• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO VI: CONSIDERAÇÕES DO AUTOR

Anexo 4: RES – Plano de cargos e salários

Título: PLANO DE CARGOS E SALÁRIO Elemento da Norma ISO9001:

Elemento da Norma ISO14001:

Elemento da Norma OHSAS18001: Elemento da Norma SA8000: UGB: GEADM

Referência: Posto: Relações Trabalhistas

Referência PGS: O Diretor Industrial

No uso de suas atribuições e considerando a necessidade de estabelecer instrumentos de Gestão de Pessoas,

RESOLVE:

1. Aprovar o Plano de Cargos e Remuneração da PAB;

2. A área de Administração e Recursos Humanos, através da Divisão de Gestão de Pessoas, será a responsável pela revisão/atualização do presente documento mediante inclusão e/ou exclusão de partes devidamente aprovadas.

1. Diretrizes Gerais do Plano de Cargos e Remuneração:

Todos os empregados deverão estar posicionados no Plano de Cargos. 1.1. Introdução:

O Plano de Cargos e Remuneração da PAB abrange a estrutura de cargos, a estrutura de remuneração e as regras de movimentação de pessoal.

A estrutura de cargos contém descrição de todos os cargos identificados como necessários ao funcionamento da empresa e a realização de sua missão.

A estrutura de remuneração demonstra as diversas formas de remuneração da empresa.

As regras de movimentação são claras, facilitando a sua administração pelos gerentes e sua compreensão pelos empregados.

A dinâmica da empresa só poderá exigir adequações no plano, para isso a área de Administração e Recursos Humanos será a principal responsável por mantê-lo sempre atualizado e ajustado às novas necessidades da PAB.

Fornecer uma base de conduta para que o empregado conheça com clareza suas atribuições, critérios de remuneração e possibilidades de movimentação na empresa.

Definir critérios para remunerar o empregado de acordo com sua função e desempenho e recompensá-lo de acordo com sua contribuição nos resultados efetivos da empresa.

Fortalecer o comprometimento geral com resultados e incentivar o espírito de equipe.

Gerar ações capazes de captar, fixar e manter as pessoas motivadas em seus cargos e/ou perspectivas de ascensão profissional.

1.3. Responsabilidades:

a) Cabe à Divisão de Gestão de Pessoas:

•Criar, revisar e propor normas, critérios e procedimentos.

•Assessorar os gestores na implantação do plano.

•Aplicar as normas, critérios e procedimentos.

•Divulgar o plano aos empregados. 1.4. Política Salarial:

A PAB adota uma política salarial alinhada às empresas selecionadas no mercado regional e nacional, conforme critérios padronizados pela metodologia Hay, empresa de consultoria especializada em Estrutura , Políticas e Estratégias de Remuneração, seguindo as melhores práticas do mercado. Esta é a regra básica para estar em igualdade de condições com as empresas do setor.

2. Estrutura de Cargos:

É o conjunto de cargos dispostos de acordo com sua classificação e sistema de avaliação por pontos, agrupados em faixas salariais, localizado nos eixos de carreira conforme suas especificidades.

2.1. Cargo:

É o conjunto de funções com atributos afins e de caráter permanente. 2.3. Função:

É o conjunto de tarefas ou atribuições exercidas de maneira sistemática e reiterada. 2.4. Categoria de Cargos:

Os cargos da PAB foram divididos em grupos denominados eixos de carreira de acordo com as características das funções que realizam.

Os empregados têm a possibilidade de transitar entre os eixos de carreira, desde que atendam aos requisitos do cargo.

Para efeito deste PCR, são os seguintes os eixos de carreira:

•Eixo Manutenção

•Eixo Engenharia e Tecnologia

•Eixo Administrativo

•Eixo Gerencial 3. Plano de progresso:

É a classificação dos cargos por categorias de acordo com as linhas de progresso funcional, em que o empregado deverá atender aos requisitos para o cargo exigidos pela empresa.

3.1. Cargos Trainee:

Cargos de nível superior que serão preenchidos por empregados, preferencialmente recém formados, que necessitem de um regime maior de experiência e adaptação na empresa.

O período máximo do empregado no cargo trainee será de 2 anos. 3.2. Cargos Juniores:

De acordo com o plano de carreira são cargos de nível médio / técnico, no qual os empregados podem permanecer por um período máximo de 01 ano.

4. Estrutura de Remuneração:

A Excelência da empresa é conquistada através de investimentos em seus empregados. Esse investimento inclui uma remuneração adequada, chance de desenvolvimentos profissional e a oportunidade de uma melhor qualidade de vida dentro e fora da organização.

