• Nenhum resultado encontrado

Reparo do depósito

No documento Infor LN Funções e características (páginas 157-162)

O Controle de vendas de manutenção manipula a logística relacionada ao depósito e as transações financeiras. O Controle de vendas de manutenção consiste em características relacionadas à Autorização de devolução de material (RMA).

Ordens de vendas de manutenção

As ordens de venda de manutenção são usadas para planejar, executar e controlar a manutenção em componentes de propriedade do cliente, produtos e a manipulação logística das peças sobressalentes. Essas ordens podem ser registradas inserindo-as diretamente ou transferindo-as de um chamado. As ordens de venda de manutenção também podem ser

criadas transferindo a sua cotação para a ordem de venda de manutenção. Cada ordem de venda de manutenção pode manipular várias linhas de peças.

É possível manipular quatro tipos de transações de itens dentro de qualquer ordem de venda de manutenção:

Manutenção de peças: Quando uma peça volta para reparos, você cria uma transação de reparo de peça. Para realizar com êxito as atividades de reparo como parte do reparo na oficina, é necessário receber a peça em um armazém. Uma ordem de trabalho vinculada é necessária quando reparos são implementados por meio de ordens de trabalho.

Entrega de peças: Use uma linha de entrega de peças para manipular a entrega, caso as peças devam ser entregues ao cliente. Os clientes podem precisar de subconjuntos do tipo novo ou atualização ou de peças adicionais.

Recebimento de peças: As peças são devolvidas por diversos motivos, como rejeição ou defeito. Peças desatualizadas também podem ser revendidas a preços reduzidos. Use as linhas de recebimento de peças para gerenciar a devolução de peças. Quando uma peça é intercambiada, as linhas de recebimento e entrega de peças são combinadas.

Empréstimo de peças: Quando uma peça não está disponível, você pode oferecer ao cliente uma peça temporária. Se o departamento de serviços decidir que o cliente não precisa devolver a peça, será possível converter a linha de empréstimo de peças para uma linha de entrega de peças.

Rastreamento do projeto no reparo na oficina

É possível implementar rastreamento de custo no reparo do depósito. É possível rastrear o custo do serviço para um projeto, elemento e/ou atividade. Para rastrear um projeto, especifique as informações de projeto, elemento e/ou atividade para o chamado, contrato, cotação de vendas de manutenção, ordens de venda de manutenção ou ordens de trabalho.

Hierarquia e caminho de pesquisa da explosão de custos de serviço

O projeto, elemento e atividade são recuperados dos dados de discriminações de custos definidos no Projeto. Para recuperar as divisões de custos, uma hierarquia dos vários tipos de custo é seguida pelo LN.

Explosões de custos do rastreamento do projeto no reparo na oficina A funcionalidade de discriminação de custos permite coletar custos em diferentes níveis de explosão física para o reparo do depósito a fim de redirecionar os custos da rastreabilidade de projeto do contrato de serviço para outra rastreabilidade de projeto.

Ordens de transferência para reparo na oficina - usando armazém ou localização Todos os itens programados para reparo são recebidos no armazém central. O reparo é realizado por um centro de reparo que pode estar situado em outro local. Portanto, uma ordem de transferência é necessária para mover o item do armazém central para o armazém do centro de reparo. Depois do reparo, o item é devolvido ao armazém central, de onde é enviado ao cliente. No Reparo na oficina, a transferência do item do armazém e para ele (armazém do centro e centro de reparos) pode ser executada usando:

armazém

tanto armazém quanto local

Ordens de transferência para reparo na oficina - usando armazém e local No reparo na oficina, tanto o armazém quanto o local podem ser usados para armazenar o item. É gerada uma ordem de transferência para mover o item entre o armazém de local e o armazém central.

Gerir a devolução de itens de manutenção e itens não consumidos no MSC No controle da ordem de vendas de manutenção, em relação às linhas de peça, o Status da ordem pode ser configurado como Concluído somente quando o Status da ordem de trabalho vinculada estiver configurado como Fechado ou Cancelado e o item submetido à manutenção for enviado ao cliente. Sendo assim, Custos da ordem de trabalho - linhas de cobertura são criados antes que a linha de manutenção de peças seja Custeado.

