• Nenhum resultado encontrado

3 COMPREENDENDO OS PLANOS NARRATIVO E DISCURSIVO

3.2 Nível discursivo: textos e discursos em Once upon a time

3.2.4 Intertextualidade: significações de histórias clássicas

3.2.4.8 As aventuras de Pinóquio

Pinóquio é, originalmente, o personagem principal de As aventuras de Pinóquio (Le avventure di Pinocchio em italiano), um romance italiano de Carlo Collodi (COLLODI, 2002), datado de 1881. A história se inicia com um velho marceneiro, certa manhã, em sua marcenaria que, decidido a fazer pernas de mesa, pega um pedaço de madeira e logo percebe que há algo de errado, pois ouve uma voz aguda soando dali. Nisso, recebe a visita de Geppetto, um velho amigo que traz consigo pernas de mesa. Em troca, o amigo é presenteado com o pedaço de madeira falante, que seria perfeito para o boneco de marionete que ele estava interessado em construir. Imediatamente, começa a trabalhar em seu boneco e logo em breve o menino de madeira já estava correndo pela casa e sai para a rua. Geppetto, com essa confusão, é preso, e Pinóquio, como havia sido batizado o boneco, volta para a casa, onde conhece o Grilo Falante, que seria, em verdade, a consciência do próprio Pinóquio. O Grilo Falante explica ao boneco que ele precisa ir à escola; caso contrário, tornar-se-á um burro. Com raiva, Pinóquio lança um machado e o mata. A noite passa, o dia amanhece, e Pinóquio está em casa faminto. Geppetto, então, retorna ao lar, onde é recebido alegremente pelo boneco, o qual promete ser um bom menino e ir à escola. Com muito custo, Geppetto compra a cartilha ao menino com suas poucas economias e manda-o ao seu primeiro dia de aula, mas no caminho ele vê um teatro de bonecos e vende a cartilha para comprar o ingresso e assistir à peça. Ali, conhece a raposa e o gato, que se mostram amigos e depois acabam roubando-lhe suas moedas.

Depois disso, Pinóquio enfrenta muitas aventuras e problemas ao longo de toda a história, sobretudo em virtude de sua teimosia, mentiras (que fazem seu nariz crescer) e por não querer estudar. Entre as confusões, por não estudar, ele vira um burro e é vendido ao circo. Mais para o final da narrativa, em determinado momento, Pinóquio é engolido por um monstro marinho, e o boneco localiza Geppetto também ali na barriga do monstro. Os dois conseguem escapar pela boca da criatura e encontram uma cabana onde vive Grilo Falante,

que não havia morrido. Pinóquio, então, se torna um bom menino, trabalhador, estudioso e respeitador. Certa noite, sonha com a Fada Azul que havia conhecido em uma de suas aventuras e para quem havia revelado seu desejo de tornar-se um menino de verdade. No sonho, a Fada lhe diz que ele estava perdoado e que, por seu bom comportamento, transformá-lo-ia em um menino de verdade. Ele acorda, percebe que é de fato um menino de carne e osso, que a cabana virou uma bela casa, que Geppetto está feliz, e que o velho Pinóquio de pau está na estante.

Novamente, uma das versões mais populares de As aventuras de Pinóquio é o filme em animação Pinóquio (1940), da Disney. Essa versão aproveita várias das aventuras criadas por Collodi (2002), porém de forma bem mais sucinta. Diferente do original, o Grilo Falante ocupa a posição de narrador da história em vez de apenas aparecer pontualmente. Quem dá vida inicialmente ao boneco de madeira é a própria Fada Azul, que depois o transforma em menino de verdade. Por outro lado, semelhante ao original, Pinóquio também vira um burrico em certo momento, assim como também conhece o gato e a raposa, que irão vendê-lo a Stromboli, diretor do teatro de bonecos (que no original chama-se Come-Fogo, não é um vilão e até poupa a vida de Pinóquio.). Na parte final, o monstro marinho é substituído por uma baleia, entre outras pequenas alterações que não mudam a essência da história: um boneco que deseja ser um menino de verdade.

A narrativa que se passa no Reino Encantado de Once upon a time que envolve As Aventuras de Pinóquio usa vários dos elementos do original e/ou da adaptação da Disney. Geppetto é um carpinteiro sofrido por ter perdido os pais muito cedo e também a esposa. Com a madeira de uma árvore encantada, constrói Pinóquio que, apesar de feito de madeira, é tratado como filho. Em determinada ocasião, Geppetto e Pinóquio estão em alto mar e enfrentam uma baleia, tal qual a versão da animação Disney. Desse incidente, Geppetto acorda na beira do mar e encontra Pinóquio afogado. Para a sua alegria, chega a Fada Azul que, além de devolver a vida ao boneco, transforma-o em menino de verdade, com a condição de que seja uma boa pessoa. Mais adiante, Pinóquio recebe a missão de ir para o Mundo Real para ser o tutor de Emma, prometendo a seu pai que faria a menina acreditar na maldição para poder salvar a todos os personagens. Anteriormente a essa história, há uma narrativa à parte que se relaciona à obra de Pinóquio, por dizer respeito ao personagem Grilo Falante. Antes de ser grilo, ele era Jiminy, filho de ciganos trapaceiros que passavam de cidade em cidade apresentando, na rua, seu teatro de marionetes. De bom coração, cansado de roubar a mando de seus pais do público que assistia à peça, Jiminy aceita de Rumpelstiltskin uma poção que prometia libertá-lo de seus pais quando a bebessem. Contudo, os pais de Jiminy descobriram

sobre a poção e deram outro uso a ela, transformando um jovem casal em marionetes de madeira. Tomado em remorso, Jiminy recebe a visita da Fada Azul que, atendendo a seu pedido, transforma-o em Grilo Falante e lhe dá a missão de procurar Geppetto para ser sua consciência, pois este era ainda criança à época e perdeu seus pais porque era filho do mencionado jovem casal. A partir daí Grilo passa a acompanhar o restante da vida de Geppetto até sua velhice.

Já no Mundo Real de Once upon a time, Pinóquio recebe o nome de August, um jovem escritor que chega a Storybrooke com a tarefa de fazer Emma acreditar na maldição. Além de ter prometido a seu pai, no outro espaço-tempo, que faria isso, ele tem um motivo ainda maior: precisa acabar com o feitiço ou votará a ser um boneco de madeira, processo que já teve início com uma de suas pernas já sendo madeira. Na cidade, August reencontra seu pai, Marco, que é carpinteiro e se oferece a ser seu ajudante. Já o Grilo falante, nesse espaço- tempo atual, é Dr. Archibald, cuja profissão, terapeuta, remete à função de consciência de seu equivalente. De fato, o personagem é procurado por vários outros quando necessitam de orientações na vida. Assim como Jiminy, que estava descontente com sua condição de ladrão, em determinado episódio da série Dr. Archie vive um dilema com sua identidade e revela que gostaria de ser outra pessoa.