• Nenhum resultado encontrado

Recebimentos e inspeções

No documento Infor LN Funções e características (páginas 118-125)

Um recebimento de armazém é o aceite físico das mercadorias no armazém. Um recebimento registra informações como a quantidade de mercadorias, a data do recebimento, os dados da nota de despacho e os dados de inspeção.

As inspeções de armazém são realizadas tanto para mercadorias de entrada quanto de saída.

O procedimento de inspeção de entrada é um dos principais procedimentos de armazenamento no LN. É possível adicionar ó procedimento de inspeção a um procedimento de armazenamento se a

configuração para o armazenamento, o fornecedor ou o item exigir inspeção do item. Uma inspeção de saída é uma atividade do tipo de ordem de armazém vinculada a uma ordem de armazém.

As inspeções são realizadas em um local de inspeção. As inspeções podem ser realizadas para estas origens de ordem:

Vendas (manual)

Serviço (manual)

Vendas de manutenção (manual)

Trabalho de manutenção (manual)

Produção JSC (manual)

Produção ASC (manual)

Transferência (manual)

Projeto (manual)

Compra (manual)

Visão geral de procedimentos de inspeção de recebimento e entrada

A gestão de entrada garante que as mercadorias recebidas sejam colocadas em um armazém que inclua procedimentos de recebimento e inspeção. Durante o processo de entrada, é possível definir, ajustar e realizar de modo flexível várias atividades.

Inspeções de armazém e origem da ordem

O LN proporciona flexibilidade para configurar inspeções de entrada. Por exemplo, é possível especificar que as inspeções de entrada sejam realizadas para tipos específicos de ordens de armazenamento adicionando a atividade de inspeções de armazenamento aos tipos de ordens de armazenamento necessários e às origens de ordens aplicáveis das ordens de armazenamento.

Inspeções do armazenamento

Se o procedimento de inspeção for implementado, o LN cria um registro de inspeção na sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000) depois da confirmação do recebimento, o aconselhamento de entrada é armazenado ou a lista de armazenamento é

confirmada. O usuário pode, então, especificar os resultados da inspeção e processar a inspeção.

Ao realizar a inspeção de armazém de entrada, os itens podem ser aprovados, rejeitados, descartados ou destruídos. Dependendo da configuração do parâmetro, os itens rejeitados são removidos do estoque ou enviados para quarentena para mais gestão.

Aviso antecipado de expedição (ASN)

Um aviso antecipado de expedição é uma notificação de que uma expedição foi enviada. Avisos de expedição antecipados são enviados e recebidos por meio do Intercâmbio eletrônico de dados (EDI). É possível receber avisos antecipados de expedição do seu fornecedor informando que as mercadorias devem chegar ao seu armazém ou enviar avisos antecipados de expedição para os clientes para avisá-los que as mercadorias pedidas estão prestes a serem entregues.

Nota de mercadorias recebidas

Uma nota de mercadorias recebidas lista os itens esperados e suas quantidades. Em uma nota de mercadorias recebidas, é possível indicar as quantidades do item a serem recebidas no armazém e compará-las aos documentos de recebimento entregues pelo fornecedor.

Como receber mercadorias

Quando os recebimentos forem criados, eles devem ser confirmados antes de as mercadorias serem colocadas no armazém. É possível realizar o recebimento das mercadorias para os seguintes tipos de registro:

Avisos antecipados de expedição (ASNs)

Linhas de ASN

Ordens esperadas

Linhas de ordem esperada

Unidades de gestão

Cargas e expedições

Entrada

O processo de entrada é usado para receber e armazenar mercadorias em um armazém. Para receber e armazenar as mercadorias em um armazém, é possível processar as linhas de ordem de entrada em que as mercadorias são listadas ou processar as unidades de gestão usadas para embalar as

mercadorias. As linhas de ordem de entrada e as unidades de gestão são processadas de acordo com os procedimentos de armazenamento definidos pelo usuário. Se você usar as unidades de gestão para processar mercadorias, as linhas de ordem relacionadas às unidades de gestão são atualizadas no segundo plano.

Nº da execução

Um nº de execução é um código atribuído a um grupo de linhas de ordem de armazenamento quando elas são avisadas. O LN atribui ou gera um número de execução se um usuário não inserir ou selecionar manualmente um número de execução enquanto gera aviso de entrada ou saída para um grupo de linhas de ordem de armazenamento.

