• Nenhum resultado encontrado

Assentimento informado para participar da pesquisa: Análise do gênero oral no Ensino Médio a partir da Metarregra da Progressão e das Máximas Conversacionais de Grice

Nome da criança/adolescente: _______________________________

1) Introdução: Eu, Vaima Regina Alves Motta, Professora Titular da Universidade

Federal de Santa Maria, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), venho, por meio deste documento, convidá-lo para participar da pesquisa intitulada “Análise do

gênero oral no Ensino Médio a partir da Metarregra da Progressão e das Máximas Conversacionais de Grice” cujo foco está centrado no processo de produção textual de

gêneros da oralidade.

2) Objetivos:

Geral: Investigar se a análise das produções textuais orais, em sala de aula, colabora

na qualificação da produção textual do aluno do Ensino Médio.

Específicos:

a) Investigar se o estudo da progressão textual, a partir de Máximas Conversacionais de Grice selecionadas, auxilia o aluno na produção, compreensão e reconstituição de seu texto

oral;

b) Averiguar se a Pesquisa-Ação com apoio da Linguística do Texto pode auxiliar os

alunos do Ensino Médio a ampliar a habilidade de produção textual, especificamente, na modalidade oral;

c) Investigar se a proposta de trabalho a partir de gêneros textuais auxilia o aluno de

Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM: Av. Roraima, 1000 - 97105-900 - Santa Maria - RS - 2º andar do prédio da Reitoria. Telefone: (55) 3220-9362 - E-mail: cep.ufsm@gmail.com.

3) Escolha dos participantes: Você foi escolhido para participar desta pesquisa

porque está cursando o terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Coronel Pilar, ou seja, está concluindo a última etapa da Educação Básica.

4) Voluntariedade de participação: Lembramos que o fato de você ser escolhido não

significa que você deve participar da pesquisa, sua participação é VOLUNTÁRIA e você pode desistir da participação da pesquisa a qualquer momento. Se você achar conveniente, converse com seus pais ou com outras pessoas antes de optar por uma resposta afirmativa ou negativa sobre a sua participação nesta pesquisa. Independentemente da sua resposta ser afirmativa ou negativa ou até mesmo caso de desistência, a sua opinião será respeitada e sua relação com o pesquisador não terá alterações.

5) Procedimentos: Para realização desta pesquisa, os procedimentos metodológicos

constam da participação dos alunos em 1) leitura e escuta de textos cujas temáticas sejam previamente selecionadas pelos alunos; 2) produção de textos orais de gênero textual do campo argumentativo a ser definido junto aos alunos participantes; 3) análise colaborativa (pesquisadora e participantes) da produção textual, bem como reflexão sobre o processo envolvido e os resultados obtidos com auxílio dos critérios de análise; 4) organização de uma nova produção textual de gênero da oralidade com objetivo de qualificar o texto a partir do observado na análise (etapa 3)..

6) Riscos/Desconfortos: Esta pesquisa não apresenta riscos físicos ou danos morais,

porém pode ser que haja algum desconforto inicial relacionado à presença de um professor externo ao corpo docente da escola, participando da formação escolar – mesmo estando autorizado pela escola. Também se acrescenta que, por investigar produções realizadas na modalidade oralidade, pode haver desconforto entre os participantes com a exposição pública entre seus pares. Contudo, destaca-se que esses possíveis desconfortos são situações naturais no dia a dia de sala de aula, e, para minimizá-los, o trabalho será pautado pelo investimento no respeito e na escuta.

7) Benefícios: Acredita-se com essa pesquisas que alguns benefícios podem ser

Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM: Av. Roraima, 1000 - 97105-900 - Santa Maria - RS - 2º andar do prédio da Reitoria. Telefone: (55) 3220-9362 - E-mail: cep.ufsm@gmail.com.

das estratégias implicadas em todo o processo de produção de textos, especialmente, de gêneros da oralidade e (2) a oportunidade de análise do seu próprio texto a fim de auxiliar na construção de argumentos e na reconstituição do texto, enfocando principalmente aspectos da progressão textual. Além disso, outro benefício é a integração entre escola de Educação Básica e Universidade em um trabalho que procura apresentar e refletir sobre uma possibilidade de trabalho com gêneros textuais da oralidade no Ensino Médio, o que não é comumente visto em pesquisas de nível de Mestrado.

8) Confidencialidade: Suas informações, coletadas na pesquisa, são confidenciais e

ninguém, exceto os investigadores, terão acesso a elas. Não falaremos que você está na pesquisa com mais ninguém e seu nome não irá aparecer em nenhum lugar.

9) Divulgação dos resultados: Depois que a pesquisa for concluída os resultados

serão informados para você e seus pais, assim como poderão ser publicados em uma revista, livro, conferência, etc.

10) Direito de recusa ou retirada do assentimento informado: Reforçamos que sua

participação é voluntária, ou seja, não haverá problemas se você decidir não participar ou se vier a desistir.

11) Contato: Caso precise conversar ou tirar dúvidas sobre a pesquisa, contate a

Supervisão Pedagógica do Colégio Estadual Coronel Pilar.

12) Contato com o CEP: Um comitê de ética em pesquisa em seres humanos é

integrado por um grupo de pessoas que trabalham para garantir que seus direitos como participante de pesquisa sejam respeitados. Ele tem a obrigação de avaliar se a pesquisa foi planejada e se está sendo executada de forma ética. Se você entender que a pesquisa não está sendo realizada da forma como imaginou ou que está sendo prejudicado de alguma forma, você pode entrar em contato com o CEP da UFSM: Av. Roraima, 1000 - 97105-900 - Santa Maria - RS - 2º andar do prédio da Reitoria. Telefone: (55) 3220-9362 - E-mail: cep.ufsm@gmail.com. Caso prefira, você entrar em contato sem se identificar.

Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM: Av. Roraima, 1000 - 97105-900 - Santa Maria - RS - 2º andar do prédio da Reitoria. Telefone: (55) 3220-9362 - E-mail: cep.ufsm@gmail.com.

13) Certificado do assentimento: Eu entendi que a pesquisa é sobre produção textual,

enfocando textos argumentativos e gêneros textuais orais para alunos de Ensino Médio. Também compreendi que fazer parte dessa pesquisa significa que irei participar de oficinas de Língua Portuguesa, envolvendo debate, produção e refacção de textos. Eu aceito participar dessa pesquisa.

Assinatura da criança ou adolescente: __________________________________

Assinatura dos pais/responsáveis: _____________________________________

Assinatura do pesquisador: ___________________________________________

Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM: Av. Roraima, 1000 - 97105-900 - Santa Maria - RS - 2º andar do prédio da Reitoria. Telefone: (55) 3220-9362 - E-mail: cep.ufsm@gmail.com.

APÊNDICE B - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO