• Nenhum resultado encontrado

Tipografia e fontes

4.2.3 Os dados estatísticos de acessos ao blogue EVTdigital

Integrado nas atividades desenvolvidas em contexto de formação, os docentes colaboradores decidiram aceitar a proposta dos investigadores e assim realizar manuais de apoio à utilização das ferramentas digitais que iam sendo selecionadas. Para além disso, foi registado nos nossos instrumentos de registo, decorrentes do diário de bordo e da observação participante, a vontade dos docentes em ver o trabalho realizado publicado e disseminado. Essa era também uma das nossas premissas: a divulgação e partilha das atividades e recursos desenvolvidos. Mais: ainda se estabeleceu que a forma de comunicação fechada entre os investigadores e os vários grupos de docentes colaboradores deveria ser aberta e tornada pública, principalmente com a divulgação e partilha de todos os recursos que ao longo do tempo fossem desenvolvidos.

Depois de discutidas com os docentes várias estratégias, e sobretudo, propostas para divulgação e partilha dos recursos, chegou-se a um consenso: pela facilidade de publicação, gestão e interação e ainda por ser um meio que os professores estavam habituados a utilizar e conheciam bem, avançámos com a criação de um blogue que, com a colaboração dos professores, batizámos de EVTdigital, numa clara alusão à disciplina de EVT e ainda ao objeto de estudo, a integração das ferramentas digitais nessa disciplina.

Ao organizar este trabalho decidimos não incluir neste capítulo a pormenorização do espaço e a forma como foi construído e organizado. No quinto capítulo dedicaremos espaço a isso mas, adiantamos desde já que esse espaço serviu para divulgação de todas as ferramentas digitais que iam sendo selecionadas e recenseadas no âmbito deste estudo e ainda para a publicação dos manuais produzidos, isto para além de outras secções do blogue como por exemplo um espaço para apresentar o estudo aos utilizadores do EVTdigital.

Nesta subsecção apresentaremos os dados estatísticos do blogue EVTdigital desde a sua criação em finais de dezembro de 2009 até meados do ano de 2013, num período de tempo em já praticamente tínhamos deixado de realizar atualizações ao blogue. Esses dados estatísticos serão sempre analisados e discutidos, apresentando-se os mesmos sabendo que foi uma forma aberta de partilhar o nosso trabalho e de termos percebido de que forma ele estava, em certa medida, a contribuir para o desenvolvimento profissional e contínuo dos professores.

Os dados apresentados no quadro da Figura 12 mostram-nos o número de acessos anuais e mensais ao blogue do EVTdigital. Este blogue foi criado no dia 25 de dezembro de 2009 e manteve atualizações regulares até meados do ano de 2012, com divulgações posteriores mas que não continham objetivamente divulgação de ferramentas digitais pelo facto de todas as que havia a divulgar já o terem sido e todos os manuais publicados.

No quadro da Figura 12 podemos constatar que logo no final do ano 2009, em apenas sete dias posteriores à criação do blogue o mesmo contou com 323 acessos, tendo-se mantido um número elevado durante o mês de janeiro de 2010 que contabilizou 4959 acessos. Consideramos que este facto se deveu à abertura e divulgação do espaço online e o período de tempo durante o qual se realizaram bastantes divulgações de ferramentas.

Figura 12 – Dados estatísticos de número de acessos anuais e mensais ao blogue EVTdigital

Posteriormente, nos meses de fevereiro a abril, o número de acessos ao blogue permaneceu dentro dum valor médio aproximado dos 2300 acessos, facto que consideramos normal pois foi um período de tempo em que, apesar de existirem muitas atualizações ao blogue, ainda não havia um número verdadeiramente considerável de ferramentas digitais divulgadas para utilização em contexto de EVT e a disseminação do espaço ainda não tinha sido consolidada entre os docentes.

Um facto importante que se deve ter em conta é o observado na triangulação de dados realizada nos quadros das figuras 12 e 13. Observe-se que o mês de maio de 2010 teve um acréscimo elevado do número de acessos que totalizou 3807. Se compararmos o número de

atualizações realizadas ao blogue nesse mesmo mês, verifica-se que apenas foram realizadas duas publicações.

Figura 13Dados sobre o número de publicações mensais no blogue do EVTdigital

Este acréscimo de acessos deve-se a um fator que se repetiu posteriormente e resultava (em articulação com outros) com as ações de formação em contexto de oficinas, workshops, seminários ou sessões de apresentação pública deste espaço do EVTdigital. Precisamente em maio de 2010 foi quando estivemos presentes numa conferência na Universidade do Minho para apresentar o projeto e dinamizar um workshop. Este mesmo paralelismo pode ser realizado no mês de janeiro de 2011 quando atingimos o maior número de acessos mensais: 9905 acessos e que também se deveram a este tipo de iniciativas de divulgação pois o número de publicações no blogue, nesse mesmo mês, apenas ocorreu três vezes.

