• Nenhum resultado encontrado

Mana vol.10 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Mana vol.10 número1"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

Por oca siã o d o g olp e d e Esta d o d e 1964, os m ilita re s d e se n ca d e a ra m op e ra çõe s d e re p re ssã o siste m á tica con tra os q u e h a via m p a rticip a d o a tiva m e n te d a s lu ta s socia is. Foi o q u e ocorre u n a zon a ca n a vie ira d e Pe rn a m -b u co, on d e d e sd e os a n os 50, com a s Lig a s C a m p on e sa s, e d o in ício d a d é ca d a d e 60, com os re cé m -cria d os sin d ica tos d e tra b a lh a d ore s ru ra is, tin h a h a vid o e n fre n ta m e n tos com os d on os d e te rra , g re ve s e g ra n d e s m a n ife sta çõe s p e lo cu m p rim e n to d os d ire itos tra b a lh ista s re cé m -e ste n d i-d os a os h om e n s i-d o ca m p o. Em Rio Form oso, m u n icíp io i-d o litora l su l i-d a m a ta p e rn a m b u ca n a , o sin d ica to foi in va d id o e fe ch a d o: os d irig e n te s sin -d ica is q u e n ã o con se g u ira m e sca p a r fora m p re sos; ou tros -d e sa p a re ce ra m se m d e ixa r ra stros; os d e le g a d os sin d ica is torn a ra m -se a lvo d e p e rse g u i-çã o p olicia l e / ou m ilita r, a p ós se re m d e n u n cia d os p e los p a trõe s, fosse m e le s se n h ore s d e e n g e n h o ou u sin e iros. Foi n e sse con te xto q u e Am a ro Pe d ro, d e le g a d o sin d ica l d o e n g e n h o1Porto Ale g re , se n tin d o-se e m p e rig o, p e d iu a p rote çã o d o p a trã o d o e n rig e n h o Am a ra rig i, q u e tin h a re p u ta -çã o d e se r u m h om e m “ b om ” . J osé Be ze rra — e ste e ra se u n om e — a co-lh e u Am a ro Pe d ro e m su a s te rra s, com o u m d e se u s m orad ore s, com o e ra m d e n om in a d os a q u e le s q u e re sid ia m e tra b a lh a va m n a s p la n ta çõe s.

Pa ssa d os a lg u n s m e se s d o g olp e , g ra ça s à m e d ia çã o d e p a d re s d a Ig re ja C a tólica ju n to a os m ilita re s2, os sin d ica tos fora m re a b e rtos e com e -ça ra m a se re e stru tu ra r. As g re ve s e m a n ife sta çõe s p e lo cu m p rim e n to d os d ire itos e ra m im p e n sá ve is n a n ova con ju n tu ra . O s m ilita re s, n o e n ta n to, m a n tive ra m a J u stiça e m fu n cion a m e n to e n ã o re vog a ra m o Esta tu to d o Tra b a lh a d or Ru ra l, a le i vota d a p e lo C on g re sso N a cion a l e m 1963 e ste n d e n d o a le g isla çã o tra b a lh ista a o ca m p o. O s d irig e n te s sin d ica is e m p e -n h a ra m -se e -n tã o e m e stim u la r os m orad ore s a e n ca m in h a re m re cla m a -çõe s à J u stiça d o Tra b a lh o, com b a se n a n ova le i. Te n d o re tom a d o se u s con ta tos com o sin d ica to, Am a ro Pe d ro a p re se n tou , n o a n o d e 1965, u m a

ARMADILHAS DA HON RA E DO PERDÃO:

USOS SOCIAIS DO DIREITO

N A MATA PERN AMBUCAN A

(2)

q u e ixa con tra J osé Be ze rra , n a J u n ta d e C on cilia çã o e J u lg a m e n to d o m u n icíp io d e Esca d a , p e lo n ã o p a g a m e n to d e a lg u n s e n ca rg os tra b a lh is-ta s. O p a trã o m a l p ôd e a cre d iis-ta r a o re ce b e r a in tim a çã o ju d icia l. M a n d ou ch a m a r o m orad or, q u e con firm ou se r e le q u e m o e sta va p roce ssa n d o.

N o d ia d a a u d iê n cia , a m b os se e n con tra ra m d ia n te d o ju iz. Be ze rra foi con d e n a d o e p a g ou su a d ívid a n a J u n ta . De volta a Am a ra g i, m a n d ou o a d m in istra d or d ize r a Am a ro Pe d ro q u e n ã o q u e ria m a is vê -lo e n e m q u e o cu m p rim e n ta sse . N a m a n h ã se g u in te , o tra b a lh a d or foi a o e n con tro d o p a trã o n a ca sa g ra n d e : com lá g rim a s n os olh os p e d iu lh e p e rd ã o e lh e d e -volve u o d in h e iro g a n h o n a vé sp e ra . E a p a z se re sta b e le ce u e n tre e le s.

Foi J osé Be ze rra o p rim e iro a m e re la ta r e ste e p isód io. Em 1995, e n -con tre i-o e m Am a ra g i. Tin h a e n tã o 74 a n os. M ora va n o e n g e n h o e já e s-ta va a p ose n s-ta d o. A g e stã o d a fa ze n d a h a via d e le g a d o a Rob e rto, se u ú n i-co filh o. Q u a se n o fin a l d e u m a e n tre vista q u e tra ta va d e su a tra je tória3, o ve lh o p a trã o n a rrou o e p isód io e n volve n d o Am a ro Pe d ro e , in ve rte n d o os p a p é is, p e rg u n tou -m e : “ C om o a se n h ora e xp lica isso? Porq u e e u , e u n u n ca e n te n d i” . Pa ssa d os trin ta a n os, o fa to a in d a o in trig a va . N a vé sp e -ra m e sm o, d isse -m e , h a via re m e m o-ra d o o a con te cim e n to com o a d m in is-tra d or d a fa ze n d a .

Em 1996, Be ze rra fa le ce u . N o a n o se g u in te , e n con tre im e com Am a ro Pe d ro, e n tã o com 74 a n os. Esta va a p ose n ta d o e d e sd e 1988 n ã o m ora -va m a is n o e n g e n h o. In sta la ra -se e m u m a p e q u e n a ca sa n a cid a d e d e Rio Form oso, m a n te n d o e m Am a ra g i se u sítio, a os cu id a d os d a filh a m a is ve -lh a . A h istória m e foi e n tã o re con ta d a com ou tros d e ta -lh e s. N a sa íd a d a a u d iê n cia , e le te ria se d a d o con ta d e se u a to: “ M a s o q u e foi q u e e u fiz com o se u Zé Be ze rra ?” Procu rou e n tã o o p a trã o, q u e lh e d isse : “ Vá tra -b a lh a r. N ã o vou od iá -lo n e m -b otá -lo p ra fora ” . Proce ssa r Be ze rra foi u m a “ fra q u e za d e ju ízo” , con tou -m e u m a in d a a rre p e n d id o Am a ro Pe d ro, q u e n u n ca m a is re corre u à J u stiça con tra se u p a trã o — e ch orou su a m orte .

(3)

e n tre os tra b a lh a d ore s ru ra is n o a n o se g u in te a o g olp e . M a s ta n to n a q u e -le m om e n to com o n os a n os su b se q ü e n te s, q u a n d o a p rá tica se g e n e ra li-zou , n ã o se e sp e ra ria q u e a q u e le q u e , a o se r a m p a ra d o p e lo p a trã o, com e le con tra íra u m a d ívid a m ora l, fosse lh e a cu sa r n a J u stiça : d ívid a s m o-ra is te n d e m a a n u la r d ívid a s ju ríd ica s. Procu o-ra r se r p e rd oa d o d e p ois d e te r m ovid o u m p roce sso é re corre n te n a zon a ca n a vie ira . O a rre p e n d i-m e n to, e n tre ta n to, i-m a n ife sta -se n a se q ü ê n cia d o a to d e d a r q u e ixa e n ã o a p ós a a u d iê n cia , q u e ocorre já p a ssa d o a lg u m te m p o, trê s m e se s n o m í-n im o. C oí-n ce d e r o p e rd ã o a a lg u é m q u e foi a té o fim í-n os trâ m ite s ju d i-cia is é u m a q u e stã o q u e n e m se q u e r se coloca : n orm a lm e n te , os p a trõe s re sp on d e m a os q u e re cla m a m n a J u stiça com re p re sá lia s.

C a sos e xce p cion a is, ou os ch a m a d os ca sos con trá rios, com o e sse e n -volve n d o Be ze rra e Am a ro Pe d ro, tê m a virtu d e d e e xp or à lu z a q u ilo q u e p e rm a n e ce à som b ra n a s a n á lise s ce n tra d a s sob re a s n orm a s e con stru í-d a s p or m e io í-d e m oí-d e los q u e , a o n ã o a te n ta re m p a ra a q u ilo q u e n e le s n ã o se e n ca ixa , te rm in a m p or p rod u zir visõe s sim p lifica d a s e e m p ob re ce d ora s d o m u n d o socia l, com o se o se u fu n cion a m e n to fosse sim p le s e m e -câ n ico, com o se n a re a lid a d e a s coisa s n ã o fosse m flu id a s, com o in sistia m M a x We b e r e Ed m u n d Le a ch (cf. Le a ch 1961; We b e r 1965). M a s os ca sos con trá rios só se torn a m re ve la d ore s q u a n d o e xa m in a d os n o â m b ito d a s con fig u ra çõe s socioh istórica s p re cisa s e m q u e ocorre ra m . É o q u e p rop o-n h o fa ze r a q u i: vou tra ta r d e re coo-n stitu ir a s coo-n d içõe s socia is o-n a s q u a is se p rod u ziu o ca so Be ze rra -Am a ro Pe d ro, d e re cu p e ra r o se n tid o q u e ti-ve ra m su a s con d u ta s n a su ce ssã o d os e ti-ve n tos, d e id e n tifica r a s coe rçõe s q u e se a b a te ra m sob re e le s e e xp lora r a s im p lica çõe s d o a con te cim e n to. Em u m se g u n d o m om e n to, vou e xa m in a r a h istória d a s re la çõe s socia is n o e n g e n h o Am a ra g i n o p e ríod o q u e se se g u e a o p roce sso, te n d o com o foco o d ire ito, se u s u sos e su a e ficá cia . O in te re sse e m p roce d e r a e sta a n á lise re sid e n a p ossib ilid a d e d e m e lh or com p re e n d e r n ã o só a s con d içõe s socia is n a s q u a is o d ire ito, a p ós a p rom u lg a çã o d o Esta tu to d o Tra b a lh a d or Ru ra l, se torn ou u m re g u la d or d a s re la çõe s socia is n a s p la n ta -çõe s ca n a vie ira s, com o ta m b é m a d in â m ica e a com p le xid a d e d o p roce s-so q u e con trib u iu p a ra q u e os in d ivíd u os p a ssa sse m a a g ir le va n d o e m con ta a e xistê n cia d a s n orm a s ju ríd ica s4.

