• Nenhum resultado encontrado

Veja sob a perspectiva de Deus Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 157-161)

Salmos 119.18

Você já ficou zangada, aborrecida ou arrasada porque as coisas não saíram como você esperava ou como havia planejado? Na próxima vez que isso acontecer, reconsidere profundamente a situação e peça a Deus que lhe dê uma nova perspectiva.

Geralmente podemos encontrar outra forma de encarar nossa situação, além daquela avaliação inicial. Andamos na luz do Senhor, e a luz divina não nos cega, mas podemos deixar de enxergá-la. Nem sempre vislumbramos toda a verdade. Às vezes vemos tudo, exceto a verdade.

Sempre que algo der errado, olhe para a situação como se fosse um quadro e se pergunte: “O que está certo nesse quadro?”. Então ore para Deus revelar como aquilo que parece uma situação negativa é, na verdade, algo positivo. Examine todos os ângulos. Atente para os detalhes mais insignificantes. Esse processo de enxergar cada aspecto positivo de uma situação negativa nos protege das atitudes desesperançosas e amargas.

Não se trata de pensamento positivo ou de tentar fazer coisas boas acontecerem mediante o poder da mente. Trata-se de ver as coisas da perspectiva de Deus. Significa encontrar luz no que parece ser uma situação tenebrosa. É estar disposto a abrir mão da tendência humana de ver as coisas através de uma visão embaçada. Senhor, apresento a ti as situações que me preocupam. Mostra-me o que está certo quando eu só conseguir ver o que está errado. Ajuda-me para que eu não fique cega pelos receios, desejos, pelas dúvidas e ideias preconcebidas. Dá-me tua perspectiva. Abençoa-me com a capacidade de entender o quadro maior e de fazer distinção entre o que é valioso e o que é irrelevante. Quando algo parecer estar dando errado, ajuda-me a não tirar conclusões negativas precipitadas. Capacita-me a reconhecer as respostas às minhas orações. Confio que me ajudarás a enxergar a luz em cada situação.

Leia Salmos 119.105-112 e reflita.

A luz verdadeira

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Salmos 119.105 Escuridão é a ausência de luz. Se não tivermos a verdadeira luz, viveremos nas trevas. Mas, se tivermos em nós a luz que não se extingue, jamais estaremos na escuridão total. Entretanto, existem diferentes tipos de escuridão, e precisamos distingui-los. Existe a escuridão espiritual, que ocorre quando nos recusamos a deixar Deus entrar em nossa vida; a escuridão das emoções negativas, como ignorância, orgulho, ciúme, ira e ódio; a escuridão que experimentamos quando fazemos exigências egoístas, que satisfazem a carne em detrimento dos outros e a escuridão fruto da desobediência a Deus.

Todos esses tipos de escuridão manifestam-se por meio de escolhas que fazemos ao longo da vida. Embora o erro seja exclusivamente nosso, Deus sempre nos concede um caminho que nos conduz para fora da escuridão. “Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam. Ele os tirou das trevas e da sombra mortal, e quebrou as correntes que os prendiam.” (Sl 107.13-14).

Quando retornamos para Deus, ele nos restaura à plena luz. Mesmo que na nossa insensatez criemos a própria escuridão, enquanto mantivermos um relacionamento pessoal com o Senhor, sua luz em nós não poderá ser apagada. Senhor, obrigada porque, quando ando contigo, não preciso temer a escuridão. Mesmo nas noites mais tenebrosas, tu estás comigo. Tua presença e graça são meu conforto e minha luz. Tens me tirado das trevas do desespero, da futilidade e do medo. Perdoa-me quando eu escolher andar nas trevas da dúvida e da desobediência ou quiser culpar-te pelas circunstâncias. Peço que segures minha mão e me conduzas por teus caminhos de luz. Tua Palavra me exorta a ser sal e luz do mundo. Ajuda-me a seguir esses teus ensinamentos, pois não há vida nas trevas.

Leia Salmos 119.129-136 e reflita.

Aprendendo com a Palavra

A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes. Salmos 119.130 A caminhada rumo ao aprendizado de uma vida de oração reserva a cada uma de nós surpresas inigualáveis. O desejo mais profundo de nossa alma é estar perto daquele que nos criou, porque é dele que provém toda virtude.

Quero ajudá-la a se aproximar de seu Pai celestial, sentir os braços do Senhor a envolvê-la, manter seu coração em ordem diante de Deus, viver na certeza de estar no centro da vontade divina. Desejo que entenda melhor para o que você foi criada, e que encontre a plenitude de Deus, sem a qual nossa vida carece de sentido. Em outras palavras, quero mostrar-lhe como orar de modo eficaz para que Deus esteja cada vez mais presente em sua vida. Isso vai levá-la a mover-se em direção a tudo o que ele tem para você.

É na Palavra de Deus que você vai encontrar o caminho para que a vontade dele se cumpra em sua vida. Ao ler as Escrituras, seu coração tenderá a ficar alinhado com o do Pai e é dessa interação que vem o discernimento e direção para que você conheça tudo que ele, em seu infinito amor, reservou para a sua vida.

Enquanto você ora e se dedica a estudar a Palavra, deixe que a luz da verdade divina resplandeça em seu coração e revele o próximo passo de sua jornada.

Senhor, abre meus olhos para que eu encontre novos tesouros em tua Palavra a cada nova leitura. Fala a meu coração e consola-o.

Que tua Palavra ganhe vida dentro de mim e alimente minha alma e meu espírito como a comida alimenta meu corpo.

Leia Salmos 119.161-168 e reflita.

A Palavra de Deus é mensagem de esperança

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 157-161)