• Nenhum resultado encontrado

Geograficamente, o Texas é um Estado de contrastes. Enquanto as partes norte e leste do Estado estão cobertas por vários rios, lagos e florestas, que possuem um clima propício à agricultura, as partes sul e oeste do estado possuem um clima mais árido, desértico em várias regiões. Foram nestas áreas, escassamente povoadas, onde os cowboys surgiram,

       51

Dados obtidos em visita ao Museu do Texas “The Bob Bullock Texas State History Museum. Visita realizada ao Museu do Texas no dia 03 de Abril de 2009, mais informações podem ser obtidas http://www.TheStoryofTexas.com.

com o intuito de cuidar o gado da região, bem como defendê-lo de ataques indígenas. Os cowboys tornaram-se rapidamente um símbolo do estado, e até hoje ainda existem em várias áreas rurais do estado.

O Texas foi explorado e colonizado inicialmente pelos espanhóis. O Texas passou ao controle mexicano quando o México tornou-se independente da Espanha, em 1821. Crescente migração de americanos ao Texas fez com que movimentos pró-secessão do Texas do México crescessem. Em 1836, uma rebelião em Alamo foi extinguida pelos mexicanos, que mataram todos os americanos participantes desta rebelião - com exceção de algumas mulheres, crianças e escravos52. Nove anos depois, tornou-se um estado americano, sendo admitido como o vigésimo oitavo Estado americano da União, em 29 de dezembro de 1845.

1. A Educação: Dados Gerais

Na época da independência do Texas, em 1836, do México, o Texas possuía poucas escolas públicas, a maioria em péssimo estado e que ensinavam apenas em espanhol. A falta de ensino primariamente anglófono de qualidade foi uma das razões da rebelião dos colonos americanos do Texas contra o governo mexicano. Em 1854, o já Estado americano de Texas instituiu um sistema estadual de ensino público escolar.

Atualmente, todas as instituições educacionais no Texas precisam seguir regras e padrões ditados pelo Conselho Estadual de Educação do Texas. Este conselho controla diretamente o sistema de escolas públicas do Estado, que está dividido em diferentes distritos escolares. Cada cidade primária (city), diversas cidades secundárias (towns) e cada condado, é servida por um distrito escolar. Nas cidades, a responsabilidade de administrar as escolas é do distrito escolar municipal, enquanto que em regiões menos densamente habitadas, esta responsabilidade é dos distritos escolares operando em todo o condado em geral. O Texas permite a operação de escolas charter - escolas públicas independentes, que não são administradas por distritos escolares, mas que dependem de verbas públicas para operarem. Atendimento escolar é compulsório para todas as crianças e adolescentes com mais de seis anos de idade, até a conclusão do ensino médio ou até os dezoito anos de idade53.

       52

Os mortos em Álamo tornaram-se heróis no Texas e nos Estados Unidos. Ainda no mesmo ano, o Texas tornou-se independente do México, tornando-se uma república.

53

Em 1999, as escolas públicas do Estado atenderam cerca de 3,992 milhões de estudantes, empregando aproximadamente 267,9 mil professores. Escolas privadas atenderam cerca de 227,6 mil estudantes, empregando aproximadamente 19,8 mil professores. O sistema de escolas públicas do Estado consumiu cerca de 22,43 bilhões de dólares, e o gasto das escolas públicas foi de aproximadamente 6,2 mil dólares por estudante. Cerca de 77,2% dos habitantes do Estado com mais de 25 anos de idade possuem um diploma de segundo grau.

O Sistema de Universidades no Texas foi estabelecido pela Constituição de Texas em 1876, consistia em nove universidades acadêmicas, seis instituições de saúde, bem como os quartéis-generais da empresa, em 2004, 182. 752 estudantes estudaram em uma das instituições controladas pelo Sistema de Universidades de Texas, fazendo desta “empresa” um dos maiores sistemas de educação superior nos Estados Unidos da América. Em 2004, somente na Universidade de Texas em Austin, a maior das instituições administradas pelo Sistema de Universidades de Texas, foram registrados 50. 377 estudantes.

O Texas possui, atualmente, mais de 540 sistemas de bibliotecas públicas, que movimentam anualmente uma média, em torno, de 4,2 livros por habitante. O Estado possui mais de 200 instituições de educação superior, das quais, em torno de, 109 são públicas e 91 são privadas. O Sistema de Universidades, no estado, é o maior sistema público de instituições de educação superior do Texas. A Universidade do Sudoeste é a instituição de educação superior mais antiga do Texas, tendo sido fundada em 1840, em Georgetown.

A Universidade do Texas em Austin já foi no passado a maior instituição de ensino superior de todo os Estados Unidos da América. É considerada uma das melhores universidades do mundo. Possui alguns de seus programas de doutorado que estão entre os melhores do País, entre eles podemos citar com um dos melhores programas de doutorado dos Estados Unidos o - Community College Leadership Program (CCLP) do Departamento de Administração Educacional na Universidade do Texas em Austin é o mais antigo programa de doutorado do país, com foco principal na preparação de líderes e diretores dos ACC. Em 2004, a University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas foi considerada a décima sexta melhor escola médica dos Estados Unidos. Esta instituição de ensino superior formou 11 estudantes que posteriomente ganhariam o Prêmio Nobel (PARKER, JARY, 1995).

O Sistema de Universidades do Texas A&M é a segunda maior sistema de instituições de ensino superior do Texas. Sua sede é a Universidade do Texas A&M, localizada em College Station, e é a instituição de educação superior mais antiga do estado. As pesquisas realizadas pela A&M recebem geralmente mais verbas do governo, e a A&M está entre as dez melhores no país, em pesquisas e estudos. Além disso, a A&M é também uma das dez maiores sistema de instituições de ensino superior do país.

O Sistema de Universidades de Houston é o maior sistema de instituições de educação superior urbana na costa do Golfo do México, além de ser o terceiro maior sistema de instituições de ensino superior do Texas. Este sistema administra quatro diferentes universidades, das quais três delas estão localizadas em Houston. A sede deste sistema é a Universidade de Houston. Está especializada em supercondutividade, na indústria

aeroespacial, na engenharia biológica, economia, educação, exploração petrolífera e administração. Além disso, a UH Law Center's Health Law and Policy Institute, que ensina direito, é considerada a melhor do país na área, com a Property Law Program em quinto. Além disso, Houston abriga sedes de várias instituições de ensino superior privadas, tais como a Universidade Rice, que possui o maior número de estudantes, estudando economia e finanças do mundo. Ainda localizada em Houston é o Centro Médico de Texas, a maior concentração de pesquisas, estudos e instituições relacionados com saúde, tais como a Faculdade Baylor de Medicina, University of Texas Health Science Center at Houston e a The University of Texas M. D. Anderson Câncer Center. A University of Texas M. D. Anderson Câncer Center é considerada uma das instituições de ensino superior mais produtivas e qualificadas do mundo na área - tratamento de câncer.

O Estado possui, ainda, o Plano dos 10% Melhores. Tal Plano foi aprovado em lei pelo poder legislativo do Estado do Texas em substituição às políticas de ação afirmativa adotadas nas universidades estaduais, proibidas de utilizarem critérios raciais na seleção de alunos após decisão do Quinto Tribunal de Apelação dos Estados Unidos no caso Hopwood, em 1996 (CHAPA; LAZARO, 1998). De acordo com o Plano, que entrou em vigor em 1997, todos os estudantes de escolas do ensino médio do Estado do Texas, que estiverem entre os 10% melhores alunos de sua classe no último ano de curso e se candidatarem a uma vaga nas universidades do Estado do Texas serão automaticamente aceitos.

2. A Economia

Inicialmente o Texas era um estado agro-pecuário, entretanto desde o início do século XX, a economia do estado diversificou-se. Atualmente, o setor financeiro, possui um importante papel na economia americana devido as indústrias petrolíferas, aeroespacial e de infomática existentes no estado.

3. A População: Texas será um Estado Predominantemente Hispânico

Em 2004, o Estado do Texas tinha cerca de 22,5 milhões de residentes (UNITED STATES, 2005). Até ao ano de 2010, Texas, está projetado para ter 25 milhões de residentes e 51,7 milhões em 2040. Conforme os dados (TEXAS ASSOCIATION OF COMMUNITY COLLEGE, 2005) estima-se que a população de anglo-americano em 2010 será inferior a 50 por cento do total da população e Texas será um estado predominantemente hispânico.

Gráfico 2 - Número de Negros e Hispanicos nos Community College – 1995 – 2003.

Fonte: http://www.aacc.nche.edu

Embora os anglo-americanos têm mais probabilidade de ir para a faculdade, as minorias no Texas, também, estão tornando-se estudantes universitários prioritariamente nos Community Colleges.

Gráfico3 - Representação etnica nos Community College.

Fonte: http://www.aacc.nche.edu/AboutCC/Trends/Pages/enrollment.aspx

As minorias possuem crescimento populacional mais rápido, aumentando no Texas o número global da população. Entre os anos de 2000 e 2040, a população de American African aumentará entre 40,5% a 71% (por cento) e a população hispânica aumentará de 181,9% para 358,9%. Em termos globais, até ao ano 2040, a população do Texas é projetada para aumentar a 71,5% o que equivale a 14,9 milhões de pessoas.

