• Nenhum resultado encontrado

O Senhor está sempre perto Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 166-171)

Salmos 138.3

Lembro-me de uma época específica de grande dificuldade em minha vida, em que me senti terrivelmente sozinha. A aflição era tanta que me voltei para Deus, levantei os braços e clamei: “Senhor, porque me sinto sempre tão só? Tu prometeste suprir todas as minhas necessidades e preciso que removas esta solidão de dentro de mim”.

Pude comprovar a verdade das Escrituras quando afirmam que o ouvido de Deus não está “tão surdo que não possa ouvir” (Is 59.1). No momento em que orei, senti nitidamente os braços de Deus envolvendo-me. O mais extraordinário é que, desde então, nunca mais me senti sozinha. Hoje em dia, considero qualquer sinal de solidão como um convite de Deus para passar tempo com ele. Sei que ele não é a causa desse sentimento, mas também não o ignora. Ele o vê e deseja preencher os vazios de meu coração com seu amor. Sempre que estendo meus braços para o Senhor, ele está por perto.

Davi cantou em um de seus salmos: “O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. Ele realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.” (Sl 145.18-19). O desejo de Deus é que nós tenhamos a mesma confiança demonstrada pelo salmista e que levantemos a voz para proclamar a todos a nossa volta a grande bondade do nosso Pai celestial. Obrigada, Senhor, porque estás próximo de todos os que te invocam e satisfarás o desejo do coração daqueles que te temem. Obrigada porque ouves meus clamores e me salvas de toda fraqueza que poderia me afastar de teus planos para mim. Obrigada porque me livras da solidão sempre que me aproximo de ti.

Leia Salmos 138 e reflita.

Tempo de tribulação

Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos; estendes a tua mão direita e me livras. Salmos 138.7 Embora ninguém goste de passar por tribulações, os tempos de desafio e de miséria têm seus aspectos positivos, pois é nesses momentos que temos oportunidade de experimentar a presença do Senhor.

Caminhar passo a passo com Deus exige que abracemos o momento com todas as suas implicações. Com ele, você tem tudo o que precisa para o momento. Aqui e agora. É capaz de ver o quadro completo; ter uma perspectiva diferente. A Bíblia diz: “Abre os teus olhos e te fartarás do teu próprio pão.” (Pv 20.13, RA). Independentemente de qual seja a sua situação no momento, Deus tem abundância de bênçãos para você. Exatamente onde você está, ele continua agindo com poder em sua vida. Ele quer que você feche os olhos, invoque seu nome santo e diga: “Senhor, mostra-me tua mão em minha vida”. Deus deseja que você sinta a presença dele e confie nele. Só assim você encontrará paz. Quando você estiver cansado, encontrará nele novas forças. Quando estiver triste, encontrará alegria. E quando estiver no meio de uma tormenta, encontrará abrigo e provisão.

No entanto, não raro ficamos cegos diante das adversidades, temerosos, desanimados e arrastados para a amargura, e rapidamente começamos a reclamar. Mas, quando temos um relacionamento profundo e pessoal com o Senhor, as adversidades pesam menos, porque ele as carrega por nós, nos ajuda a passar pelo deserto. Experimente andar de mãos dadas com Deus. Senhor, obrigada porque posso caminhar sempre contigo. Quando entro numa fase difícil, posso segurar tua mão e depender de ti, enquanto atravessamos juntos. Sei que os retos habitarão na tua presença, e é onde desejo viver. Ajuda-me a sempre reconhecer a imensidão da tua bondade para comigo. Em nome de Jesus.

Leia Salmos 139 e reflita.

Agradeça a Deus porque ele a conhece e ama

Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti. Salmos 139.1-3 Deus sabe tudo sobre você. Ele conhece seus pensamentos antes ainda de se

formarem. “Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor” (Sl 139.4). Ele conhece seus atos desde o momento em que você se levanta até o momento em que vai dormir. Mesmo quando o sono a reduz à inconsciência, ele continua a zelar por você.

Deus está em toda parte. Não há lugar onde você possa ir em que Deus

também não esteja. Ele está com você nas experiências da vida no alto da montanha e também nos vales do desespero. Embora tendo sofrido em uma prisão nazista durante a Segunda Guerra, Corrie ten Boom pôde escrever: “Não há abismo tão profundo que Deus não possa alcançá-lo”.

Deus fez um milagre ao criá-la! É possível que você lute com seus

sentimentos, e talvez não se sinta como um “milagre”, mas você é. É possível que se sinta mais como um “erro”, mas não é. Deus a formou e amou quando ainda estava no útero de sua mãe. Você foi criada à imagem dele (Gn 1.27).

Sua vida não é um acidente, e o propósito dela foi estabelecido ainda antes de você nascer. Seu Pai celestial sabe tudo sobre você, está presente em toda parte e realizou um milagre quando a fez. Louve a Deus todos os dias por ele conhecê-la e amá-la. Deus, eu te agradeço por saberes tudo sobre mim e ainda assim me amares. Conheces meus pensamentos e meus erros, e ainda assim me chamas de tua. Obrigada porque estás sempre me ensinando e guiando, confortando e restaurando. Tu me conheces melhor do que eu mesma. Ajuda-me a também conhecer-te melhor.

Leia Salmos 142.1-7 e reflita.

Descubra o poder da oração

Em alta voz clamo ao Senhor; elevo a minha voz ao Senhor, suplicando misericórdia. Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia. Salmos 142.1-2 Eu era atraída por estes versículos: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta” (Mt 7.7) e “Não têm, porque não pedem” (Tg 4.2). Eu vivia pedindo, buscando e batendo. Mas mesmo assim, não estava feliz e não via as respostas de oração. Até que li: “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus

prazeres” (Tg 4.3, grifos da autora). Frustrada, clamei: “Senhor, me ensine a

orar”.

Aprendi então que orar não é somente pedir. Orar é falar com Deus, desfrutar tempo com ele, buscá-lo em primeiro lugar, conhecê-lo melhor, reconhecer que ele é a fonte de poder da qual você depende, é separar um tempo para dizer: Senhor, fala a meu coração e me diga o que eu preciso

ouvir.

Os amigos que não se comunicam com frequência se distanciam emocionalmente. Assim, se você não mantiver contato diário com Deus, começa a se sentir distante dele apesar de ele estar próximo. Além disso, quando se passa algum tempo com alguém que se admira, adquire-se as características dessa pessoa. Quando você está na presença de Deus, o caráter dele é formado em você.

Sem oração é impossível receber o que Deus tem para nós e livrar-nos de coisas que não fazem parte da vontade de Deus para nossa vida. Devemos orar por tudo o que nos preocupa, independentemente do tamanho da questão (cf. Mt 10.30; Lc 1.37). Lembre-se sempre disto: Orar é um privilégio nosso, mas o poder da oração é uma prerrogativa de Deus.

Senhor, eu tenho um profundo desejo de me aproximar de ti pela oração. Ajuda-me a vencer as distrações e a falta de tempo que roubam de mim esses

Leia Salmos 143 e reflita.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 166-171)