• Nenhum resultado encontrado

3.4 O cenário da pesquisa: a UAB-UFSCar e o curso de Pedagogia

3.4.2 O curso de Pedagogia

Segundo o Projeto Pedagógico22, o curso de Pedagogia forma o pedagogo para atuar na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos e privilegia a prática pedagógica como um componente curricular central do processo de formação.

O perfil do profissional a ser formado pelo curso da UAB-UFSCar está pautado na democratização do acesso ao conhecimento com o objetivo de promover melhoria nas condições de vida das pessoas. Dessa forma, o futuro profissional deve ser “capaz de ensinar, tanto no âmbito escolar como em espaços não-escolares, assim como investigar, refletir, gerar conhecimento, gerir variáveis relacionadas a atividades docentes” (PIERSON et. al, 2007, p. 11).

O curso é formado por cinco bases temáticas que operam como eixos articuladores das disciplinas: cultura; elementos presentes no processo ensino-aprendizagem; a escola e os processos pedagógicos; os conteúdos das áreas de ensino na educação da criança e; experiências, pesquisa e práticas pedagógicas.

O curso é composto por uma carga horária de 3210 horas no qual abrange disciplinas teóricas, práticas e os estágios. Sua organização é diferente dos cursos presenciais da UFSCar em que as disciplinas são semestrais. Na EaD, as disciplinas são organizadas em módulos letivos que podem ter duração maior ou menor que um semestre e o sistema de créditos se refere ao tempo dedicado pelo estudante aos estudos em uma disciplina.

Sugere-se que o estudante tenha uma carga horária semanal de estudo para o conjunto de disciplinas de 20 a 24 horas, sem exceder esse limite. Esse total de horas de estudo é suficiente para que ele tenha um bom rendimento e, por isso, os professores de disciplinas devem, em conjunto, planejar suas atividades de forma a não ultrapassar as horas recomendadas.

Com relação à avaliação dos estudantes, o Projeto Pedagógico do curso (PIERSON et al., 2007, p. 33) indica que deve ocorrer em momentos distintos sendo contínua, periódica e final. O objetivo da avaliação deve ser “diagnosticar o conhecimento prévio dos

22 Referimo-nos ao Projeto Pedagógico elaborado no ano de 2007, no qual se inserem as disciplinas que foram fontes de dados para a pesquisa. Esse Projeto passou por uma reformulação em 2010.

estudantes, os seus interesses e necessidades; detectar dificuldades/entraves na aprendizagem no momento em que ocorrem, abrindo a possibilidade do estabelecimento de planos imediatos de superação”.

São avaliadas as atividades virtuais realizadas no Moodle e também há avaliações presenciais que acontecem nos polos de apoio presencial. O estudante deve ter pelo menos 75% de frequência nas disciplinas e a forma de verificar a presença também é diferente do ensino presencial. A frequência é contada de acordo com a realização ou participação nas atividades da disciplina, por exemplo, se o aluno deixou de realizar ou de participar de alguma atividade, ele não teve frequência.

As atividades são disponibilizadas aos alunos nos mapas de atividades23, que são tabelas em que constam as orientações para sua realização, os critérios de avaliação, prazos para entrega etc.

Com relação ao ensino de matemática, as disciplinas LM1 e LM2 fazem parte do eixo Os conteúdos das áreas de ensino na educação da criança: educação infantil e séries

iniciais do ensino fundamental. Essas disciplinas têm como objetivos possibilitar aos alunos conhecer e analisar a realidade escolar com relação aos processos de ensinar e aprender matemática e o que a influencia; caracterizar e analisar a situação do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e conhecer e analisar alternativas metodológicas do ensino de matemática que considerem a realidade escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Na disciplina LM1, com carga horária de 60 horas, são abordados aspectos teóricos e metodológicos relacionados à: natureza do conhecimento matemático; função da matemática no Ensino Fundamental; conteúdos matemáticos ensinados nos Anos Iniciais; e, o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais. Nessa disciplina os estudantes realizaram várias atividades relacionadas às temáticas citadas, sendo elas:

a) Produção de uma narrativa abordando as lembranças sobre a matemática, seu ensino e sua aprendizagem.

b) Um fórum de discussão sobre suas concepções de matemática, o trabalho do matemático e do professor de matemática e as relações entre as concepções e o trabalho docente; outro sobre o papel da matemática na constituição da cidadania e um último como apoio à produção textual coletiva.

