• Nenhum resultado encontrado

6 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS: A RECONSTRUÇÃO DO CASO

6.2 SEGUNDO PASSO: A ANÁLISE DE TEXTO E DO CAMPO TEMÁTICO

6.2.2 Hipótese Estrutural para Interesse de Apresentação e Campo Temático

Neste estágio são produzidos a hipótese estrutural e seu respectivo texto explicativo.

Noeli se apresenta como uma pessoa decidida, trabalhadora, resiliente e com grande protagonismo em relação às situações que demandaram dela decisões que foram capazes de mudar o rumo de sua vida. Sua autonomia é evidenciada quando fala de si como uma mulher que teve de enfrentar as estruturas de gênero existentes tanto no âmbito familiar quanto nas esferas profissionais. Ao se apresentar como sendo uma pessoa dotada de grande capacidade para trabalho, Noeli faz questão de falar também de seu papel de filha e irmã, tendo sido tanto provedora de auxilio financeiro aos pais, como também cuidadora de sua irmã dois anos mais moça que veio a falecer ainda muito jovem.

No que diz respeito ao campo temático, nota-se que Noeli faz menção, repetidas vezes, ao seu papel de mãe zelosa, responsável pelo cuidado integral de sua prole, abrangendo não só o que diz respeito às tarefas práticas da maternagem e o cuidado afetivo, como também o que tange às questões de cunho financeiro concernentes ao sustento das filhas. A postura diante dos acontecimentos havidos por conta da descoberta da vida paralela mantida durante anos por seu marido não estão presentes no discurso com qualquer conotação de vitimização, ao contrário, aparecem como mais um dos desafios que Noeli teve e quis enfrentar.

Percebe-se ainda que ao manter o interesse de apresentação bastante centrado também no eixo familiar, Noeli desenvolve um discurso permeado por longos relatos e, na medida em que quase tudo já foi revelado em termos da narrativa principal, ela lança mão de um grande numero de argumentações, o que leva a crer que ela julga ser merecedora de “aplauso” ou “reconhecimento” pelos seus feitos.

Noeli inicia sua apresentação de maneira espontânea, utilizando frases longas e colocando como ponto de partida aquela que seria a sua primeira lembrança desde que se “entendeu como

gente” que foi o fato de trabalhar na lavoura a partir de quando começou a caminhar até a sua

saída, aos 16 anos, da localidade onde nasceu para trabalhar na capital. Neste início, Noeli faz uma breve descrição de como era o seu local de nascimento, contrastando com a situação de abandono em que o mesmo se encontra atualmente. Esta forma de apresentar uma linha temporal dividida entre dois períodos, um que se estende do nascimento até os 16 anos e o outro a partir dos 16 anos até hoje, foi recorrente em toda a entrevista.

Ao optar por seguir uma ordem cronológica, Noeli dá sequência a sua fala fazendo uma narração sobre os primeiros anos de sua infância e início da adolescência, ressaltando sobremaneira as exigências havidas em relação ao trabalho e o seu esforço e desempenho nas tarefas solicitadas, caracterizando uma forte relação entre a demanda recebida (que neste caso é do pai, mas que poderia ser da vida em geral) e a resposta (sua capacidade de enfrentar as dificuldades e empreender), estrutura esta que pode ser considerada como substancial e recorrente no seu interesse de apresentação.

Em especial, no que diz respeito às cobranças de seu pai por maior produtividade nas tarefas da lavoura, Noeli apresenta um quadro muito desfavorável para sua condição de criança e pré-adolescente uma vez que, através do uso de densas narrativas, ela faz questão de expor a sua latente fragilidade diante do rude tratamento verbal e físico dispensado a ela por seu pai em diversas ocasiões. O modo de narrar alguns episódios recobrem o conteúdo do discurso de tal carga dramática que é possível perceber a intenção de Noeli de tentar conduzir a reação da pesquisadora para uma concordância tácita com os fatos que ela desvenda nos sucessivos trechos. Dito de outra forma, a entrevistada esmiúça os detalhes dos confrontos com o pai cuidando para que gravidade dos mesmos pareça crescente a fim de tornar claro o motivo que acabou por levá- la ao ápice de sua tolerância e, assim, tomar a decisão de sair de casa.