A remuneração da PAB é formada pelo Salário Base, Adicionais, Benefícios e a Remuneração Variável que inclui o aumento por Mérito, a Gratificação por mérito e a participação nos resultados.

Além da remuneração direta, a PAB faz diversos investimentos para seus empregados e familiares. É o chamado salário indireto, que você percebe quando consulta um médico da AMS, recebe o auxílio material escolar, ou usa outros benefícios da empresa.

4.1. Salário:

É o valor correspondente ao posicionamento do empregado na faixa salarial 4.2. Faixa Salarial:

É o intervalo contínuo de valores distribuídos entre pontos mínimo, médio e máximo. 5. Regras de Movimentação:

O Regulamento de Cargos e Remuneração será aplicado nas situações de:

•Admissão

•Enquadramento

•Progressão

•Aumento por mérito

•Gratificação por mérito 6. Admissão:

Admissão é o ingresso do candidato no quadro de pessoal da empresa, para isso será necessário observar:

•Existência de vaga

•Disponibilidade orçamentária

•Pré – requisitos para o cargo

O candidato ao ser admitido será posicionado no ponto mínimo da faixa salarial de seu cargo. Em caso de necessidade de posicionamento do empregado em outro ponto da faixa salarial, a autorização será do Diretor Industrial, após parecer da área de recursos humanos, respeitando- se sempre como limite máximo o ponto médio da faixa do cargo.

7. Promoção:

Promoção é a movimentação do empregado para cargo de faixa salarial mais elevada, uma vez atendidos os pré-requisitos para o novo cargo, os níveis de desempenho, a existência de vagas e a disponibilidade orçamentária.

O empregado promovido poderá ter acréscimo salarial de 5% (cinco por cento), desde que o novo salário não ultrapasse o ponto médio da faixa salarial do cargo onde for posicionado. Caso os 5% de acréscimo salarial ultrapassem o ponto médio da faixa salarial do novo cargo, ficará garantido o posicionamento no ponto médio da nova faixa.

Caso os 5% de acréscimo salarial não sejam suficientes para atingir o ponto mínimo da nova faixa salarial, será garantido o posicionamento do empregado no início da faixa salarial do novo cargo. Os acréscimos salariais superiores a 15% deverão ser divididos em espaço de tempo igual a 60 dias.

Caso seja necessário o posicionamento do empregado em outro ponto da faixa salarial, a autorização será do Diretor Industrial, após parecer da área de recursos humanos.

O candidato à promoção não pode ter sofrido suspensão nos últimos 365 dias. 8. Reposicionamento:

Reposicionamento é a movimentação do empregado para outro cargo de mesma faixa salarial, uma vez satisfeitos os requisitos para o novo cargo.

Reavaliação de cargo é revisão de pontuação do cargo, decorrente da alteração de seus deveres e responsabilidades, visando a manutenção da consistência interna da estrutura de cargos e salários.

No caso de reavaliação do cargo para faixa salarial maior, o empregado terá a garantia de posicionamento no inicio da nova faixa, caso seu salário se encontre abaixo do ponto mínimo do cargo reavaliado.

10. Enquadramento:

Enquadramento é a adequação do posicionamento do empregado na estrutura de cargos e/ou na remuneração, de acordo com Plano de Cargos e Remuneração da empresa, uma vez satisfeitos os pré – requisitos, os níveis de desempenho e a disponibilidade orçamentária. 11. Progressão:

Progressão é a movimentação do empregado no mesmo cargo e faixa salarial, uma vez atendidos os níveis de desempenho e observada a disponibilidade orçamentária.

As progressões deverão respeitar sempre o ponto médio da faixa salarial.

Para posicionamento acima do ponto médio da faixa, a autorização será do diretor industrial, após parecer da área de Recursos Humanos.

12. Aumento por Mérito:

O aumento por mérito é uma modalidade de progressões que será concedida aos empregados que apresentarem desempenho diferenciado ao longo do ano sendo mensurado na avaliação de competência. O percentual de aumento por mérito será aplicado e incorporado ao salário do empregado, desde que o mesmo esteja posicionado abaixo ou igual ao ponto médio da faixa salarial de seu cargo.

13. Gratificação por mérito:

Esta gratificação não é incorporada ao salário, será concedida aos empregados com desempenho diferenciado e que estejam posicionados acima do ponto médio de suas faixas salariais.

14. Comitê de Cargos e Remuneração:

Ao Comitê de Cargos de Remuneração competirá propor ao Diretor Industrial alteração na estrutura de cargos, estrutura de remuneração e regras de movimentação.