Para movimentações de entrada, o usuário pode gerar listas de armazenamento e confirmar as listas de armazenamento por execução. Para movimentações de saída, o usuário pode liberar aviso de saída, gerar listas de separação e confirmar listas de separação por execução.

Para gerar e armazenar o aconselhamento de entrada

O aviso de entrada é uma lista gerada pelo LN que indica o local em que as mercadorias recebidas devem ser armazenadas, considerando as condições de armazenamento, os bloqueios etc. O aviso de entrada consiste nas instruções para mover itens recebidos para um armazém. Um exemplo de linha de aconselhamento de entrada: Pegue 10 peças do item A de um local de Recebimento 3 e coloque-as no local de Carga 5.

O aconselhamento de entrada normalmente é gerado de acordo com o procedimento de armazenamento definido para as linhas de ordem de armazenamento relacionadas às linhas de recebimento, linhas de inspeção ou unidades de gestão para as quais é preciso criar um aconselhamento de entrada. Também é possível gerar manualmente um aviso de entrada. Para armazéns não controlados por local, o LN ignora a etapa de aviso de entrada.

Visão geral de procedimentos de inspeção de recebimento e entrada

O fluxo de entrada de armazenamento inclui os seguintes procedimentos padrão:

Recebimento

Inspeção

Lista de armazenamento

Uma lista de armazenamento indica o armazém ou os locais em que as mercadorias devem ser armazenadas. Uma lista de armazenamento é usada pelo pessoal do armazém para colocar os itens recebidos no local correto no armazém. As listas de armazenamento são mostradas para cada número de execução e para cada missão de armazenamento.

A distribuição de rastreabilidade nos processos de entrada e inspeção

Receber mercadorias rastreadas do projeto em um armazém resulta em transações de estoque baseadas na distribuição de rastreabilidade subjacente da linha de recebimento relacionada. Isso resulta em uma atualização dos níveis de estoque rastreado. A quantidade planejada da linha da ordem de entrada também é atualizada, incluindo os dados de rastreabilidade. Transações planejadas de estoque também são geradas para cada rastreabilidade.

Campos de informações adicionais

É possível definir campos de informações adicionais que podem ser vinculados às tabelas do LN. Os conteúdos desses campos adicionais podem ser transferidos entre as tabelas do LN, que permitem aos usuários inserir informações adicionais nas programações ou ordens de vendas. É possível recuperar as informações adicionais no cabeçalho de ordem de armazém no objeto de origem, por exemplo, uma ordem de compra ou cabeçalho de programação de compra, ou especificá-las manualmente.

Etiqueta no lado da linha

É possível imprimir vários campos do parceiro de negócios cliente em rótulos de container quando o recebimento dos itens finais da produção é confirmado. O objetivo é reduzir a rotulação incorreta colocando etiquetas de container durante a produção ou o recebimento, em vez de na doca de expedição.

Os campos do parceiro de negócios cliente são recuperados na ordem de demanda (por exemplo, a ordem de venda ou a programação de venda) para a qual a ordem de produção do item foi iniciada.

Saída/inspeções

O processo de saída é usado para dar baixa nas mercadorias do armazém. Par dar baixa e expedir mercadorias de um armazém, o processamento de armazém é baseado em unidades de gestão ou expedições de saída e linhas de ordem de armazenamento. Se você usar unidades de gestão para processar mercadorias, as linhas de ordem e/ou expedições relacionadas às unidades de gestão são atualizadas no segundo plano.

O procedimento de saída

Os procedimentos de saída e expedição incluem as atividades que você deve realizar no LN para dar baixa e, se necessário, inspecionar as mercadorias que deseja armazenar no armazém. Esse procedimento também descreve todas as etapas, também chamadas de atividades, dos procedimentos de saída e inspeção e mostra como as etapas podem ser executadas. As inspeções de armazém de saída somente podem ser aprovadas ou rejeitadas.

Aconselhamento de saída

O aconselhamento de saída é uma lista gerada pelo LN que indica o local e o lote do qual as mercadorias devem ser separadas, considerando fatores como locais bloqueados e o método de saída.

Lista de separação

Uma Lista de separação é um documento que apresenta os materiais a serem separados para ordens de fabricação ou expedição. Este documento é usado pelo pessoal operacional para separar ordens de fabricação ou expedição. É possível gerar uma lista de separação para cada número da execução e gerar uma nova lista de separação para uma nova missão de separação.

