• Nenhum resultado encontrado

Localização dos distritos dos ACC, Austin – Texas – USA

3.4.2 Community College no Texas: Financiamento

As instituições, de ensino superior, no Estado do Texas, cada uma tem sua própria e única administração, um coordenador do conselho, outro de estrutura e financiamento. O financiamento pode ser apresentado na forma de subvenções, empréstimos, propinas e taxas, impostos e outras fontes (MCKEOWN-MOAK, 1991). Entre os anos de 1998 e 2000, os recursos financeiros do estado para o ensino superior chegaram a “US$ 60,6 mil milhões de dólares, no entanto, em 2001, no estado, os recursos para o ensino superior declinou 12,8 por cento.” (MCKEOWN-MOAK, 2000, p.1). De acordo com a Coordenação Superior de Ensino Superior do Texas, os fundos adequados à educação “representam mais de 45 por cento do total dos fundos estaduais. Isto torna a educação uma das maiores despesas para o estado do Texas, e também à saúde.” (THE HANDBOOK OF TEXAS ONLINE, 2006, p.16).

Geralmente os ACC são financiados através de dotações, mensalidades e taxas, dotações federais, as contribuições locais e outras fontes de receitas. Ha mais de 70 Community Colleges e 50 distritos Community Colleges, no Estado do Texas e todos eles recebem financiamentos da mesma entidade. O gráfico abaixo demonstra as fontes de receitas que os ACC receberam, fazendo um comparativo de 1984 e 2003.

Gráfico 5 - Finaciamento - Community College - Texas

Fonte: TEXAS ASSOCIATION OF COMMUNITY COLLEGES, 2008.

Por outro lado, se olharmos para as fontes de receitas do ACC, no Texas, em 2005, perceberá que houve mudanças, o gráfico tem como objetivo ilustrar estas alterações.

Gráfico 6 - Fontes de Receitas do ACC - Texas Fonte: TEXAS ASSOCIATION OF COMMUNITY COLLEGES, 2008.

No ano passado, por exemplo, o Austin Community College ajudou os alunos a receberem mais de 53 milhões em ajuda financeira. Os Tipos de ajuda financeira variam entre, bolsas de estudo, subsídios, bolsa-trabalho, e empréstimos. A questão do financiamento é muito importante na educação superior nos Estados Unidos e de modo particular para os estudantes dos ACC, pois sua grande maioria são trabalhadores que provêm das minorias.

3.4.3 Impacto do Ensino Superior: Corrigir os desníveis até 2015

“Corrigir os desníveis até 2015” é uma iniciativa colocada pelo Governador do Texas, Rick Perry, e pela Coordenação do Ensino Superior de Administração. O objetivo da presente iniciativa divide-se em duas categorias, que incluem a Participação e o Sucesso da Excelência Acadêmica e Pesquisa. As estatísticas mostram que as matrículas nas Instituições de Ensino Superior do Texas crescerão para 300.000 alunos nos próximos anos. Assim, a participação e sucesso na tarefa das instituições superiores de educação serão não só para acomodar o aumento de alunos, mas para aumentar a número de estudantes que se graduam. O crescimento nas matrículas é importante, no entanto, a qualidade da educação é igualmente importante. A Excelência Acadêmica e a Pesquisa são iniciativas que ressaltam que a qualidade da educação é de tal ordem que os alunos possam competir no mercado de trabalho e reforçar a economia.

O “preenchimento das lacunas” é uma iniciativa para ajudar a primeira geração de estudantes, que tradicionalmente não vêem a faculdade como uma via para o futuro (THE HANDBOOK OF TEXAS ONLINE, 2006). A fim de ajudar esses estudantes, no entanto,

Community Colleges devem dar espaço para o crescimento. Infelizmente, “o envolvimento das faculdades publicas, faculdades independente e Universidades não estão mantendo o ritmo de expansão da população no Texas.” (THE HANDBOOK OF TEXAS ONLINE, 2006, p. 6).

“Corrigir os desníveis” tem quatro metas para garantir o sucesso dos alunos inscritos no estado e promover a excelência do ensino superior entre as instituições. Os quatros objetivos são: Preenchimento das lacunas, fecharem o preenchimento das lacunas em participação, no qual o recrutamento e retenção de alunos e da criação de acessibilidade sejam incentivados; Fechar o preenchimento das lacunas com Sucesso - incide sobre o aumento dos licenciados a partir dos Community Colleges e universidades ao estabelecer parcerias com empresas da Comunidade; Aplicando diferentes níveis de excelência54 para diferentes tipos de instituições cumpram o preenchimento das lacunas na iniciativa da Excelência;

Preenchimento das lacunas na investigação é o objetivo final que incide sobre o aumento dos

fundos para a expansão da investigação e do desenvolvimento da investigação nas universidades (THE HANDBOOK OF TEXAS ONLINE, 2006).

