• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III: Metodologia da Pesquisa

Fórum 1: Contribuição no processo ensino-

3.3 Participantes da Pesquisa

Os participantes da pesquisa se constituem dos alunos-tutores das duas disciplinas observadas e de seus formadores. Destacamos quatro formadoras, pertencentes à equipe multidisciplinar, que são apresentadas no contexto do curso de capacitação de tutores, como tutoras. Na primeira edição da disciplina Fundamentos Didáticos e Pedagógicos da Tutoria (FDPT) 001, havia 83 alunos- tutores; na segunda, FDPT 002, havia 35.

Os alunos-tutores possuem diferentes formações, haja vista estarem participando de uma seleção para diferentes disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso superior a distância Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de

Sistemas, oferecido, na época em que ocorreu a pesquisa, pela primeira vez, no

CEAD/Ifes.

Esses participantes, em sua maioria, não possuem experiência em EaD, aspecto que fica evidente pelo fato de se tratar da implantação da modalidade na instituição e, também, pela descrição do primeiro sistema de atividade visto anteriormente. Trata-se, portanto, de uma experiência pioneira da instituição, dos participantes e da equipe multidisciplinar envolvida.

Traço o perfil das formadoras-tutoras, que conduziram os alunos-tutores na formação, por considerar importante conhecer esses atores. Além disso, essas formadoras-tutoras foram participantes da primeira atividade apontada neste trabalho, porém, não focal para análise. Seus nomes foram alterados para preservar suas identidades; as informações e características aqui apresentadas foram retiradas de seus currículos, disponibilizados na plataforma Lattes.

Mestra em Informática. Atualmente, é professora com dedicação exclusiva do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); é também coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Gerente de Ensino do Centro de Educação a Distância (CEAD) do Ifes. Atuou como Coordenadora da Produção de Material para a modalidade a distância e Designer Instrucional de 2006 a 2009, pelo Sistema UAB. Possui mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002); aperfeiçoamento em Docência Superior, pela Fundação de Assistência e Educação (1996); graduação em Tecnologia em Processamento de Dados, pela Fundação de Assistência e Educação (1995). Atualmente, atua como designer instrucional do CEAD/Ifes.

2- Greice

Possui Mestrado em Pedagogia Profissional, pelo Instituto Superior Pedagógico para a Educação Técnica e Profissional Hector Alfredo Pineda Zaldívar (2003). Foi Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ifes e Coordenadora Adjunta do Centro de Educação a Distância (CEAD); professora especialista e tutora de disciplinas na capacitação de Tutores presenciais e Tutores a distância. Fez parte da equipe de implantação da EaD no Ifes, tendo participado desde as primeiras discussões. Atualmente, é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Espírito Santo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores e orientação pedagógica.

3- Isadora

Mestre em Informática pela UFES (2002); bacharel em Ciência da Computação pela UFV/MG (1991), com especialização em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação pela PUC/MG (1995). É professora efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), desde 1993, com dedicação exclusiva à instituição, tendo, em 2004, feito parte da comissão responsável pelo projeto de implantação da EaD no Cefetes. Atuou como coordenadora dos cursos superiores em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores na modalidade presencial, de jul/2004 a abr/2008. Atuou como coordenadora do Curso

Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ofertado na modalidade a Distância através do Sistema UAB, de nov/2006 a abr/2009. Hoje atua como coordenadora do Curso de Pós Graduação em Informática na Educação na modalidade a distância também ofertado através do sistema UAB.

4- Vandessa

Mestra em Informática (2005) e graduada em Ciência da Computação (2001) também pela UFES, atualmente é professora dos cursos superiores de informática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). É coordenadora de tutoria do Centro de Educação a Distância - CEAD/Ifes, que administra a EaD (Educação a Distância) do Ifes. Tem experiência nas áreas de ensino presencial e a distância e em Sistemas de Informação, especialmente Engenharia de Software. Atua principalmente em relação aos seguintes temas: Educação a Distância, Qualidade de Software, Engenharia de Software, Gerência de Conhecimento, Gerência de Configuração, Processo de Desenvolvimento de Software, Sistemas de Informática.

5- Cidalena

Possui graduação em Pedagogia - Habilitação em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo (2000). É especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos, pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica - Cefetes – 2008. Atualmente, é gerente de gestão educacional do IFES - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Piúma.

Neste trabalho, procuro mostrar o sistema de atividade de formação dos tutores a distância numa visão macro, que implica o módulo presencial e o módulo a distância. Para efeito de análise, escolhi duas disciplinas do módulo a distância, deixando o módulo presencial apenas como contextualizador dos conhecimentos adquiridos pelos tutores sobre as perspectivas da EaD e as características da função de tutoria.

Parto do pressuposto que o sistema de atividade colabora para a construção do objeto, formando o perfil dos alunos-tutores, por meio de orientações e instruções diretamente ligadas à função que vão exercer. Além disso, permite que eles executem tarefas didático-pedagógicas que os direcionam ao domínio dos recursos e ferramentas do AVA Moodle, aspecto fundamental no curso, caminho para o desenvolvimento do alfabetismo digital desses atores, para que alcancem a compreensão do papel da instituição em relação à construção do objeto de acordo com a perspectiva elaborada em seu projeto pedagógico. Essa perspectiva inclui a formação de um sujeito que saiba instigar a participação de seu aluno de modo que este construa, de maneira participativa, novos saberes e novos olhares sobre a forma de ensino-aprendizagem na modalidade a distância.

Além disso, os tutores a distância adquirem, no CCT, a fluência e o domínio do ambiente, ao executarem tarefas que requerem o uso das mesmas ferramentas digitais e recursos que serão usados na docência online. Assim, torna-se possível um processo de formação com inúmeras chances de capacitar e qualificar os tutores a distância nos padrões exigidos pelo MEC.

Desde o início, percebi que o procedimento metodológico mais adequado para a investigação foi usar o método da observação. Ao me manter afastada da docência em sala de aula presencial, pude desenvolver esse trabalho, buscando compreender os caminhos da EaD. Também considero importante o fato de ser este momento de pesquisa parte da primeira experiência da instituição na modalidade EaD. Ser uma participante ativa da pesquisa, como um dos atores do cenário, teria sido de grande relevância, mas não foi possível no momento de realização da pesquisa, em virtude de decisão superior, de ordem institucional.

Em face dessas limitações, comecei, então, a assistir às reuniões que articularam o processo e observei, também, todo o módulo presencial do CCT, que ocorreu num período de quatro dias, não consecutivos. Obtive login e senha para freqüentar as salas de aula online do módulo a distância do curso e, ainda sem ter definido como seria minha coleta de dados, arquivei vários documentos referentes ao processo de seleção de candidatos, como por exemplo, edital e manual. Também acompanhei o fórum de discussão da disciplina Fundamentos Didáticos e

Pedagógicos da Tutoria, bem como registrei algumas mensagens geradas no

ambiente, trocadas entre alunos-tutores e seus formadores. Iniciei, nesse contexto, a busca por indícios de desenvolvimento do letramento digital dos tutores a distância.