O procedimento de saída

Diferentemente de inspeções de entrada, a inspeção de saída não é um procedimento de armazenamento em si, mas uma atividade que você pode adicionar ao procedimento de saída. É possível adicionar a etapa de inspeção de saída a um procedimento de

armazenamento se a configuração para o armazenamento, o fornecedor ou o item exigir inspeção do item.

Distribuição de rastreabilidade no processo de saída

Durante o processo de saída, dar baixa em mercadorias rastreadas do projeto de um armazém resulta em transações de estoque baseadas em distribuição de rastreabilidade. Durante o aviso de saída e as inspeções, a distribuição de rastreabilidade de custo da linha da saída da ordem é atualizada com as quantidades aconselhadas, quantidades aprovadas e quantidades rejeitadas. Quando as mercadorias chegam ao local de preparação e são expedidas, as rastreabilidades reais são criadas. Durante o processo de confirmação, a distribuição de rastreabilidade da linha de expedição é criada.

Unidades de efetividade intercambiáveis para o processo de saída

Para linhas de saída da ordem rastreadas do projeto, é possível intercambiar as unidades de efetividade quando não houver estoque disponível para a unidade de efetividade pedida.

Processo CINDI

Para pedir componentes de fornecedores, fabricantes de automóveis aplicam vários procedimentos que todos os fornecedores automotivos devem seguir. Um desses

procedimentos é chamado de CINDI, que é um procedimento amplo que consiste nestes aspectos:

ID de transporte

Zona de distribuição/Código de rota

Número RAN/KANBAN/Número de chamada de entrega

Ponto de consumo/ponto de destino

Nº da execução

Um nº de execução é um código atribuído a um grupo de linhas de ordem de armazenamento quando elas são avisadas. O LN atribui ou gera um número de execução se um usuário não inserir ou selecionar manualmente um número de execução enquanto gera aconselhamento de entrada ou de saída para um grupo de linhas de ordem de armazenamento.

Para movimentações de entrada, o usuário pode gerar listas de armazenamento e confirmar as listas de armazenamento por execução. Para movimentações de saída, o usuário pode liberar aconselhamento de saída, gerar listas de separação e confirmar listas de separação por execução.

Campos de informações adicionais

É possível definir campos de informações adicionais que podem ser vinculados às tabelas do LN. Os conteúdos desses campos adicionais podem ser transferidos entre as tabelas do LN, que permitem aos usuários inserir informações adicionais nas programações ou ordens de vendas. As informações adicionais são passadas, por exemplo, da ordem de vendas ou da programação de vendas por meio da ordem de armazém para uma expedição no Armazenamento.

Expedições

Uma expedição é um documento listando as mercadorias que devem ser transportadas para um endereço específico em uma data e hora específicas usando uma rota específica.

Expedições e cargas

Uma carga consiste em uma ou mais expedições, e uma expedição possui uma ou mais linhas de expedição. Cargas, expedições e linhas de expedição são geradas por

Armazenamento ou Frete. Durante o procedimento de saída, o Armazenamento gera cargas e expedições para linhas de saída da ordem com o status Preparado, a menos que haja um plano de carga de frete real. Também é possível criar manualmente cargas e expedições para ajustar ou substituir cargas e expedições geradas.

Notas de entrega

Uma nota de entrega é um documento de transporte que fornece informações sobre uma consignação contida em um único caminhão ou outro veículo e se refere a uma ordem ou conjunto de ordens para um consignado em um endereço de entrega. É um dos documentos de expedição que podem fazer parte de um procedimento de expedição. É possível usar vários parâmetros para controlar o uso das notas de entrega.

Aviso de expedição antecipada (ASN)

Um aviso de expedição antecipado é uma notificação de que uma expedição foi enviada. Avisos de expedição antecipados são enviados e recebidos por meio do Intercâmbio eletrônico de dados (EDI). É possível receber avisos antecipados de expedição do seu fornecedor informando que as mercadorias devem chegar ao seu armazém ou enviar avisos antecipados de expedição para os clientes para avisá-los que as mercadorias pedidas estão prestes a serem entregues.

Expedições criadas manualmente

Além de gerar expedições para ordens de armazenamento, o LN permite criar manualmente expedições e linhas de expedição. Expedições manuais são usadas para expedir mercadorias sem realizar procedimentos de armazenamento do LN e as transações financeiras

relacionadas. É possível usar expedição manual e linhas de expedição para registrar transportes de mercadorias para itens não registrados no LN ou transportes de mercadorias para os quais não haja uma ordem de armazém. Para expedições criadas manualmente, é possível imprimir notas de entrega.

