• Nenhum resultado encontrado

Mapa 4 Localização do Estado do Texas no Mapa

3.1 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM PERCURSO HISTÓRICO ATÉ A CRIAÇÃO,

3.1.4 Inserção do SENAC na Educação Superior

A primeira iniciativa de atuação do SENAC na Educação Superior data de 1989, quando o Senac São Paulo implantou o curso de Tecnologia em Hotelaria (autorizado pelo Decreto federal nº 97.333/88). Na época, o curso foi ministrado pelo Instituto de Hotelaria e Turismo (ISHOTUR), em São Paulo, “depois denominado de Faculdade Senac de Turismo e Hotelaria.” Porém, a expansão do ensino superior no Senac só veio ocorrer no final da década de 1990. Conforme dados cinco Departamentos Regionais ofereciam cursos de nível superior. São eles: “São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Goiás.” A decisão de atuar nesse nível de ensino “decorre da necessidade de ampliar as ações educacionais, visando oferecer à sociedade cursos que vão da Formação Inicial e Continuada de trabalhadores à Pós-graduação.” (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL- DN, 2005, p.13).

A partir do sucesso da experiência iniciada em 1989 na Faculdade de Turismo e Hotelaria, em São Paulo, verificou-se a criação de uma série de outras unidades em diferentes áreas. No início da presente década, o Senac São Paulo contava com oito Faculdades: Turismo e Hotelaria de São Paulo, Turismo e Hotelaria de Águas de São Pedro, Turismo e Hotelaria de Campos do Jordão, Ciências Exatas e Tecnologia, Educação e Saúde, Moda, Educação Ambiental e Comunicação e Artes.

O Senac São Paulo foi credenciado em 2004. Como Centro Universitário, reflete o amadurecimento da Instituição na oferta desse nível de ensino. Sediado no Complexo Educacional Abram Szaman – Campus Senac –, com unidades em Águas de São Pedro e Campos do Jordão, nos complexos educacionais (Hotéis-escola) do Grande Hotel São Pedro e do Grande Hotel Campos do Jordão, oferece cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão.

As Unidades localizadas em Águas de São Pedro e Campos do Jordão oferecem cursos de graduação de Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Hotelaria, ambas com dois anos de duração. Os cursos de pós-graduação lato sensu ofertados são de Administração Hoteleira, Administração e Organização de Eventos, Planejamento e Marketing de Destinos e Produtos Turísticos. Além disso, possui cursos de extensão universitária, que abrangem diversas áreas.

No campus Santo Amaro, são oferecidos cursos de graduação nas áreas de Design, Gestão, Informática, Meio Ambiente, Turismo e Hospitalidade; de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão, Informática, Meio Ambiente, Turismo e Hospitalidade. Na pós- graduação stricto sensu (mestrado), são ofertados cursos de: Moda, Cultura e Arte e Sistemas Integrados de Gestão, com áreas de concentração em: Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho. “A previsão é de que, até 2008, o Senac São Paulo tenha criado mais de 15 novos cursos superiores em áreas como Sistema de Informação, Administração e Ciências Contábeis.” (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL-DN, 2005, p.14).

No Estado de Santa Catarina, a Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis, foi credenciada em dezembro de 2002, e oferece os cursos de Tecnologia em Gestão de Empresas de Serviços e Tecnologia em Gestão de Varejo de Moda, ambas com dois anos de duração, e o de Tecnologia em Gerenciamento das Tecnologias da Informação com dois anos e meio. Em maio de 2004, “foram credenciadas as Faculdades de Tecnologia Senac Tubarão, que oferecem cursos de Tecnologia em Gestão de Empresas e Serviços.” (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL-DN, 2005, p.14).

A entrada do Senac Rio na Educação Superior foi em 2002, com o credenciamento de duas faculdades de tecnologia. A Faculdade Senac Rio do Centro oferece os cursos superiores de tecnologia em Turismo, com duração de dois anos, e Tecnologia em Administração de Redes para Internet – TTW – Webmaster, com duração de dois anos e meio. A Faculdade Senac Rio do Riachuelo oferece o curso superior de Infra-Estrutura em Telecomunicações, com duração de três anos.

