• Nenhum resultado encontrado

3. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS

3.10. PEIXE CRU, SEU REASSENTAMENTO E AS GERAÇÕES FUTURAS

A citação seguinte, retirada da observação de um diálogo na praça da Nova Peixe Cru, dá conta deste tipo de situação vivenciado por estas comunidades. Duas crianças e uma senhora observam uma terceira menina que passa pela praça, num final de tarde:

Menina 1: a fulana parece a Fiona, a namorada do Srek. Senhora: Parece quem?

Menina 1: Já conhece o Srek? Eu vi o I quatro vezes. Menina 2: Você já viu o II? É muito mais legal.

Durante minha estadia em dezembro de 2006, a situação das crianças foi citada pelos professores do povoado (Tina e Jamilson) como uma preocupação. Para eles, as crianças têm sofrido um forte impacto em função da mudança: “elas não brincam mais, nem na escola” (Depoimento Informal)30. No Peixe Cru Velho havia uma grande diversidade de brincadeiras e formas de divertimento, desde as brincadeira de “pique-cola”, “rouba bandeira” e “queimada”, além da praia, do rio, e das árvores para subir. Na Nova Peixe Cru, a única brincadeira é jogar futebol na quadra, uma vez que o “parquinho” que foi construído na praça

foi depredado e que a piscina não têm sido utilizada. “Aqui os pais gritam para os meninos sair do meio da rua”. (Depoimento Verbal)31. Aliado a esse processo tem a forte entrada da televisão na vida familiar, conforme citado.

Essas questões permitem antever que as características tais como existiam no Peixe Cru Velho estarão fortemente alteradas daqui a duas ou três gerações, em que as práticas tradicionais, até mesmo o rio, hoje uma “presença” (a ausência da presença) tão forte, serão apenas referências em livros de inventários, entrevistas e Centros de Referência e Memória.

4. CONCLUSÃO

Procurei mostrar como a noção de patrimônio cultural se constituiu, na era moderna, a partir da noção de risco de perda, por um lado, e pela possibilidade que os bens culturais ofereciam de garantia de manutenção das características e da identidade de comunidades, cidades e, até mesmo, de países. Essas duas facetas do patrimônio se solidificaram diante das características das sociedades modernas de abertura de fronteiras, globalização, acirrado processo de especulação imobiliária, etc.

Assim, foi se constituindo noções de patrimônio, ao longo do tempo, que foram agregando conceitos e práticas advindos da academia e que buscavam dar conta do processo de intensa modificação pela qual passa a sociedade moderna.

O que se nota é que, de fato, alguns grupos encontram-se em situação mais vulnerável que outros, em função, por um lado, das suas próprias características (remanescentes de quilombos, grupos indígenas) e, por outro, em função das áreas que ocupam e/ou utilizam (populações tradicionais residentes em áreas de Unidades de Conservação, ribeirinhos, seringueiros, comunidades extrativistas, apenas para citar alguns).

Nesse contexto tem sido cada vez maior a necessidade de intervenção por parte dos antropólogos que são chamados para emitir pareceres ou realizar trabalhos junto a essas comunidades. Esse novo rol de possibilidades de atuação apresenta grandes desafios para os antropólogos, em termos éticos, na medida em que demanda um tipo de atuação que implica necessariamente em interferências diretas sobre os grupos humanos com os quais trabalha, as quais definirão em maior ou menor escala os destinos destes.

Algumas idéias das questões que se colocam neste tipo de prática foram apresentadas nessa dissertação, tendo como mote o processo vivido pela comunidade de Peixe Cru, pertencente ao município de Turmalina/MG.

