• Nenhum resultado encontrado

Seu futuro está em Deus

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 190-195)

Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

Provérbios 28.26

Vamos deixar algo bem claro: você e eu não somos perfeitas. Ninguém é perfeito. Ninguém é incapaz de pecar. Ninguém tem uma vida sem problemas. Ninguém andou com o Senhor tempo suficiente para saber tudo e não precisar aprender mais nada. Ninguém é tão completo a ponto de não precisar de Deus. Ninguém sabe o tempo todo o que fazer em cada situação da vida.

Essa é a verdade a respeito da raça humana, e ponto final. Quando a aceitamos, podemos ser completamente honestas a nosso respeito. E mais: também podemos apropriar-nos da liberdade de sermos dependentes de Deus, livres de qualquer ansiedade.

Foi por desejar depender totalmente de Deus que fiz um dia esta oração: “Pai amado, quero manter um pé na eternidade enquanto seguro tua mão. Quero acumular tesouros no céu para me sentir em casa ao chegar lá. E, quando der o passo final em direção a meu futuro contigo, sei que estarás a meu lado ali também”.

Nosso futuro com Cristo está garantido, de modo que podemos trilhar os caminhos traçados por Deus para nós aqui na terra com toda a confiança nele. Sabemos que, se dependesse de nós mesmas e de nossas atitudes, estaríamos condenadas em nossos pecados, mas, porque ele nos amou, podemos ter esperança e depender de sua misericórdia e bondade em tudo.

Senhor, ajuda-me a não ficar ansiosa com relação a meu futuro, mas a descansar na certeza de que ele está seguro em tuas mãos. Ajuda-me a depender de ti todos os dias de minha vida. Obrigada porque sempre me

Leia Provérbios 29.18 e reflita.

Esperança em firmes alicerces

Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei. Provérbios 29.18 Quando damos espaço para Deus realizar em nossa vida as mudanças que ele deseja, o Senhor começa a remover tudo o que é desnecessário. Nesse processo, ele nos despoja do que poderia impedir nosso crescimento, preparando-nos assim, para produzir bons frutos. Nesse período, é possível experimentarmos uma sensação de vazio, e nossa vida pode parecer estéril, mas, na verdade, Deus nos está libertando do que não produz vida.

Não queremos ficar apenas nas idealizações, vivendo no mundo dos sonhos, sem ver a materialização de algo significativo em nossa vida, ao nosso redor. Desejamos viver na certeza de que as esperanças, os sonhos e as expectativas que nutrimos se baseiam em convicções dadas por Deus. Queremos uma esperança firmada no alicerce de suas promessas para nós e em seus propósitos revelados em nós.

Nosso Pai é bondoso o suficiente para ouvir e responder às nossas orações, especialmente quando elas partem de um coração sincero e sedento de Deus. Se você está passando por uma situação em que a sensação de vazio parece querer dominá-la, peça ao Senhor que lhe dê uma visão para o futuro e semeie esperança em seu coração. Fale de seu anseio em andar com ele e em ver as maravilhas que ele lhe revelou. Senhor, que meus desejos estejam alinhados a teus desejos. Por mais difícil que seja abrir mão das esperanças e dos sonhos, entrego-os a teus pés. Aceito tua decisão e sujeito-me inteiramente a ela. Conduz-me por teu caminho. Mesmo quando enfrento tribulações, sei que me amas e me proteges.

Leia Eclesiastes 3.1-11 e reflita.

Tempo é tudo

Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes 3.11 Quando se trata de oração, pensamos sobre o tempo de resposta de Deus.

Quando a resposta não é imediata, imaginamos, ansiosas, a razão.

Eclesiastes, porém, nos diz: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (3.1). O tempo de Deus difere do nosso. Seus caminhos não são os nossos. Vivemos segundo o tempo terreno. Deus vê sob a perspectiva eterna. Viver num mundo cujo tempo é cronometrado e esperar pelo tempo de Deus é difícil.

Ainda que oremos e tenhamos fé, temos de lembrar que o resultado e o tempo estão nas mãos de Deus. Ele diz que há “tempo de curar” (Ec 3.3). Portanto, se você orou por cura e não a obteve, não se culpe nem tenha raiva de Deus. Ele às vezes usa os males físicos para obter nossa atenção, a fim de poder conversar conosco. Então, continue a orar e não perca a esperança.