A chegada dos direitos

(4)

ch e g ou a Rio Form oso e m 1952, com 32 a n os, p a ra a rre n d a r Am a ra g i, d e p rop rie d a d e d a Usin a C e n tra l Ba rre iros. C a rlos, se u irm ã o, ve io n a m e s-m a é p oca e torn ou -se a rre n d a tá rio d e ou tra p rop rie d a d e d a s-m e ss-m a u si-n a , o e si-n g e si-n h o Se rra d ’Ág u a . Ele s e ra m d ois, d e si-n tre 22 h e rd e iros, e su a sa íd a d a ca sa p a te rn a ce rta m e n te te ve re la çã o com a s ch a n ce s m ín im a s q u e tin h a m d e a li log ra re m vir a ta m b é m se torn a r se n h ore s d e e n g e n h o. O in ício d a d é ca d a d e 50 foi u m m om e n to d e e xp a n sã o d a p rod u çã o d e ca n a -d e -a çú ca r, g ra ça s a u m a con ju n tu ra in te rn a cion a l fa vorá ve l q u e a b ria n ovos m e rca d os à p rod u çã o b ra sile ira . A Usin a C e n tra l Ba rre iros coloca va e m m a rch a u m a p olítica d e p le n o a p rove ita m e n to d e se u p a trim ôn io fu n d iá rio: a s te rra s e n tre g u e s a os d ois irtrim ã os e ra trim e n tã o p ra tica -m e n te in e xp lora d a s. C a b ia a e le s a li d e se n volve r a a g ricu ltu ra d a ca n a e , se g u n d o os te rm os d o con tra to d e a lu g u e l, ve n d e r a p rod u çã o, a p ós a co-lh e ita , à u sin a . De sd e o in ício d a colon iza çã o, o a çú ca r e ra fa b rica d o n os e n g e n h os; foi a p e n a s a p a rtir d o sé cu lo XX q u e a su a p rod u çã o p a ssou a se r fe ita , d e form a ce n tra liza d a , n a s u sin a s e n tã o cria d a s5. J á a a g ricu ltu -ra d a ca n a se g u ia se n d o p -ra tica d a n os e n g e n h os, fosse m e le e xp lo-ra d os p e los in d u stria is d o a çú ca r, p e los g ra n d e s p rop rie tá rios ou p e los re n d e i-ros, com o e ra m con h e cid os os q u e a rre n d a va m te rra s.

(5)

p re ocu p a çã o d e re sp e ita r a lg u m a s d a s re g ra s d e m ora d a , a fim d e a tra ir m orad ore s p a ra a s su a s p rop rie d a d e s. Assim , ta m b é m a u toriza va m os m o-rad ore s a cu ltiva r a te rra e os a m p a ra va m e m m om e n tos d ifíce is, p or m e io d os se rviços d e p rote çã o socia l q u e im p la n ta va m n a s u sin a s7.

Do p on to d e vista d o ob se rva d or, a p rote çã o e os p re se n te s con sti-tu ía m ob rig a çõe s p a tron a is, a ssim com o os d e ve re s d e n ã o tra b a lh a r fora e d e se r le a l corre sp on d ia m a ob rig a çõe s d os m orad ore s. Tra ta va -se d e ob rig a çõe s cu ja g a ra n tia re p ou sa va e m u m a con ve n çã o e cu ja le g itim i-d a i-d e e sta va fu n i-d a i-d a n a cre n ça n a tra i-d içã o, re tom a n i-d o a q u i a s p rop osi-çõe s w e b e ria n a s8. M a s p a ra o tra b a lh a d or a p e n a s a s su a s ob rig a çõe s e ra m p e rce b id a s e n q u a n to ta is. As d o p a trã o e le a s re p re se n ta va com o d on s, com o sin a is d e su a b on d a d e , e se n tia -se , p orta n to, e n d ivid a d o. De su a p a rte , o p a trã o con ce b ia -se com o u m d oa d or: a ca sa d e m ora d a , a te rra p a rra cu ltiva r, os p re se n te s a o lon g o d o a n o a te sta va m a p e n a s a su a g e n e rosid a d e . Se r g e n e roso e ra u m va lor, e o p re stíg io d os p a trõe s se m e -d ia p e los sin a is e xte riore s -d e su a m a g n a n im i-d a -d e9. C om o n e m tod os os p a trõe s d e se m p e n h a va m su a s ob rig a çõe s d o m e sm o m od o, h a via a q u e -le s q u e e ra m tid os com o m e lh ore s q u e os ou tros. J osé Be ze rra fe z tu d o p a ra se com p orta r com o “ u m b om p a trã o” e log rou se r a ssim re con h e ci-d o. Prog re ssiva m e n te , g ra ça s à su a re p u ta çã o, foi a tra in ci-d o tra b a lh a ci-d ore s p a ra Am a ra g i e con se g u iu a m ã o-d e -ob ra d e q u e n e ce ssita va .

(6)

-g e n h os p articu lare s — com o sã o n om e a d a s a s p la n ta çõe s e xp lora d a s p or u m p rop rie tá rio ou u m a rre n d a tá rio, p a ra d istin g u ila s d a q u e la s e xp lora -d a s p e los u sin e iros — e te rm in ou p or se re in sta la r e m Porto Ale g re , on -d e se ca sou e se torn ou m orad or.

O ra , d e sd e o in ício d os a n os 50, tod o u m con ju n to d e sin a is in d ica va q u e e sta va e m m a rch a u m a m u d a n ça n a s re g ra s d a m ora d a . O s p a trõe s com e ça m a e xp a n d ir o cu ltivo d a ca n a e a b u sca r g a n h os d e p rod u tivid a -d e . Pa ra ta n to, re tira m -d os m orad ore s o u su fru to d a s te rra s, d e on d e ob tin h a m p a rte im p orta tin te d e su a su b sistê tin cia , e m od ifica m a s form a s d e re -m u n e ra çã o d o tra b a lh o fe ito. Alé -m d isso, p a ssa -m a n e g lig e n cia r su a s ob rig a çõe s d e p rote tore s e d oa d ore s. Essa ru p tu ra u n ila te ra l d a s re g ra s d o jog o cria a s con d içõe s d e p ossib ilid a d e d a ru p tu ra d e ou tra s re g ra s q u e os m orad ore s a ce ita va m com o p a rte d a ord e m n a tu ra l d a s coisa s, n o-ta d a m e n te a q u e la s q u e os ob rig a va m a se re m le a is a se u s p a trõe s e a n ã o q u e stion a re m su a a u torid a d e . Por volta d e 1955, u m a im p orta n te re a çã o com e ça a se e stru tu ra r n a re g iã o oe ste d a zon a ca n a vie ira , com a con sti-tu içã o d a s Lig a s C a m p on e sa s10.

N os a n os q u e se se g u e m , a re a çã o d os m orad ore s a la stra se p e la m a -ta p e rn a m b u ca n a . Às Lig a s vê m se som a r sin d ica tos11, q u e com e ça m a se r cria d os com o a p oio d e m ilita n te s com u n ista s, trotsk ista s, ca tólicos d e e sq u e rd a e d e a u torid a d e s d o g ove rn o fe d e ra l in te re ssa d a s e m re d u zir o p od e r d os g ra n d e s p rop rie tá rios d e te rra12. N o re sto d o p a ís, a m p lia -se a org a n iza çã o d os tra b a lh a d ore s d o ca m p o, com a form a çã o d e lig a s, a ssocia çõe s e sin d ica tos, e , com e la , a p re ssã o p e la re g u la m e n ta çã o d a s re la -çõe s d e tra b a lh o n o ca m p o e p e la re form a a g rá ria . É n e ssa con ju n tu ra q u e é vota d o, e m 1963, p e lo C on g re sso N a cion a l, o Esta tu to d o Tra b a -lh a d or Ru ra l, q u e im p u n h a a os p a trõe s n u m e rosa s ob rig a çõe s e , e m ca so d e con flito, a m e d ia çã o d a J u stiça tra b a lh ista .

(7)

-ça s à m e d ia çã o d o g ove rn a d or, o p rim e iro con tra to cole tivo d e tra b a lh o n a h istória d a s re la çõe s socia is n a s p la n ta çõe s foi, e n tã o, e sta b e le cid o e n tre os d irig e n te s sin d ica is d os p a trõe s e os d os tra b a lh a d ore s d os e n g e -n h os13: e le p re via , e n tre ou tra s d isp osiçõe s, u m a ta b e la d e fin in d o os p re -ços e a s d im e n sõe s d a s ta re fa s a g rícola s, q u e con stitu ía m o m otivo m a is re corre n te d e con flitos n os e n g e n h os, u m a ve z q u e os p a trõe s os im p u -n h a m u -n ila te ra lm e -n te .

Em Am a ra g i, Be ze rra p rocu rou a d a p ta r-se à n ova con ju n tu ra : a ssi-n ou a s ca rte ira s d e tra b a lh o, p a ssou a re sp e ita r a lg u m a s d a s ssi-n ova s ob ri-g a çõe s le ri-g a is e n ã o se op ôs a q u e o sin d ica to p rom ove sse a e le içã o d e u m d e le g a d o sin d ica l e n tre se u s m orad ore s. Su a con d u ta e ra d e stoa n te e m Rio Form oso, on d e os p a trõe s, com o n os d e m a is m u n icíp ios d a zon a ca n a vie ira , re a g ia m à a p lica çã o d a le i e a o tra b a lh o sin d ica l. O s con flitos m u ltip lica ra m -se e m torn o d o re sp e ito a os d ire itos, te rm o q u e os tra b a lh a d ore s u tiliza va m p a ra d e sig n a r a s n ova s ob rig a çõe s im p osta s a os p a -trõe s e ca te g oria ca rre g a d a d e sim b olism o.

Em Porto Ale g re , on d e se e n con tra va Am a ro Pe d ro, os com p a n h e i-ros d e e n g e n h o e os d irig e n te s sin d ica is d o m u n icíp io su g e rira m q u e e le a ssu m isse a fu n çã o d e d e le g a d o sin d ica l, m a s e le n ã o a ce itou . C om o n ã o sa b ia le r, Am a ro Pe d ro a ch a va q u e n ã o e sta va à a ltu ra d a m issã o. Se u s a m ig os in sistira m : p a ra e le s, Am a ro Pe d ro, com o e le p róp rio a firm a va , tin h a u m a “ b oa ca b e ça ” , u m a “ b oa te oria ” . Ele se d isp ôs e tin tã o a a ju d á los. E é b e m com o u m a “ a ju d a ” q u e e xp õe e m se u re la to o tra b a lh o sin -d ica l n o e n g e n h o e a ta re fa -d e -d e le g a -d o sin -d ica l -d e fa to. O s con flitos e m Porto Ale g re , com o fora d a li, e sta va m re la cion a d os à e xte n sã o d a s ta re -fa s a g rícola s, n om e a d a s m é d ia, e à re m u n e ra çã o corre sp on d e n te . Q u a n -d o a ch a va m a m é d ia e xa g e ra d a , os m orad ore s p e d ia m a Am a ro Pe d ro p a ra q u e n e g ocia sse com o p a trã o. Se n ã o h ou ve sse a cord o, e le re corria a o sin d ica to. O s d irig e n te s sin d ica is ia m a o e n g e n h o. Em ca so d e im p a s-se , ord e n a va m a g re ve . H a via ta m b é m g re ve s g e ra is, q u e m ob iliza va m os tra b a lh a d ore s d e tod o o m u n icíp io, com o a s q u e ocorre ra m p e lo p a g a -m e n to d o 13osa lá rio.