c) Produção textual individual sobre a importância dos números a partir das questões: Para que servem os números? Imagine um mundo sem número. Como ele seria? Outra sobre o conhecimento lógico matemático; outra ainda em que era solicitada a elaboração de uma síntese sobre as operações fundamentais, outra ainda relacionando os aspectos abordados no material de estudo sobre a adição, subtração, multiplicação e divisão com a entrevista realizada com a professora durante o estágio; por fim, uma em que deveriam escrever sobre um trabalho diferenciado com o cálculo quando comparado ao que, muitas vezes, é feito.

d) Uma produção textual coletiva em que deveriam analisar o jogo Avançando

com o Resto24.

Na disciplina LM2, também com 60 horas de carga horária, abordaram-se os seguintes conteúdos: espaço e forma, grandezas e medidas, frações, pensamento estocástico e algumas considerações sobre a matemática na Educação Infantil. Durante a disciplina os alunos realizaram as seguintes atividades:

a) Questionário a partir das experiências e aprendizagens sobre a geometria. b) Fórum de discussão sobre aspectos do pensamento geométrico relacionados com conteúdos específicos envolvendo o indivíduo e o espaço; outro fórum sobre medidas a partir dos questionamentos: O que é medir? Para que serve medir? O que se mede? Também uma discussão sobre a resolução de problemas envolvendo frações; outra discussão em fórum sobre o desenvolvimento do pensamento estocástico.

c) Produção textual individual sobre objetos geométricos; outro texto destacando elementos que seriam essenciais para um trabalho significativo com frações no início da escolarização.

d) Resolução de problemas envolvendo frações.

e) Produção de um texto coletivo de análise em que deveriam fazer uma pesquisa de opinião (coleta de dados), organizar os dados coletados em uma tabela, apresentar os dados em um gráfico de coluna, produzir colaborativamente um texto analítico a partir da pesquisa.

24 Jogo de tabuleiro em que nas casas há diferentes números e é jogado por duas equipes alternadamente, cada equipe na sua vez joga o dado e constrói uma divisão na qual o dividendo é o número da casa onde está sua ficha e o divisor o número que sai no dado, o resto da divisão indica quantas casas o jogador irá movimentar sua ficha.

f) Elaboração de um plano de atividade para o trabalho com a matemática na Educação Infantil.

Nessas duas disciplinas o material impresso25 utilizado foram intitulados A

matemática na formação de professores dos Anos Iniciais: aspectos teóricos e metodológicos

(PASSOS, ROMANATTO, 2010) de LM1 e A matemática na formação de professores dos

Anos Iniciais: um olhar para além da aritmética (ROMANATTO, PASSOS; 2011). Esses materiais são divididos em capítulos denominados unidades.

O estágio supervisionado no curso a distância da Pedagogia da UAB-UFSCar, que faz parte do eixo Experiências, pesquisa e práticas pedagógicas, tem algumas especificidades devido à preocupação em minimizar o choque de realidade e a busca em romper com a dissociação entre as práticas de ensino e os estágios nos quais os alunos apenas observam a sala de aula e a escola. Essas disciplinas são desenvolvidas a partir de uma parceria entre a Universidade e a escola envolvendo supervisor do estágio, estudantes da licenciatura e professor da escola, denominado tutor regente, com o objetivo de garantir um acompanhamento mais próximo dos estagiários. Para tanto, os tutores regentes participam de um programa de formação e de um acompanhamento no período em que os estágios estão sendo realizados com o intuito de contribuir com o desenvolvimento profissional dos estagiários (RINALDI, CARDOSO, 2012).

Esses tutores regentes recebem os licenciandos em suas salas de aulas e o foco da preocupação, de acordo com Rinaldi e Cardoso (2012, p. 5), é que esses licenciandos “tenham contato com o trabalho de docentes experientes e práticas pedagógicas exitosas, para que ao se deparar com situações concretas do fenômeno educativo, sejam capazes de desencadear uma série de ações que os auxiliem no exercício da profissão”. Ainda segundo essas autoras (2012, p. 4), “pode-se obter um impacto positivo na constituição da profissionalidade e da profissionalização de todos os envolvidos (formadores, professores em exercício na escola pública, futuros professores), bem como favorecer a aprendizagem dos alunos das escolas parceiras”.