O Comitê será composto pelos gerentes de área, coordenado pelo gerente de administração e recursos humanos, a quem caberá sua regulamentação.

Os valores para aumento e gratificação por Mérito serão definidos pela Diretoria e sua distribuição se dará de acordo com o desempenho de cada empregado, medido em instrumento e procedimento próprio, conforme regras do PCR.

A política poderá ser revisada anualmente.

Este Plano de Cargos e Remuneração revoga e substitui o anterior e as demais disposições que com ele não forem compatíveis.

Anexo 5: PRA-A-502(04) – Canal Aberto.

Título: CANAL ABERTO

Elemento da Norma ISO9001:

Elemento da Norma ISO14001:

Elemento da Norma OHSAS18001:

Elemento da Norma SA8000: 9.12. Comunicação externa

UGB: GEADM

Referência: Posto: Recursos Humanos

Referência PGS: PGS-06 - CONSULTA E COMUNICAÇÃO

Anexo: OBJETIVO

Estabelecer requisitos e sistemáticas para o recebimento e tratamento de demandas relativas ao Código de Ética e da SA 8000.

DEFINIÇÕES Canal Aberto

Canal de comunicação disponibilizado através de portal na Intranet que visa receber e encaminhar demandas relacionadas ao Código de Ética e SA 8000 para o devido tratamento. DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DA COMISSÃO DE ÉTICA

1.1. A Comissão de Ética tem por finalidade essencial acompanhar o tratamento dado às demandas pertinentes ao Código de Ética e a SA 8000, recebidas via “Canal Aberto” e/ou Representante dos Funcionários, caso necessário.

1.1.1. A Comissão de Ética é constituída por 5 (cinco) membros, indicados nos seguintes termos:

I - 1 (um) pelo Diretor da PAB, ou delegado;

II - 1 (um) pela Gerencia de Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, ou delegado; II - 1 (um) pelo Sindicato, e,

IV – Casal de Representantes dos Funcionários, eleitos perante a SA 8000.

Caso o Presidente da comissão julgue necessário, pode ser solicitado apoio de assessoria jurídica ou de outras especialidades.

1.1.3. Os membros desta Comissão comprometem-se com a confidencialidade das questões demandas através de assinatura ao Termo de Confidencialidade, anexado a este procedimento. Cabendo ao Gerente de Divisão de Desenvolvimento de Pessoas a guarda dos mesmos após assinatura.

1.1.4. A Comissão de Ética se reunirá mensalmente, até o 5° dia útil do mês, visando apreciar as demandas recebidas.

2. DAS DEMANDAS

2.1. As demandas referentes ao Código de Ética e a SA 8000 são comunicadas, mediante portal na Intranet e/ou Representante dos Funcionários, ao Gerente de Divisão de

Desenvolvimento de Pessoas, que as receberá, avaliará e as encaminhará ao Presidente da

Comissão de Ética para análise crítica.

2.2. Cabe ao Presidente definir quais as demandas serão tratadas diretamente por ele e o

Gerente de Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, e as que serão levadas para análise da

Comissão de Ética.

2.3. O Gerente de Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, após a avaliação das demandas tratadas pela presidência, providenciará a elaboração de relatório para apreciação na reunião da Comissão de Ética, contendo as devidas conclusões e recomendações de ações necessárias. 2.4. A Comissão de Ética, na reunião mensal, além da apreciação do relatório das demandas tratadas pela presidência, analisa também as demandas direcionadas à comissão, cujas conclusões e recomendações de ações necessárias são registradas em um relatório elaborado pelo Gerente de Divisão de Desenvolvimento de Pessoas.

2.5. A Comissão de Ética apresentará as conclusões às demandas analisadas, em até 45 (quarenta e cinco) dias corridos após a realização de sua reunião e a disponibilizará à área de Comunicação para publicação no portal da Intranet (e em outro veículo de comunicação quando a presidência desta Comissão julgar necessário).

3. DO PORTAL DA INTRANET

3.1. O sistema de informações disponível no portal, para registro e encaminhamento das demandas de SA 8000 e do Código de Ética, emitirá mensagens eletrônicas ao Gerente de

Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, alertando-o sobre o recebimento de demandas. Este

sistema também permitirá o acompanhamento do histórico das ações estabelecidas sobre as demandas.

Anexo 6: PRA-D-001(10) – Recepção e atendimento de demandas da comunicação.