(8)

g u n d o e le , é p orq u e e le e ra “ b om ” . O a rg u m e n to d a “ b on d a d e ” , sa lie n -ta d o p or Be ze rra , con stitu i u m a e sp é cie d e d ox a e n tre os m orad ore s d e Am a ra g i e ou tros q u e vive ra m e sse p e ríod o: a lg u n s ch e g a ra m a a firm a r q u e o p a trã o “ n ã o m e re cia ” u m a g re ve .

A caça aos “comunist as”

Q u a n d o d o g olp e d e Esta d o, o m u n d o d e sm oron ou p a ra os líd e re s sin d i-ca is. Am a ro Pe d ro foi d e n u n cia d o p or se u p a trã o com o “ com u n ista ” e “ a g ita d or” , a s m a is fre q ü e n te s a cu sa çõe s con tra a q u e le s q u e h a via m p a r-ticip a d o a tiva m e n te d o m ovim e n to d e p rote sto e re ivin d ica çã o. A Polícia foi b u scá -lo à n oite , e m Porto Ale g re , m a s e le con se g u iu e sca p a r e “ cor-re r” , e m su a s p a la vra s, a té Am a ra g i. Foi a o e n con tro d e Be ze rra , a q u e m já con h e cia .

(9)

e n g e n h o14. Su a m u lh e r cria va ca b ra s, p orcos e g a lin h a s, m a s e le s n ã o ti-n h a m roçad o15, n ã o p od ia m p ossu ir g a d o e n ã o tin h a m e xp e cta tiva d e vir a g a n h a r u m sítio.

C e rto d ia , Am a ro Pe d ro con h e ce u Be ze rra p e ssoa lm e n te . Se u re la to é ch e io d e d e ta lh e s. Ap ós o tra b a lh o e m Am a ra g i, a o volta r a p é p a ra ca sa , p or u m d os ca m in h os d o e n g e n h o q u e d e se m b oca va m e m Porto Ale -g re , cru zou com o p a trã o. Este e sta va a com p a n h a d o d e u m e m p re g ad o, te rm o q u e d e sig n a ta n to o a d m in istra d or (o p rim e iro d a h ie ra rq u ia a d m i-n istra tiva d e p ois d o p a trã o) q u a i-n to os ca b os (os se g u i-n d os). Am a ro Pe d ro n ã o p re cisa q u e m e ra e sse e m p re g ad o. Be ze rra o cu m p rim e n tou — e ra n orm a lm e n te e d u ca d o com os m orad ore s, o q u e n osso p e rson a g e m a ssin a la com o u m a d a s p rova s d e q u e e ra “ b om ” . Issin d a g ou ossin d e Am a ro Pe -d ro m ora va , se tu -d o ia b e m p or lá , q u a is se rviços sa b ia fa ze r. Esta s e ra m a s p e rg u n ta s q u e os p a trõe s costu m a va m fa ze r a o a colh e r u m ca n d id a to à m ora d a . Em se g u id a , Be ze rra p rop ôs a Am a ro Pe d ro q u e vie sse m ora r com e le , e m Am a ra g i, d ize n d olh e q u e p od e ria cu ltiva r a te rra e cria r va -ca s p a ra te r le ite fre sco tod os os d ia s. Esta va ce rta m e n te cie n te d a s p roi-b içõe s im p osta s p e lo p a trã o d e Porto Ale g re , e a s re fe rê n cia s à te rra e à s va ca s p od e m se r in te rp re ta d a s com o u m m e io d e se d u zir Am a ro Pe d ro. O ra , con vid a r a lg u é m p a ra se torn a r m orad or n ã o e ra corre n te , ca b e n d o a n te s a o tra b a lh a d or a p re se n ta r-se a o p a trã o p a ra p e d ir m ora d a . O fa to d e Be ze rra con vid a r Am a ro Pe d ro n ã o se p od e e xp lica r som e n te p e la n e -ce ssid a d e d e m ã o-d e -ob ra e m Am a ra g i. N ã o se a colh ia q u a lq u e r u m . O m a is p rová ve l é q u e Be ze rra já h ou ve sse tid o re fe rê n cia s a re sp e ito d a s q u a lid a d e s d e Am a ro Pe d ro com o tra b a lh a d or, p ossive lm e n te tra n sm iti-d a s p e los e m p re g ad os, q u e e sta va m se m p re e m con ta to com a m ã od e -ob ra . Aq u e le q u e a com p a n h a va o p a trã o d e ve te r sin a liza d o Am a ro Pe d ro a n te s q u e se tra va sse o d iá log o. Este ú ltim o n ã o d isse n ã o, m a s ta m p ou co a ce itou a p rop osta . Pod e se a ve n ta r a h ip óte se d e q u e e le p re fe riu p e rm a -n e ce r e m Porto Ale g re p a ra d a r p rosse g u im e -n to a su a s a tivid a d e s sn d i-ca is. In icia d a s a s p e rse g u içõe s, e ra ch e g a d a a h ora d e ir p a ra Am a ra g i.

(10)

“ Se u Zé e u vim p a ra o se n h or m e p rote g e r, p orq u e o se n h or sa b e , o se n h or

m e con h e ce , sa b e q u e e u n ã o sou a g ita d or. Eu n ã o sou n a d a d isso e se u fu

-la n o [o p a trã o d e Porto Ale g re ] d isse q u e e u e ra u m a g ita d or e a Polícia foi

p a ra m e p e g a r e m e m a ta r n o ca ce te . Eu con se g u i fu g ir, n ã o se i m in h a fa m

í-lia com o e stá . Eu q u e ria q u e o se n h or m a n d a sse vir a fa m íí-lia p a ra a q u i p a ra

o e n g e n h o d o se n h or” .

Be ze rra re sp on d e u :

“ O lh e , você é u m h om e m , e u con h e ço você , e se i q u e você n ã o é d isso. M a s

você , d e q u a lq u e r m a n e ira e stá se n d o p e rse g u id o p e la Polícia . Se e u m a n

-d a r lh e b u sca r, e m lu g a r -d e você se r p e rse g u i-d o, q u e m va i se r sou e u . N ã o

é ? Porq u e se te m u m la d rã o e você a m p a ra e a Polícia ve m e você n ã o d e ixa

q u e a Polícia tom e … Você é q u e va i re sp on d e r p or a q u ilo” .

Log o a p ós e sta con ve rsa , a u torizou os trê s a d orm ire m e m Am a ra g i. O s d ois q u e a com p a n h a va m Am a ro Pe d ro p a rtira m n a m a n h ã se g u in te , e Be ze rra ja m a is os viu n ova m e n te . Um a se m a n a d e p ois, e n viou u m ca -m in h ã o a Porto Ale g re p a ra tra ze r a fa -m ília e a s coisa s “ d o h o-m e -m ” . N e s-te m e sm o d ia , a Polícia foi a Am a ra g i p rocu ra r Am a ro Pe d ro, a cu sa n d o Be ze rra d e a b rig a r u m “ a g ita d or” . Be ze rra d iscu tiu com a Polícia . Disse :

“ N ã o, e sse h om e m n ã o é a g ita d or. Q u e m você s d e ve ria m p re n d e r é o d on o

d o e n g e n h o . E le é q u e é a g it a d o r . M a s o h o m e m n ã o . O h o m e m é u m h

o-m e o-m p ob re , in d e fe so. Você s fize ra o-m isso p orq u e é u o-m h oo-m e o-m q u e n ã o te o-m

com q u e se d e fe n d e r. Por q u e n ã o fa z com ig o? E va i fa ze r com u m p ob re d e

s-se , q u e m e re ce tod o o a m p a ro d e q u e m p od e d a r a m p a ro” .

(11)

a com p a n h a d a s d e p e rto p e los m orad ore s d e Am a ra g i. Se g u n d o o d e le -g a d o sin d ica l, e le s te m ia m p or su a sorte e se p e r-g u n ta va m , a ca d a ve z, se e le volta ria . Be ze rra e n ce rra a p a rte d o re la to d o a colh im e n to d e Am a -ro Pe d -ro, a u m só te m p o u m e log io à su a p róp ria b on d a d e e m re la çã o a e ste ú ltim o e à su a cora g e m p a ra con fron ta r os m ilita re s.

Em se u re la to, Am a ro Pe d ro re fe re -se à d e n ú n cia fe ita p e lo p a trã o e a o e p isód io d a b u sca p olicia l. N ã o h á re fe rê n cia n e m a os com p a n h e iros n e m à s con ve rsa s q u e Be ze rra lh e a trib u i. A rig or, e le n ã o d iz q u a se n a d a a re sp e ito d e si m e sm o. Be ze rra é o e ixo d e ssa p a rte d o re la to. Sã o d e -le a s p a la vra s e fra se s q u e Am a ro Pe d ro m e n cion a . É p ossíve l su p or q u e e le te n h a p e d id o u m a ca sa : o p a trã o, a firm a Am a ro Pe d ro, d isse -lh e q u e p od ia vir, q u e h a via u m a ca sa p a ra e le . A fórm u la a trib u íd a a Be ze rra e ra a q u e la u tiliza d a n o m om e n to d a a ce ita çã o d e u m m orad or e m u m e n g e -n h o. Pod e r-se -ia se r le va d o a cre r q u e se tra ta va a p e -n a s d e u m p e d id o e d a con ce ssã o d a m ora d a , se já n ã o h ou ve sse a p a re cid o e m se u re la to re -fe rê n cia à p e rse g u içã o e se e le n ã o h ou ve sse a cre sce n ta d o e m se g u id a q u e o p a trã o lh e d isse ra q u e n ã o h a via n a d a a te m e r; q u e a Polícia n ã o lh e fa ria m a l p orq u e e m Am a ra g i q u e m m a n d a va e ra e le , Be ze rra . Ad e -m a is, co-m o n a h istória con ta d a p or Be ze rra , a Polícia foi p rocu rá -lo n o e n g e n h o, m a s n ã o o le vou g ra ça s a o p a trã o.

(12)

Zé C h ico. O a n tig o d e le g a d o n ã o q u e ria m a l a o p a trã o p or isso. Ap re se n tou d ive rsos a rg u m e n tos p a ra ju stifica r a con d u ta d e Be ze rra : e le n ã o te -ria tid o e scolh a , n ã o p od ia n e g a r a e xistê n cia d e u m d e le g a d o sin d ica l e tc. Ap ós a p risã o, Zé C h ico re torn ou a Am a ra g i, on d e vive u e tra b a lh ou a té su a a p ose n ta d oria n a d é ca d a d e 90. C om o Am a ro Pe d ro, m ora va e m u m a p e q u e n a ca sa n a cid a d e d e Rio Form oso e m a n tin h a se u sítio n o e n -g e n h o, o q u a l e ra , n a p e rce p çã o d os m orad ore s, u m d os m a is b on itos d o e n g e n h o, cob e rto d e n u m e rosa s e va ria d a s á rvore s fru tífe ra s q u e a te sta -va m se u e n orm e in ve stim e n to p e ssoa l.