O “Preenchimento das lacunas para 2015” pode ser realizado se houver participação entre o estado do Texas e as instituições educacionais. Na ausência desta participação, não há mudança na estrutura de financiamento, os colégios terão dificuldade em acomodar o grande número de estudantes projetado para se inscreverem. Entretanto, no plano estratégico, 2006 ao referir-se sobre o “Preenchimento das lacunas”, para 2015, só fez recomendações sobre o financiamento, e não diz a fonte de financiamento, bem como não aborda a necessidade de financiamento para os Community Colleges (THE HANDBOOK OF TEXAS ONLINE, 2006).

3.4.4 Impacto dos Community Colleges no Estado do Texas

Estudos têm mostrado repetidamente que o ensino superior tem impacto positivo no estado do Texas e nas economias locais. Um novo relatório do Texas - Impacto Econômico (THE HANDBOOK OF TEXAS ONLINE, 2006), ilustra o ensino superior no Texas como fortalecedor da economia com US $ 33,2 bilhões por ano. Cada dólar gasto pelo Estado no

       54

Um exemplo de diferentes níveis de excelência seriam competitivas as bolsas que Community Colleges e Universidades, a fim de produzir ajuda a manter os valores de referência.

ensino superior retorna $ 5,50 para a economia do Texas. De acordo com o relatório, se conclui que os maiores ganhos e produtividade no Estado pelos estudantes do ensino superior, aumentam capacidade econômica por outros US $ 23,1 bilhões por ano, ou seja, isto provoca um impacto econômico positivo no estado do Texas, em que o ensino superior gera um forte retorno econômico no estado. Outro impacto educacional, de suma importância, no estado do Texas que podemos citar e que 62% dos enfermeiros são provenientes dos ACC e 84% dos socorristas, locais, são formados nos Community Colleges. O maior impacto social no estado do Texas é o grande número de alunos que participam dos Community Colleges, de modo especial alunos de baixo poder aquisitivo, caso contrário, estes alunos não teriam acesso à educação superior, a vida em sociedade entre outros.

Em suma, o grande impacto dos Community Colleges, no estado, ainda é a mesmo do primeiro dia em que os Community Colleges foram fundados, entre outros, promoverem uma educação de qualidade para os estudantes trabalhadores muitos deles provenientes das classes empobrecidas.

3.5 COMMUNITY COLLEGE: EM AUSTIN

Austin é a capital do Estado do Texas. É a sede do Condado de Travis e também encontramos lá, a Universidade do Texas. Situada na Terra das Colinas (Hill Country) na região central do Texas, Austin é a quarta maior cidade do estado (depois de Houston, San Antonio e Dallas), e a 16ª maior dos Estados Unidos. Segundo o Departamento do Censo (THE HANDBOOK OF TEXAS ONLINE, 2006), Austin tem uma população de 709.893. A cidade é o centro cultural e econômico da Área Metropolitana Austin-Round Rock, com uma população de mais de 1,5 milhões de pessoas, e encontra-se entre as cidades americanas de crescimento mais rápido.

Austin foi selecionada a 2ª melhor cidade para viver, na lista de “Melhores Lugares Para Morar” da revista americana Money em 2006, e a “Cidade Mais Verde dos Estados Unidos” pela MSN (“Verde” referindo-se ao compromisso à vida sustentável). Residentes de Austin são conhecidos como “Austinites” e incluem uma mescla de professores universitários, estudantes, políticos, lobistas, músicos, funcionários públicos, e trabalhadores de colarinho azul e branco. Austin é sede de muitas companhias de alta tecnologia, o que dá à cidade o cognome das “Colinas do Silício” (nome referente ao Vale do Silício [Silicon Valley] na

Califórnia, onde se situam muitas companhias de alta tecnologia). O cognome oficial da cidade é “A Capital Mundial da Música ao Vivo,” que refere ao grande número de músicos e clubes de música ao vivo.

Em anos recentes, muitos residentes têm adotado o lema “Mantenha Austin Esquisita” (Keep Austin Weird); isto se refere parcialmente ao estilo de vida eclético e progressista de muitos residentes, mas também é o slogan de uma campanha para conservar os negócios locais e resistir à comercialização. Conhecida como a capital do mundo da música ao vivo. Austin é uma cidade maravilhosa para viver.