• Nenhum resultado encontrado

Gestão de configuração

No documento Infor LN Funções e características (páginas 144-148)

O escopo do Controle de configuração é oferecer ao cliente, à produção ou ao departamento de planejamento informações precisas sobre a configuração de ativos, conhecida como base instalada. Esses ativos podem ser itens serializados de propriedade de clientes ou equipamentos de propriedade interna. O Controle de configuração consiste na definição e manipulação da estrutura de configuração multinível. A funcionalidade permite:

Descrever como a configuração ou o ativo é criado — por exemplo, componentes ou níveis de ativos — conforme definido na estrutura de explosão física.

Definir uma garantia para um ativo ou componente. Além disso, definir se a garantia de reparo é aplicável.

Definir um modelo de explosão de item.

Gerar configurações de serviço a partir de Vendas ou Projeto, lista de material de produção em Fabricação, ou adicionadas diretamente à estrutura de configuração como uma explosão física de itens serializados. Itens personalizados também podem ser copiados usando esses processos.

Copiar a lista de material de produção selecionada como estrutura da explosão de item.

Apresentar uma visão geral gráfica da configuração.

Criar explosão física

Os recursos de Controle de configuração fornecem a capacidade de monitorar a estrutura de explosão física de vários ativos de propriedade do cliente ou da companhia. Para obter um agrupamento lógico das estruturas de itens serializados, as estruturas podem ser agrupadas em grupos de instalação, como um local. Você pode criar um item serializado manualmente ou modificar itens existentes. Os itens serializados são os blocos de construção de estruturas de explosão física.

Você pode criar uma estrutura de explosão a partir de:

Para criar uma explosão física a partir de uma estrutura integrada Para criar uma explosão física a partir de uma explosão de item

Para criar uma explosão física a partir de ordem de venda (linha)

Para criar uma explosão física a partir de um arquivo ASCII

Para criar uma explosão física a partir de uma estrutura de explosão de projeto

Para criar uma explosão física a partir de uma lista de material

Para manter explosões físicas

É possível configurar uma explosão física para gerenciar as configurações de produtos (estruturas de explosão) durante as atividades de serviço e manutenção. A explosão física é usada para exibir a relação entre itens serializados.

Para excluir explosões físicas

Você pode excluir simultaneamente a explosão física dos itens serializados superiores relacionados e de todos os itens serializados filhos.

Explosão de item

Uma explosão de item é uma lista de componentes constituintes de um item padrão. A explosão de item pode ser exibida como uma estrutura multinível ou uma estrutura de nível único e pode ser utilizada como insumo para uma explosão física.

Para definir itens serializados

Itens serializados são configurações específicas do cliente ou específicas do proprietário que consistem em itens como fotocopiadoras, computadores, aparelhos de ar condicionado, empilhadeiras, tornos ou aviões. Você pode criar um item serializado manualmente ou modificar itens existentes. Os itens serializados são os blocos de construção de estruturas de explosão física. Esses itens serializados são numerados de maneira exclusiva e podem ter o status controlado. Cada item serializado é controlado por vida útil de várias partes dentro do Serviço.

Com base nisso, um item serializado pode existir em vários locais, como em configuração, em reparo do depósito, em trânsito ou em um armazém.

Para usar grupos de itens serializados

Um grupo de itens serializados é um grupo de itens desse tipo com características semelhantes. Utilize a sessão Grupos de itens serializados (tscfg0110m000) para definir um grupo de itens serializados.

Atualizar estrutura de explosão física

É possível registrar e processar várias alterações no filho de um item pai na estrutura de explosão física (PBS). Todas as alterações incorporadas a um nível da explosão são atualizadas no PBS após a aprovação, simultaneamente. O conjunto de alterações

incorporadas a um PBS é agrupado como um número de alteração. Quando novas alterações são aplicadas ao PBS existente, um novo número de alteração é criado e a estrutura de explosão física existente é copiada para as alterações de explosão física. Depois que as alterações são processadas, as alterações de explosão física podem ser fechadas.

Aprovar/rejeitar alterações e atualizar explosão física

É possível atualizar/modificar as linhas de explosão física com o Status configurado como

Livre. As linhas modificadas devem ser enviadas. O Status das linhas de explosão física altera para Aprovação pendente. As alterações podem ser Aprovado ou Rejeitado. É possível configurar o Status das linhas individuais como Aprovação pendente, Aprovado

ou Rejeitado, ou definir o status no nível do cabeçalho para implementar as alterações em todas as linhas simultaneamente.

Itens serializados substituídos

É possível substituir o pai, o item superior ou o número de série de uma estrutura de explosão física. Quando você atualiza o pai, o item superior ou o número de série, todos os componentes relacionados também são atualizados. O status do item "antigo" é alterado para "Substituído" e você não pode mais usar esse item em Infor LN.

Excluir inspeção

Agora é possível excluir um intervalo de inspeções com base em itens serializados e inspeções.

Vincular instalações (tscfg2203m000)

Essa sessão é criada para vincular um intervalo de itens serializados como instalações ao grupo de instalação especificado. Para vincular os itens serializados ao grupo de instalação:

O proprietário do item serializado e o proprietário do grupo de instalação devem ser iguais.

Os itens devem ser os itens superiores da estrutura de explosão física ou não podem estar vinculados a uma estrutura de explosão física.