(13)

b om ” e a va loriza va , re cu sa r p rote çã o a u m tra b a lh a d or q u e se e n con tra va e m p e rig o p or ca u sa d e u m p a trã o “ p e rve rso” e ra im p e n sá ve l. Torn a -ria o p róp rio Be ze rra u m “ p e rve rso” . N o a to d e a colh e r Am a ro Pe d ro e s-ta va m e m jog o a su a h on ra e a p re se rva çã o d a su a a u to-im a g e m , p or m e io d a q u a l g osta va d e se r re con h e cid o e re sp e ita d o. Zé C h ico n ã o lh e h a via p e d id o su a p rote çã o con tra a Polícia . N ã o o fe z p orq u e n ã o e sp e ra va q u e vie sse m p rocu rá -lo? Te ria sid o m u ito org u lh oso p a ra se d irig ir a o p a trã o? É d ifícil sa b e r. O s d ois e p isód ios, tod a via , p e rm ite m m ostra r q u e o p od e r d e Be ze rra tin h a lim ite s, q u e a s coisa s n ã o se p a ssa va m com o e le q u e ria fa ze r cre r a Am a ro Pe d ro: “ Em Am a ra g i m a n d o e u ” . Ta m b é m e le foi a tin -g id o p e la violê n cia d o Esta d o e n ã o p ôd e cu m p rir su a fu n çã o d e p rote tor, e xce to e vita r q u e Zé C h ico fosse tortu ra d o. O ca so Am a ro Pe d ro fa z d e le u m h e rói, e n q u a n to o e p isód io d e Zé C h ico e xp õe su a fra q u e za ; com-p re e n d e -se m e lh or com-p or q u e com-p e rm a n e ce u ocu lto.

Do processo ao perdão

Alg u n s m e se s a p ós o g olp e , o sin d ica to d e tra b a lh a d ore s ru ra is d e Rio Form oso foi re a b e rto, e e Form 1965 h ou ve a e le içã o d a n ova d ire toria . Tra b a lh a -d ore s q u e ja m a is h a via m ti-d o fu n çõe s sin -d ica is ch e g a ra m e n tã o à -d ire çã o e p a ssa ra m a in ve stir p rog re ssiva m e n te n a im p la n ta çã o d e se rviços ju ríd i-cos n o in te rior d os sin d ica tos17. O d ire ito tra b a lh ista p e rm a n e cia e m vig or e a J u stiça d o Tra b a lh o e m p le n o fu n cion a m e n to. O s m ilita re s e se u s a lia -d os civis n ã o se op u n h a m a o re cu rso à J u stiça com o m o-d o -d e re g u la çã o d e con flitos e , p od e -se d ize r, a té o e stim u la ra m . Ain d a n o a n o d e 1965, o In stitu to Bra sile iro d e Re form a Ag rá ria (IBRA), e n tã o u m órg ã o vin cu la d o à Pre sid ê n cia d a Re p ú b lica , firm ou u m a cord o com a Fe d e ra çã o d os Tra -b a lh a d ore s n a Ag ricu ltu ra d e Pe rn a m -b u co (Fe ta p e ), q u e con g re g a va os sin d ica tos d os tra b a lh a d ore s ru ra is d o e sta d o, p a ra con tra ta r a d vog a d os tra b a lh ista s. Foi g ra ça s a e ste a cord o q u e o Sin d ica to d e Rio Form oso p ô-d e te r se u a ô-d vog a ô-d o e com e ça r a a ju iza r a çõe s n a J u stiça ô-d o Tra b a lh o.

(14)

tin u e i a lh e fa ze r p e rg u tin ta s p a ra sa b e r m a is sob re o e p isód io. Be ze rra , p re -cisou e le , n ã o e sta va e m d ia com a s ob rig a çõe s tra b a lh ista s. Foi e n tã o a o sin d ica to b u sca r u m a orie n ta çã o, se n d o o ú n ico d e Am a ra g i a fa zê -lo. O s d irig e n te s sin d ica is a con se lh a ra m -n o a re cla m a r n a J u stiça e o e n ca m i-n h a ra m p a ra o a d vog a d o. N o coi-n te xto d e im p la i-n ta çã o d os se rviços ju rí-d icos, le va r os tra b a lh a rí-d ore s à J u stiça e ra p e rce b irí-d o com o a fu n çã o p or e xce lê n cia d os sin d ica lista s, q u e n ã o p od ia m m a is org a n iza r g re ve s ou m a n ife sta çõe s. C om p re e n d e se , p orta n to, o con se lh o q u e d e ra m . N o e n -g e n h o, Be ze rra d a va a se u s m orad ore s ou tro con se lh o. Dizia q u e n ã o p re -cisa va m p rocu ra r o Sin d ica to, q u e o Sin d ica to e ra p e rd a d e te m p o e , e m u m a a lu sã o à p e rse g u içã o p ós-g olp e , q u e tod os já h a via m visto n o q u e d a va m e te r-se e m a tivid a d e s sin d ica is.

Ir a o Sin d ica to p a ra se q u e ixa r d o p a trã o n ã o e ra a in d a u m a p rá tica corre n te e m 1965. A violê n cia d a re p re ssã o h a via con trib u íd o p a ra q u e se in sta la sse o m e d o n o m u n icíp io19, e tod o u m tra b a lh o p e d a g óg ico ju n -to a os a ssa la ria d os a g rícola s te ve q u e se r fe i-to p a ra q u e e le s volta sse m a o Sin d ica to. Am a ro Pe d ro n ã o in form a o m om e n to p re ciso e m q u e re sta -b e le ce u os la ços com os com p a n h e iros. É p rová ve l q u e te n h a sid o u m d os p rim e iros a fa zê lo e q u e , te n d o a n te riorm e n te p a rticip a d o d a s lu ta s sin -d ica is, se se n tisse ob rig a -d o e m re la çã o à q u e le s q u e b u sca va m re vita liza r o Sin d ica to n a n ova con ju n tu ra . En te n d e n d o q u e a lu ta sin d ica l se fa zia d ora va n te p e la via ju ríd ica , Am a ro Pe d ro fe z o q u e os d irig e n te s sin d i-ca is d e le e sp e ra va m : a ce itou b ota r q u e stã o con tra o p a trã o; re a firm ou su a in te n çã o q u a n d o d isse a Be ze rra q u e e ra e le m e sm o q u e o e sta va p ro-ce ssa n d o, com o re la ta o d on o d e Am a ra g i; e le vou o p roro-ce sso a té o fim , com p a re ce n d o à a u d iê n cia n a J u n ta .

Q u a n d o a q u e stã o já e sta va re solvid a d o p on to d e vista sin d ica l, Am a ro Pe d ro p e rg u n tou se e n tã o: “ M a s o q u e foi q u e e u fiz a Se u Zé Be -ze rra ?” Procu rou o p a trã o e lh e p e d iu p e rd ã o. N ã o p od e ria p roce d e r d e ou tro m od o se d e se ja va p e rm a n e ce r e m Am a ra g i. Da d o o ca rá te r p e rso-n a liza d o d a s re la çõe s rso-n o e rso-n g e rso-n h o, Am a ro Pe d ro a li rso-n ã o p od e ria corso-n tin u a r m ora tin d o se o p a trã o tin ã o se d isp u tin h a m a is se q u e r a cu m p rim e tin tá lo. Em se u re la to, e le re p rod u z a p e n a s a s p a la vra s d o p a trã o: n a d a se sa -b e d o q u e d isse a Be ze rra e n ã o h á n e n h u m a re fe rê n cia à s lá g rim a s ou à re stitu içã o d o d in h e iro g a n h o n a J u n ta . Foi, ce rta m e n te , u m ritu a l d e h u m ilh a çã o, a o q u a l o p u d or lh e im p e d ia d e re torn a r, m e sm o p a ssa d os trin -ta a n os d o e p isód io.

(15)

e sse a ssu n to, a o p a sso q u e o e p isód io d o a colh im e n to e ra u m fa to n otó-rio. O p roce sso e ra fu n d a m e n ta lm e n te u m p rob le m a p a ra o p a trã o. Foi e le q u e o m e n cion ou p or oca siã o d e n osso e n con tro. Tom a d o p e la lóg ica d o d om q u e se q u e r g ra tu ito, m a s q u e é n a ve rd a d e in te re ssa d o, com o a ssin a la va M a rce l M a u ss, Be ze rra n u n ca p ôd e com p re e n d e r q u e Am a ro Pe d ro e n tra sse n a J u stiça con tra e le . Acolh e r u m h om e m p e rse g u id o p e -la Polícia e ra u m a m a n ife sta çã o q u a se su b lim e d e su a g e n e rosid a d e . A e xp e cta tiva e ra a d e q u e o con tra d om se fize sse sob a form a d e u m a le a ld a ld e in a b a lá ve l. N e ssa s circu n stâ n cia s, o p roce sso n ã o p old ia se r p e rce -b id o se n ã o com o u m a in g ra tid ã o. C om o Be ze rra via n a q u e le q u e h a via a colh id o n ã o m a is q u e u m “ p ob re h om e m ” , n ã o lh e ocorria q u e “ e sse h o-m e o-m ” p u d e sse te r le a ld a d e s ou tra s q u e n ã o a q u e la coo-m q u e o-m lh e h a via sa lva d o a vid a . O ra , q u a n d o Am a ro Pe d ro foi p rocu rá -lo, Be ze rra in te r-p re tou se u g e sto com o u m a con fissã o d e q u e e n tra r n a J u stiça fora u m e rro. Era u m a vitória p a ra e le . Por m e io d o p e rd ã o con firm ou su a b on d a -d e , e a or-d e m socia l n o e n g e n h o fu n -d a -d a n a a u tori-d a -d e p e ssoa l -d e se u d on o foi p le n a m e n te re sta b e le cid a . De su a p a rte , Am a ro Pe d ro som e n te se re fe riu a o p roce sso p orq u e sa b ia q u e e u e sta va in te re ssa d a n e ssa h is-tória . Se u re la to foi fe ito n a va ra n d a d a ca sa d e Rob e rto, filh o d o p a trã o, q u e h a via p rovid e n cia d o a vin d a d e Am a ro Pe d ro p a ra q u e e le m e sm o m e n a rra sse os a con te cim e n tos. Se m q u e e u lh e in q u irisse , re fe riu -se à q u e stã o com Be ze rra e q u a lificou o e p isód io com o u m a “ fra q u e za d e ju í-zo” d e su a p a rte . Da d a s a s circu n stâ n cia s, n ã o su rp re e n d e q u e e le te n h a a p re se n ta d o d e sse m od o o e p isód io: e ra a ve rsã o a p rop ria d a a o loca l d a con ve rsa çã o. M a s e sta , ce rta m e n te , corre sp on d ia à m a n e ira p e la q u a l Am a ro Pe d ro via su a id a à J u stiça con tra o p a trã o, u m a ve z q u e ta m b é m e le re a g ia a p a rtir d a lóg ica d o d om : a “ fra q u e za d e ju ízo” e n cob ria o se n tim e n to d e h a ve r fa lta d o com a ob rig a çã o d e re trib u ir o d om re ce b i-d o, i-d e h a ve r se com p orta i-d o com o u m in g ra to20.

