• Nenhum resultado encontrado

As Experiências Preliminares e o Estudo de Caso Múltiplo

MACROCATEGORIA: INDIVÍDUO CATEGORIA QT

4.2.1.2 EaD e Educação Musical (segunda oferta)

Como continuidade do processo de formação proposto pela Associação Amigos do Projeto Guri, no segundo semestre de 2008, foram realizados

novos cursos de formação em “EaD e Educação Musical”. O curso que representa o caso 02 aconteceu no período de 25 de agosto a 26 de outubro e teve por objetivo facilitar a discussão do uso da EaD em projetos de

educação musical socioculturais, com ênfase nas possibilidades de gestão, comunicação e interação.

Nessa segunda versão do curso, a equipe passou a ter quatro formadores além da tutoria de um colaborador do Projeto e mais dois técnicos. Assim como na versão anterior foram oferecidas 90 vagas direcionadas a instrutores e funcionários da área cultural. Todas as vagas foram preenchidas. Os temas do curso anterior foram mantidos81.

Nesta segunda oferta, as equipes de formadores foram alteradas e não houve a construção em coautoria entre os formadores, existiu apenas trocas de informações via e-mail ou fórum, algumas com grande defasagem de tempo. A construção de cada módulo aconteceu de forma individual.

Descrição da atividade proposta para a ferramenta Wiki (curso 02)

Nesta versão do curso “EaD e Educação Musical”, desenvolvida junto aos professores do Projeto Guri, as atividades em coautoria com uso do Wiki ocorreram em três momentos distintos. Como objeto deste estudo optou-se por analisar a atividade proposta no Módulo 01 intitulado “Conhecendo a EaD: Mediação Pedagógica e Tecnológica”.

O Módulo 01 aconteceu entre 26 de agosto e 14 de setembro de 2008 e teve como objetivo discutir a Mediação Pedagógica e a Tecnologia, além de apresentar ao aluno-professor noções sobre a modalidade de Educação a Distância e levantar possibilidades de aplicações em projetos musicais / sociais.

Para o desenvolvimento deste módulo, utilizou-se o texto “Das Epístolas Bíblicas a Web 2.0”, desenvolvido no curso 01. O texto trazia um histórico da EaD no Brasil e falava do uso das mídias (TV, vídeo, internet etc.) como suporte à Educação a Distância. O módulo contava com pequenos textos que conceituava colaboração, mediação, interação etc.

81

A dinâmica propunha que os alunos-professores avaliassem as possibilidades de uso da tecnologia em suas aulas. A seguir a provocação inicial do módulo:

A educação hoje, mais do que nunca, deve preparar para a vida, deve integrar a recriação do significado das coisas, a cooperação, a discussão, a negociação e a solução de problemas. Para tanto, devem-se utilizar metodologias ativas que favoreçam a interação entre os alunos, a interação social e a capacidade de comunicar- se e de colaborar. Deve-se ainda ser incentivada a mudança de atitudes, o desenvolvimento do pensamento e a descoberta do prazer de aprender, ao mesmo tempo em que se incentive atitudes de cooperação.

Neste novo contexto não podemos deixar de pensar no papel e função do professor atual que precisa ser ativo criando e desenvolvendo processos de aprendizagem que impulsionem o desenvolvimento do indivíduo. O professor deixa de ser um transmissor do conhecimento adquirido, e assume o papel de orientador, sem mais ter de ensinar em situação solitária, mas sim, em colaboração.

A atividade de aquecimento consistiu na reflexão a respeito da Mediação Pedagógica, para isso foram propostos vídeos que falavam das dificuldades diante do novo.

Na sequência foram indicadas leituras com o intuito de se construir uma base teórica mínima para ser utilizada no trabalho colaborativo. Após o período de leitura, teve início a atividade prática que consistia no desenvolvimento de um trabalho em coautoria com a utilização da ferramenta Wiki. Para a realização desta atividade criou-se um espaço Wiki para cada grupo e um fórum, para apoio à construção do trabalho. Tivemos ainda chats, mas estes não fazem parte do objeto de análise. O cenário proposto foi o seguinte:

De um lado temos uma geração que "clica", que os pesquisadores estão chamando de Nativos digitais. Os Nativos digitais são as crianças e jovens que já nasceram na época do computador, celular, ipods etc.

Do outro lado nós temos alguns padrões de conduta pré- estabelecidas como escolas que proíbem o uso de celular, ipods e tem bloqueios para o uso de alguns sites na Internet, como a rede Orkut. Muitas vezes isso acontece, pois os gestores desconhecem as possibilidades de uso das tecnologias (Como aconteceu no

caso do vídeo " O Livro")82.Outro fator que muitas vezes impede o uso das tecnologias em processos de aprendizagem é a dificuldade de assimilar novas práticas de ensino. Quando lemos o texto "Das epístolas Bíblicas a Web 2.0" podemos ter um panorama da evolução da Ead no mundo e quantas barreiras tiveram que ser transpostas. E muitas vezes chegamos a conclusão que para toda a mudança exige uma demanda de tempo mas que a ousadia é algo muito pertinente quando falamos de aplicação de tecnologia na Educação.

Diante deste cenário os grupos devem elaborar um curso, na área musical, de no máximo 20 horas, para adolescentes de 12 a 16 anos, sendo que 10 horas deverão ser realizadas a distância.”

Os quatro grupos de trabalho utilizaram o fórum para a discussão e o Wiki para a coautoria, porém, como pode ser visto na análise das experiências, em muitos momentos, os alunos traziam as propostas prontas e não a construíam de forma colaborativa.

Da mesma forma que no curso 01 do Projeto Guri, os alunos- professores desta oferta não possuíam a cultura de desenvolver projetos em colaboração, porém alguns já estavam mais habituados ao uso das TIC; manteve-se, porém, no encontro presencial, a oficina de uso das ferramentas do Moodle (fórum, chat, tarefa e Wiki), com destaque mais uma vez para o Wiki.

Apesar da oficina, alguns alunos-professores continuaram a apresentar dificuldades na utilização da ferramenta Wiki, e em muitos momentos desenvolveram as suas propostas nos fóruns, conforme se pode ver a seguir:

Re: Espaço de discussão do Grupo Pervi.com por EIIC2P_05 - quinta, 4 setembro 2008, 07:52

Galera tem muita idéia boa aqui mais nada no Wikis vamos pra lá colocar nossas idéias. Acredito que por ser nossa primeira vez temos que aproveitar todo tempo disponível pra não cairmos na tentação de deixar pra ultima hora.

Re: Espaço de discussão do Grupo Pervi.com por EIIC2P_17- terça, 9 setembro 2008, 19:20

essoal, afinal nós vamos trabalhar a teoria musical de forma generalizada (para todos os instrumentos) ou para um naipe específico?Acho que temos que deixar isso claro no Wiki!

Abraço pra todos.

82

Vídeo: Problema com novas tecnologias – o livro. Disponível no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=qp9-C1EDxzk

No conjunto da atividade analisada, que contou com fórum e Wiki, os professores-aluno se mostraram motivados a trabalhar a proposta de coautoria, mas apresentaram grandes dificuldades na elaboração da escrita colaborativa em si e mais ainda no uso da ferramenta Wiki.

Análise das atividades do curso em relação às categorias estabelecidas

A análise dos números de participantes inscritos no curso e efetivos na atividade foi representada no quadro 11 a seguir.