O procedimento de expedição

Esse procedimento inclui as etapas, também chamadas de atividades, que você pode realizar no LN para expedir mercadorias que receberam baixa do armazém por meio do procedimento de saída.

Sequência de expedição

Para expedições com base em programações de vendas, é possível visualizar a sequência de expedição. A sequência de expedição informa sobre a sequência em que o parceiro de negócios receptor precisa dos itens na linha de montagem. Portanto, você deve expedir as mercadorias na sequência especificada.

Consolidação de pontos de estoque

Um ponto de estoque é o menor nível de estoque que pode ser registrado no LN. Inclui dados como item, data do estoque e, se definidos, número do lote e local. É possível usar a opção Consolidar pontos de estoque em uma linha de expedição para consolidar o

aconselhamento de saída de uma ordem com diferentes detalhes de ponto de estoque em uma única linha de expedição.

Distribuição de referência de embalagem

Quando as mercadorias são separadas e vinculadas a uma expedição, a distribuição de referência de pacote é criada ou atualizada e usada quando as unidades de gestão são geradas para uma linha de expedição. Isso é aplicável somente a linhas de expedição criadas para uma programação de vendas. A distribuição é criada com base na distribuição de referência da linha de saída da ordem.

Conformidade comercial global em Armazenamento

A verificação de Conformidade comercial global é uma etapa adicional opcional no fluxo de saída. É um processo que verifica se necessidades específicas de exportação são atendidas. Para esse propósito, esse processo executa várias verificações em linhas de expedição. Por exemplo, para verificar se as licenças necessárias estão presentes para exportar o item para o país de destino.

Custos de transporte em excesso autorizados (AETC)

Para controlar custos de transporte, várias organizações precisarão que seus fornecedores solicitem aprovação se os custos de transporte ultrapassarem os termos acordados. O fornecedor deve solicitar um número de autorização do cliente.

Quando concedido pelo cliente, o fornecedor especifica o número de autorização do cliente na carga.

Consignatários intermediários

Vários clientes exigem que seus fornecedores enviem suas mercadorias para um consignatário intermediário, em que as mercadorias são reembaladas ou redistribuídas antes de serem enviadas para o destino final no cliente. O cliente cuida de toda a logística e, se for o caso, dos impostos e da gestão alfandegária.

Validação da expedição

A validação da expedição é uma etapa adicional opcional no fluxo de saída. É um processo que verifica se necessidades específicas do parceiro de negócios são atendidas. Para esse propósito, esse processo executa várias verificações em expedições e cargas, por exemplo:

As unidades de gestão necessárias estão presentes?

Os números de rastreamento estão presentes?

Os números de fornecedor estão presentes?

Escanear para verificar

Escanear para verificar é uma etapa opcional que pode ser adicionada ao fluxo de saída. É um processo usado para verificar se as unidades de gestão que estão prestes a ser carregadas no local de preparação são iguais às unidades de gestão vinculadas às linhas de expedição no LN. Em caso positivo, será possível carregar as unidades de gestão, confirmar a expedição e enviar os ASNs.

Aceite de expedição DD 250

O aceite da expedição faz parte do processo de expedição aplicável à Inspeção de material e ao Relatório de recebimento (Form DD 250).

O relatório inclui um conjunto de informações prescritas relevantes ao processo de expedição e é usado para faturamento. O relatório é gerado como parte do processo de expedição e inclui o aceite das mercadorias pelo cliente. Esse relatório deve ser usado pelos contratados trabalhando para o governo dos EUA.

Expedição de múltiplos armazéns

O campo Expedição por armazém na sessão Armazéns (whwmd2500m000) é usado para:

Consolidar as linhas de expedição contendo mercadorias de armazéns específicos em uma expedição

Esta opção é usada em qualquer um destes casos:

A distância de viagem e o tempo de gestão logística entre um grupo de armazéns é insignificante.

Existem diversos armazéns por motivos administrativos, enquanto há somente um armazém real do qual a expedição ocorre.

Dessa maneira, é possível ignorar a especificação de ordens de transferência para registrar movimentações de estoque dos armazéns de armazenamento para o armazém expedidor.

Expedições no prazo

Um gráfico de barras empilhadas está disponível para visualizar expedições no prazo, antecipadas e atrasadas para um armazém específico ao longo de um período de tempo determinado.

Expedições concluídas

Um gráfico de barras empilhadas está disponível para visualizar expedições concluídas e não concluídas para um armazém específico para um intervalo de datas determinado.

No documento Infor LN Funções e características (páginas 118-125)