A prot eção at é o f im

(16)

ri-m e n to d a le g isla çã o tra b a lh ista , a p re ssã o sob re a cla sse p a tron a l foi e xe r-cid a p rim ord ia lm e n te p e los d irig e n te s sin d ica is, q u e , d e sd e a se g u n d a m e ta d e d os a n os 60, p a ssa ra m a in ve stir siste m a tica m e n te n a re g u la çã o ju ríd ica d os con flitos. C om o p a ssa r d o te m p o, a ju iza r g ra n d e n ú m e ro d e re cla m a çõe s con tra os p a trõe s torn ou -se sin a l d e e xce lê n cia n o ca m p o sin d ica l. Aq u e le s q u e p re te n d ia m a sce n d e r n a h ie ra rq u ia d e p re stíg io re d ob ra ra m se u s in ve stim e n tos: e stim u la va m os tra b a lh a d ore s a fa ze r re -cla m a çõe s, coloca va m à su a d isp osiçã o tod o u m con ju n to d e d isp ositivos (a d vog a d os, p rin cip a lm e n te ) p a ra e n tra r com a q u e stã o n a s J u n ta s e se -g u ia m d e p e rto o a n d a m e n to d o p roce sso.

Esta d in â m ica con trib u iu p a ra a in trod u çã o d o d ire ito com o re g u la -d or -d a s re la çõe s socia is n os e n g e n h os. As e sta tística s -d a s J u n ta s m ostra m q u e os p roce ssos ra ra m e n te e ra m a rq u iva d os e q u e o m a is fre q ü e n te e ra a vitória d os tra b a lh a d ore s n a J u stiça . M u itos p a trõe s se a ju sta ra m a o d i-re ito p a ra e vita r a lu ta ju d icia l; ou tros p a ssa ra m a se g u ir a s i-re g ra s a p ós u m p rim e iro p roce sso, n e g ocia n d o a cord os a m ig á ve is q u e le va va m e m con ta o d ire ito d o tra b a lh o. Por ou tro la d o, com o, con se q ü e n te m e n te , a u m e n tou o cu sto d a força d e tra b a lh o, os p a trõe s tra ta ra m d e b u sca r ou -tra s solu çõe s p a ra te r -tra b a lh a d ore s d isp on íve is. Re corre ra m a e m p re ite i-ros e re strin g ira m a re ce p çã o e m su a s te rra s d e ca n d id a tos a u m con tra to form a l, a fim d e re d u zire m os e n ca rg os socia is e os riscos d e se re m le va -d os à J u stiça , q u e a ca rre ta va p re ju ízos m on e tá rios e e ra p e rce b i-d o com o u m a d e son ra .

N a s d é ca d a s d e 60 e , sob re tu d o, 70, h ou ve u m a e xp a n sã o im p orta n te d a a g ricu ltu ra d a ca n a e m Pe rn a m b u co, g ra ça s a u m a p olítica fa vorá -ve l d o g o-ve rn o fe d e ra l e m re la çã o à a g roin d ú stria a çu ca re ira , e sp e cia l-m e n te n o q u e ta n g ia a os cré d itos e à e xp orta çã o d e a çú ca r. Q u a n d o d e s-sa e xp a n sã o, u m a p a rte sig n ifica tiva d a m ã o-d e -ob ra e m p re g a d a n a s p la n ta çõe s com e çou a se r con stitu íd a p or tra b a lh a d ore s re cru ta d os se m con tra to d e tra b a lh o, d os q u a is a m a ioria vivia n a s p e q u e n a s cid a d e s d a zon a ca n a vie ira , u m a ve z q u e a m orad a se h a via fe ch a d o p a ra e le s. Este s tra b a lh a d ore s e ra m ch a m a d os e se a u to-re con h e cia m com o clan d e stin os, e m op osiçã o a os fich ad os. A re la çã o com os d ire itos d e se m p e n h a va , p or-ta n to, a fu n çã o d e p rin cíp io cla ssifica tório, o q u e d e m on stra o q u a n to já h a via m se torn a d o u m a re fe rê n cia p a ra os tra b a lh a d ore s d a re g iã o.

(17)

g ou a re ve rte r a te n d ê n cia d os p a trõe s d e fe ch a re m a s p orta s d os e n g e n h os a os re cé m ch e g a d os ou d e se re cu sa re m a e sta b e le ce r com e le s con -tra tos d e -tra b a lh o.

Em Am a ra g i, Be ze rra n ã o d e m itia n in g u é m e con tin u a va a re ce b e r tra b a lh a d ore s e m su a s te rra s, a ssin a n d o a s ca rte ira s d e tra b a lh o d e a lg u n s e d e ixa n d o ou tros m ora re m e tra b a lh a re m n o e n lg e n h o com o cla n -d e stin os. Ta l q u a l n o p e río-d o a n te rior a os -d ire itos, o p a trã o -d e Am a ra g i a colh ia os n ovos com o m orad ore s; p e rm itia a tod os, fich ad os e clan d e sti-n os, q u e b otasse m roçad os; d istrib u ía sítios e se com p orta va com o u m p ro-te tor, a g in d o con form e su a im a g e m d e “ h om e m b om ” . Esta con d u ta e ra in u sita d a n o m u n icíp io. O irm ã o d e Be ze rra , p or e xe m p lo, à é p oca a rre n -d a tá rio -d e -d ois e n g e n h os -d a Usin a C e n tra l Ba rre iros (Se rra -d ’Ág u a e M ing u ito), d e stru ía siste m a tica m e n te a s ca sa s d os tra b a lh a d ore s q u e d e ixa -va m o e n g e n h o, n ã o a colh ia n ovos m orad ore s e n ã o d istrib u ía sítios.

Em 1979, in icia d o o p roce sso d e re d e m ocra tiza çã o n o Bra sil, h ou ve u m a re tom a d a d a s g re ve s n a zon a ca n a vie ira . O s Sin d ica tos d e Sã o Lou re n ço d a M a ta e d e Pa u d a lh o, m u n icíp ios situ a d os n a re g iã o m e trop olita n a d o Re cife , tom a ra m a in icia tiva , com o a p oio d a Fe ta p e e d a C on fe d e -ra çã o N a cion a l d os T-ra b a lh a d ore s n a Ag ricu ltu -ra (C on ta g ), d e p rop or a os sin d ica tos p a tron a is u m con tra to cole tivo d e tra b a lh o. C om o os p a trõe s n ã o re sp on d e ra m à solicita çã o n o p ra zo d e cin co d ia s re g u la m e n ta d os p or le i, os d irig e n te s sin d ica is con voca ra m u m a g re ve . Vin te m il tra b a -lh a d ore s cru za ra m os b ra ços. O u tros 22 sin d ica tos, in clu in d o o d e Rio For-m oso, a d e rira For-m à re ivin d ica çã o d o con tra to cole tivo e a n u n cia ra For-m su a d isp osiçã o d e ta m b é m a d e rir à g re ve . O s re p re se n ta n te s p a tron a is a ce i-ta ra m e n tã o n e g ocia r com os d irig e n te s sin d ica is e te rm in a ra m p or a ssi-n a r u m a cord o, d o q u a l se b e ssi-n e ficia ria m os tra b a lh a d ore s d e tod a a zossi-n a ca n a vie ira . Este p rim e iro a cord o p re via , e n tre ou tra s coisa s, u m a u m e n to d e 52% d o sa lá rio, a fixa çã o d e u m a ta b e la d e ta re fa s (e sta b e le ce n d o e q u iva lê n cia e n tre ta m a n h o d a s ta re fa s e p re ços) e a e xte n sã o d e a lg u n s d ire itos d os tra b a lh a d ore s u rb a n os, com o o p a g a m e n to d e h ora s e xtra s e tc. N os a n os q u e se se g u ira m , os con tra tos, cu ja d u ra çã o e ra d e d oze m e se s, fora m re n ova d os n o q u a d ro d os a cord os ou g ra ça s à in te rm e d ia -çã o d o Trib u n a l d o Tra b a lh o, m u ita s ve ze s com a e closã o d e g re ve s n a s q u a is ch e g a va m a e sta r e n volvid os a té d u ze n tos m il tra b a lh a d ore s21.

(18)

som e n te se e xp lica p orq u e os tra b a lh a d ore s, a rig or, con tin u a va m a orie n-ta r-se se g u n d o a s n orm a s q u e p re va le cia m n a s p la n n-ta çõe s a n te s d a e x-te n sã o d os d ire itos socia is. C om o p u d e ob se rva r, d e sd e a s m in h a s p rim e i-ra s id a s a ca m p o, n o in ício d os a n os 70, os ti-ra b a lh a d ore s q u e ixa va m -se d e q u e os p a trõe s n ã o lh e s d a va m m a is sítios, q u e n ã o lh e s a ju d a va m q u a n d o e sta va m d oe n te s, q u e n ã o m a is con se rta va m su a s ca sa s. Acre d ita va m q u e ita l m u d a n ça d e com p orita m e n to tive sse sid o ca u sa d a p e la ch e -g a d a d os d ire itos e a d e scre via m va le n d o-se d a lin -g u a -g e m d os se n tim e ntos: os p a trõe s tin h a m sid o tom a d os p or u m a e sp é cie d e “ ód io” e m re la -çã o a se u s m orad ore s. C om os con tra tos cole tivos oriu n d os d a s g re ve s, a lg u m a s d a s ob rig a çõe s d a m orad a fora m p osta s sob a é g id e d a coe rçã o ju ríd ica : torn a ra m -se d ire itos.

Q u a n d o h ou ve a p rim e ira g re ve d e Rio Form oso, e m 1980, a p a ra li-sa çã o foi m a ssiva . O s d irig e n te s sin d ica is, e n tre ta n to, n ã o ch e g a ra m a p a ra r o tra b a lh o e m Am a ra g i. Be ze rra e se u filh o re a g ira m à e n tra d a d os líd e re s n o e n g e n h o. N os a n os se g u in te s, q u a n d o ocorre ra m ou tra s g re -ve s, d e ra m fé ria s cole tiva s a os tra b a lh a d ore s. De ste m od o, a sse g u ra va m a in te rru p çã o d o tra b a lh o e a g ra d a va m a os d irig e n te s sin d ica is, com q u e m Be ze rra e Rob e rto m a n tin h a m b oa s re la çõe s, e , a o m e sm o te m p o, fa zia m ve r a sin d ica lista s e tra b a lh a d ore s q u e m d e tin h a o p od e r e m Am a -ra g i. C om a s g re ve s, os p roce ssos m u ltip lica -ra m -se n a zon a ca n a vie i-ra : os d irig e n te s e stim u la va m os tra b a lh a d ore s a re corre re m à J u stiça p a ra g a ra n tire m o re sp e ito a os n ovos d ire itos in clu íd os n os con tra tos cole tivos. Rio Form oso ocu p a va o te rce iro lu g a r e m n ú m e ro d e p roce ssos n a zon a ca n a vie ira22. N e n h u m , n o e n ta n to, foi re g istra d o e m Am a ra g i. O s m orad ore s, toorad os sin orad ica liza orad os, n ã o ia m à J u stiça con tra Be ze rra : o re con h e -cim e n to d e q u e o p a trã o e ra u m “ h om e m b om ” os im p e d ia m ora lm e n te . De su a p a rte , Am a ro Pe d ro p e rm a n e ce u fie l a Be ze rra , m a s n ã o e n fra -q u e ce u p or isso se u s la ços com o Sin d ica to. C on tin u a va a fre -q ü e n ta r a s re u n iõe s sin d ica is e d e se n volvia e m Am a ra g i tod o u m tra b a lh o p e d a g ó-g ico ju n to a os n ova tos: e n sin a va -lh e s o q u e e ra o sin d ica to, se u p a p e l n a d e fe sa d os “ d ire itos” e os e stim u la va a p a rticip a r d a s a tivid a d e s sin d i-ca is23.