Nos Estados Unidos projeta-se que a população aumentará apenas em 49%, o que mostra um número significativamente mais lento na taxa de crescimento, no País, do que o Estado do Texas (TEXAS ASSOCIATION OF COMMUNITY COLLEGE, 2005).

Gráfico 4- Projeção da população branca v minorías – 2000 até 2050 - USA

Fonte: http://www.aacc.nche.edu/AboutCC/Trends/Pages/uspopulationprojection.aspx

O gráfico acima representa a projeção da população de brancos não-hispânicos vs minorias para o ano 2050. Esta projeção mostra que, a partir do ano 2050, o número das minorias será igual ao número de brancos não-hispânicos no País.

3.4.1 Os Community Colleges no Texas

O primeiro Junior College no Texas, que se tem notícia, surgiu junto ao Decatur (conhecido como Dallas Baptist University). A faculdade de dois anos funcionava no

Decatur, organizado pela Igreja Batista e oferecia cursos semelhantes aos cursos das

universidades (THE HANDBOOK OF TEXAS ONLINE, 2006). Entre os anos de 1922 e 1928 foram estabelecidos 17 Juniors Colleges que receberam reconhecimento estadual e autorização para o financiamento. Estes Juniors Colleges estavam sob a administração da escola local no respectivo distrito Escolar (THE HANDBOOK OF TEXAS ONLINE, 2008). A primeira subvenção pública para apoiar um Junior College aconteceu em Wichita Falls, em 1922. Nesta época, os alunos dos Juniors Colleges, no Estado, eram predominantemente brancos.

Os ACC no estado do Texas são instituições de ensino pós-secundário que conferem diploma bienal e o grau de “associate”, cujos créditos são freqüentemente aceitos nas

universidades, do estado. Os ACC, no Estado do Texas, são administrados pelo Conselho Coordenador do Ensino Superior do Texas, que é composto por 18 membros nomeados pelo governador com seis anos de mandato. O Conselho Coordenador do Ensino Superior, do Texas, tem a responsabilidade nos Community Colleges de: aumentar os programas acadêmicos; aumentar e gerir finanças; e a implementação de novos programas acadêmicos tais como os da área da saúde. Mas, “cada Community College tem o seu próprio Conselho de Administração eleito popularmente, e cada um nomeia um chefe orçamentário.” (CRUZ, 2002, p.10). Os ACC, no estado, têm desempenhado um papel vital no ensino superior, “alcançando um grande sucesso e crescimento nas faculdades de dois anos.” (TEXAS ASSOCIATION OF COMMUNITY COLLEGES, 2005, p.1). Os Community Colleges, no estado, caracterizaram-se como faculdades de dois anos que atraem milhares de jovens, chegando a totalizar a metade dos estudantes que se encontram no ensino superior. Hoje, no entanto, existe grande contingente de alunos “americano-africanos, branco-latinos e asiáticos, que estão matriculadas nos Community Colleges, no estado.” (THE HANDBOOK OF TEXAS ONLINE, 2006, p.1). Os ACC, no Estado, são conhecidos por acomodar os estudantes da primeira geração (são os primeiros, em suas famílias, a adquirirem educação em uma instituição educacional em nível superior) e estudantes não tradicionais (são aqueles que estão voltando para a escola ou assistindo pela primeira vez em uma idade mais avançada. Aqueles que não continuam seus estudos após concluírem o ensino médio). A este publico os ACC oferecem uma variedade de programas e certificados para os alunos alcançarem os seus objetivos educacionais.

Para Fernando (DE LA GARZA, 2000, p.5), a missão dos ACC, no Texas, é de satisfazer as necessidades locais específicas na formação dos trabalhadores; compensar o afastamento geográfico das faculdades e universidades; compensar as dificuldades financeiras; proporcionar formação profissional de qualidade com alta tecnologia; proporcionar oportunidades educativas para os alunos que não se qualificam para a admissão nas universidades e oferecer formação permanente com livre acesso.

Os ACC, no Texas, buscam cumprir sua missão educacional e as responsabilidades assumidas perante a comunidade educativa, de modo particular no atendimento às minorias. Uma recente medida de responsabilidade é o preenchimento das lacunas no ensino superior até 2015, iniciativa estadual que promove o crescimento dos ACC, em suas matrículas, bem como na qualidade da educação.

No Estado do Texas os mais de 70 ACC estão distribuídos em 50 distritos, cada um com sede própria; os ACC, nos distritos, foram organizados em diferentes épocas e possuem

diferentes números de inscrições. Os estabelecimentos dos ACC, no Estado, cresceram rapidamente (THE HANDBOOK OF TEXAS ONLINE, 2008). O mapa abaixo mostra a localização dos distritos dos ACC, no estado, e ilustra a Área de serviço dos ACC.

Mapa 3 - Localização dos distritos dos ACC, Austin – Texas – USA.