• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV: Análise e Discussão dos Resultados

Recorte 13 Caro Aluno,

Ao curso sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle.

Este curso é responsável por apresentar as ferramentas de interação e comunicação presentes no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Inicialmente você irá conhecer estas ferramentas na visão do aluno e, em seguida, iremos orientá-lo quanto às atividades da tutoria, ou seja, corrigir tarefas, fóruns, glossário, entre outros.

Esperamos que você aproveite o curso para enriquecer seus conhecimentos, seus horizontes e sua visão da EaD, que vem crescendo em nosso país na busca de novas opções para levar a educação a todos, rompendo distâncias e oportunizando o exercício da cidadania!

Em nossa equipe para a preparação deste curso estão o Designer

Instrucional, Pedagogo, Professores Especialistas e os Tutores a Distância (na verdade, os “formadores” que irão acompanhá-lo no curso).

Todas as dúvidas deverão ser encaminhadas ao seu tutor a distância, o mesmo irá se apresentar logo no início do curso.

É muito importante que não deixe acumular tarefas, leia seu e-mail diariamente e entregue suas atividades de acordo com os prazos estabelecidos.

Você deverá apresentar um rendimento igual ou superior a 60% para obter seu certificado de conclusão do curso.

Nas orientações iniciais, é importante que você conheça a dinâmica do curso de Moodle: Dinâmica da Disciplina .

Acessando-o, você poderá navegar pelo conteúdo, utilizando-se das setas de cada slide , que abrirão, um a um, para mostrar-lhe:

a descrição das atividades do curso;

a maneira como as atividades serão realizadas; o tempo de duração do curso;

a metodologia de avaliação das atividades a serem realizadas. Além disso, temos em Notícias e Atividades Permanentes, no tópico inicial, um Fórum de notícias para que o professor e o tutor a distância da disciplina possam divulgar informações diversas.

Cada semana apresenta uma agenda que apresenta a descrição das atividades propostas e os prazos para desenvolvê-las.

Para encerrar, na biblioteca virtual temos o glossário de termos desta sala.

Sucesso em sua caminhada!

Nessa longa mensagem de boas-vindas observa-se que a formadora esclarece, logo no início, por que e como a disciplina foi organizada. Baynham

(1995) deixa claro que a linguagem ocupa uma posição de destaque na produção dos textos como prática social e que as instituições e organizações sociais são sustentadas e reproduzidas por meio dessa linguagem. Percebe-se, incorporados à linguagem do texto, aspectos diretamente ligados às concepções ideológica, social e cultural do contexto específico da atividade de formação: Este curso é responsável por [...]; Em nossa equipe para a preparação deste curso [...];É muito importante que [...]. A linguagem

observada é materializada de acordo com o contexto da situação de curso de formação continuada que, neste caso, é parte de um processo seletivo. Apresenta, portanto, formas verbais que indicam a obrigação do aluno-tutor: Você deverá apresentar um rendimento igual ou superior a 60%.

Quanto à forma de cobrança em relação aos prazos e à realização das tarefas propostas, o texto apresenta escolhas linguísticas modalizadas, orientando o aluno-tutor de maneira sugestiva: É muito importante que não deixe acumular tarefas, leia seu e-mail diariamente e entregue suas atividades de acordo com os prazos estabelecidos. Uma informação necessária ao desenvolvimento da disciplina é dada da seguinte forma:

Cada semana apresenta uma agenda que apresenta a descrição das atividades propostas e os

prazos para desenvolvê-las. Por meio dessa informação, o aluno-tutor toma

conhecimento do que precisa fazer para a realização de tarefas e leituras.

Como visto, a linguagem mostra de que maneira a atividade de formação nessa disciplina foi elaborada. Os aspectos ideológicos presentes no contexto específico desta pesquisa, que focaliza um processo seletivo, são evidenciados pelas escolhas linguísticas presentes nas orientações dadas aos alunos-tutores. Como afirma Baynham (1995), aspectos ideológicos não existem em um vácuo, mas são expressos pelo modo escrito ou falado. No próximo recorte, vê-se a agenda da primeira semana da disciplina:

Recorte 14

Moodle para tutores - TURMA 001 - 2008/1

CEAD

/ ► 20081_tutores

/ ► Agenda da 1ª Semana

Nesta primeira semana do curso, estaremos iniciando nossas aulas, e aproveitamos a oportunidade para lembrar que vocês devem organizar sua

agenda pessoal para reservar um tempo a cada dia para o seu acesso ao ambiente, bem como para a realização das atividades propostas.

Devido ao recesso de 01/05 a 03/05, o período da primeira semana será de 28/04 a 07/05.

Período: 28/04 a 07/05

As atividades a seguir deverão ser realizadas no período de 28/04 a 07/05. Organize-se para não acumular atividades.