(19)

ti-liza çã o d e ca rre g a d e ira s m e câ n ica s d a ca n a corta d a p a ra fa ze r fre n te à n e ce ssid a d e d e re d u zir o n ú m e ro d e b ra ços d u ra n te a m oa g e m .

Em Am a ra g i, on d e d e sd e 1983 Be ze rra já h a via tra n sfe rid o a g e stã o d a p la n ta çã o a se u filh o, d ive rsos cla n d e stin os torn a ra m -se fich a d os e n ova s m á q u in a s fora m a d q u irid a s p a ra e n fre n ta r a con ju n tu ra . M a is ou m e -n os -n e ssa é p oca , m u itos tra b a lh a d ore s com e ça ra m a d e ixa r o e -n g e -n h o p a ra ir tra b a lh a r e m Sã o Pa u lo. Em a lg u m a s oca siõe s, p a rtia m fa m ília s in te ira s; e m ou tra s, a p e n a s jove n s ce lib a tá rios cu jos p a is e ou tros m e m b ros d a fa m ília p e rm a n e cia m e m Am a ra g i, e sp é cie d e “ p orto se g u ro” p a -ra o ca so d e a s coisa s n ã o sa íre m tã o b e m . Q u a tro d os q u a torze filh os d e Am a ro Pe d ro, b e m com o o m a rid o d e su a filh a m a is ve lh a (Q u ité ria ), fo-ra m a lg u n s d os q u e p a rtifo-ra m . A filh a , q u e m ofo-ra va e m u m e n g e n h o vizi-n h o, voltou com se u s filh os p a ra a ca sa p a te rvizi-n a e m Am a ra g i e com e çou a tra b a lh a r n o e n g e n h o. Ap ós d ois a n os, o m a rid o re torn ou d e Sã o Pa u lo e foi tra b a lh a r e m ou tro e n g e n h o. Q u ité ria a com p a n h ou -o, m a s m a n te ve se u con tra to d e tra b a lh o e m Am a ra g i e a li d e ixou u m d e se u s filh os, J osé Au g u sto, a p e lid a d o C a b e lu d o, m ora n d o com o a vô Am a ro Pe d ro.

N o in ício d a d é ca d a d e 90, o g ove rn o fe d e ra l m u d ou a p olítica e m re la çã o à a g ricu ltu ra ca n a vie ira : su sp e n d e u os su b síd ios, lib e rou a u m e n -tos n a s ta xa s d e ju ros e p riva tizou a s e xp orta çõe s, a té e n tã o fe ita s com a m e d ia çã o d o In stitu to d o Açú ca r e d o Álcool, q u e g a ra n tia p re ço a os p ro-d u tore s. N a zon a ca n a vie ira ro-d e Pe rn a m b u co, h ou ve os p a trõe s q u e n ã o con se g u ira m fa ze r fa ce à n ova con ju n tu ra e fa lira m ; ou tros ta n tos tra ta -ra m d e se re e stru tu -ra r e p a -ra ta n to d e m iti-ra m e m m a ssa . Da s 38 u sin a s d e Pe rn a m b u co, q u a torze já n ã o fu n cion a va m e m 1997; a p rod u tivid a d e a tin g id a n os a n os 80 d e q u a se 26 m ilh õe s d e ton e la d a s d e ca n a tra n sfor-m a d a s e sfor-m a çú ca r ch e g a va a a p e n a s 15 sfor-m ilh õe s n a colh e ita d e 1997/ 98. Ao fin a l d os a n os 90, d a s q u a tro u sin a s q u e se e n con tra va m e m Rio For-m oso e a rre d ore s, a p e n a s a Tra p ich e con se g u iu se re e stru tu ra r; C u ca ú sob re vive u d e m od o p re cá rio; Sa n to An d ré n ã o e xp lorou m a is se u s e n g e n h os; e C e n tra l Ba rre iros, q u e fora a u sin a m a is p od e rosa d e Pe rn a m b u -co n os a n os 70, fe ch ou su a s p orta s. De in ício, os sin d ica tos fize ra m tu d o p a ra p rote g e r os tra b a lh a d ore s d a d e m issã o. Tod a via , n a m e d id a e m q u e o e m p re g o e stá ve l ra re a va , o p od e r d e n e g ocia çã o d os sin d ica tos se e n -fra q u e cia e os con tra tos d e tra b a lh o torn a va m -se m a is p re cá rios. O s p ro-ce ssos ju d icia is m u ltip lica ra m -se , m a s e m u m a ou tra lóg ica : tra ta va -se , a p a rtir d e e n tã o, d e a sse g u ra r o p a g a m e n to d a s in d e n iza çõe s a os d e m iti-d os, e n ã o m a is cob ra r iti-d ire itos p a ra g a ra n tir o e m p re g o.

(20)

-d ica r a -d e sa p rop ria çã o -d e te rra s p or m e io -d e ocu p a çã o -d e fa ze n -d a s, co-m e çou a se in sta la r e co-m Pe rn a co-m b u co. Eco-m 1992, o M ST org a n izou a p ri-m e ira ocu p a çã o d e te rra d e e n ve rg a d u ra n a zon a ca n a vie ira . M a is d e ri-m il p e ssoa s, a m a ioria tra b a lh a d ore s d os e n g e n h os, e n tra ra m n a s te rra s d o e n g e n h o C a m a ça ri, e m Rio Form oso. O s d irig e n te s sin d ica is d e ste m u n i-cíp io d e ra m se u a p oio e p a rticip a ra m d a a çã o. N os a n os se g u in te s, ou tra s ocu p a çõe s ocorre ra m e m Rio Form oso e n o a n tig o d istrito d e Ta m a n d a ré , torn a d o m u n icíp io e m 1996. De in ício, fora m p rod u to d a cola b ora çã o d o M ST com o sin d ica to, e a p a rtir d e 1996, p rom ovid a s e m se p a ra d o p e la s d u a s org a n iza çõe s24.

Em Am a ra g i, d e sd e o fim d os a n os 80, o filh o d e Be ze rra , a n te ve n d o a s d ificu ld a d e s d a a g roin d ú stria ca n a vie ira , a ssociou -se a u m e m p re sá rio a le m ã o e se p re p a rou p a ra a con ve rsã o a o tu rism o. Ap rove ita n d o a loca -liza çã o p rivile g ia d a d e Am a ra g i, e n tre a e stra d a e a p a rte tid a com o a m a is b on ita d a costa p e rn a m b u ca n a , fe z d a ca sa g ra n d e u m h ote lfa ze n -d a e com e çou a re ce b e r u m flu xo im p orta n te -d e tu rista s. Be ze rra n ã o e s-ta va d e a cord o, p oré m , já ve lh o e d oe n te , n a d a p ôd e fa ze r. Em m e a d os d os 90, a s d ificu ld a d e s d o se tor a çu ca re iro fize ra m -se se n tir e m Am a ra g i: e n d ivid a d o ju n to a o Ba n co d o Bra sil e e m con flito com a u sin a , q u e lh e h a via con fisca d o p a rte d a p rod u çã o, Rob e rto n ã o tin h a m a is con d içõe s d e h on ra r os sa lá rios25. De in ício, os tra b a lh a d ore s con torn a ra m a situ a -çã o com os p rod u tos d e se u s sítios e d a p e sca ; a lg u n s fora m tra b a lh a r co-m o cla n d e stin os p a ra ou tros p a trõe s. Ap ós a lg u co-m a s se co-m a n a s, a foco-m e in s-ta lou -se n o e n g e n h o. Rob e rto m a n d ou m a s-ta r trê s b ois p a ra d istrib u ir ca rn e à s fa m ília s; e m se g u id a , ob te ve cré d ito e m u m m e rca d o d a cid a d e p a ra q u e n e le os tra b a lh a d ore s p u d e sse m se a b a ste ce r. A su sp e n sã o d o p a -g a m e n to e ra u m a situ a çã o in u sita d a p a ra os tra b a lh a d ore s ru ra is. A m a ioria d e le s m ora va e m Am a ra g i h a via m u itos a n os e ja m a is tin h a m vive n cia d o a lg o se m e lh a n te . Pa re cia lh e s q u e Rob e rto e ra o p rin cip a l re sp on -sá ve l p e lo q u e se p a ssa va : e le te ria p rivile g ia d o o h ote l-fa ze n d a e n e g lig e n cia d o o cu ltivo d a ca n a . O e n lig e n h o, q u e p rod u zira trin ta m il ton e la d a s d e ca n a , p rod u zia a g ora a p e n a s se is m il. O s tra b a lh a d ore s e sp e ra -va m , tod a via , q u e Rob e rto e n con tra sse u m a solu çã o, q u e d e se m p e n h a s-se a fu n çã o d e p rote tor com o s-se u p a i. Alé m d isso, te m ia m q u e Rob e rto p a rtisse , com o ou tros p a trõe s d e Rio Form oso e sta va m fa ze n d o, ou q u e a u sin a tom a sse o e n g e n h o.

(21)

-tos. Em se g u id a , se n tin d o-se a b a tid o, a p ose n tou -se e foi se in sta la r e m u m a p e q u e n a ca sa n a cid a d e p a ra e sta r p róxim o a u m socorro m é d ico. Q u ité ria , a ú n ica d e se u s filh os a p ossu ir u m con tra to d e tra b a lh o e m Am a ra g i, con tin u ou a tra b a lh a r n o e n g e n h o e a tom a r con ta d o sítio d o p a i. O n e to q u e Am a ro Pe d ro cria ra , C a b e lu d o, ja m a is fora u m fich a d o, n e m e m Am a ra g i, n e m e m p a rte a lg u m a . N a scid o e m 1970, ch e g ou à id a -d e -d e tra b a lh a r (e m torn o -d e 14 a n os) e m u m m om e n to e m q u e os p a trõe s p re fe ria m re cru ta r jove n s com con tra tos te m p orá rios, a p e n a s p a ra o p e ríod o d e colh e ita d a ca n a . N e sta con d içã o, circu lou p or d ive rsos e n g e -n h os e te rm i-n ou p or se i-n sta la r -n a cid a d e com se u p a d ri-n h o, q u e h a via sid o d irig e n te sin d ica l. N a cid a d e , com e çou a fa ze r “ b icos” . M a n tin h a -se e m con ta to com os d irig e n te s sin d ica is q u e já con h e cia , u m a ve z q u e se u a vô o le va va fre q ü e n te m e n te à s re u n iõe s. Em 1992, q u a n d o d os e ve n tos n o e n g e n h o C a m a ça ri, e sta va d e se m p re g a d o. Um d e se u s a m ig os d o Sin d ica to con vid ou o p a ra p a rticip a r d a ocu p a çã o. C a b e lu d o, a p rin cíp io re -tice n te , a ce itou o con vite . O cu p a r u m e n g e n h o e ra a lg o fora d e se u s h o-rizon te s, b e m com o p a ra os ou tros tra b a lh a d ore s d a re g iã o. Q u a n d o d a sa íd a d e C a m a ça ri, e m con se q ü ê n cia d e u m a g ra n d e op e ra çã o m ilita r, C a b e lu d o in te g rou -se a o con tin g e n te d e ce rca d e oitoce n ta s p e ssoa s q u e se g u ira m os líd e re s d o M ST e d o Sin d ica to e in sta la ra m -se e m ou tro lo-ca l p a ra p re p a ra r u m a n ova ocu p a çã o. Em m e n os d e u m a n o, fora m trê s ocu p a çõe s26. O g ru p o foi a os p ou cos se re d u zin d o, m a s C a b e lu d o foi se m -p re -p a rte d e le . Em 1997, q u a n d o o e n con tre i -p e la -p rim e ira ve z, já e ra u m m ilita n te d o M ST, re sp on sá ve l p or u m a m icrozon a com p re e n d e n d o a lg u n s m u n icíp ios d o litora l (Rio Form oso in clu sive ), e h a via tid o p a rticip a -çã o a tiva e m d ive rsa s ocu p a çõe s d e te rra .

