• Nenhum resultado encontrado

Mapa 4 Localização do Estado do Texas no Mapa

3.2 OS COMMUNITY COLLEGES E O SISTEMA EDUCACIONAL NORTE-

3.2.1 Educação nos Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América é uma república federal presidencialista, composta por cinqüenta estados e um distrito federal. O nome do país é freqüentemente referido pelas

siglas USA ou US (em inglês) e EUA (em português). A maior parte dos Estados Unidos localiza-se na região central da América do Norte, possuindo fronteiras terrestres com o Canadá e com o México, sendo que o restante do país limita-se com o oceano Pacífico, o mar de Bering, o oceano Ártico, o golfo do México e o oceano Atlântico. Dos 50 estados, apenas o Alasca e o Havaí não são contíguos com os outros 48, nem entre si. Os Estados Unidos também possuem diversos territórios, distritos e outras possessões em torno do mundo, primariamente no Caribe e no oceano Pacífico. Cada estado possui um alto nível de autonomia local, de acordo com o sistema federal. Atualmente, o espanhol é o segundo idioma mais falado nos Estados Unidos. Cerca de 10,8% da população americana possui o espanhol como idioma materno. A maioria dos falantes do espanhol moram nos estados do oeste e do sul (especialmente nos estados da Califórnia, Novo México e Texas).

Um dos problemas enfrentados pela educação atual nos Estados Unidos, além da violência, droga, etc., é que os alunos americanos possuem notas abaixo da média quanto a tópicos relacionados com ciências e matemática, em comparação a outros países desenvolvidos. Para sanar esta problemática, educacional, o governo Americano (Obama) criou projetos que visam a liberação de bilhões de dolares para investimentos em educação, de modo espacial para os Community Colleges.

O Sistema Educacional, nos Estados Unidos da América, é altamente descentralizado. A educação é fornecida primeiramente pelo governo e controlada por três níveis governamentais diferentes: federal, estadual e local. Escolas públicas em geral são administradas por distritos escolares, estas administradas por conselhos escolares, cuja jurisdição é geralmente (mas nem sempre) co-existente com os limites de uma cidade ou um condado45. Padrões educacionais são responsabilidades dos departamentos de educação de cada Estado (MHLABA, 2007). O Departamento de Educação dos Estados Unidos monitora a educação de modo geral e fornece verbas aos Departamentos Estaduais de Educação. As universidades e faculdades públicas são quase sempre administradas pelo Estado.

A idade em que o atendimento escolar é compulsório varia de Estado para Estado. Crianças e adolescentes são obrigados a freqüentarem a escola até a idade de 16 e ou 18 anos (ou até a finalização do ensino médio), na maioria dos Estados. Conforme, dados de Mhlaba, (2007), desde o ano 2000, um número crescente de estados estão exigindo freqüência escolar

até a idade de 18 anos. Os estudantes podem frequentar escolas públicas, privadas ou

       45

Cada um dos Estados nos Estados Unidos da América está subdividido administrativamente, em territórios chamados condados – com exceção do Alasca, onde tais divisões são chamadas de distritos (boroughs), e da Louisiana, onde são chamadas de paróquias (parishes). As responsabilidades e os poderes dos condados variam de Estado para Estado, mas eles são sempre divisões administrativas do Estado em questão.

domésticas. Nas duas primeiras, a educação está dividida em três níveis: elementar (elementary school), média (middle school) e secundária (high school) (TYACK, 2003). Em quase todas as escolas os educandos são divididos por grupos etários, em graus, variando de babysitting, seguido pelo primeiro grau, até o décimo segundo grau, que é o último ano do liceu (HANSOT, 1982; TYACK, 2003; TYACK; LARRY, 1995; TYACK, 1982). Conforme, dados do National Center for Education Statistics (2003, 2009), o país tem uma taxa de alfabetização em leitura de 98% da população acima de 15 anos, e a taxa de alfabetismo é de 97%, ou seja, a maioria dos estudantes americanos freqüentam a escola por um total de 12 anos compreendendo o ensino primário e o ensino secundário46. Com uma certificação de ensino médio um estudante pode ingressar em um Community College, ou em uma universidade ou em qualquer escola profissionalizante. A maioria dos empregadores exige, ao menos, a conclusão do ensino médio para contratar qualquer cidadão, nos Estados Unidos. Cada nível de escolaridade, do primário à universidade, tem a versão pública e a independente. As escolas independentes podem ser financiadas por uma organização religiosa, uma instituição não-governamental ou uma fundação filantrópica. Podem receber doações para financiar programas acadêmicos ou prestar ajuda financeira aos estudantes. Os estudantes que freqüentam faculdades e universidades particulares estão igualmente qualificados para bolsas de estudo públicas e empréstimos para a educação com seguro público, desde que a instituição seja acreditada. Estes empréstimos públicos constituem a glória e o infortúnio da educação americana. Sem eles, o sistema não funcionaria com eficácia; em contrapartida, grande número de estudantes sai da faculdade arcando com o ônus do débito. O governo dos Estados Unidos também patrocina instituições especiais acadêmicas e de treinamento, freqüentemente associadas a preocupações nacionais, tais como seguridade nacional, saúde pública e segurança. A figura a seguir ilustra a estrutura geral da educação americana, do jardim da infância ao mercado de trabalho.

       46

Os Estados Unidos possuem uma população relativamente educada. Estima-se que 99% da população americana seja alfabetizada. Em 2003, havia 76,6 milhões de estudantes freqüentando a escola. Destes, 72% entre 12 e 17 anos de idade foram consideradas academicamente “no caminho” pela sua idade. 5,2 milhões (10,4%) dos estudantes freqüentam escolas privadas. Entre a população adulta, mais de 85% da população americana possui um diploma de segundo grau, e 27% possui um diploma de ensino superior. O salário médio de estudantes com um diploma de educação superior é de 45,5 mil dólares, mais do que dez mil dólares acima da média. http://www.ebah.com.br/estados-unidos-doc-a14884.html.

Figura 2 - Estrutura Geral da Educação Americana. Fonte: Mhlaba, 2007, p. 27.

Em suma, a educação americana da escola primária ao ensino médio, período freqüentemente referido como “K-a-12”, a responsabilidade recai geralmente sobre a metrópole ou cidade. Este sistema “K-a-12” é governado por uma combinação de membros eleitos ou nomeados pelo comitê escolar e financiado normalmente pela metrópole ou cidade, através dos impostos sobre propriedades. Há também financiamento por parte dos governos estadual e federal, segundo algumas fórmulas complexas. Cada estado tem seu próprio sistema de educação superior e sua estrutura de funcionamento. A educação superior tem geralmente três elementos: universidades que conferem grau de doutorado, grau profissional e conduzem pesquisa; faculdades estaduais, que conferem grau de bacharelado, de mestrado e encaminham para as universidades; e Community Colleges (objeto deste estudo), que conferem diplomas e graus associados, encaminhando para universidades, ou conduzindo diretamente para o mercado de trabalho. O sistema de educação superior é geralmente governado por uma diretoria estadual, mas cada faculdade ou universidade normalmente tem sua própria diretoria (board of trustees). Além das mensalidades e taxas pagas pelos alunos, a educação superior é financiada pelos estados e pelo governo federal. Uma parte do financiamento estadual e federal da educação superior é direta, ou seja, através de efetiva alocação estadual ou federal de recursos. Por outro lado, uma grande parte do financiamento é indireta, através de bolsas estaduais e federais ou empréstimos aos estudantes, com seguro

público contra inadimplência. Cada nível de escolaridade, do primário à universidade, tem a versão pública e a independente.