O caso de Peixe Cru nos mostra, ainda, que a cultura é constituída pelas estruturas simbólicas e pelos aspectos materiais disponíveis para o desenvolvimento dessas estruturas. Existe uma profunda interdependência entre estes dois aspectos e não é possível dizer qual destes tem maior poder sobre o outro. Categorias de pensamento e o meio complementam-se e são formados a partir das relações estabelecidas entre si. Prova disso é que algumas das práticas tradicionais da comunidade (como a organização dos quintais e forma de relação de trabalho, num esquema de meia ou de serviço pago por dia trabalhado) foram mantidas no novo espaço, em condições ambientais muito diferentes daquelas do povoado original,

enquanto outras deixaram de existir (como a convivência nos lugares públicos – ruas e bares – da comunidade). A cultura e as tradições os homens e mulheres as carregam consigo para todos os lugares para onde vão. Entretanto, novos arranjos são estabelecidos em função do ambiente (natural e humano) em que estes homens e mulheres se inserem. O que permanece e o que se modifica são resultantes de processos cujas variáveis são inúmeras, tal como procurei mostrar com este trabalho, e sobre os quais existe uma mínima possibilidade de intervenção no sentido de direcionar seu resultado. Entretanto, o que faz com que haja a possibilidade de fazer com que as comunidades que passam por um processo de remanejamento compulsório mantenham um patrimônio que tenha características de mediador, tal como salientei, durante esta dissertação, como a principal característica desta noção, é importante estabelecer um processo em que a própria comunidade possa realizar uma reflexão acercas desses aspectos da sua cultura e a partir dessa reflexão estabelecer estratégias de ação mais conscientes (racionalmente voltadas para esse fim).

Até a conclusão deste trabalho, a CEMIG encontrava-se numa encruzilhada: como dar continuidade ao Programa de Preservação do Patrimônio Cultural? Isto porque estando a usina em funcionamento, gerando comercialmente, com a Licença de Operação válida por quatro anos – período no qual praticamente não há nenhum tipo de fiscalização do órgão licenciador, nem de outros – e sem ter este tipo de atividade como fim da empresa, que é a geração de energia, como, então, conduzir este processo?

Nota-se o risco de fazer com que todo o levantamento realizado e o Centro de Referência caiam no ostracismo. Assim, para além da necessidade de uma mudança de visão do próprio empreendedor, há a necessidade de articulação dos outros órgãos , nesse caso do patrimônio, do IPHAN, da SEC, da FCP e das prefeituras municipais. Entretanto, novamente vem posta a questão: qual a importância dada ao patrimônio nesses contextos? Patrimônio ligado à preservação de bens, no antigo modelo do tombamento ou como motor de reflexão e constituição de identidades?

Nesse sentido, a própria visão do IPHAN em relação ao PNPI deveria ser alterada, uma vez que não se trataria de uma política de registro de bens de valor para as comunidades, ainda que esta se baseie no processo de apropriação dessas manifestações por parte das comunidades, mas, sim, deveria ser dada ênfase no processo mesmo de reflexão e de apropriação da própria história, com vistas a uma construção de projetos para o futuro, sem necessariamente estar ancorado no fim último do registro, enquanto política de salvaguarda.

Acredito que este foco voltado para o processo e não para o resultado – registro – seja um salto de qualidade que contribuiria para os processos de preservação dos bens culturais e

de construção de identidades por parte desses grupos, a partir desses bens. Ou seja, não se pode ter uma visão pronta do que seja o patrimônio e nem as formas de lidar com ele, mas antes, no caso das comunidades afetadas por empreendimentos de infra-estrutura, é fundamental utilizar o patrimônio naquilo que é a sua característica: seu caráter de mediador entre passado e presente, entre memória e história e, por isso mesmo carregado de ambigüidades. É justamente essa possibilidade de lidar com as ambigüidades que faz com que a categoria do patrimônio se constitua como importante ferramenta de reflexão para essas comunidades, por que o próprio processo pelos quais elas passam é carregado de ambigüidades e incertezas.

Esse aspecto é ressaltado por Gonçalves (2005) ao se referir à importância da manutenção das ambigüidades dos patrimônios culturais, sob pena de colocar em risco seu poder de ressonância, ou seja, de evocar as forças culturais responsáveis pela constituição mesma desses patrimônios. E, de novo, as comunidades que passam por um remanejamento compulsório possuem características que demonstram que a consideração dessas ambigüidades e precariedades são fundamentais para o processo de reconstituição de sua identidade.