O mesmo se aplica quando oramos a Deus para que salve a vida de alguém. A Bíblia diz que há “tempo de morrer” (Ec 3.2). A decisão, porém, cabe a Deus, e não a nós. E devemos aceitá-la. Podemos orar, mas ele determina o resultado. Precisamos aceitar o que Deus faz sem ressentimentos contra ele.

O tempo do Senhor é perfeito. Quando nos rendemos, nos sentimos livres. Ainda que você possa não entender exatamente o que Deus está fazendo, pode confiar: ele está agindo.

Senhor, quero todas as respostas às minhas orações neste exato momento, mas tu queres que eu seja paciente e que espere em ti. Entrego a ti as minhas preocupações e deixo o resultado nas tuas mãos. Ajuda-me a descansar ciente

Leia Eclesiastes 3.14-17 e reflita.

Harmonia conjugal

Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Eclesiastes 3.14 O casamento é ótimo quando os cônjuges assumem o compromisso mútuo de manter um relacionamento sólido, não obstante as circunstâncias. Muitas vezes, porém, um dos cônjuges tem certas expectativas a respeito do outro e de como a vida de casados deve ser, e acaba decepcionado com a realidade. Nessas horas, pode surgir divisão. É importante orar continuamente para que as expectativas irreais venham à tona e para que todas as incompatibilidades sejam dissipadas, de modo que vocês possam crescer juntos em espírito de união, compromisso e intimidade.

Lembre-se sempre de apresentar seu casamento a Deus em oração, pedindo que ele elimine toda a imaturidade, possíveis hostilidades ou quaiquer sentimentos de inadequação que possa haver na vida de vocês enquanto casal. O desejo de Deus é que sua união com seu esposo não apenas dure para sempre, mas que seja um relacionamento pleno e satisfatório para ambos.

Certifique-se de que você e seu esposo sempre tenham tempo reservado um para o outro, de modo que possam cultivar e renovar os laços matrimoniais. Procurem trazer sempre à lembrança tudo aquilo que os levou a querer passar o resto da vida juntos. Apresente seu marido a Deus a cada dia, pedindo que o Senhor o proteja e o livre das muitas armadilhas e tentações que ele tem de enfrentar. Ore para que haja harmonia em seu casamento e para que Deus seja o centro de seu relacionamento conjugal. Senhor, abençoa meu casamento com laços de união, amizade, compromisso, generosidade e entendimento. Peço que o compromisso de meu marido contigo seja firme, de modo que, mesmo nas tempestades, ele também não vacile em seu compromisso comigo. Peço que nosso amor mútuo cresça a cada dia.

Leia Eclesiastes 4.9-12 e reflita.

Unidas em favor do casamento

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! Eclesiastes 4.9-10

É com muita tristeza que observamos hoje em dia a fragilidade dos relacionamentos conjugais. O divórcio e a infidelidade, infelizmente, passaram a fazer parte da realidade de muitos maridos e esposas que um dia assumiram o compromisso mútuo de amor e respeito por toda a vida. A oração é a arma mais eficaz para proteger seu casamento de qualquer tipo de corrosão.

Aprendi que uma das melhores formas de contribuir para manter meu casamento saudável é me reunir semanalmente com outras mulheres para orarmos juntas. Essa prática tem sido tão bem-sucedida que não hesito em sugeri-la a todas as mulheres com quem tenho contato. Se possível, encontre duas ou mais mulheres de fé em quem você tenha total confiança e com quem possa compartilhar os anseios de seu coração, e reserve um tempo para orar com elas a cada semana. Essa experiência transformará sua vida.

O objetivo da oração nesses encontros é entregar todos os seus fardos ao Senhor, pedir para Deus colocar seu coração em ordem e mostrar-lhe como ser uma boa esposa. Também é uma ocasião para interceder por seu marido. Lembre-se de consagrar a vida de vocês a Deus, de modo que ele esteja atuando no sentido de impedir que haja espaço para o ciúme ou para a baixa autoestima que o precede. Ore pedindo que nada influencie as atitudes e os hábitos de vocês a ponto de prejudicar seu relacionamento conjugal.

Senhor, peço que protejas meu casamento de tudo que possa prejudicá-lo ou destruí-lo. Guarda-o de nosso egoísmo e negligência e de situações nocivas ou

perigosas. Coloca em meu caminho mulheres intercessoras, com quem eu divida momentos mútuos de comunhão e fortalecimento.

Leia Cântico dos Cânticos 4 e reflita.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 190-195)