Credenciada pelo Ministério da Educação em setembro de 2003, a Faculdade Senac Minas iniciou suas atividades em janeiro de 2004, com o curso Bacharelado em Administração Hoteleira, desenvolvido em quatro anos. Além do curso de graduação, o Senac Minas oferece cursos de pós-graduação lato sensu, em Belo Horizonte, no Núcleo Avançado de Educação Barbacena e Araxá. Os cursos são de Gestão em Empreendimento Hoteleiros e Gestão Empresarial, em Belo Horizonte, Administração Hoteleira, no Senac Araxá, e MBA

em Hotelaria, no Senac Barbacena. Além desses, “há implantação prevista na Faculdade Senac Minas, dos cursos de Administração de Empresas, com ênfase em Recursos Humanos e Administração de Empresas, com ênfase em Logística.” (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL-DN, 2005, p.14).

Além dos cursos presenciais de nível superior oferecidos pelos Departamentos Regionais, o Senac – Departamento Nacional – implantou a Rede EAD Senac, credenciada pela Portaria MEC nº. 554/04. Participam da rede os Departamentos Regionais de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. São oferecidos os cursos de Especialização em Educação à Distância e de Especialização em Educação Ambiental e Gestão Educacional, com carga horária de 360 horas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Rio Grande do Sul, instituição do Sistema Fecomércio-RS, está presente em 29 municípios no Estado, sendo que em três municípios possui ensino superior, os quais são: Faculdade de Tecnologia Senac-RS – Porto Alegre; Faculdade Senac-RS de Administração - Porto Alegre; Faculdade de Tecnologia SENAC Passo Fundo; Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas.

Em janeiro de 2004, o Senac Rio Grande do Sul obteve o credenciamento da primeira Faculdade de Tecnologia, a Fatec Senac-RS, em Porto Alegre. No mesmo mês, conseguiu autorização para ministrar o curso superior de tecnologia em Sistemas de Informação, com três anos de duração, e o curso superior de Tecnologia em Marketing de Varejo, com duração de dois anos e meio. O curso superior de Tecnologia em Hotelaria, com dois anos e meio de duração, foi autorizado em julho de 2004. Em outubro de 2004, foram credenciadas mais duas unidades de ensino superior: a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas, que oferece os cursos superiores de Tecnologia em Sistemas de Informação e Marketing no Varejo, e a Faculdade de Tecnologia Senac Passo Fundo, que oferece o curso superior de Tecnologia em sistemas de Informação.

Em 2005, foi credenciada a Faculdade Senac-RS com o curso Bacharelado em Administração, com quatro anos de duração. Conforme, dados da Faculdade de Tecnologia, (http://www.senacrs.com.br), Senac-RS – Fatec-POA – foi credenciada em 2004 com os seguintes cursos tecnológicos: o Curso Superior de Tecnologia em Marketing, autorizado pela Portaria Ministerial/MEC nº 273 de 20/01/2004 e reconhecido pela Portaria Ministerial/MEC nº 248, de 08 de março de 2007, com a duração de 5 semestres, confere o título de Tecnólogo em Marketing; o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, autorizado pela Portaria Ministerial/MEC nº 1.961 de 06/7/2004, tem a duração de 5 semestres, conferindo o título de

Tecnólogo em Hotelaria; o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (recorte nesta investigação), autorizado pela Portaria Ministerial/MEC n º 269 de 20/01/2004 e reconhecido pela Portaria Ministerial nº 249, de 07 de março de 2007, com duração de 6 semestres, confere o título de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O último curso tem por objetivo o desenvolvimento das competências do referido profissional, com uma visão multidisciplinar e integradora da teoria com a prática, habilitando-o a desenvolver e gerenciar infra-estruturas de Tecnologia de Informação. O projeto pedagógico do curso incentiva o aluno a empreender, abordando aspectos de Gestão Empresarial, além das Unidades Curriculares específicas. Baseado nessas exigências de mercado atual, extremamente competitivo, as empresas tornam-se cada vez mais ágeis e flexíveis para que possam acompanhar as mudanças por ele impostas. As organizações buscam adquirir agilidade e flexibilidade para se manterem no mercado, utilizando-se das tecnologias da informação, não mais como mera ferramenta de negócios, mas como sendo o ambiente que dá suporte a esses negócios. Para viabilizar essa evolução, as empresas necessitam contar com profissionais atualizados nas novas tecnologias, capazes de contribuir para o desenvolvimento de seus negócios, selecionando e integrando softwares adequados, desenvolvendo novos sistemas, tendo como foco o desenvolvimento das pessoas e dos processos.

3.2 OS COMMUNITY COLLEGES E O SISTEMA EDUCACIONAL NORTE-