Entretanto, considero que o que, de fato, garante o “sucesso” das práticas de preservação do patrimônio cultural, sejam elas ligadas a populações atingidas por barragens ou não, é uma atenção a como se estabelece o processo de patrimonialização e não no que se busca preservar, o que deverá ser sempre resultado deste como.

Nossas vidas são marcadas pelo passado. Por aquilo que fomos nós e, também, nossos pais e antepassados. Somos sempre caminhantes: pés fincados no presente, palmas das mãos voltadas para trás e olhos que miram um futuro. Se o caminho se faz caminhando, os pés vão tornando presente cada centelha de sonho. E cada novo passo representa uma nova conquista rumo ao objetivo. O dever ser e dever chegar de cada qual. Caminhos são tantos quanto caminhantes.

Nesta história, caminhos de homem e de rio se encontram e passam a ser um só. Caminhos de lutas e alegrias, de vida e de suor.

A partir do momento em que o rio Jequitinhonha nasce no município do Serro, inicia seu fluxo, marcado por muitas transformações e marcando a vida daqueles que estão ao seu redor e aqueles a quem se oferece como fonte de água, de comida, de recursos minerais. E o homem planta seu coração no interior dessas águas. E o rio passa e conhece caminhos e descaminhos. Como o homem.

“Mas, então, ao menos, que, no artigo da morte, peguem em mim, e me depositem também numa canoinha de nada, nessa água que não pára, de longas beiras: e, eu, rio abaixo, rio a fora, rio a dentro — o rio”. (ROSA,1988).

REFERÊNCIAS

ACSERALD, Henri. As práticas espaciais e o campo dos conflitos ambientais. In: ACSERALD, Henri (Org.). Conflitos Ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará & Fundação Heirinch Böll, 2004, p. 13-35.

ALVES, Sandra Maria; MESQUITA, Helena Angélica. Memórias, espacialidade e histórias

dos moradores do Vale do Rio São Marcos: vozes dos atingidos pela barragem Serra do

Facão. I Encontro Ciências Sociais e Barragens. Jun. 2005.

LABORATÓRIO DE ARQUEOLOGIA DA UFMG. Salvamento Arqueológico na Área Diretamente Afetada pela UHE Irapé. v.7, 2005. (Relatório Técnico, Arquivo da CEMIG).

BRASIL. Ação Civil Pública nº 2001.38.0043661-9.Termo de Acordo que celebram o Ministério Público Federal, o Estado de Minas Gerais, a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG e a Fundação Estadual do Meio Ambiente, com a intervenção da Fundação Cultural Palmares, da Associação Quilombola Boa Sorte e da Comissão de atingidos pela Barragem de Irapé, objetivando a adoção de medidas que visem à melhoria da qualidade do meio ambiente, a reconstituição de direitos das populações atingidas pela barragem de Irapé e o conseqüente encerramento da. Belo Horizonte, julho, 2002.

CARMO, Gerson Tavares do; MOURA, Sérgio Arruda de. Memória versus progresso em São Sebastião do Paraíba: uma prática social emancipatória. Anais do I Encontro Ciências

Sociais e Barragens, 2005, Rio de Janeiro. I Encontro Ciências Sociais e Barragens, 2005.

CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo: UNESP, 2001. Tradução de Luciano Vieira Machado

COMPANHIA ENERGETICA DE MINAS GERAIS. Salvamento Arqueológico na Área

Diretamente Afetada pela UHE Irapé. v.7, 2005. Laboratório de Arqueologia da UFMG

COMPANHIA ENERGETICA DE MINAS GERAIS. Salvamento Arqueológico na Área

Diretamente Afetada pela UHE Irapé. v.1, 2004. Laboratório de Arqueologia da UFMG

COSTA, João Batista de Almeida. Do Tempo da Fartura dos Crioulos ao Tempo da

Penúria dos Morenos: a identidade através de um rito em Brejo dos Crioulos (MG). 1999.

Dissertação (Mestrado em Antropologia Social), Universidade de Brasília. Brasília, 1999. CURY, Isabelle. Cartas Patrimoniais. Rio de Janeiro: IPHAN, 2004.

ENERCONSULT ENGENHARIA LTDA. UHE Irapé: Estudos de Viabilidade – Relatório C– Estudos Ambientais 2ª parte: texto. Fev. 1993.