Atividade 1: Leia a Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Caixas

Adesivas .

Observação: Ao longo das lições irão aparecer alguns exercícios que devem ser respondidos por você após a leitura das mesmas.

Atividade 2: Complete os dados de seu perfil, escreva uma descrição sobre

você e insira uma foto de rosto para que possamos conhecê-lo melhor. Insira um evento de usuário no Calendário sobre um assunto qualquer para o dia 05/05.

Atividade 3: Leia E-mail e Mensagens . Em seguida, ordene os participantes em ordem alfabética e envie uma mensagem de boas-vindas ao nome posterior ao seu. O último nome da lista deverá mandar para o primeiro da lista.

Atividade 4: Leia Chat e Fórum . Poste uma mensagem no Fórum 1 - Discussão sobre a Disciplina.

Atividade 5: Leia Tarefas e faça a Tarefa 1 - Trabalho Individual . Atividade 6: Leia Lição e responda as questionamentos propostos. Atividade 7: Leia Wiki e crie um wiki por meio do Texto Colaborativo . Atividade 8: Leia Questionário .

Atividade 9: Leia Grupos e Glossário . Em seguida, encontre um termo relacionado ao tema “Ambiente virtual de aprendizagem - Moodle” e insira no Glossário de Termos sobre o Ambiente Moodle . Lembre-se de indicar a fonte onde pesquisou o conceito.

Atividade 10: Leia a Escolha e responda a Enquete .

Na agenda da primeira semana, o conteúdo é apresentado no bloco de links

visão do aluno. São apresentadas informações sobre como os futuros alunos a

distância acessarão as ferramentas e recursos do ambiente. A segunda semana é reservada aos textos mais amplos e o acesso a esses textos ocorre, para os alunos- tutores, a partir do bloco de links visão do tutor não-editor. Nesses textos, fica marcada a diferença entre esses dois blocos de links, visão do aluno e visão do tutor

não-editor: neste último os alunos-tutores podem observar recursos e ferramentas

mais profundamente, conhecendo detalhes de acessibilidade não permitidos ao aluno regular de um curso a distância. Ou seja, como tutor a distância uma pessoa consegue ver e acessar aspectos relacionados a ferramentas e recursos de modo mais abrangente do que como aluno. Um exemplo disso é o que ocorre com Notas

de alunos: um tutor a distância pode acessar as notas de todos os alunos de um

de acesso seja a mesma. O que muda é a condição de acessibilidade.

A linguagem dessa agenda, a princípio, se mostra informal. Utiliza formas pronominais e verbos na primeira pessoa do plural: Nesta primeira semana do curso, estaremos iniciando nossas aulas, e aproveitamos a oportunidade [...],sugerindo uma interação

entre aluno-tutor e texto que se mobiliza para alcançar um propósito social, ou seja, uma aproximação entre ambos. Entretanto, essa linguagem informal passa para um nível mais formal, apresentando uma orientação mais imperativa com conotação de ordem: As atividades a seguir deverão ser realizadas no período de 28/04 a 07/05. Organize-se para não acumular atividades. Dessa forma, o aluno-tutor é lembrado de sua obrigação e do prazo que ele tem para realizar as tarefas. Ao longo da leitura instrucional, é possível perceber o modo imperativo em todas as estruturas: Leia, complete, ordene, poste, faça, responda, encontre, insira. Todas as formas verbais imperativas indicam o que

o aluno-tutor terá de fazer; são, portanto, orientações da esfera do ‘fazer’. O que precisa ser levado em conta aqui, como nos lembra Baynham (1995), é a dimensão do processo de escrita e leitura como prática social no contexto em que se insere. O contexto, nesta pesquisa, é tal que o sujeito precisa fazer coisas para mostrar que tem condições de tutorar um grupo de alunos a distância.

Vejamos agora a mensagem introdutória da equipe multidisciplinar, relacionada à segunda semana:

Recorte 15

Caro Tutor,

Nesta segunda semana do curso iremos trabalhar a visão do tutor não editor no Moodle.

O prazo de encerramento do curso será no dia 17/05, assim, não deixe para

a última hora.

Sucesso!!!

Do ponto de vista social e ideológico, percebe-se que há uma insistência em alertar o aluno-tutor quanto aos prazos de entrega de tarefas, o que fica implícito quando a formadora destaca a frase: não deixe para a última hora, retomando a questão

do compromisso dos alunos-tutores com prazos de entrega de tarefas. Essa mesma questão já foi discutida em seções anteriores.

A seguir, apresento o conteúdo da agenda da segunda semana. Nessa instrução específica, o para que ler fica implícito nos textos, tanto que o que aparece no quadro das propostas de leitura foi adaptado por mim, pesquisadora. Creio que na visão da equipe que desenvolveu a disciplina, esse objetivo estaria subtendido ao