• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3: POLÍTICA CURRICULAR: CONTEXTO HISTÓRICO E

3.3 OS SABERES ESCOLARES NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA REDE

3.3.1 Educação Física

Na Educação Física, havia uma versão preliminar, publicada juntamente com todas as demais disciplinas na Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino do Recife (RECIFE, 2002b) e uma versão final, concluída em 2004. A versão preliminar passou, durante os anos de 2003 e 2004, por revisões e reformulações, chegando à versão final em outubro. No entanto, esta última versão não chegou a ser publicada pela Rede devido à mudança na gestão central da Secretaria de Educação115.

Nas duas versões, a proposta da Educação Física parte de referências ao fracasso escolar, fundamenta-se nas diretrizes da política educacional da Rede Municipal e localiza os conflitos, resistências e consensos provisórios vividos pela disciplina na sua trajetória, destacando a década de 1980 como momento de aparição de algumas propostas pedagógicas.

Nessas versões, também situa-se o processo anterior de construção de uma proposta de Educação Física ocorrido no final da década 1990, ao qual, após vários estudos, resolveram não manter filiações. É principalmente nesse ponto que as duas versões das propostas vão apresentar diferenciações.

Na versão preliminar de 2002, o objeto de estudo da Educação Física escolar seria o Mover-se. Inspirando-se em Tamboer, citado por Elenor Kunz (RECIFE, 2002b), este era entendido como um dos primeiros sistemas de identificação e apreensão do mundo e das pessoas, sendo a ligação da Educação Física com a área das linguagens.

O Mover-se era compreendido como uma intencionalidade, sempre dirigida por uma compreensão de mundo, pela ação-reflexão, uma interpretação de um mundo de significados relacionados ao contexto sociocultural e uma modalidade ou forma de acordo com uma conceituação espaço-temporal (RECIFE, 2002b).

A partir desse objeto, são listadas as competências e apresentados cinco eixos temáticos, distribuindo seus saberes e habilidades ao longo dos ciclos de aprendizagem, como podemos observar no quadro 17.

Quadro 17: Distribuição dos eixos e saberes nos ciclos – Educação Física I. EIXOS

TEMÁTICOS

SABERES/HABILIDADES

Ciclos Movimentos de locomoção, manipulação e estabilização

Esquemas motores e seus significados: Lateralidade, percepção espaço-temporal etc Elementos básicos

do mover-se Qualidades físicas básicas: velocidade, resistência, força, flexibilidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e ritmo

115 O Coletivo de Professores de Educação Física da Rede de Educação Municipal do Recife (2005), com a devida autorização da Prefeitura, resolveu publicar a versão final numa editora Universitária.

Brinquedos cantados e variações rítmicas O mover-se e as

expressões rítmicas Tipos de danças: nacionais, internacionais; populares, folclóricas, clássica; moderna, contemporânea

Jogos populares Jogos de salão Jogo: elementos

lúdicos e simbólicos Jogos esportivos coletivos e individuais e suas possibilidades na prática cotidiana Modalidades coletivas: voleibol, futebol, handebol, basquetebol, futsal etc. Modalidades individuais: judô, atletismo, ginástica olímpica, ginástica rítmica desportiva

Treinamento personalizado

Organizações esportivas: torneios, campeonatos, festivais Esporte

institucionalizado

Treinamento esportivo: princípios e métodos Padrões de beleza e estética

Efeitos sociais e emocionais do mover-se O mover-se e a

qualidade de vida

Aspectos anátomo-fisiológicos do mover-se Fonte: Recife (2002b, p. 46).

A versão de 2004, reformulando a versão preliminar de 2002, situa o contexto inovador que levou às reelaborações. Informa que, no final da década de 1990, novas demandas surgem para o ensino da Educação Física, principalmente as destacadas no contexto histórico e governamental da política curricular nacional.

Essa versão, num movimento de continuidade da versão anterior e até mesmo da proposta de Educação Física de 1996, toma como referência os estudos de Elenor Kunz, os quais se fundamentaram em Tamboer; porém, num movimento de descontinuidade, abandona o Mover-se como objeto da Educação Física escolar.

Mesmo afirmando não manter filiação com nenhuma proposta específica de Educação Física, é feita a opção por reconhecer a Cultura de Movimento como objeto de estudo da Educação Física, dando-lhe identidade na área das Linguagens.