Ainda em consonância com a sua opção por estabelecer um encadeamento cronológico, Noeli conta com detalhes sobre uma data muito marcante para ela que foi o dia em que efetivamente sai de casa, se muda para uma grande cidade e toma contato pela primeira vez com coisas básicas como a luz elétrica, realçando, com bom humor, a forma como seu imaginário foi confrontado com a realidade. A entrevistada, ao utilizar narrações, faz questão de sublinhar que este acontecimento de mudar-se para a capital inaugura uma nova forma de viver em que, munida

de muita autodeterminação e coragem, independizou-se de sua família de origem, passando, a partir dali, a ficar única e inteiramente responsávelpor seus atos e pelo seu próprio sustento.

Vale ressaltar que Noeli complementa este trecho adicionando informações sobre o auxilio financeiro que conseguiu dar aos pais durante todos os anos que se sucederam a sua saída de casa até o falecimento dos mesmos. Ela deixa transparecer claramente a intenção de se mostrar como provedora e, de certa forma, também como vencedora do desafio que impôs a si mesma de encarar sozinha a vida numa grande cidade tendo como referências pregressas somente vivências numa comunidade tão pequena e singela como a localidade em que ela nasceu e viveu os primeiros anos de sua vida.

Nos trechos que se sucedem a este, Noeli narra toda a trajetória que teve naquela que foi delimitada por ela como a sua segunda etapa de vida – após os dezesseis anos e como moradora de Porto Alegre. Obedecendo ainda a linha temporal, Noeli fala da forma como começou a trabalhar, inicialmente como empregada doméstica e pouco tempo depois como cabeleireira; e principalmente como se tornou revendedora de empresas como Avon e Natura, naturalmente estimulada pela preocupação de encaixar-se na demanda da pesquisadora.

Em continuidade, Noeli desenvolve narrativas e relatos sobre a forma como iniciou e encerrou o que ela denominou de seu primeiro “namorico” e também sobre a assunção rápida de um relacionamento mais sério com outro homem, o Sérgio, que viria a tornar-se seu marido e pai de suas três filhas. Conforme Noeli evolui cronologicamente sua fala, ela narra o nascimento de sua primogênita Dayse e os seus primeiros anos de vida até o nascimento de suas filhas gêmeas Regina e Raisa, fato que muito surpeendeu Noeli, tendo em vista a sua dificuldade em conseguir engravidar já de sua primeira filha devido a um problema congênito em seu aparelho reprodutor.

O tema maternidade ocupa grande parte de sua apresentação o que pode ser interpretado como uma intenção de mostrar a importância que o papel de mãe parece ter para ela, uma vez que Noeli faz uso de algumas argumentações em que justifica o quanto se orgulha de não ter medido nem poupado esforços para prover todo o tipo de suporte – emocional, físico e financeiro - para suas filhas, tendo inclusive aberto mão de muitas situações que a deixariam em maior harmonia consigo mesma. Nesta etapa, Noeli intensifica o uso de narrativas permeadas por argumentações, pois pretende apresentar as razões pelas quais adiou a decisão de separar-se de Sérgio logo após descobrir a sua traição e constituição de outra família em simultaneidade com a que constituiu com ela. Noeli não recrimina nem culpabiliza diretamente Sérgio, cuidando para preservar

minimamente a imagem do pai de suas filhas – e de si mesma, o que notadamente leva à compreensão de que ela tem o interesse de se apresentar como alguém superior, capaz de superar adversidades e grandes desilusões e, por mais essa razão, entende-se merecedora novamente de reconhecimento e admiração, principalmente por parte da entrevistadora.

Ainda ancorada pela linha cronológica, Noeli alcança o seu período de vida atual e através de narrativas menciona a qualidade do relacionamento mantido com Anilson, seu atual namorado, e principalmente enfatiza o seu novo modo de relacionar-se com a família e as amizades em geral. Novamente fazendo uso de narrativas com muitas argumentações, Noeli expressa que compreendeu “a mensagem” que os acontecimentos de sua vida deram a ela e, portanto, com a intenção de se apresentar como uma vencedora, ela explica que o resultado das mudanças implementadas por ela em sua vida são altamente compensadoras, ou seja, são um verdadeiro prêmio que ela “conquistou”.

Na próxima etapa metodológica, apresentada a seguir, é realizada a reconstrução da vida