Título: Recepção e atendimento de demandas da comunicação empresarial Elemento da Norma ISO9001: 5.5.3 - Consulta e Comunicação

Elemento da Norma ISO14001: 4.4.3 - Consulta e Comunicação Elemento da Norma OHSAS18001: 4.4.3- Consulta e Comunicação Elemento da Norma SA8000:

UGB:Diretoria Referência:

Posto: Comunicação empresarial

Referência PGS: PGS-06 - CONSULTA E COMUNICAÇÃO

Anexo:

1) Definição:

A Divisão de Comunicação Empresarial da PAB trabalha dentro de um processo planejado, buscando garantir a proatividade na disponibilização de informações institucionais sobre meio ambiente, segurança, saúde, qualidade do produto e responsabilidade social a seus diversos públicos.

Mesmo assim é possível surgir intervenções por parte das diversas partes interessadas buscando respostas da empresa, estabelecendo, portanto, um processo de comunicação.

Esses questionamentos podem ser feitos interpelando a empresa de forma direta (utilizando os canais que a mesma tem para comunicar-se com seus públicos) ou indireta, quando são feitos em fóruns não-patrocinados pela empresa, mas que possuem relevância e representatividade, tais como imprensa, na participação em seminários, eventos, em pronunciamentos em sessões da Câmara dos Vereadores, da Assembléia Legislativa, do Congresso Nacional, de entidades de classe, entre outros.

2) Tratamento das demandas:

Definida a origem do questionamento, pode-se definir se é de natureza interna ou externa. Serão internas todas as demandas que tratarem de assuntos ligados à relação da empresa com seus empregados, com os familiares destes ou com o sindicato dos trabalhadores. Serão externas todas as solicitações que geradas por partes interessadas externas à estrutura da PAB, tais como imprensa, políticos, representantes das comunidades, entidades de classe, outras

Divisão de Comunicação Empresarial e Relações com Comunidades, com as técnicas de relacionamento inerentes a cada processo.

3) Acompanhamento técnico do conteúdo:

Definida a origem, é necessário analisar a que área de competência está ligado o assunto em questão. Assuntos ligados a questões institucionais poderão ser submetidos e acompanhados pelo Diretor Industrial. Assuntos ligados à segurança, saúde e medicina do trabalho serão acompanhados pelo Serviço de Segurança, Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT). Questões ambientais são de competência da área de Meio Ambiente, ligada a Gerência da Área Técnica (GETEC). Assuntos relacionados às políticas internas da empresa, serão acompanhados pela Gerência de Área de Administração (GEADM).

4) Veículos de comunicação e programas:

A PAB dispõe de veículos e programas para garantir a comunicação proativa junto a seus públicos ou responder as demandas das partes interessadas. Alguns têm periodicidade regular, outros são desenvolvidos em função de demandas específicas.

Veículos de comunicação regulares (proativos): DIA (Newsletter eletrônica diária)

Alunews (Boletim Interno Semanal) Revista PAB (Revista Bimestral) Murais (Quadros de aviso) TV PAB (Revista Eletrônica)

Programa de visitas à fábrica (Atendimento a familiares, comunidades, instituições de ensino, órgãos governamentais, clientes entre outros)

Intranet (Página virtual com notícias, documentos como o Código de Ética e serviços para público interno)

Internet (Home page com informações gerais da empresa, relatórios administrativos e documentos como Código de Ética e Relatório de Sustentabilidade, notícias para o público externo e Fale Conosco)

Relatório de Sustentabilidade (Documento sobre as ações da PAB com vistas à sustentabilidade)

Veículos de comunicação e programas produzidos para atender demandas específicas: SPOTS em rádios

Press release

Edições extraordinárias do DIA ou Alunews Comunicado Interno

Informe Acordo Coletivo

Canal Aberto (Canal de comunicação disponibilizado através de portal na Intranet que visa receber e encaminhar demandas relacionadas ao Código de Ética e SA 8000 para o devido tratamento. Conforme PRA-A502)

Fale Conosco, através do telefones 3754-9415 ou 0800-709-9330 e do site da PAB, no e-mail falecom@PAB.net

5) Relações com Partes Interessadas:

A Divisão de Comunicação Empresarial, mantém como registro na REG da SA 8000, a relação de Partes interessadas e está responsável em mantê-la atualizada, revisando seu conteúdo sempre que for necessário.