A partir de Elenor Kunz, afirma que a Cultura de Movimento se traduz no movimento humano livre, espontâneo e prazeroso que se expressa pelo movimento, ou ainda quando este se expressa por signos outros que não os da linguagem verbal [...], enquanto diálogo de Ser Humano e Mundo (COLETIVO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA Rede DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DO RECIFE, 2005).

Essa Proposta da Rede delimita competências e conteúdos diante de quatro eixos temáticos da Cultura de Movimento e os distribui nos ciclos de aprendizagem, conforme evidenciamos no quadro 18, tendo cada eixo os mesmos elementos constituintes.

Quadro 18: Distribuição dos eixos e saberes nos ciclos – Educação Física II. EIXOS TEMÁTICOS DA CULTURA DE MOVIMENTO CICLOS CONTEÚDOS

Tipologia Jogos esportivos, populares, de salão, Fundamentos de regulação Regras dos diferentes jogos

Fundamentos gestuais e de

organização Técnicas, táticas, organização dos jogos (festivais, campeonato, torneio) Princípios de realização Ludicidade, simbolismo, flexibilidade, regionalidade Jogo:

elementos lúdicos e simbólicos

Temas históricos e sociais História dos jogos, os jogos e a mídia, jogo e ludicidade etc

Tipologia Modalidades coletivas e individuais

Fundamentos de regulação Regras das modalidades esportivas e sua flexibilização Fundamentos gestuais e de

organização

Técnicas, táticas, organizações esportivas (torneio, campeonato, festivais), noções de treinamento Princípios de realização Institucionalização, universalização, padronização,

igualdade de chances, comparações objetivas, sobrepujança, especialização, instrumentalização Esporte:

elementos institucionalizados

Temas históricos e sociais História dos esportes, o esporte e qualidade de vida, o esporte e a mídia, a violência e o esporte, o preconceito no esporte etc

Tipologia Danças nacionais, internacionais, populares, folclóricas, clássica, moderna, contemporânea

Fundamentos de regulação Ritmo, noção de espaço/tempo Fundamentos gestuais e de

organização Passos, técnicas, desenhos coreográficos, espetáculos, audições, festivais, ensaios Princípios de realização Expressividade, harmonia gestual

Dança e manifestações rítmicas

Temas históricos e sociais História das danças, os modismos e os valores estéticos na dança, danças com diferentes origens sociais, a dança os tabus e os preconceitos, danças de diferentes culturas, os tipos de dança etc

Tipologia Movimentos básicos, exercícios ginásticos, ginásticas esportivas, modalidades ginásticas

Fundamentos de regulação Regras das modalidades esportivas e fundamentos anátomo-fisiológicos

Fundamentos gestuais e de

organização Movimentos básicos (andar, correr, saltar, equilibrar, balancear/embalar, trepar/subir, rolar/girar etc), técnicas de exercícios, qualidades físicas gerais (velocidade, flexibilidade, força, resistência, coordenação, equilíbrio, ritmo, agilidade), esquemas motores (lateralidade, percepção espaço-temporal), seqüência de exercícios, coreografias, exercitações

Princípios de realização Sobrecarga, continuidade, individualidade Ginástica e

Qualidade de vida coletiva

Temas históricos e sociais História das ginásticas, ginástica e qualidade de vida, os modismos e os valores estéticos na ginástica, ginásticas com diferentes origens sociais, os tipos de ginástica etc Fonte: Coletivo de professores de Educação Física da Rede de Educação Municipal do Recife (2005, p. 227- 228).

Na Educação Física, destacamos as mudanças da proposta, de uma versão para outra. Mesmo com uma continuidade de referência teórica, o objeto de estudo passou do Mover-se para a Cultura de Movimento. Dos eixos foi retirado o objeto da versão preliminar e, na versão final, este perpassa toda a proposta e não apenas os eixos temáticos. Em relação a estes

ainda vemos uma modificação, diminuindo para quatro eixos e modificando as temáticas na versão final. Especificamente nos saberes, estrutura-se, na versão final, uma categorização dos conhecimentos em tipologia, fundamentos de regulação, fundamentos gestuais e de organização, princípios de realização e temas históricos e sociais.