• Nenhum resultado encontrado

Seu Pai celestial espera ouvi-la Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 119-122)

Salmos 27.10

Quando os discípulos pediram que lhes ensinasse a orar, Jesus concedeu- lhes um modelo que se inicia com as palavras “Pai nosso” (cf. Mt 6.9-13). Algumas de nós não têm nenhum problema em pensar em Deus como Pai.

Para outras, porém, pensar assim causa incômodo e até dor. Você talvez se insira nessa categoria. Seu pai terreno pode tê-la abandonado, negligenciado, ou até maltratado. Como pensar num Pai celestial quando se mantêm sentimentos conflituosos sobre o pai terreno que falhou nesses aspectos?

Deus diz que, para ter uma vida longa, proveitosa e obter tudo o que ele tem para você, é necessário honrar pai e mãe (Êx 20.12). É uma ordem! Você pode ter tido pais presentes, mas talvez eles nunca tenham investido nada de si mesmos em sua vida. Talvez você nunca tenha contado com o apoio, o encorajamento ou o ensino de seu pai e sua mãe. Mesmo assim, deve honrá-los, mesmo que não seja por outra razão além de lhe terem dado a vida.

No entanto, você não será capaz de honrar seu pai e sua mãe se não os tiver perdoado. Mesmo que seus pais já não vivam, perdoá-los lhe abrirá caminho para ver Deus como seu Pai celestial e sentir o amor dele por você. Ele vai curar e restaurar o que quer que tenha sofrido ou perdido em seu relacionamento com eles.

Louve a Deus por ele ser o Pai perfeito: amoroso, bondoso, acessível, ajudador, encorajador, orientador e consolador. Levante os olhos para ele todos os dias. Querido Pai, sou grata por teu amor, tua orientação e teu conforto. Mostra- me se não perdoei meus pais por terem me abandonado de alguma maneira. Quero honrar-te por meio da honra que dou a eles através do perdão completo.

Leia Salmos 30.1-12 e reflita.

Fuja de emoções e pensamentos negativos

Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria. Salmos 30.11-12 Eu nunca realizei um estudo científico sobre o assunto, mas, pelo que já vi, creio que há mais pessoas no mundo que não se sentem amadas do que as que se sentem. Isso é trágico e explica por que há tantas pessoas dominadas por emoções e pensamentos negativos.

O ponto de partida para ficarmos livres de emoções e pensamentos negativos é imergindo no amor de Deus. Quando pudermos receber e confiar completamente no amor de Deus, estou convencida de que essas coisas desaparecerão.

Mas como alcançar esse nível de confiança? Por meio da Palavra, da

oração, do louvor e da adoração. Depois que conheci Jesus, aprendi a

ganhar controle sobre minha mente e a distinguir as mentiras em minha cabeça por meio da Bíblia; a comunicar-me com Deus na oração e a experimentar a liberdade de viver do modo de Deus; e sobre o poder da adoração e do louvor. Descobri que, toda vez que eu louvava a Deus, as vozes negativas em minha cabeça eram silenciadas. Se você fizer isso toda vez que pensamentos negativos vierem à sua mente, eles, por fim, desaparecerão. O louvor e a adoração são extremamente importantes para manter uma mente sã e limpa; eles silenciarão as vozes desencaminhantes, endireitarão seu caminho e a capacitarão melhor para ouvir Deus falar ao seu coração. Senhor, obrigada por curares as nossas feridas quando estamos com o coração partido. Tu nos levantas quando estamos fracos e vulneráveis. Eu te louvo e te dou graças porque me tens dado uma mente sã. Graças te dou porque tenho a mente de Cristo. Ajuda-me a ser renovada no espírito do meu entendimento, a fim de dissipar as emoções e os pensamentos negativos. Neste dia, ponho veste de louvor, em vez de espírito angustiado, e te glorifico como Senhor das minhas emoções e dos meus pensamentos.

Leia Salmos 32.1-11 e reflita.

A bênção da confissão

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Salmos 32.5

O pecado nos separa de Deus. Quando desobedecemos a qualquer dos mandamentos, levantamos um muro entre nós e ele. Mas a Bíblia provê uma solução para essa barreira: a confissão.

Confessar significa concordar com Deus sobre nosso pecado. Quando não confessamos os pecados, acabamos por tentar esconder-nos de Deus. Como Adão e Eva no jardim, sentimos que não podemos encará-lo. A Bíblia diz que tudo o que fizemos será exposto, até o que dissemos e pensamos em segredo. “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hb 4.13).

Se teremos de prestar contas, quanto mais rapidamente nos acertarmos com Deus, melhor. De fato, quanto mais depressa lidarmos com os pecados que podemos ver, mais rápido Deus pode revelar-nos aqueles que não vemos. O pecado sempre traz consequências. O rei Davi expôs isso ao escrever sobre o próprio pecado não confessado: “Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca” (32.3-4).

A confissão também traz uma “consequência” boa: um coração livre e feliz! Quando confessamos os pecados, somos abençoadas. Não há maior bênção que saber que seus pecados foram perdoados pelo Senhor.

Senhor, não quero construir um muro entre nós ao deixar de reconhecer qualquer coisa que pensei, disse ou fiz que não tenha sido agradável aos teus

olhos. Se sou cega demais para ver a verdade sobre mim mesma, revela-a a mim de modo que possa confessá-la diante de ti.

Leia Salmos 34.1-8 e reflita.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 119-122)