(22)

e m Am a ra g i: com o e n g e n h o d e sa p rop ria d o, e le se livra ria d a s ob rig a -çõe s tra b a lh ista s com os m orad ore s e p od e ria se b e n e ficia r d a s in d e n iza -çõe s e m d in h e iro re fe re n te s à s b e n fe itoria s fe ita s n o e n g e n h o p or se u p a i d e sd e 1952. A in d e n iza çã o d a te rra , p a g a e m títu los d a d ívid a a g rá ria , ca b e ria à Usin a C e n tra l Ba rre iros, p rop rie tá ria d o e n g e n h o. H á in d ícios d e q u e h ou ve u m e n te n d im e n to e n tre Rob e rto e os d irig e n te s sin d ica is e q u e e ste s e n tã o solicita ra m a o In stitu to N a cion a l d e C olon iza çã o e Re fom a Ag rá ria (IN C RA) a d e sa p rop ria çã o d o e n g e n h o, a le g a n d o q u e a s te r-ra s e r-ra m im p rod u tiva s28. Em 1998, ocorre u a d e sa p rop ria çã o. Ao con trá rio d e ou tros e n g e n h os d a re g iã o, q u e a o se re m d e sa p rop ria d os já e sta -va m q u a se -va zios, com o, p or e xe m p lo, os d ois p e rte n ce n te s a o irm ã o d e Be ze rra29, e m Am a ra g i h a via u m a p op u la çã o d e q u a se q u a troce n ta s p e ssoa s. Era m fa m ília s q u e lá e sta va m h á d é ca d a s, a lg u m a s d e sd e a ch e g a -d a -d e Be ze rra n os a n os 50, e q u e a í p e rm a n e ce ra m g ra ça s, sob re tu -d o, à p rote çã o q u e lh e s e ra g a ra n tid a p e lo d on o d o e n g e n h o. É ve rd a d e q u e , com o os ou tros p a trõe s, n e m Be ze rra n e m se u filh o ob e d e cia m n a le tra d a le i a tod a s a s ob rig a çõe s tra b a lh ista s e q u e tin h a m a cu m u la d o in ú m e -ra s d ívid a s q u e os m orad ore s n ã o cob ra va m e m re sp e ito à s ob rig a çõe s im p osta s p e la g ra tid ã o. M a s se e m ou tros e n g e n h os e m situ a çã o se m e -lh a n te o m om e n to d a d e sa p rop ria çã o foi ta m b é m u m m om e n to d e a ce rto d e con ta s n a J u stiça d os m orad ore s e m re la çã o a os p a trõe s, ta l n ã o ocor-re u e m Am a ra g i. Q u e ocor-re n d o e sta r à a ltu ra d o p a i e d e su a ocor-re p u ta çã o d e h om e m “ b om ” , Rob e rto fe z u m a cord o in é d ito com o Sin d ica to e o IN C RA: p rop ôs q u e d a in d e n iza çã o q u e lh e e ra d e vid a p e lo In stitu to fosse d e d u -zid a a q u a n tia re fe re n te a o p a ssivo tra b a lh ista p a ra fin s d e q u ita çã o d a s ob rig a çõe s com os m orad ore s. Tu d o se p a ssou , p orta n to, com o se a té o fim o q u e e stive sse e m jog o fosse p re se rva r a h on ra d o p a trã o e e vita r a d e son ra d e se r le va d o à J u stiça .

Tudo o que o direito deve à honra

(23)

“ h om e m d e ou ro” . A ve n e ra çã o q u e m u itos tra b a lh a d ore s tin h a m e a in d a tê m p or e le p od e se r in te rp re ta d a com o u m cu lto à tra d içã o q u e fu n -d a va a le g itim i-d a -d e -d a m ora -d a e q u e Be ze rra se e m p e n h ou e m re sp e ita r. A m e sm a von ta d e d e se r re con h e cid o com o h om e m “ b om ” p a re ce e sta r ta m b é m n a orig e m d e su a re la çã o com o d ire ito. N ã o se n d o u m p a r-tid á rio d a le g isla çã o tra b a lh ista , Be ze rra , con tu d o, p rocu rou , n a m e d id a d o p ossíve l, cu m p rir d e sd e o in ício a s n ova s re g ra s. Dia n te d o risco d e ve r su a a u torid a d e q u e stion a d a p e la re ivin d ica çã o d e re sp e ito a os d ire i-tos, com o ocorria com ou tros p a trõe s, tra tou d e a sse g u ra r a se u s m orad o-re s o p a g a m e n to d o sa lá rio m ín im o, d o 13osa lá rio e a a ssin a tu ra d a ca r-te ira d e tra b a lh o. G ra ça s a ta l in icia tiva , p ôd e im p e d ir q u e o m ovim e n to d e p rote sto ch e g a sse a Am a ra g i e g a ra n tiu a con tin u id a d e in a b a lá ve l d e se u p od e r sob re a q u e le s q u e e sta va m su b m e tid os a e le p or re la çõe s d e m orad a. Em su a s fa la s, Be ze rra se m p re a p re se n ta va o re sp e ito a os d ire i-tos com o p rova d e su a b on d a d e , ja m a is com o su b m issã o a u m a im p osiçã o ju ríd ica vin d a d e fora . E e ra ta m b é m e sta a p e rce p çã o q u e tin h a m os h m e n s q u e h a b ita va m se u e n g e n h o: cu m p ria os d ire itos p orq u e e ra u m h o-m e o-m “ b oo-m ” . Sob re os m orad ore s d e Am a ra g i, se m p re e xe rce u u m a d om in a çã o p e rson a liza d a : su a a u torid a d e e ra p e ssoa l e e le se fa zia ob e d e -ce r g ra ça s a o re sp e ito à tra d içã o, n a q u a l e le sou b e in clu ir os “ d ire itos” .

C om p re e n d e -se m e lh or o e p isód io d e Am a ro Pe d ro le va n d o-se e m con ta o d e se jo d e Be ze rra d e se r re con h e cid o com o h om e m b om n o con te xto d a s lu ta s socia is e d e e sva zia m e n to d a m ora d a . O m u n d o h a via m u -d a -d o, m a s Be ze rra con tin u a va a se com p orta r com o “ a n te s -d o -d ire ito” e d os p rote stos d os m orad ore s. Acolh e u u m “ com u n ista ” p a ra h on ra r su a p a la vra , tra tou -o com o u m d e se u s m orad ore s p orq u e n ã o p od ia a g ir d e ou tro m od o e o p e rd oou p orq u e Am a ro Pe d ro se h u m ilh ou p e ra n te e le . O e p isód io é u m a d e m on stra çã o e xtre m a d e ste q u e foi o m od o p e lo q u a l Be ze rra g e riu a s re la çõe s com se u s m orad ore s, d o “ a n a crôn ico triu n fo d a h on ra ” , p a ra re tom a r os te rm os d a a n á lise d e Du b y (1984) a p rop ósito d e G u ilh e rm e M a re ch a l, a q u e m p od e m os com p a ra r com a p e rson a g e m d e Be ze rra .

(24)

p róp rios d e se jos, o se n tid o q u e su a s con d u ta s tive ra m p a ra e le n a se q ü ê n-cia d os e ve n tos q u e vã o d o p e ríod o e m q u e e le se torn a d e le g a d o sin d i-ca l a té a fu g a p a ra Am a ra g i, d o p roce sso a o p e rd ã o. Am a ro Pe d ro tin h a ce rta m e n te q u a lid a d e s re con h e cid a s p or se u s p a re s com o a p rop ria d a s p a ra e n fre n ta r os p a trõe s. Torn a r-se d e le g a d o sin d ica l e ra , à é p oca , com o n os d ia s a tu a is, u m a p osiçã o p re stig iosa , e Am a ro se org u lh a va d isto a p on to d e re cu sa r o con vite d e Be ze rra , com o se viu . Pa ra m a n te r a p osi-çã o, u m h om e m d e via d a r p rova s d e su a ca p a cid a d e . Ao q u e tu d o in d ica , Am a ro Pe d ro d e se m p e n h ou b e m su a fu n çã o, p osto q u e con se g u iu con stru ir u m n om e e u m a re p u ta çã o. Q u a n d o o m u n d o d e sa b ou sob re su a ca -b e ça , p or ca u sa d a violê n cia d a re p re ssã o, a q u e le s q u e n e le re con h e cia m u m h om e m h on ra d o n a d a p u d e ra m fa ze r, já q u e fora m ig u a lm e n te a tin -g id os p e la violê n cia d o Esta d o. Foi n e sse con te xto q u e Am a ro p e d iu p ro-te çã o a Be ze rra , com o fa zia m os m ora d ore s com os p a trõe s q u a n d o se se n tia m e m p e rig o, m a s n ã o p e la s m e sm a s ra zõe s. Ele , q u e se e m p e n h a -va p a ra q u e a s re la çõe s n o in te rior d a s p la n ta çõe s fosse m re g u la d a s d e ou tro m od o, n ã o te ve ou tra e scolh a se n ã o a d e se com p orta r se g u n d o a tra d içã o. Su a vid a e sta va e m risco. Botar q u e stão con tra o p a trã o u m a n o a p ós te r sid o p or e le p rote g id o con stitu i u m fa to e xtra ord in á rio a p e n a s q u a n d o se p e rm a n e ce , com o Be ze rra , p rision e iro d a lóg ica d o d om e d o con tra d om . Se u a to ta m b é m p od e se r in te rp re ta d o com o p rod u to d e su a le a ld a d e e m re la çã o a os com p a n h e iros d o Sin d ica to e d a von ta d e d e Am a ro Pe d ro d e ve r o d ire ito re sp e ita d o.

