um jarro. “Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia.” (Sl 142.2). Entretanto, uma vez expressas a Deus as aflições, ele nos concede uma arma poderosa: o louvor.

Deus deseja que destruamos o mal, e não que apenas fujamos dele. Ele não deseja que somente tentemos defender-nos e sobreviver; quer que afastemos o inimigo. Deseja que repitamos as palavras de Davi: “Persegui os meus inimigos e os derrotei; não voltei enquanto não foram destruídos. Esmaguei-os completamente, e não puderam levantar-se; caíram debaixo dos meus pés. Tu me revestiste de força para a batalha; fizeste cair aos meus pés os meus adversários.” (2Sm 22.38-40).

O louvor é uma de nossas maiores armas de guerra. “As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.” (2Co 10.4). Quando louvamos a Deus, nossos inimigos têm de recuar porque não conseguem resistir em sua presença. Cada louvor pela vitória de Jesus na cruz lembra ao Diabo sua maior derrota.

Você não tem de louvar a Deus por seus problemas, mas pode louvá-lo

em meio a eles. Tenha certeza de que ele “não esquece; ele não ignora o

clamor dos oprimidos.” (Sl 9.12).

Obrigada, Deus, porque nunca te esqueces de mim. Eu te louvo no meio das lutas que enfrento, sabendo que minha adoração a ti é a maior arma contra o

inimigo de minha alma. Ajuda-me a não apenas sobreviver aos ataques do inimigo, mas a afastá-lo e esmagá-lo.

Leia Salmos 12.1-8 e reflita.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 105-108)