Ordens de trabalho relacionadas e ordem de venda de manutenção de peça

Para melhorar o desempenho do aplicativo, as informações sobre as ordens relacionadas agora são exibidas nas sessões Ordens de trabalho e Linha de manutenção de peças.

Usar o Console de manutenção de peças

Você pode utilizar a sessão Console de manutenção de peças (tsmsc1600m100) para visualizar, filtrar e processar as linhas de manutenção de peças e as ordens de trabalho. A sessão do console é composta por:

A sessão Console de manutenção de peças (tsmsc1610m100), na qual você pode definir os vários filtros para linhas de peça e ordens de trabalho.

Na seção Reclamações de clientes (tscmm1100m100).

Na seção Reclamações de clientes (tscmm1100m100).

Estimativas para linhas de peça e linhas de atividade da ordem de venda de manutenção Será possível realizar a manutenção dos valores de custo e venda estimados para as linhas de peça da ordem de venda de manutenção e das linhas de atividade se a caixa de seleção Usar cálculo de cobertura para estimativas estiver selecionada na sessão Parâmetros de controle de vendas de manutenção (tsmsc0100m000).

ordem de trabalho

É possível usar uma ordem de trabalho para planejar, realizar e controlar toda a manutenção nos itens de uma oficina de manutenção ou oficina de reparo. A ordem de trabalho consiste em pelo menos um cabeçalho de ordem de trabalho e pode ter diversas atividades que devem ser realizadas em um item de serviço reparável.

Alocações de material, tipos de entrega e status da ordem de trabalho (atividade) Linhas de recurso de material de ordem de trabalho são criadas quando o status de uma ordem de trabalho ou atividade da ordem de trabalho é livre, planejado, liberado e concluído.

Subcontratação - Ordem de trabalho

É possível que uma única companhia não preste toda a gama de serviços. Nesse caso, a companhia pode subcontratar todo o serviço de um produto de um subcontratado. No LN, é possível estabelecer um acordo de subcontratação com o fornecedor para prestar os serviços necessários conforme especificado na ordem de trabalho. Você deve definir

um item de serviço ou custo e um subcontratante na ordem de trabalho para indicar que a ordem de trabalho é subcontratada.

Modelos

Para facilitar a preparação da ordem de trabalho/reparo, modelos podem ser utilizados. Com o auxílio de atividades de referência, é possível compor um roteiro, o que significa que as atividades de referência são copiadas e colocadas em sequência. Esse roteiro pode ser copiado para a ordem de trabalho.

Estrutura da ordem de trabalho

A transportadora para o trabalho a ser implementado no LN Serviço é a ordem de trabalho. É possível criar ordens de trabalho das seguintes maneiras:

Uma ordem de trabalho é criada quando o item é recebido para reparo, o que é acionado pela ordem de venda de manutenção.

Um usuário cria manualmente a ordem de trabalho.

Uma ordem de trabalho é gerada em um lote para itens semelhantes de propriedade da organização (itens internos) que estão com defeito. Esse recurso é aplicável somente quando o item está serializado no estoque. Essas ordens de trabalho são chamadas de ordens de trabalho de reparo em lote. O processo em lote gera uma ordem de trabalho para cada item. Linhas de recursos de ordem de trabalho com o tipo de entrega Reparo em lote são criadas para itens serializados com defeito.

Cancelar atividade da ordem de trabalho

É possível cancelar atividades de ordem de trabalho vinculadas a uma ordem de trabalho. As atividades de ordem de trabalho poderão ser canceladas somente se nenhum custo real estiver disponível nas atividades de ordem de trabalho e o Status da ordem estiver definido como Planejado, Liberado, Concluído ou Aprovado na sessão Atividades de ordem de trabalho (tswcs2110m000). Depois de cancelar uma atividade de ordem de trabalho, você pode somente enviar a atividade da ordem de trabalho ao histórico.