(25)

con trib u íd o p a ra q u e se u n e to tive sse a d q u irid o u m h ab itu s q u e o d isp ôs a e n fre n ta r os p a trõe s.

Conclusão

(26)

d on s n a s ilh a s Trob ria n d s. E n a ob ra d a q u e le q u e foi ju rista a n te s d e se torn a r sociólog o, M a x We b e r, e n con tra m se con stru çõe s te órica s q u e in -siste m sob re o fa to d e q u e a s con d u ta s n ã o p od e m se r com p re e n d id a s se a p e n a s se le va e m con ta o d ire ito, b e m com o a le rta s con tra a con ta m in a -çã o d o p on to d e vista sociológ ico p e la d og m á tica ju ríd ica .

A p a rtir d e u m ca so p re ciso, te n te i m ostra r q u e é p ossíve l ch e g a r a u m a com p re e n sã o m a is a d e q u a d a d os fa tos lig a d os a o d ire ito u m a ve z q u e , rom p e n d o com o p on to d e vista q u e os a u ton om iza , se a m p lia o q u a -d ro -d e a n á lise . A in tro-d u çã o -d o -d ire ito com o re g u la -d or -d a s re la çõe s so-cia is n a s p la n ta çõe s ca n a vie ira s d e Pe rn a m b u co foi in iso-cia lm e n te o e fe ito d e u m a m u d a n ça d e ord e m ju ríd ica . M a s, a o con trá rio d a q u ilo q u e d i-ria m os e sp e cia lista s, isso n ã o se p od e e xp lica r som e n te p e la e xistê n cia d e n ova s n orm a s ju ríd ica s, n e m p e lo fu n cion a m e n to d a s in stitu içõe s ju rí-d ica s. N a s re g iõe s ca n a vie ira s vizin h a s, n a Pa ra íb a e e m Ala g oa s31, à e x-te n sã o d os d ire itos socia is n ã o se se g u ira m os m e sm os e fe itos. Pa ra q u e os d ire itos socia is se torn a sse m e fe tivos, foi n e ce ssá ria tod a u m a m ob ilza çã o p a ra q u e se os re sp e ita sse . N e la e n g a ja ra m -se os d irig e n te s sin d i-ca is e líd e re s com o Am a ro Pe d ro, o q u a l con trib u iu p a ra q u e o d ire ito e n-tra sse n o e n g e n h o Porto Ale g re . M a s a p róp ria m ob iliza çã o se torn a com-p re e n síve l com-p orq u e h a via ocorrid o a n te s u m a ru com-p tu ra com a tra d içã o: e sta ru p tu ra con trib u iu p a ra q u e a s p e ssoa s se m ob iliza sse m e m torn o d os “ d i-re itos” , p e rce b id os com o com p e n sa çã o à p e rd a d a p rote çã o d a tra d içã o.

Da ch e g a d a d os d ire itos a té a d é ca d a d e 90, a in trod u çã o d o d ire ito foi p rod u to d a s lu ta s sin d ica is, in icia lm e n te a tra vé s d a s g ra n d e s m ob ili-za çõe s (1963-64), d e p ois p or via d a re g u la çã o ju ríd ica d o con flito e tu d o a q u ilo q u e a su p u n h a , com o e n sin a r a os tra b a lh a d ore s se u s d ire itos e a im p la n ta çã o d e u m a in fra -e stru tu ra p a ra re corre r à J u stiça (d é ca d a s d e 60 e 70), e , p or fim , p or m e io d a s m ob iliza çõe s cole tiva s e m torn o d os con-tra tos d e con-tra b a lh o, q u e cria ra m n ova s ob rig a çõe s p a tron a is — n ovos “ d i-re itos” — e ju rid iciza ra m a s ob rig a çõe s d a tra d içã o. Du ra n te tod o e sse p e ríod o, o re sp e ito a os d ire itos, p rog re ssiva m e n te , p a ssou a se r p e rce b id o p e los tra b a lh a id ore s ru ra is com o u m a p rote çã o, a p a rtir id o m oid e lo id a -q u e la -q u e lh e s e ra g a ra n tid a p e los p a trõe s n o con te xto d a m ora d a . Q u a n-d o a crise e clon-d iu n a zon a ca n a vie ira , m u itos tra b a lh a n-d ore s se n tira m q u e e sta va m à b e ira d e p e rd e r tu d o: n ã o h a via m a is n e n h u m a p rote çã o, n e m d a tra d içã o n e m d o d ire ito. Esta re p re se n ta çã o con trib u iu p a ra q u e se d isp u se sse m a ocu p a r os e n g e n h os e a com e ça r a in ve n ta r u m n ovo d i-re ito: o d ii-re ito à te rra .

(27)

o d ire ito se torn a sse e fe tivo: a li, u m p a trã o tom a d o p e lo d e se jo d e se r re con h e cid o com o “ b om ” re sp e itou os d ire itos p a ra p re se rva r su a re p u ta -çã o e su a a u torid a d e p e ssoa l — p or ra zõe s, p orta n to, q u e n ã o d e riva m d o d ire ito. G ra ça s a e sse d e se jo, d e u a b rig o a Am a ro Pe d ro e o p rote g e u , a s-sim com o a Zé C h ico. Este s, p or su a ve z, con trib u íra m p a ra a e fe tivid a d e d o d ire ito, d e d ica n d o-se com e sm e ro à con ve rsã o d os com p a n h e iros a os d ire itos e a os sin d ica tos. N o fim , a s coisa s se p a ssa ra m d e m od o d ife re n te e m Am a ra g i. A p rote çã o tra d icion a l foi a sse g u ra d a a té o fim ; o e n g e n h o n ã o foi ocu p a d o d a m a n e ira q u e ou tros o fora m ; o p a trã o a ssu m iu su a s d ívid a s com os tra b a lh a d ore s. Poré m , com o o m u n d o n ã o é tã o sim p le s con form e te n d e m a cre r a q u e le s q u e o ob se rva m a p a rtir d e m od e los d i-cotôm icos, Am a ra g i, o e n g e n h o d a d om in a çã o p e ssoa l, foi ta m b é m o b e r-ço d e u m n ovo líd e r — o n e to d e Am a ro Pe d ro —, q u e e n ve re d ou p e lo ca m in h o d a m ilitâ n cia e , p or m e io d e la , d a s m ob iliza çõe s p e la d e sa p rop ria çã o d os e n g e n h os, com tu d o q u e e la te m im rop lica d o e m te rm os d e re -d u çã o -d os -d ife re n cia is -d e p o-d e r -d o m u n -d o -d a s g ra n -d e s p la n ta çõe s -d a m a ta p e rn a m b u ca n a .

Re ce b id o e m 15 d e n ove m b ro d e 2003 Ap rova d o e m 4 d e m a rço d e 2004

(28)

Not as

1 En g e n h o é o te rm o m a is corre n te p a ra d e sig n a r a s u n id a d e s d e p rod u çã o

d e ca n a -d e -a çú ca r. O u tros te rm os u tiliza d os sã o fa ze n d a e p rop rie d a d e .

2 Sob re o p a p e l d e se m p e n h a d o p or p a d re s d a Ig re ja C a tólica n e sse p e ríod o,

ve r Pa lm e ira (1977a ).

3 N a oca siã o, e u re a liza va u m a p e sq u isa sob re os u sos socia is d o d ire ito n a -q u e la re g iã o d a m a ta p e rn a m b u ca n a e Am a ra g i e ra u m d os e n g e n h os e stu d a d os.

4A a n á lise d o ca so J osé Be ze rra -Am a ro Pe d ro foi e la b ora d a a p a rtir d e u m

re la to d os d ois a re sp e ito d os a con te cim e n tos, d e e n tre vista s fe ita s com d e le g a d os sin d ic a is, sin d ic a list a s, p a t r õ e s e t r a b a lh a d o r e s d e Rio Fo r m o so , a ssim c o m o a p a rtir d e d a d os d e ob se rva çã o e d o con h e cim e n to a cu m u la d o sob re a h istória d a s re la çõe s socia is n a s g ra n d e s p la n ta çõe s d a m a ta p e rn a m b u ca n a . O ca so foi ob je to d e u m a re fe rê n cia e m Sig a u d (1996) e d e u m a p rim e ira a n á lise e m Sig a u d (1999a ). Aq u i, re tom o a re fle xã o d e 1999 p a ra d á -la a con h e ce r a o p ú b lico d e lín g u a p or-tu g u e sa , com o cu id a d o d e re fin a r e a m p lia r a a n á lise .

5 Sob re o p roce sso u sin e iro, ve r, e n tre ou tros títu los, Eise n b e rg (1977) e C

or-re a d e An d ra d e (1989).

6 A s r e la ç õ e s so c ia is e st r u t u r a v a m - se a p a r t ir d a c o n c e ssã o d e u m a c a sa .

Da í a d e sig n a çã o re la çõe s d e m orad a. A re sp e ito d a s “ re g ra s d a m ora d a ” , ve r Pa l-m e ira (1977b ).

7 O s u sin e iros u tiliza va m o a rg u m e n to d a p rote çã o socia l p a ra a tra ir a m ã

o-d e -ob ra , com o se p oo-d e ob se rva r n o ca so o-d a Usin a C a te n o-d e , a m a ior e m Pe rn a m-b u co n a d é ca d a d e 40. Ve r, a re sp e ito, C a te n d e (1941) e Sig a u d (1993:27-28).

8 A p a rtir d a s d e scriçõe s d a s re la çõe s d e m ora d a , é p ossíve l a firm a r q u e con

-form a va m u m m od o d e d om in a çã o a se r a p roxim a d o d o tip o d e d om in a çã o tra d i-cion a l te oriza d o p or M a x We b e r, n o q u e d iz re sp e ito à p e ssoa lid a d e d a s re la çõe s, à g a ra n tia con ve n cion a l e à cre n ça n o ca rá te r sa g ra d o d a tra d içã o. Ve r a re sp e ito ta n to os e scritos d e We b e r sob re a ord e m ju ríd ica (1964:251-272) q u a n to sob re a sociolog ia d a d om in a çã o (1964:753-809).

9A g e n e r o sid a d e c o m o v a lo r e c r it é r io p a r a a fe r iç ã o d e p r e st íg io a p a r e c e

cla ra m e n te n a s m e m ória s e scrita s p e los p a trõe s (ve r Be llo 1985; C orre a d e O live i-ra 1988; N a b u co 1995).

10O s p rote stos q u e se d e se n ca d e ia m n a m a ta p e rn a m b u ca n a sã o a q u i in te

Referências

Documentos relacionados

Cambridge: Cambridge Universit y Press... Pa ris:

Ref erências bibliográf icas.. ALVES-SILVA, J ., SAN TO

Th e social org an iz ation of cu ltu re d iffe re

Th e stru ctu re of social action.. En say os sob re m e tod olog ía

M adrid: Consejo Superior de Inves- tigaciones Científicas... O f im da religião: dilemas da liberdade religio- sa no Brasil e

O f im da religião: dilemas da liberdade religio-.. sa no Brasil e

Crianças indígenas: ensaios ant ropo- lógicos.. São

Hist ória social e cult ural do mo- dernismo art íst ico em São Paulo.. São Paulo: Companhia das