• Nenhum resultado encontrado

Ação cautelar inominada: ação judicial interposta antes da ação principal.

Ação civil pública: ação judicial conhecida como ação principal a ser ajuizada no prazo de trinta dias a contar da ação cautelar inominada.

Acórdão: decisão judicial proferida por juízo colegiado acima da primeira instância.

Alimento funcional ou nutracêutico: cultivar convencional ou transgênica que incorpora qualidades terapêuticas ou nutricionais.

Arresto: apreensão judicial dos bens do devedor; do latim medieval arrestatio ou arripere, com o sentido de levar violentamente, apossar-se, apoderar-se.

Biorreator (ou biofábrica): cultivar geneticamente modificada desenvolvida para a produção, em grande escala, de princípio ativo destinado à produção de fármacos ou produtos destinados à biorremediação.

Biorremediação: técnica destinada à reparação de desastres ecológicos.

Condições edafoclimáticas: condições de clima e solo de uma determinada região. Contrafação: violação ao direito de propriedade industrial.

Cultivar: variedade de planta resultante de programa de melhoramento genético, destinada ao plantio comercial, em grande escala.

Cultivar transgênica: variedade de planta geneticamente modificada por meio de técnicas de engenharia genética.

Decisão liminar: decisão do juiz singular de primeira instância outorgada antes da produção de provas no processo, diante do fumus boni juri (fumaça do bom direito), e do periculum in mora(perigo da demora).

Decisão monocrática: sentença de mérito do juiz singular de primeira instância. Desobediência civil: no Direito Político refere-se ao direito da sociedade de negar cumprimento às leis ou às ordens ilegítimas.

Direito de propriedade intelectual: ramo do Direito Comercial que concede direitos aos titulares de criações do intelecto humano.

Erga omnes.É locução latina que se traduz: contra todos, a respeito de todos, ou em relação a todos. É indicativa dos efeitos em relação a terceiros, de todos os atos jurídicos ou negócios jurídicos a que se atenderam todas as prescrições legais, em virtude do que a ninguém é lícito contrariá-los ou feri-los.

Evento elite: indivíduo de espécie animal, vegetal ou microbiana, modificado geneticamente. Filiére: palavra francesa que designa a cadeia que transforma uma commodity em produto destinado ao consumidor final.

Germoplasma bruto: coleção de indivíduos de uma espécie vegetal ou animal, em geral conservada em condições artificiais para uso em pesquisa.

Litisconsorte: Consoante o sentido literal do vocábulo, litisconsorte entende-se toda a pessoa que, juntamente com outra ou outras, na qualidade de co-autor ou co-réu, é também parte na mesma causa ou ação judicial, para participar do mesmo destino ou sorte que solucionar o litígio.

OGM: organismo geneticamente modificado de qualquer espécie animal, vegetal, ou microbiana. Um organismo geneticamente modificado é um organismo cujo material genético tenha sido alterado por meio do uso de técnicas de engenharia genética cujo conjunto é geralmente designado como tecnologia do DNA recombinante. Com a tecnologia do DNA recombinante, as moléculas do DNA de diferentes fontes são combinadas numa nova construção gênica, posteriormente transferida para um outro organismo, causando a expressão da modificação desejada.

OGMs da primeira onda: pertenceriam à primeira onda os OGMs que reproduzem os padrões apregoados pela Revolução Verde que atendem à demanda dos agricultores por alta produtividade e baixos custos de produção (como a soja rr).

OGMs da segunda onda: pertenceriam à segunda onda os OGMs que incorporem características desejadas pelos consumidores, em outro paradigma de desenvolvimento como, por exemplo, uma soja geneticamente modificada para expressar maior valor nutritivo (alimento funcional ou nutracêutico).

ONG: organizações não governamentais que integram a chamada sociedade civil organizada também conhecida como o terceiro setor.

Material Propagativo: material destinado à reprodução de uma cultivar como, por exemplo, semente, muda ou clone.

Megadiverso: país com grande quantidade de espécies animais, vegetais e microbianas que co-existem em seu território.

Melhoramento genético vegetal convencional: programa de melhoramento genético de qualquer espécie vegetal desenvolvido por diferentes s, entre as quais a de cruzamentos aleatórios de diferentes indivíduos da mesma espécie.

Sementes convencionais: material propagativo destinado ao plantio comercial derivado de cultivares resultantes de programas de melhoramento genético convencional.

Paradigma pós-fordista: representado pela pequena indústria, flexível e ágil, que tem grande capacidade de adaptação para atender a nichos de mercado. É o contrário da grande fábrica do modelo fordista ou neo-fordista representada pela linha de produção e organização rígida e

hierarquizada que pelo seu tamanho e estrutura tem enorme dificuldade para absorver mudanças e fazer adaptações. Esses conceitos têm sido utilizados também na Agricultura. Dessa forma, quando a biotecnologia é apenas direcionada para o barateamento do custo da produção ou aumento da produtividade seria qualificada como fordista ou neo-fordista e quando é dirigida para atender aos desejos dos consumidores por produtos com características especiais de nutrição, por exemplo, é qualificada como pós-fordista.

Seqüestro: do latim sequestrum, de sequestrare, isto é, depósito ou tomada de coisa para garantia.

Soja GM: soja geneticamente modificada.

Soja maradona: denominação que se deu no Brasil à semente de soja rr no período da proibição judicial de seu cultivo no país.

Soja rr: soja rundup ready, isto é, geneticamente modificada ou transgênica para tolerância ao herbicida glifosato.

APÊNDICE A

QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO A SER RESPONDIDO POR ESPECIALISTA

Observação Inicial

Para as finalidades deste questionário, entende-se por especialista:

a) O profissional que na qualidade de professor, pesquisador ou cientista, atue em pesquisa ou ensino nas áreas de melhoramento genético vegetal, tecnologia de sementes, e biotecnologia aplicada ao complexo agro-industrial. ( )

b) O profissional que na qualidade de servidor público atue nas áreas de registro e proteção de cultivares no órgão governamental competente, ou na qualidade de membro da CTNBio atue na regulação de organismos geneticamente modificados (OGMs), ou ainda que, na qualidade de gestor público atue na área de

desenvolvimento e inovação tecnológica em universidade, instituto público de pesquisa, ou em qualquer órgão ligado ao setor de educação e de ciência e tecnologia no âmbito federal ou estadual. ( )

c) O profissional que na qualidade de empresário, gerente ou técnico especializado atue na área de produção e comercialização de sementes de qualquer espécie vegetal. ( )

É importante para a apuração dos dados da pesquisa que você indique em qual das categorias profissionais se enquadra. Assim, por favor, assinale um X em um dos espaços acima

indicados.