• Nenhum resultado encontrado

PERSONAGENS DE VILA SUS Vitória

No documento Conasems Brasília 2021 (páginas 40-43)

Apoiadora regional do COSEMS, onde atua há oito anos. Antes foi Secre- tária Municipal de Saúde por dois mandatos, quando participou também da Diretoria do COSEMS. Gestora experiente, com formação sólida tanto nas questões normativas e legais do SUS, quanto na vivência prática do co- tidiano da gestão municipal de saúde. Em 2017, passou a integrar a equipe de apoiadores do Projeto Rede Colaborativa para Fortalecimento da Ges- tão Municipal do SUS, uma parceria pelo PROADI SUS entre CONASEMS, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde, com adesão do Co- sems de seu estado. Esse desenvolvimento do apoio institucional, tem pro- porcionado momentos de formação e troca de experiências sobre o apoio realizado em todo o território nacional. No contexto da narrativa ela repre- senta um apoiador que é uma junção da ação de toda a rede colaborativa. Thaís

É consultora jurídica do COSEMS. Advogada com formação em direito sanitário e experiência em Direito Administrativo, com ênfase na Gestão em Saúde. Fez especialização em Direito Sanitário, pela iniciativa da rede CONASEMS COSEMS em parceria com o Hospital do Coração – PROADI SUS, vem ajudando os demais municípios da região em ações desenvolvidas pelo COSEMS e participa dos espaços do CONASEMS que discutem Direito Sanitário, estando sempre atualizada nesta área de conhecimento. Atua junto ao COSEMS há 18 anos.

Jorge

sanitarista concursado pela SES. Atua como representante de nível central na regional de Vila SUS (VALE FELIZ). Sua tranquilidade e experiência pos- sibilitam que coordene esta região de saúde para além da formalidade dos espaços de governança do SUS, buscando uma real integração assistencial e tecno-política dos gestores, tentando produzir de fato uma rede regiona- lizada de saúde.

Simone

atual diretora do “Hospital Municipal Mário Magalhães” de Vila SUS. Médi- ca Pediatra, servidora de Vila SUS há 13 anos, 8 destes trabalhando ao lado de Olga nos vários espaços de gerência na secretária municipal de saúde de Vila SUS. Aceitou o desafio de reorganizar o Hospital na gestão de Olga, porque confia na amiga, e compartilha com ela o sentimento de que a hora de qualificar o SUS municipal é sempre agora.

Eduardo

Enfermeiro Sanitarista, com formação em Epidemiologia, e longa expe- riência de trabalho no setor. É servidor do município vizinho, Aurora, há 20 anos, onde atuou nos vários espaços da Vigilância, do Programa Municipal de Imunização até o controle de zoonoses, passando pelo Pro- grama DST/HIV/Hepatites Virais e atuou também na área de combate a endemias, onde participou da iniciativa da rede CONASEMS COSEMS Ae- des na Mira. Contribuiu bastante para o enfrentamento da pandemia da covid-19 em Vila SUS em articulação com a coordenação de atenção básica e da RAS de Vila SUS. Conheceu Olga numa das diversas reuniões regionais de Vigilância que participou e, convidado por ela, assumiu a coordenação da Vigilância em Saúde de Vila SUS desde o início de sua primeira gestão. Fernanda

Farmacêutica pós-graduada em Saúde Coletiva, participou do processo de formação na integração com a APS, pela iniciativa do CONASEMS com o PRO- ADI SUS, Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Coordena a Assistência Farmacêu- tica de Vila SUS desde o início da primeira gestão de Olga. Naquele momento, Fernanda havia retornado ao município após atuar por vários anos na capital. Lúcia

É coordenadora municipal de Regulação em Vila SUS. Enfermeira experien- te, entrou para o quadro da prefeitura de Vila SUS no mesmo concurso que Olga, com quem tem amizade desde então. Nesses 14 anos de atuação pro- fissional em Vila SUS, nunca se distanciou do tema atenção especializada. Quando Olga assumiu a secretaria, não pôde pensar em ninguém melhor para o desafio de organizar a gestão da atenção especializada.  .

Valéria

Coordenadora da AB de Vila SUS. Psicóloga que atua há 7 anos no muni- cípio no Núcleo de Apoio ao Saúde da Família, de onde articulou várias ações de Educação Permanente com os trabalhadores da Atenção Básica, conseguindo expressivas mudanças no processo de trabalho das equipes. Essas experiências fazem Olga acreditar no potencial da jovem psicóloga que demonstra muita vontade em fazer o SUS acontecer pra valer!

AURORA:

Aurora é um município de pequeno porte (42.000 habitantes) em algum lugar do Brasil. Tem grande extensão territorial, compõe uma região de saúde em que está o município de Vila SUS e o município de Girassol, que é o polo macrorregional. O município de Aurora é polo microrregional refe- rência para dois municípios, entre eles Vila SUS. Apresenta como principais atividades econômicas o comércio local e a agropecuária.

Aurora apresenta cobertura de 90% da Atenção Básica, e 70% de Saúde da Família. Sua rede assistencial é composta por 12 Unidades Básicas de Saúde, sendo duas com atenção básica tradicional (com clínico, pediatra e gineco-obstetra), e 10 Unidades com Equipes de Saúde da Família, sendo 17 ESF (nove com médicos do Programa Mais Médicos), oito equipes de saúde bucal no total e duas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Aurora possui ainda um CAPS I (‘Centro de Atenção Psicossocial Nise da Silveira’), uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU e um hospital filantrópico (‘Santa Casa de Aurora’). Este último é a referência de atendimento de urgência e emergência da microrregião, possui 40 leitos clínicos, 30 leitos cirúrgicos, um pronto atendimento com duas salas de estabilização, além de um ambulatório de especialidades, que conta com consultas em cardiologia, ortopedia, endocrinologia, pediatria, neurologia e pequenas cirurgias. O hospital conta também com um aparelho de Radiogra- fia, um de Ultrassonografia e um Endoscópio. Este hospital é a unidade exe- cutora da maior parte da Atenção Especializada da Microrregião de Vila SUS.

PERSONAGENS DE AURORA

João Pedro

Ex Secretário de Freire e atual secretário de saúde de Aurora, o médico sa- nitarista inicia sua gestão na secretaria de saúde de Aurora contando com a experiencia desenvolvida em Freire onde conseguiu excelentes resultados nos indicadores de saúde com aprovação da população.

Mariana

Amiga de infância de Olga e atua há 16 anos como Enfermeira na Mater- nidade de Aurora.

Características Demográficas

No documento Conasems Brasília 2021 (páginas 40-43)