• Nenhum resultado encontrado

Uma corrente de refrigério

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 195-200)

Você é uma fonte de jardim, um poço de águas vivas, que descem do Líbano.

Cântico dos Cânticos 4.15

Não seria maravilhoso ser considerada fonte de água viva, fluindo como corrente refrescante? Em especial pelas pessoas que nos rodeiam e pelas mais chegadas? Não seria maravilhoso ser amada, querida e apreciada da maneira descrita no capítulo 4? É isso que Deus pensa sobre seu povo. Ele nos ama com amor gracioso e fiel.

Todas desejamos ter um relacionamento comprometido, profundo, puro, sacrificial e que une corações com alguém que não nos deixará nem abandonará por outra pessoa melhor. Todas queremos ser consideradas impecáveis, perfeitas. Esperamos ser lembradas como pessoas agradáveis e belas. Essa, na verdade, já é a opinião de Deus sobre nós. Ele nos vê através de seu Filho, Jesus, que é tudo isso. Por termos recebido Jesus em nossa vida, Deus vê em nós a beleza, a pureza e a perfeição de seu Filho. Quanto mais tempo passamos com o Senhor e mais completamente submetemos nossa vida a sua vontade, mais as pessoas o verão em nós.

O fluir do Espírito Santo nos capacita a ser um rio refrescante para outros. Tudo o que temos de fazer é permiti-lo em nossa vida, convidando o Espírito estar presente e a encher-nos de novo a cada dia. Então, ele derrama sobre nós seu rio de água viva e o fluir eterno de amor. Isso é mais que suficiente para atrair outros à corrente que lhes lavará a alma. Senhor, enche-me hoje novamente do teu Espírito e faz transbordar em mim o teu rio de cura de modo que, quando eu estiver na presença de outras pessoas, elas sintam a tua presença. Faz que eu seja como um poço de água refrescante que flui para os outros. Sei que me vês através de teu Filho Jesus. Oro para que os outros possam ver Jesus em mim, mesmo que não entendam plenamente aquilo que estão vendo.

Leia Isaías 6.1-8 e reflita.

Diante de nosso Deus santo

Então gritei: “Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!”. Isaías 6.5 Quando Isaías teve uma visão do Senhor com seus anjos, ele compreendeu sua indignidade: “Estou perdido!”. Ao confessar o pecado, Deus o tocou e o purificou. A santidade de Deus permitiu que Isaías percebesse sua falta de santidade e o tornou íntegro.

O pecado arrebata pedaços da alma. A santidade de Deus, no entanto, purifica-nos e ajuda a separar-nos do que não é santo. A santidade de Deus nos faz íntegras. Sempre que homens de fé, como Jó, Abraão e Moisés, tiveram um encontro mais próximo com Deus, viram as próprias falhas. Isso também acontece conosco.

Você talvez esteja pensando: “Por que preciso tomar mais consciência de minhas falhas? Pensar sobre elas apenas me fará sentir ainda pior”.

Compreender a santidade de Deus, no entanto, não a fará sentir-se mal sobre si mesma a ponto de levá-la à depressão. Pelo contrário, isso a fará sentir-se atraída pela santidade dele, e, consequentemente, a levará à restauração. Tal compreensão consiste, na verdade, em libertação.

A Bíblia diz: “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hb 4.16). Podemos ir a Deus em qualquer tempo, sabendo que ele nos quer ali e que nos limpará o coração e nos tornará mais semelhantes a ele.

Peça ao Senhor que a ajude a compreender a santidade divina. Reconheça depois sua própria falta de santidade e ore para que a essência de Deus penetre em você.

Jesus, sempre que sinto a tua doce presença, sou conscientizada de minha própria indignidade. Ajuda-me a separar a mim mesma de tudo aquilo que

Leia Isaías 12 e reflita.

Eu te louvarei

Naquele dia você dirá: “Eu te louvarei, Senhor! Pois estavas irado contra mim, mas a tua ira desviou-se, e tu me consolaste. Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!”. Isaías 12.1-2

Não devemos nos iludir pensando que Deus releva nosso pecado porque nos ama. O pecado é hediondo e não será tolerado por nosso Deus santo.

O pecado, no entanto, integra nossa natureza. Paulo escreveu: “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” (Rm 7.18-19). Embora sejamos salvos do pecado, continuamos a lutar contra ele. Satanás procura levar-nos a pecar, a fim de nos tornar inúteis para o reino de Deus.

A Bíblia diz: “O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.” (Sl 34.7). Sempre que o inimigo tentar levá-la a pecar, use sua espada, a Palavra de Deus, e abafe a voz do inimigo através do louvor.

Muitas vezes o que parece o velho pecado voltando à tona pode ser outra camada que emerge e precisa ser removida. Essas camadas profundas de servidão podem ferir mais que as primeiras. Se cair, lembre- se de que possui a arma do arrependimento. Vá imediatamente a Deus. Confesse-lhe o pecado e purifique-se. A ira de Deus se retirará e ele a consolará (Is 12.1).

Então, louve a Deus por todas as coisas gloriosas que ele fez e está fazendo em sua vida.

Senhor, embora eu nem sempre faça, diga ou pense o que é certo — e sei que o pecado te entristece —, sou grata porque tu me amas e ouves a minha

confissão. Quando eu vir a tentação se aproximar, que eu te louve e me esconda em ti.

Leia Isaías 26.1-9 e reflita.

Em paz quanto ao futuro

Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Isaías 26.3 Embora Deus nos prometa um futuro cheio de esperança e bênção, ele não virá automaticamente. Há coisas que nós devemos fazer. Uma delas é orar (Jr 29.11-13). Outra é obedecer a Deus. Sempre que orar e obedecer, você estará investindo em seu futuro. Você talvez não conheça os detalhes do porvir, mas pode estar certa de que Deus conhece e vai conduzi-la em segurança. A maneira de alcançar o futuro que Deus tem para você é andar junto do Senhor hoje.

Andar com Deus não significa ausência de obstáculos. Enquanto Deus planeja um bom futuro para você, o Diabo também está agindo. A diferença é que o plano dele não é bom. Mas, se você estiver andando com Deus, vivendo em obediência e na Palavra, adorando só a ele e orando sem cessar, o plano diabólico será frustrado.

Seu futuro está nas mãos de Deus. A única coisa importante é o que ele diz a respeito. Deus deseja que você se ocupe dele, porque ele é seu futuro. À medida que andar com o Senhor, você se assemelhará cada vez mais a ele (1Jo 3.1-3). Enquanto o contemplar, você será transformada “segundo a sua imagem [...] com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2Co 3.18). À medida que viver com ele, o Senhor a levará de força em força.

A paz perfeita pode ser uma realidade. Deus “é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Ef 3.20). E agora “que o Deus de esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.” (Rm 15.13).

Deus, embora eu não saiba os detalhes sobre o que virá, estou certa de que tu sabes tudo. Ajuda-me a andar contigo a cada dia, em oração e na tua

Leia Isaías 26.1-9 e reflita.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 195-200)