5.1. Sendo um dos motivos da comunicação manter nosso Sistema de Gestão aberto e transparente, a empresa disponibiliza, quando solicitada, comunicação regular a qualquer parte interessada sobre os resultados de sua revisão gerencial interna e atividades de monitoração. Ao compartilhar dados e outras informações relevantes, a empresa espera feedback e sugestões que possam facilitar melhorias e continuado atendimento aos requisitos. A comunicação para as partes interessadas dos assuntos relacionados a Responsabilidade Social está definida conforme anexo.

Anexo 7: : PRA-D-002(06) – Edição de veículos periódicos de comunicação.

Título:Edição de veículos periódicos de comunicação

Elemento da Norma ISO9001: 5.5.3 - Consulta e Comunicação

Elemento da Norma ISO14001: 4.4.3 - Consulta e Comunicação

Elemento da Norma OHSAS18001: 4.4.3- Consulta e Comunicação Elemento da Norma SA8000:

UGB:Diretoria Digitador:

Referência: Posto:Comunicação Empresarial

Referência PGS: PGS-06 - CONSULTA E COMUNICAÇÃO

1) Definição:

A comunicação será tanto mais efetiva, quanto mais completo for o mix dos produtos que atendem um determinado grupo de pessoas. Em função disso, foram estabelecidos na PAB veículos periódicos que são responsáveis por garantir o efetivo alcance das informações a serem repassadas pela empresa aos seus públicos interno e externo. São eles:

DIA - Newsletter eletrônica que atinge potencialmente todos os empregados da PAB e de contratadas que se utilizam do correio eletrônico da empresa. É enviado de segunda a sexta- feira, por meio do correio eletrônico, via lista geral da PAB, fornecida pela Divisão de Tecnologia da Informação. Em caso de demanda específica, pode ter edições extras.

ALUNEWS - Boletim impresso, atinge praticamente a totalidade do quadro de empregados da PAB e de contratadas que exercem atividade na fábrica. Traz as principais notícias da semana da empresa. Distribuído através dos escaninhos na portaria, nas áreas e em pontos de circulação de Barcarena, como farmácias, hotéis, clubes, escolas, entre outros.

REVISTA PAB – Revista bimestral com pautas variadas. É distribuída para público interno e externo através dos escaninhos na portaria, nas áreas, em pontos de circulação de Barcarena, como farmácias, hotéis, clubes, entre outros e enviada por mala direta.

MURAIS – quadros de aviso com avisos e relatórios internos. Os quadros são disponibilizados em áreas de circulação e atualizados periodicamente pela equipe de comunicação.

TV PAB – Revista eletrônica de 15 minutos voltada a empregados e familiares. Traz reportagens e quadros específicos sobre o dia-a-dia da fábrica, talentos dos empregados, curiosidades e matérias educativas. Veiculada durante uma semana na área de lazer e no restaurante para empregados da PAB e das empresas contratadas que almoçam e/ou jantam na

fábrica. Em seguida os DVDs são disponibilizados para empréstimo na Biblioteca do Centro de Divulgação e Treinamento.

COMUNICADO INTERNO – Memorando eletrônico enviado para os empregados que possuem correio da empresa. Traz comunicações oficiais, como criação de novas áreas, movimentações, processos de recrutamento interno etc. Enviado por meio de correio eletrônico via lista geral da PAB, fornecida pela Divisão de Tecnologia da Informação. É veiculado conforme a demanda específica.

INTRANET – Página virtual para empregados da PAB e das empresas contratadas que acessam a rede interna da empresa com notícias, serviços, Fale Conosco e documentos como Código de Ética, entre outros. Disponibilizada na rede interna da empresa.

INTERNET – Home page na rede mundial de computadores, voltada para o público externo, com informações gerais da empresa, notícias, relatórios administrativos, Fale Conosco e documentos como Códigos de Ética e Relatório de Sustentabilidade. Disponibilizada na rede mundial de computadores, no endereço www.PAB.net

INFORME ACORDO COLETIVO – Memorando eletrônico e/ou impresso destinado a empregados com informações sobre o andamento do Acordo Coletivo da PAB. Enviado por meio de correio eletrônico via lista geral da PAB, fornecida pela Divisão de Tecnologia da Informação e/ou distribuído através dos escaninhos da portaria e das áreas. É veiculado conforme a demanda específica.

PRESS RELEASE – Resumo com notícias da empresa para divulgação na imprensa. Enviado para os jornalistas para atender demandas específicas.

SPOTS DE RÁDIO – Comerciais veiculados nas rádios com notícias ou campanhas da PAB. Veiculados nas rádios de Barcarena e/ou Belém, de acordo com plano de mídia para atender demanda específica.

CANAL ABERTO – Canal de comunicação disponibilizado através da Intranet que visa