• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III: Metodologia da Pesquisa

Fórum 1: Contribuição no processo ensino-

3.5 Procedimentos de análise

Optei por analisar os dados desta pesquisa em três seções: a primeira está relacionada à formação dos tutores a distância no que diz respeito às regras da formação e se refere às duas edições da disciplina Fundamentos Didáticos e

Pedagógicos da Tutoria. Na segunda seção, faço uma relação entre as regras

prescritas da instituição com as regras da formação. Para isso, valho-me de dados formais da Instituição, descritos no CCT, e focalizo as regras explícitas e preestabelecidas no ambiente de aprendizagem. Por último, na terceira seção, focalizo a proposta de atividades do CCT para investigar se as práticas sociais de leitura e escrita propiciam uma formação mais voltada ao alfabetismo digital ou ao letramento digital. Nessa seção de análise, utilizo mensagens de fóruns das disciplinas Fundamentos Didáticos e Pedagógicos da Tutoria 001 e 002.

3.5.1 Procedimento de análise da primeira seção

A primeira seção da análise discute as regras da formação observadas durante o CCT e para tal, utilizo como base o conceito de regras de Engestrom (1999), na sua relação com os instrumentos da atividade. Para desenvolver a análise dos dados, reuni as mensagens internas do AVA trocadas entre as formadoras e alguns alunos-tutores. Essas mensagens foram indicativas de regras, tanto explícitas como implícitas, e essas regras foram as estabelecidas como categorias para a discussão da segunda parte da análise.

Assim, essa seção foi composta pelos seguintes procedimentos de análise: • Leitura cuidadosa dos fóruns para observação, interpretação e

inferência das regras de participação criadas pelos participantes;

• Observação das regras explícitas e implícitas nas mensagens das formadoras durante as interações;

• Observação das ações dos alunos-tutores nas discussões dos fóruns.

Nessa seção, procurei entender como as regras da atividade de formação impactam na formação do ser-tutor como sujeito transformado socialmente. Dessa maneira, observei como os alunos-tutores se posicionam diante das discussões

sobre os assuntos relacionados aos fundamentos didáticos e pedagógicos da EaD, trabalhados durante a disciplina Fundamentos Didáticos e Pedagógicos da Tutoria.

3.5.2 Procedimento de análise da segunda seção

Os candidatos ao cargo de tutores a distância, por meio da proposta pedagógica do CCT, passam a conhecer a plataforma utilizada pelo CEAD/Ifes nos cursos a distância. Para tal, realizam várias tarefas didáticas no ambiente, com o objetivo de familiarizar-se com os instrumentos e de relacionar-se com a comunidade. Nesse bloco de análise, faço uma relação das regras institucionais explícitas, descritas no conteúdo programático das disciplinas objeto de análise, para mostrar como elas podem estar interligadas, na relação do sujeito com os instrumentos e com a comunidade.

Assim, essa seção foi composta pelos seguintes procedimentos de análise: • Observação da proposta pedagógica do CCT, para investigar as regras

estabelecidas nos instrumentos utilizados pelos alunos-tutores, como orientação de sua função;

• Observação e interpretação de como os alunos-tutores respeitam essas regras e como criam novas regras de participação no ambiente; • Investigação em busca de encontrar quais regras têm origem na

formação histórica dos participantes e são utilizadas como referência na formação para atuar distância;

• Investigação sobre o impacto dessas regras na formação e sobre como elas orientam o ser e o fazer do tutor a distância.

Assim como na primeira seção, nesta também destaco as regras da formação dos tutores a distância, porém, com uma diferença: focalizo as regras explícitas presentes nos materiais escritos do CCT e faço uma correlação com as regras criadas pelos participantes, na tentativa de mostrar que a comunidade influencia a formação na medida em que há limitação e restrição do que se pode e do que não se pode fazer para alcançar uma meta.

O que de fato acontece na atividade, como será visto, é que o sujeito burla as regras institucionais, criando regras próprias, com base na interação, para se adaptar à comunidade na apropriação do objeto.

Assim, foram analisados conteúdos dos instrumentos utilizados no CCT, na disciplina Moodle para Tutores, mais precisamente, os seguintes itens:

• Conhecendo o ambiente: AVA;

• Ferramentas de comunicação: fórum; • Recursos para leituras e atividades.

Nessa seção de análise, busquei perceber se o tipo de objeto planejado pela instituição coincide com o objeto que está sendo formado, pois o projeto pedagógico do curso prevê algumas regras que, pela relação entre sujeitos e instrumentos, podem não ter sido concretizadas ou seguidas.

3.5.3 Procedimento de análise da terceira seção

Nessa seção, destaco as propostas de leitura e escrita do CCT, para descobrir se a perspectiva da formação está mais voltada ao alfabetismo digital ou ao letramento digital. Por meio da discussão dos participantes em um fórum da disciplina Fundamentos Didáticos e Pedagógicos da Tutoria, foi possível observar e interpretar as ações dos alunos-tutores de maneira a perceber como se articulam à perspectiva do CCT. Quanto às relações que eles fazem entre as práticas de leitura e outros âmbitos, tais como suas experiências, o mundo da EaD e outras leituras, foi possível perceber uma nuance, ou seja, uma pequena intenção de desenvolver o letramento digital nos participantes.

A análise e a discussão, nessa seção, ocorreram a partir dos fóruns, contando com um grande número de mensagens, possibilitando a observação sobre como se deram as relações. Para tal, foram realizados procedimentos similares aos da primeira seção:

• Leitura completa das mensagens dos fóruns, para detectar as relações estabelecidas entre as leituras realizadas pelos alunos-tutores e outros

aspectos de ordem socioculturalmente situados, relacionados à EaD ou, até mesmo, ao ensino presencial;

• Anotação de estruturas e orações que demonstram como os alunos- tutores expressam, por meio da escrita, as relações apontadas acima; • Interpretação dos tópicos mais mencionados na discussão e de seu

impacto na formação;

• Identificação do impacto das práticas sociais de leitura e escrita na formação e como elas conduzem o ser e o fazer do tutor a distância.

Um procedimento comum a todas as seções de análise se refere à numeração dos excertos: entre chaves e em negrito. Para a organização das mensagens lidas, numerei-as de acordo com cada mensagem do histórico ou do fórum. Optei por reiniciar a numeração em cada fórum, indicando também a letra correspondente ao fórum. Importante lembrar que as mensagens são apresentas em sua forma original, mesmo aquelas que apresentaram erros de ortografia ou outro erro qualquer, como, por exemplo, erros de concordância. Todas as mensagens são acompanhadas das datas em que ocorreram.

Uma vez explicitados os procedimentos utilizados para análise, passo ao capítulo de discussão da análise realizada.