• Nenhum resultado encontrado

Deus vê nosso coração para com ele

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 56-59)

Então, Saul edificou um altar para o Senhor; foi a primeira vez que fez isso.

1Samuel 14.35

Como é de fato sua relação com o Senhor?

Algumas pessoas parecem ter tudo organizado no que se refere à espiritualidade. Servem na igreja e agem corretamente, mas não têm um relacionamento pessoal e verdadeiro com Jesus.

Veja Saul. Bonito e forte. Rei de Israel. Escolhido por Deus. A Bíblia, no entanto, registra que Saul jurou não comer até que se vingasse de seus inimigos. Talvez tenha parecido um modo de honrar a Deus, mas foi um ato imprudente e impulsivo, que deixou seu exército desamparado e sem sustento. O capítulo seguinte nos leva ainda mais longe. Lemos como Saul implodiu como líder, tornando-se incapaz de seguir as instruções de Deus. No final, Samuel lhe diz: “‘Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.’” (1Sm 15.22).

Não queremos ser o tipo de pessoa que ama a Deus apenas com palavras. Não queremos obedecer-lhe só por obrigação ou porque nossa igreja diz que devemos. Nosso desejo é obedecer a Deus porque não podemos suportar a ideia de decepcioná-lo. Não queremos ser pessoas que só oram quando os tempos são maus. Lembre sempre que o amor de Deus por você é maior do que você imagina. Peça-lhe que também encha seu coração com esse tipo de amor por ele.

Querido Deus, oro pedindo que eu tenha um coração cheio de amor por ti e por teus caminhos. Não quero ser uma pessoa que te mostre amor apenas com palavras. Quero mostrá-lo com minhas ações, minha obediência à tua lei

Leia 1Samuel 15.1-23 e reflita.

Ande na graça, não no legalismo

“Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.” 1Samuel 15.22

Há caminhos corretos e caminhos errados, e não podemos confundir os dois: “Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo!” (Is 5.20). O inimigo tentará nos conduzir ao caminho errado, para longe do Senhor; caso isso aconteça, só retornaremos ao caminho correto por meio da intervenção direta de Deus. Para evitar esses desvios indesejados, precisamos obedecer ao Senhor, e pedir diariamente que ele nos dê a luz de sua revelação e nos guie para onde devemos ir. O Senhor sabe o que é melhor para nós. Quando não vivemos segundo a vontade dele, a confusão entra, e ocorrem coisas que nos aborrecem, mas que poderiam ser evitadas. Seja qual for a área à qual ele está dizendo que devemos obedecer, podemos ter certeza de que ele está tentando nos ensinar algo para nosso benefício. Obediência não é legalismo nem exclui a graça de Deus. O legalismo diz: “Você tem de ser perfeito, mediante o seu próprio esforço”. A graça de Deus diz: “Você deve fazer isso para melhorar sua vida, mas Deus o ajudará e o levantará se você cair”. Peça a Deus que lhe mostre se há certos passos de obediência que ele deseja que você dê. Quando você chega a um ponto em que confia em Deus de forma tão completa que obedece a qualquer coisa que ele diz, descobre que obediência não é um peso, mas um privilégio, e as recompensas são grandes. Senhor, neste dia eu escolho te obedecer porque sei que minha vida funciona melhor assim. Nas áreas onde a obediência é mais difícil, caminha comigo passo a passo. Não quero fazer nada que entristeça o teu coração; mas caso tenha feito, derrama tua graça sobre mim e concede-me perdão e arrependimento, por amor de Jesus, teu Filho.

Leia 1Samuel 16.1-13 e reflita.

Deus olha seu coração

O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. 1Samuel 16.7

Não é consolador saber que Deus não nos julga como outras pessoas geralmente o fazem? Ou da maneira crítica como nós algumas vezes nos julgamos? Deus se ocupa do que está em nosso coração. Isso significa que ele se importa com pensamentos, paixões, atitudes e se confiamos nele e amamos seus caminhos. Ele não valoriza aparência, posição social ou financeira, ou qualquer medida exterior que o mundo considere importante.

A escolha de Davi — alguém conhecido como um homem segundo o coração de Deus — demonstra a ênfase divina nas características interiores. O status de Davi na família era tão pequeno que nem sequer foi chamado para encontrar-se com Samuel. Davi era o filho mais moço, que cuidava das ovelhas. No entanto, ele foi escolhido para ser o rei, para realizar grandes feitos e fazer parte da linhagem da qual viria o Salvador que Deus enviaria a Israel. Deus, é claro, não via Davi como até a própria família o via.

O que Deus vê em seu coração? Faça um levantamento minucioso. Primeiro, ore pedindo que Deus revele, e depois remova qualquer coisa indevida em seu coração — ressentimentos, ira, pensamentos pecaminosos. Segundo, ore por coisas grandes, sabendo que, se Deus pôde usar um jovem pastor, ele pode usar qualquer um para grandes realizações! Querido Senhor, sou profundamente grata por não me julgares da maneira como as pessoas o fazem. Obrigada porque tu olhas para o meu coração de modo a ver meus pensamentos, minhas atitudes e meu amor por ti, e não para ver como sou bem-sucedida ou atraente. Remove todos os desejos pecaminosos e enche meu coração do teu amor, da tua paz e da tua alegria.

Leia 1Samuel 28 e reflita.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 56-59)