Gestão de contrato

Os contratos de serviço descrevem as obrigações entre o prestador de serviço e o cliente externo. Os contratos de serviço tornam o negócio de serviços mais previsível, com fluxos de receita previsíveis.

para criar uma cotação para um cliente. Você pode selecionar e personalizar um modelo de contrato. É possível definir termos e condições do contrato, como método de preço e data de vencimento, para requisitos de negócios específicos. O contrato pode ser faturado por parcelas.

Garantias

Garantias são contratos baseados em garantias de produto realizados com a venda de vários produtos. A garantia é oferecida em termos da prestação de um serviço gratuito ou com desconto em períodos específicos de lock-in e, em seguida, ela oferece serviços gratuitos ou com desconto referentes a eventuais problemas. Os detalhes da garantia são a duração, o período de efetividade e o tipo de garantia. É possível oferecer uma garantia do tipo Proprietário/Fabricante, Fornecedor ou Não específico. Em cada definição de garantia, é possível definir diversos termos de cobertura a serem cobertos pela garantia.

Manipulação da garantia em reclamações de clientes

As linhas de custo vinculadas a uma reclamação de clientes podem ser cobertas pela garantia. A garantia pode ser uma garantia de controle de item serializado ou uma garantia genérica. A garantia aplicada à atividade de ordem de serviço pode ser do tipo Garantia de item serializado ou Garantia.

Manipulação da garantia na ordem de serviço/atividade/ordem de venda de manutenção As linhas de custo vinculadas a uma atividade de ordem de serviço ou linhas de peça de manutenção podem ser cobertas pela garantia. A garantia pode ser uma garantia de controle de item serializado ou uma garantia genérica. A garantia aplicada à atividade de ordem de serviço pode ser do tipo Garantia de item serializado ou Garantia.

Cotações de contrato

Por meio desse ativo de negócios, você pode definir e gerenciar cotações para contratos de serviço. Cotações bem-sucedidas têm como resultado um contrato de serviço. Cotações malsucedidas podem ser canceladas. Ambos os tipos podem ser lançados no histórico de contratos.

Contratos de serviço

Um acordo de vendas entre uma organização de serviço e um cliente, para um período específico, que declara as configurações ( grupos de instalação ou item serializado) a serem mantidas, os termos de cobertura e o preço acordado.

Para usar modelos de parcela

Um modelo que especifica um método de fatura, o intervalo entre duas parcelas, a variação das parcelas e o método com o qual o número de períodos financeiros de uma parcela deve ser especificado. O modelo pode ser usado em cotações de contrato e contratos de serviço.

Para usar modelos de contrato de serviço

Esses modelos são modelos genéricos de contrato e podem se tornar específicos para o item com uma definição do preço por período. Esses modelos não são específicos para os clientes e não têm linhas de configuração específicas porque os modelos em si são específicos para os itens. No entanto, os modelos de contrato fornecem um modo fácil e predefinido de copiar termos e acordos para os contratos. É possível definir termos de cobertura e termos de custo em cada modelo, e você pode copiar esses termos para a respectiva linha de configuração do contrato. Defina um período de efetividade para os modelos para usá-los sempre na prática.

Usar taxas históricas para reconhecimento de receita de contrato de serviço

Ao calcular o valor da receita do contrato para um período fiscal, o valor da parcela faturado na moeda nacional deve ser usado para recuperar as taxas de câmbio históricas, em vez das taxas de câmbio definidas para a moeda do contrato (transação) e a moeda local da

companhia.

Termos de cobertura - distribuído vs. não distribuído

O termo de cobertura armazena acordos sobre a duração, o método de cobertura de custos e os custos desses acordos. É possível criar termos de cobertura para um contrato de serviço ou cotação, grupo de instalação, tipo de cobertura, tipo de termo ou número de sequência. Os valores de custo e valores de vendas do termo também são armazenados. Os termos de cobertura definidos são válidos para toda a vigência do contrato de serviço. Você pode distribuir esses termos, dependendo do tempo ou do valor do contador principal de um modelo de contador. Os termos de cobertura podem ser especificados ainda mais nos termos de custo.

Para usar termos na gestão de contrato

Os termos contêm os detalhes dos acordos entre os parceiros de negócios. É possível definir termos e condições para:

Um modelo de contrato de serviço

Uma cotação de contrato de serviço

Um contrato de serviço

Uma cotação de ordem de serviço

Usar termos de preço e termos de cobertura

Você pode usar termos de cobertura e/ou termos de preço referentes a um contrato de serviço aplicável para ordens de serviço/ordens de venda de manutenção.

Uma garantia

Recálculo do preço de vendas e vinculação de um contrato na ordem de serviço Se os dados de preço na Ordem de serviço/Atividades de ordem de serviço forem modificados, o preço de vendas deverá ser recalculado. Também é possível vincular/desvincular um contrato de serviço com termos de preço à Ordem de serviço.

Recálculo do preço de venda e vinculação de contratos à MSO

Se os dados de preço forem modificados na Linha de peças do MSO e na Linha de cobertura, o preço de vendas deverá ser recalculado. Também é possível vincular/desvincular um contrato de serviço com termos de preço ao MSO.

Vincular o contrato de preços no chamado

É possível desvincular/vincular um contrato de serviço com termos de preço em um chamado.

No documento Infor LN Funções e características (páginas 144-148)