FALCÃO, Andréa. Registro e Políticas de Salvaguarda para as Culturas

FERNANDES, R. C. Produto e processo: desafios para o antropólogo na elaboração de laudos de impacto ambiental. In: LEITE, Ilka (Org.). Laudos Periciais Antropológicos em Debate. Florianópolis: Nova Letra, 2005, p. 191-206.

FERREIRA, Rosa Maria. As águas e o tempo – Memórias de Nova Ponte. 1996. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1996.

FONSECA, Maria Cecilia Londres. O Patrimônio em Processo: Trajetória da Política Federal de Preservação no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

FORTUNA, Carlos. As cidades e as identidades: narrativas, patrimônio e memórias. Revista

Brasileira de Ciências Sociais, nº 54, jun. 1999.

GALIZONI, Flávia Maria; RIBEIRO, Áureo Eduardo Magalhães. As Comunidades

Tradicionais do Alto Jequitinhonha Face à Hidrelétrica de Irapé: Organização

Sociocultural e Impactos. In: MPF. 1998-2002b. Procedimento Administrativo Cível nº 08112.001180/98-04, Belo Horizonte, 2002.

GALIZONI, Flávia Maria. A Terra Construída – Família, trabalho, ambiente e migrações no alto Jequitinhonha, Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)

Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.

GEERTZ, Cliffiord. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989. GIDDENS, Anthony. Os contornos da Modernidade Tardia. In: GIDDENS, Anthony.

Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta, 1997a.

GIDDENS, Anthony; BECK Ulrich; LASH, Scott. Modernização Reflexiva – Política, Tradição e Estética na Ordem Social Moderna. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1997b.

GIDDENS, Anthony. Para Além da Esquerda e da Direita – O Futuro da Política Radical. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1996.

GIDDENS, Anthoy; PIERSON, Christopher. Conversas com Anthony Giddens: o sentido da modernidade. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A Retórica da Perda: os discursos do Patrimônio

Cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Autenticidade, Memória e Ideologias Nacionais: o problema dos patrimônios culturais. In: GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Estudos

Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n 2, 1988, p. 264 – 275.

GONCALVES, José Reginaldo Santos. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 15-36, 2005.

HANDLER, Richard. Cultural property and culture theory. Journal of Social Archaeology. v. 3, p. 353-365.

HOLLANDA, Buarque Francisco. Futuros Amantes. Rio de Janeiro: Marola Edições Musicais Ltda, 1993. 1 CD-ROM. (Todos os direitos reservados. Direitos de Execução Pública controlados pelo ECAD (AMAR) Internacional Copyright Secured).

HOBSBAWN, Eric; RANGER, T (Org.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Cartas

Patrimoniais. 3. ed. Rio de Janeiro: IPHAN, 2004.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Inventário

Nacional de Referências Culturais: manual de aplicação. Apresentação Célia Maria

Corsino. Introdução de Antônio Augusto Arantes Neto. – Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 2000.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Manual de

inventário das referências culturais. Brasília, 2000.

JEUDY, Henry-Pierre. Espelho das Cidades. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2005. KUPER, Adam. Cultura: a visão dos antropólogos. São Paulo: EDUSC, 2002.

LEITE, Ilka Boaventura (Org.). Laudos periciais antropológicos em debate. Florianópolis: Co-edição NUER/ABA. 2005.

LEMOS, Chélen Fischer de. Conflito Social e audiências públicas: a construção do espaço de participação política no licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos. In

ENCONTRO NACIONAL ANPUR. Ética, planejamento e construção democrática do

espaço, v. 2, 1999.

ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 6 ed, São Paulo: Global. 1980. Trad. de Leandro Konder. (Texto original publicado em 1884)

MARTÍNEZ-ALIER, Joan. Justiça Ambiental (local e global). In: CAVALCANTI, Clóvis (Org.). Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas, São Paulo: Cortez, 1999. p. 215-231.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre as variações sazoneiras das sociedades esquimós. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Edusp, 1974.

