• Nenhum resultado encontrado

C APÍTULO I I NTRODUÇÃO

1.4 Estrutura e organização da tese

O presente documento encontra-se estruturado em seis capítulos que foram organizados de forma a articular todo o trabalho desenvolvido e a dar resposta às questões enunciadas.

No primeiro capítulo apresentamos as principais motivações para o desenvolvimento deste estudo e uma breve contextualização e apresentação do mesmo, a sua pertinência, objetivos e finalidades. São também apresentadas as questões investigativas que nos nortearam e a forma como este documento está organizado.

No segundo capítulo, dedicado ao enquadramento teórico, optámos por organizar o mesmo em cinco secções. Na primeira secção debruçamo-nos sobre a utilização das TIC em contexto educativo, procurando estabelecer um quadro minimamente significativo dentro desta problemática e adequado ao estudo que desenvolvemos, na especificidade da integração das TIC em contexto curricular da disciplina de EVT. Segue-se uma secção, a segunda, onde exploramos os conceitos da Web e da Web 2.0, as suas implicações em contexto educativo e de que forma estas ferramentas da Web podem ser utilizadas neste contexto educativo específico, situação que também abordamos na terceira secção que é dedicada ao software livre, as suas características e potencialidades educativas e ainda, decorrente do desenvolvimento que o presente estudo implicou, outras opções tomadas que apesar de não ser consideradas software livre foram equacionadas como opções válidas para uso nas escolas, especialmente por se tratar de programas e aplicações informáticas sem custos para os utilizadores. Na quarta secção deste documento é focada a pertinência das comunidades de práticas de professores, em especial tratando-se do desenvolvimento profissional e do desenvolvimento profissional contínuo dos professores de EVT, com especial incidência na problemática da utilização das TIC em contexto específico desta disciplina. Esta abordagem é contextualizada, muito particularmente pelo facto de se tratar de um estudo que congregou a colaboração de cerca de cem professores desta disciplina que, em contexto formal (e também informal) participaram deste estudo, quer livremente ou no âmbito da formação, e integraram as TIC nas suas práticas letivas. Finalmente, a quinta e última secção deste capítulo é destinada à disciplina de EVT, da sua génese, fundamentos, princípios organizadores e metodologias, bem como a sua especificidade no curriculo e as potencialidades que a mesma permite para a integração das TIC no seu corpo currícular. Esta secção é contudo finalizada focando-se a problemática da eliminação da disciplina de EVT do currículo do 2º CEB sendo substituída neste nível de ensino por duas novas disciplinas – EV e ET, e que implicações esta revisão da estrutura curricular teve no trabalho desenvolvido.

Dedicamos o terceiro capítulo à metodologia utilizada, apresentando o paradigma em que nos situamos e justificando as opções tomadas. Começamos este capítulo pela explicação da metodologia utilizada, investigação-ação, para depois abordar os vários instrumentos de recolha de dados, fontes de informação e análise empregues, tendo em conta o desenvolvimento dos

trabalhos de investigação. Neste capítulo são ainda apresentados em detalhe os procedimentos utilizados que correspondem ao plano de ação e desenvolvimento da investigação nas suas diversas fases de implementação e que serão posteriormente referência para a análise e discussão dos dados. Finalmente, descrevemos e caracterizamos os professores participantes no estudo, docentes da disciplina de EVT.

No quarto capítulo deste trabalho é feita a análise e discussão dos dados que obtivemos neste estudo. Com base nos dados obtidos, através da metodologia utilizada e os instrumentos de recolha de dados utilizados, em especial os inquéritos por questionário relativos às formações realizadas, as grelhas de avaliação do SACAUSEF, a análise de conteúdo e outros dados obtidos através das estatísticas do blogue ou das observações realizadas e dos registos em “diário de bordo”, apresentamos e discutimos quer a abordagem realizada e dados obtidos em cada uma das várias fases de desenvolvimento da investigação quer a sua importância, contextualização e desenvolvimento que essa análise permitiu no desenvolvimento de recursos educativos.

O quinto capítulo apresenta os recursos educativos desenvolvidos no decorrer do estudo. Em consequência do desenvolvimento das várias fases de investigação implementadas e a partir da análise dos dados que foram registados, sentiu-se a necessidade de criar um conjunto vasto de recursos educativos que foram partilhados e disseminados de várias formas e por vários meios. Assim, é neste capítulo que apresentamos a justificação para a criação desses recursos e princípios subjacentes aos mesmos, explicando cada um deles: o blogue do EVTdigital, os manuais das ferramentas digitais, os dois guias de exploração das ferramentas digitais, os vídeos tutoriais, a distribuição EVTux e outros materiais de apoio como o blogue e manuais de ajuda, e finalmente a aplicação designada de As ferramentas digitais do Mundo Visual.

No sexto e último capítulo, discutimos os resultados e conclusões que tirámos do nosso estudo, apontando para as suas limitações e potencialidades. Estabelecemos um confronto entre, por um lado, os dados obtidos e por outro, as questões investigativas levantadas antes do estudo ser implementado, tendo por base todos os dados obtidos no terreno. Terminamos este capítulo apresentando as limitações deste estudo e as possibilidades de desenvolvimento de estudos futuros nesta área que relevam dos resultados aqui alcançados ou que de alguma forma foram impossíveis analisar.

Gostaríamos desde já de salientar que este estudo, dada a sua característica e limitação por trabalhar de perto e de forma permanente com os professores, está distante do que se pretenderia como perfeito e completo, sobretudo por estarmos sempre dependentes da disponibilidade dos docentes para participação e tipo de contributo que podem dar em cada momento. Estamos também conscientes de que a envergadura do trabalho empírico levado a cabo em contexto educativo poderá ser um contributo numa área tão específica como a utilização das TIC em EVT, e em particular criando uma comunidade de prática para a integração das TIC

num contexto curricular e contribuindo para o desenvolvimento profissional contínuo dos professores. A eliminação da disciplina de EVT foi também um fator externo que fez desmotivar alguns dos professores participantes. De qualquer forma, a experiência do acompanhamento dos professores neste processo de construção do conhecimento foi, na verdade, muito gratificante e enriquecedora, a todos os níveis.

Finalmente, convém desde já referir que terminamos esta tese incluindo as referências bibliográficas utilizadas e que servem de suporte a este estudo e ainda os anexos, onde se incluí um DVD com todos os documentos e recursos referenciados ao longo deste trabalho e ainda o DVD da distribuição EVTux.