Os ES1 e ES2 têm como objetivos possibilitar aos futuros professores situações de inserção no cotidiano da sala de aula de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino

25 Apesar de conhecido como guia de estudos por todos os envolvidos no curso de Pedagogia da UAB-UFSCar, nesta pesquisa optamos por utilizar a expressão material impresso devido a afirmação da SEaD (2010, p. 96) de que o material “não possui a característica de um guia de estudos e sim de um livro sobre o conteúdo da disciplina, sem vínculo direto com uma única oferta, favorecendo o seu reuso em diferentes ofertas e contextos”.

Fundamental para planejar, desenvolver e avaliar aulas em diferentes componentes curriculares, analisando esse processo à luz da literatura educacional. Nessas disciplinas, os estudantes elaboram um diário reflexivo e também o relatório de estágio que trazem aspectos sobre a matemática vivenciados no ambiente escolar.

O ES1 teve carga horária de 45 horas e foi dividido em uma primeira parte teórica e outra prática, sendo desenvolvidas as seguintes atividades:

a) Fórum de discussão no qual os estudantes devem explicitar suas expectativas sobre o estágio e, a partir da leitura das orientações, dos documentos disponíveis no ambiente e de uma apresentação sobre o estágio, discutir sobre essas orientações e informações.

b) Produção textual individual sobre o texto Na escola se aprende de tudo26 em

que os estudantes deveriam elaborar um resumo e levantar três questões para reflexão.

c) Fórum de discussão sobre as primeiras impressões sobre o estágio e as relações que os estudantes fazem entre as concepções, ideias, princípios presentes nas leituras realizadas e suas experiências.

d) As disciplinas de ES1 e LM1 foram cursadas simultaneamente, por isso, foi solicitado que os estudantes realizassem uma entrevista sobre as operações fundamentais com o tutor regente. Essa entrevista foi utilizada em uma atividade da disciplina de LM1 e também fez parte do relatório de estágio.

e) A atividade intitulada Proposta de Ação com Variações Linguísticas se referiu a elaboração de uma atividade e a aplicação na sala de aula do estágio.

f) Diário reflexivo em que os alunos deveriam registrar as atividades realizadas em sala de aula, as aprendizagens, dúvidas, impressões, dificuldades, sentimentos etc.

O ES2 também foi dividido em dois momentos – teórico e prático – dos quais fizeram parte diferentes atividades e teve carga horária de 105 horas. A disciplina foi composta pelas seguintes atividades:

a) Fórum de discussão a partir da retomada das experiências no ES1 e de um texto retirado de uma disciplina já cursada anteriormente. Para nortear as discussões foram propostos alguns questionamentos: Procure identificar características de aprendizagem dos alunos que demandam ações das professoras. Quais ações podem ser planejadas? Qual a

26 OLIVEIRA, Rosa M. M. A.; MIZUKAMI, Maria da Graça N. Na escola se aprende de tudo. In: MIZUKAMI, Maria da Graça N.; REALI, Aline M. M. R. (Org.) Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos: EDUFSCar, 2002. p. 229-256.

natureza da indisciplina relatada? Como a professora pode lidar com essas questões? Alguém pode auxiliá-la, além da mentora? Quem? De que forma?

b) Produção textual individual sobre o diário reflexivo após a leitura de um texto que trata dessa temática.

c) Fórum de discussão que abordou reflexões sobre o ensino dos conteúdos escolares nas séries iniciais e a aprendizagem dos alunos trazendo para a discussão as experiências da disciplina de ES1. Esse fórum foi norteado pelas questões: Para você, os conteúdos escolares apresentam dificuldades inerentes ao seu ensino e apropriação pelos alunos? Você percebeu dificuldades na aquisição dos conteúdos escolares? Como futuro/a professor/a como pensa em se posicionar frente a essa constatação? Quais limites e possibilidades você percebe nesse momento?

d) O diário reflexivo teve o mesmo objetivo mencionado para essa ferramenta na disciplina anterior e os alunos deveriam trazer reflexões e análises com base nos textos lidos até o momento durante o curso.

e) Foi solicitado também que os estudantes, em grupo, elaborassem planos de aula sobre cada um dos componentes curriculares – matemática, língua portuguesa, história, geografia e ciências – dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Após a preparação, eles seriam desenvolvidos na sala de aula na qual estavam realizando o estágio.

Nesta pesquisa, focamos as atividades dos Estágios relacionadas ao ensino da matemática.