• Nenhum resultado encontrado

6 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS: A RECONSTRUÇÃO DO CASO

6.1 ANÁLISE SEQUENCIAL DOS DADOS BIOGRÁFICOS

6.1.3 Provável Situação do Nascimento de Noeli

O texto gerado durante o processo de abertura de hipóteses pressupõe que não há definição sobre quais delas ocorreram na época, ao contrário, permite que sejam consideradas muitas diferentes possibilidades geradas a partir do genograma da família ampla de Noeli. O que se tem em mente na construção da provável situação do nascimento está alicerçado em três

aspectos, sendo o primeiro os trechos em que Noeli fala de sua configuração familiar são transformados em genogramas os quais recebem adições relativas à história de seus pais bem como de seus irmãos e os demais laços parentais; o segundo constituído pelos fatos sociais, econômicos ou ainda políticos que têm algum tipo de relação ou interferência com a história da entrevistada, e, por fim, o terceiro que diz respeito ao nascimento de Noeli e seu possível impacto na configuração deste panorama.

Apresenta-se a seguir, a provável situação de seu nascimento.

Noeli nasce em 1958, em uma zona agrícola de um pequeno município do interior do Rio Grande do Sul, Santo Antônio do Palma, em um contexto de grande avanço industrial brasileiro orientado pelo projeto nacional-desenvolvimentista denominado Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek que tinha por objetivo obter altos índices de crescimento econômico e melhora no nível de vida da população através do investimento nas indústrias de base e na fabricação de bens de consumo.

É a quarta filha de Zafiro e Cenira, numa família de sete filhos, sendo cinco mulheres e dois homens. A sua irmã, dois anos mais nova, veio a falecer posteriormente, após transplante de fígado. É sabido que os demais familiares como avós paternos, tios e primos moravam na mesma localidade, e os avós maternos em um município bem próximo, mas não se sabe há quantas gerações ou se haviam chegado lá oriundos de outros lugares do Brasil, ou até mesmo de outros países, tendo em vista que o pai de Noeli tinha ancestralidade alemã e a sua mãe teve pais nascidos na Itália. Há possibilidade dos avós maternos e os bisavós paternos de Noeli terem imigrado para o Brasil entre os anos de 1875 e 1914, período em que houve a chegada de uma expressiva quantidade de imigrantes alemães e italianos estimulada, à época, pelo projeto geopolítico do governo do Rio Grande do Sul com a finalidade aumentar a produção agrícola e também de preencher os chamados “vazios demográficos” do estado, garantindo a consolidação de fronteiras e a posse do território ameaçada pelos países vizinhos (FAUSTO, 2000).

Não se sabem as circunstâncias em que os pais de Noeli se conheceram, nem mesmo se se encontraram inicialmente em Santo Antônio do Palma ou em outra cidade, mas há a possibilidade de que já fossem moradores dessa localidade e que suas famílias ancestrais possuíssem a terra em que criavam o gado e cultivavam a lavoura de milho e trigo. O objetivo dos agentes de colonização era trazer para o Brasil famílias de agricultores brancos, criando núcleos de pequenos proprietários, tendo em vista que após a lei das terras de 1850, cessou a distribuição gratuita para

os imigrantes (IOTTI, 2001). Esses camponeses passavam a ter ao chegar, a identidade de colonos, isto é, proprietários de uma fração de terra denominada colônia. Portanto, a categoria

‘colono’ foi construída historicamente como uma identidade coletiva e é dada como sinônimo de

agricultor de origem européia que adquiria um lote de terra em um projeto de colonização (SEYFERTH, 2001).

Outra possibilidade seria a de que Zafiro e Cenira se conheceram em outro estado do Brasil e vieram para Santo Antônio do Palma motivados pela oportunidade de terem moradia junto a suas famílias de origem e obterem o seu sustento através do trabalho em uma pequena propriedade rural familiar.

Com relação às famílias de origem de Zafiro e Cenira não se sabe se estes eram próximos aos seus familiares ou até mesmo não possuiam nenhum relacionamento com eles, mas a entrevistada deixará evidenciado o estreito relacionamento que tinha com a avó paterna, sugerindo que ao menos a família de origem de Zafiro manteria certo contato com o núcleo familiar primário de Noeli. Ademais, a possibilidade dos primeiros anos de vida de Noeli terem sido junto aos seus pais, irmãos e também avós e tios não é tão remota uma vez que as hipóteses mais sustentáveis dizem respeito ao convívio destes entes não só em situações de reuniões e encontros familiares, mas principalmente na lida diária na lavoura.

Pode-se considerar ainda que na época do nascimento de Noeli, as condições e recursos finaceiros de Zafiro e Cenira fossem limitados, e, sendo eles proprietários de pequena propriedade rural, teriam que dali tirar o seu sustento e de seus filhos. Portanto, não se poderia afastar de todo a hipótese de que Zafiro contassse com a força de trabalho dos próprios filhos, pois os custos de contratação de empregados provavelmente estariam fora de seu alcance.

Ocorre também a possibilidade de Zafiro ter exigido que Noeli, assim como os três irmãos que nasceram antes dela fossem para a roça desde muito cedo, logo aos primeiros anos de vida com a finalidade de ajudarem no trabalho de plantio e colheita. Apesar de não serem conhecidas as condições emocionais de Zafiro, uma imposição austera por parte dele da presença de Noeli tão infante nas tarefas agrícolas pode ter causado seqüelas psicológicas a ela, pois ao ter pouco tempo para brincar e realizar atividades adequadas para a sua faixa etária, Noeli pode ter tido seu desenvolvimento infantil prejudicado. Esta hipótese, se confirmada, poderia amparar uma outra, a de que Noeli viesse a nutrir uma revolta em relação ao pai, passando a ter com ele um relacionamento de grande conflito no futuro. De outra maneira, é possível também que por Noeli

ter tido que trabalhar desde os seus primeiros anos de vida, ela viesse a se tornar uma pessoa corajosa, responsável e resistente às adversidades.

Caso as condições financeiras de Zafiro e Cenira à época do nascimento de Noeli fossem favoráveis, é possível que Zafiro não precisasse contar com a ajuda dos filhos para o trabalho na lavoura, pois ao ter recursos abundantes, Zafiro poderia contratar funcionários para esta finalidade, deixando Noeli e seus irmãos com disponibilidade para brincar e, com isso, ter um

desenvolvimento infantil adequado sem a supressão de nenhuma etapa do “ser criança”.

Possivelmente estas sejam as linhas gerais que delineavam a situação do nascimento de Noeli e, em seguida, é apresentada a hipótese estrutural para a vida vivenciada e, em sequência, seu respectivo texto explicativo.