A análise do quadro da figura 12 permite-nos ainda fazer uma análise mais aprofundada quanto à flutuação do número de acessos e o possível perfil dos seus utilizadores. Apesar do blogue ser aberto ao público, acreditamos que muito provavelmente os utilizadores deste espaço do EVTdigital fossem professores em geral e muito particularmente os de EVT.

Se realizarmos uma análise mais detalhada ao número total de acessos mensais, podemos verificar que nos anos de 2011 e 2012, precisamente nos meses de julho e agosto, o blogue do EVTdigital registava nesses meses um decréscimo acentuado por parte dos utilizadores. Paralelamente, observando-se os meses de setembro de 2010, 2011, 2012 e mesmo 2013, em todos esses anos, precisamente no mês de setembro, ocorria um acréscimo significativo de acessos. No nosso entender, e pela análise efetuada, isso resultava dos calendários escolares. Considerando o objetivo do blogue e o conteúdo específico do mesmo, sempre tivemos esse público como o foco da nossa atenção e precisamente esses dados de acesso remetem-nos para uma interpretação dos dados que passa pela relação dos meses de julho e agosto como coincidentes com o período das férias escolares e, precisamente setembro, o reinício das atividades letivas e quando os professores iniciam a planificação de um novo ano letivo.

Numa análise global dos dados estatísticos, é notório o crescimento do número total de acessos anual de 2010 para 2011 na ordem dos mais de 10.000 acessos e de 2011 para 2012, um decréscimo de apenas 3000 acessos. Já para 2013, em relação a 2012, o número final poderá resultar num decréscimo de acessos na ordem dos 15.000 anuais. Estes números corroboram a nossa perspetiva do tempo de nascimento, crescimento e posterior maior alheamento das pessoas pois o espaço do blogue EVTdigital passou a ser um repositório e não um instrumento de partilha e colaboração quando deixámos de ter ferramentas digitais para divulgar. Outras perspetivas poderiam ser revitalizadas para um novo rumo, não sendo isso, para já, nossa intenção. Até porque, se forem analisados os dados mensais do total de acessos entre setembro e novembro de 2013, em período homólogos dos três anos anteriores, há um decréscimo significativo, possivelmente fruto da não atualização do espaço mas também poderá advir do fim da disciplina de EVT.

Os dados apresentados no quadro da figura 14 dão-nos uma panorâmica geral sobre a média de acessos diários ao EVTdigital. Neste quadro podemos, com mais cuidado, verificar o que analisámos anteriormente para os meses de julho e agosto. Nesses meses (até com início em junho) o número médio de acessos mensais raramente ultrapassa os 100 acessos. O mesmo acontece nos meses de dezembro, por exemplo, típico da interrupção letiva do Natal.

Outro dado importante é o que nos faculta o mecanismo de estatísticas do Wordpress a partir de fevereiro de 2012, fornecendo-nos dados sobre o país de origem dos utilizadores do EVTdigital. Na figura 15 podemos verificar que a grande maioria de acessos, desde o momento em que os mesmos passaram a ser disponibilizados, acede ao blogue a partir de Portugal, com quase 52.000 acessos. Segue-se o Brasil com um número aproximado do total de acessos por país de origem com 24.000 acessos. Este facto não é para nós estranho pois, sendo o blogue em língua portuguesa, seria natural a grande maioria dos acessos virem desses países, especialmente de Portugal.

Figura 15Número de acessos ao blogue do EVTdigital por país de origem dos utilizadores (desde fevereiro de 2012)

Nesta mesma figura 15 podemos ainda observar que dos setes países com maior número de acessos, cinco utilizam como língua oficial a língua portuguesa (Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Angola). Excetuam-se os casos dos Estados Unidos da América e Espanha.

Relativamente ao Brasil, podemos afirmar pelos nossos registos, realizados com os professores colaboradores aquando da pesquisa global realizada para seleção de ferramentas digitais, alguns docentes pesquisaram em repositórios alojados no Brasil e, na altura, não existiam muitas das ferramentas que viemos a listar mas, posteriormente, alguns docentes notaram o facto de, seguindo a mesma categoria utilizada por nós e as mesmas ferramentas, passaram também a indexar essas ferramentas nos seus repositórios e motores de busca, facto que não deixa de ser significativo da pertinência do trabalho desenvolvido.