• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO VI: CONSIDERAÇÕES DO AUTOR

Anexo 1: DED 002 – Delegação de Poderes

Anexo 1: DED 002 – Delegação de Poderes.

Título: Delegação de Poderes Elemento da Norma ISO9001:

Elemento da Norma ISO14001:

Elemento da Norma OHSAS18001: Elemento da Norma SA8000:

UGB: GEADM Referência: Posto: Recursos Humanos

Referência PGS: PGS-05 - RECURSOS HUMANOS

O Diretor industrial no uso de suas atribuições estatutárias e considerando a necessidade de adequar os Poderes e Níveis de Representação à nova realidade organizacional das Empresas, DELIBERARAM:

1. A Delegação de Poderes, no âmbito da PAB, obedecerá aos limites de autoridade e responsabilidade previstos nos Anexos I e II. Os valores constantes do Anexo I foram atualizados de acordo com a variação do IGPM, verificada entre jul/06 e dez/07, de acordo com o que dispõe o inciso XIX do art.22 do Estatuto Social da PAB.

2. As despesas abaixo, quando não previstas em orçamento, deverão ser aprovadas com a participação obrigatória de Diretor da empresa, observado o seu limite de competência para atos comerciais:

a. Participação em associações de classe;

b. Donativos (brindes, com os Gerentes de Área);

c. Gastos com festividades e eventos para com toda a empresa (para os empregados de cada gerência, fica a cargo do respectivo GA);

d. Aluguel de aeronaves;

e. Os benefícios não regulamentados.

3. Princípios a serem observados quanto as decisões/aprovações de atos de natureza Comercial e atos Administrativos:

b. Os poderes conferidos a um nível hierárquico podem ser exercidos por nível superior da mesma área, desde que não haja expressa instrução contrária;

c. Nos impedimentos do titular de função designada, o substituto formalmente designado passa a ter a mesma competência do titular substituído para os atos administrativos e comerciais;

d. Nenhum ato pode ser aprovado em benefício próprio. Neste caso, a aprovação deve ser do titular de função designada do nível imediatamente superior, excetuando-se as despesas realizadas pelos Diretores com representação e em suas viagens no país, que poderão ser aprovadas pelos próprios beneficiários.

4. Princípios a serem observados quanto a Representação:

a. Os atos que envolvam representação da Empresa devem ser objeto de procuração e substabelecimento específicos;

b. Os Diretores serão os responsáveis pela indicação dos procuradores, propondo o enquadramento nos respectivos limites de competência para aprovação da Diretoria. 5. O Órgão Jurídico será responsável pela elaboração, controle e distribuição dos instrumentos de procuração.

6. É expressamente proibida a anulação ou burla dos limites/critérios estabelecidos na presente Norma, ou nas demais Normas da empresa, por parte dos Diretores e Gerentes. 7. Para aplicação das disposições constantes desta DED, devem ser observados, sempre, os

procedimentos estabelecidos pelos instrumentos normativos pertinentes. Níveis de aprovação e representação

(valores em moeda real)

ATOS DE NATUREZA COMERCIAL NÍVEIS DE APROVAÇÃO

INSTRUMENTOS

CONTRATUAIS ALIENAÇÃO DE BENS

AJUSTES DE ESTOQUE

Conselho de Administração > 5.749.000 > 4.107.000 > 4.405.000

Diretoria ≤ 5.749.000 4.107.000 4.405.000

Competência de Aprovação - Atos de Natureza Financeira

"Os instrumentos contratuais para atos de natureza financeira deverão ser aprovados em conformidade com o estatuto social da empresa, e os casos omissos deverão obedecer aos respectivos limites de Representação para Assinatura dos Instrumentos Financeiros."

NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO NA PAB

ASSINATURA DE

INSTRUMENTOS CONTRATUAIS (valores respectivos data-base contratual)

ASSINATURA DE

INSTRUMENTOS FINANCEIROS (valores básicos por documento)

Dois Diretores > 5.256.000 > 24.641.000 Um Diretor e Um Procurador A < 5.256.000 > 24.641.000 Dois Procuradores A < 2.627.000 < 24.641.000 Um Procurador A e Um Procurador B < 1.643.000 < 8.214.000 Dois Procuradores B < 985.000 < 2.463.000 Procurador B e Procurador C < 657.000 --- Dois Procuradores C < 82.000 --- OBSERVAÇÕES:

1. Caso ocorra a necessidade de inclusão de serviços ou materiais, no escopo contratado, cujo valor seja equivalente a, no máximo, 10% (dez porcento) do valor total deste Contrato ou Autorização de Serviços, fica dispensada a emissão de aditivo contratual para a medição final, desde que, o valor dos serviços ou materiais incluídos, não ultrapasse aos 7 % (sete porcento) do limite de competência de aprovação para um Diretor, devendo as alterações ser comunicadas ao Órgão de Contratação e, discriminadas e justificadas na Medição Final, devidamente aprovada pelo Gerente de Área do Órgão Requisitante.

2. Na hipótese de rescisão e, alterações contratuais que não impliquem em alterações das condições comerciais e técnicas que definiram a contratação, o instrumento contratual será dispensado da aprovação pelo níveis hierárquicos acima do Diretor.

3. Caso se afigure de comprovado interesse da PAB, promover aditamento/revisão de um instrumento contratual com alterações comerciais e técnicas, o Termo Aditivo ou Revisão deverá ser aprovado e assinado pelo nível de competência da soma dos valores pagos mais o aditivo, cabendo a comunicação formal prévia ao nível de competência de sua aprovação original.

4. A competência de aprovação de Instrumentos Contratuais e Atos Administrativos estabelecida para o Diretor será delegada para os níveis hierárquicos abaixo, através do instrumento normativo Resolução, observadas as necessidades de melhorias operacionais. 5. As Despesas Emergenciais são caracterizadas como compras e/ou contratações que impossibilitam o processamento de contratação e compras, formalmente justificadas e exclusivamente, aquelas sem as quais ficaria comprometida a segurança de pessoas, a produção, a imagem e o meio ambiente, absolutamente necessária para suprir acontecimento fortuito. O Gerente ou Assessor que estiver mais próximo da ocorrência adotará as medidas necessárias para sanar a emergência, e a aprovação obedecerá aos respectivos níveis hierarquicos estabelecidos para aprovação de Instrumentos Contratuais.

6. Especificamente para aquisição esporádica de mercadoria e a contratação de serviço eventual, realizado fora das dependências da ALBRAS ou da PAB, até o valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), estão dispensadas do processamento de Instrumentos Contratuais. É vedado fracionamentos de valores superiores para enquadramento nesta modalidade de pagamento. 7. Os valores para ajustes de estoque relacionam-se a divergência no estoque físico, sendo facultativo a realização para valor até R$ 100,00 (cem reais).

8. Será homologado por ato específico do Diretor-Presidente as atribuições, atos comerciais e administrativos, inerentes a um cargo Gerencial exercida por profissionais fora do quadro da empresa.

Níveis de decisão para aprovação de atos administrativos

NÍVEL DE DECISÃO ATOS ADMINISTRATIVOS G.A. ASS AN Diretor Industrial Diretor Pres. Diretoria CA 01. Calendário Anual --- --- R A --- 02. Dimensionamento de Quadro --- --- R A --- 03. Admissão/demissão/transferência/reclassificação/progressão/ promoção/designação de função/exoneração: a) Diretor --- --- R --- A b) Assessor de Diretor --- A --- --- --- c) Gerente de Área --- R A --- --- d) Gerente de Divisão R A --- --- ---

06. Designação de substituto interno:

a) Gerente de Área --- A --- --- ---

07. Licença de empregado com ou sem ônus --- A --- --- ---

09. Plano Anual de Treinamento R A --- --- ---

10. Treinamento no exterior R A --- --- ---

11. Viagem internacional e sua prestação de contas da viagem R A --- --- ---

Legenda para Níveis de Decisão :

AN – PAB,

CA – Conselho de Administração da PAB, G.A. – Gerente de Área,

ASS – Assessoria,

A - competência para Aprovar, R - competência para Recomendar.