Subcontratação interna para reparo na oficina

É possível criar a fatura interna no custeio da ordem de trabalho de manutenção. Quando um produto está com defeito, o cliente solicita o reparo e envia o produto para o

departamento de serviço. O departamento de serviço repara o produto, mas alguma parte do reparo é subcontratada de outro centro de reparo. Como o centro de serviço

subcontratado pertence a outra entidade jurídica, uma fatura interna é necessária para cobrir os custos de reparo incorridos pelo centro de reparo subcontratado. Essa fatura interna pode ser baseada no material real utilizado, nas horas reais reservadas e nos outros custos reais, como custos de transporte.

Taxas comerciais internas

Para os preços internos, preços comerciais podem ser usados para material e mão de obra. Além disso, um preço fixo comercial único pode ser especificado. Essa é uma taxa fixa de reparo a ser paga, baseada no material real utilizado e nas horas gastas.

Gerir a devolução de itens de manutenção e itens não consumidos no WCS O item em manutenção e o material não consumido são devolvidos ao armazém após a conclusão do trabalho. Quando o Status da ordem de trabalho é definido como concluído na seção Ordens de trabalho (tswcs2100m000), as ordens de armazém são criadas para

facilitar a devolução. As ordens de armazém devem ser logística e financeiramente processadas antes de a ordem de trabalho poder ser fechada.

Subcontratar com fluxo de material para reparo no depósito

Quando um subconjunto é subcontratado, um subconjunto de saída é criado, com a Ação do Subconjunto de saída definida como Para subcontratado na seção Subconjuntos de saída de ordem de trabalho (tswcs4150m000). É criada uma atividade subcontratada quando esse subconjunto é processado. Quando essa atividade de subcontratação é executada com fluxo de materiais, o item especificado no cabeçalho da ordem de trabalho de manutenção e no subconjunto pode ser subcontratado usando um subconjunto de saída.

Um fluxo de peças (material) para o subcontratante e um fluxo de peças quebradas do subcontratante

O material também pode ser enviado ao subcontratante. Esse material é criado/gerado como linhas de Recursos de material de ordem de trabalho (tswcs4110m000), vinculadas à atividade subcontratada. Consequentemente, esse material pode ser adicionado somente após o processamento do subconjunto de saída (quando a atividade subcontratada é criada) e antes da liberação da atividade subcontratada. O material necessário também pode ser adicionado à atividade de referência vinculada ao subconjunto de saída.

Fluxos de subcontratação

Uma Ordem de trabalho de manutenção (MWO), gerada a partir de uma linha de manutenção de peças, é liberada quando um item é enviado do armazém para o departamento de serviço. Veja a seguir os possíveis cenários, caso o item seja subcontratado:

Subcontratação planejada

Subcontratação ad hoc

Para reverter ações do subconjunto de saída

Quando você processa um subconjunto de saída, são iniciados os processos de criar uma ordem de armazém, uma atividade subcontratada e um subconjunto de entrada. O status do subconjunto de saída é configurado como processado.

Ordens de transferência do armazém

Como parte da logística de manipulação das ordens de trabalho, as ordens de armazém e as transações planejadas de estoque são geradas.

Usar o console de atividade da ordem de trabalho

Você pode utilizar a sessão Console de atividade de ordem de trabalho (tswcs2600m100) para visualizar, filtrar e processar as atividades de ordem de trabalho. Nessa sessão, a sessão Atividades de ordem de trabalho (tswcs2110m200) é exibida como uma sessão satélite.

Adição de subconjunto de saída controlado por lote e por revisão

O item de subconjunto pode ser controlado por lote ou por revisão. O número de lote e a revisão do item de subconjunto podem ser especificados na sessão Subconjuntos de saída de ordem de trabalho (tswcs4150m000). O Infor LN assume esses valores como padrão na sessão Subconjuntos de entrada de ordem de trabalho (tswcs4151m000).

Estimativas para linhas de subconjunto e recurso de ordem de trabalho

Será possível realizar a manutenção dos valores de vendas e custo estimados para linhas de recurso de ordem de trabalho e linhas de subconjunto se a caixa de seleção Usar cálculo de cobertura para estimativas estiver selecionada na sessão Parâmetros de controle de vendas de manutenção (tsmsc0100m000).

No documento Infor LN Funções e características (páginas 157-162)