MENDES, R C. V. e Biedacha, S. Usina Hidrelétrica de Salto Caxias – Programa de

reassentamento, da concepção ao monitoramento. Trabalho apresentado no XXIII Congresso Brasileiro de Grandes Barragens.

NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História (10). São Paulo: EDUC, 1995, p 7-28.

OLIVEIRA, João Pacheco (Org.). Indigenismo e territorialização: poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Contracapa,1998.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Os (des)caminhos da identidade. Revista Brasileira de

Ciências Sociais, v. 15, n. 42, fev. 2000.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2003. PESEZ, Jean-Marie. História da cultura material. In: LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990. p.177-213.

PINTO, Júlio Pimentel. Os muitos tempos da memória. Projeto História (17). São Paulo: EDUC, 1998, p 203-280.

REBOUÇAS, L. M.. O planejado e o vivido./ O reassentamento de famílias ribeirinhas no Pontal do Paranapanema. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2000.

RIBEIRO, Ricardo Ferreira. Campesinato: Resistência e Mudança - O Caso dos Atingidos por Barragens do Vale do Jequitinhonha. 1993. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1993.

ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1988, pág. 32. RUBINO, Silvana. O mapa do Brasil passado. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico

Nacional. n. 24, p. 77 – 95, 1996.

SANT’ANNA, Márcia. Políticas Públicas e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. In: FALCÃO, Andréa. Registro e políticas de salvaguarda para culturas. Rio de janeiro: CNFCP, 2005. p. 7-13.

SANTOS, Ana Flávia Moreira; OLIVEIRA, João Pacheco de. Reconhecimento étnico em

exame: dois estudos sobre os Caxixó. Rio de Janeiro: LACED, 2003.

SANTOS, Boaventura de S. Modernidade, Identidade e a Cultura de Fronteira. In: SANTOS, Boaventura de S. Pela Mão de Alice. 10 ed. São Paulo: Cortez. 1995, p. 119-137.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

TEIXEIRA, J. G.l L. C., et al (Org.). Patrimônio imaterial, performance cultural e

(re)tradicionalização. Brasília: ICS-UNB, 2004.

VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto. In: Projeto Metamorfose:

antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1988.

VICTORIA, Ceres; et. al. (Org.). Antropologia e Ética. O debate atual no Brasil. Niterói/RJ: UFF, 2004.

ZHOURI, Andréa; OLIVEIRA, Raquel. Paisagens Industriais e desterritorialização de

populações locais: conflitos socioanmbientais em projetos hidrelétricos. I Encontro Ciências

Sociais e Barragens. Jun. 2005.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz T. (Org.) Identidade e diferença – a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.

( http://www.livrosgratis.com.br )

Milhares de Livros para Download:

Baixar livros de Administração

Baixar livros de Agronomia

Baixar livros de Arquitetura

Baixar livros de Artes

Baixar livros de Astronomia

Baixar livros de Biologia Geral

Baixar livros de Ciência da Computação

Baixar livros de Ciência da Informação

Baixar livros de Ciência Política

Baixar livros de Ciências da Saúde

Baixar livros de Comunicação

Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE

Baixar livros de Defesa civil

Baixar livros de Direito

Baixar livros de Direitos humanos

Baixar livros de Economia

Baixar livros de Economia Doméstica

Baixar livros de Educação

Baixar livros de Educação - Trânsito

Baixar livros de Educação Física

Baixar livros de Engenharia Aeroespacial

Baixar livros de Farmácia

Baixar livros de Filosofia

Baixar livros de Física

Baixar livros de Geociências

Baixar livros de Geografia

Baixar livros de História

Baixar livros de Línguas

Baixar livros de Literatura Infantil

Baixar livros de Matemática

Baixar livros de Medicina

Baixar livros de Medicina Veterinária

Baixar livros de Meio Ambiente

Baixar livros de Meteorologia

Baixar Monografias e TCC

Baixar livros Multidisciplinar

Baixar livros de Música

Baixar livros de Psicologia

Baixar livros de Química

Baixar livros de Saúde Coletiva

Baixar livros de Serviço Social

Baixar livros de Sociologia

Baixar livros de Teologia

Baixar livros de Trabalho

Baixar livros de Turismo