• Nenhum resultado encontrado

Convergência-divergência da média móvel (MACD)

DA MÉDIA MÓVEL (MACD) E HISTOGRAMA MACD

As médias móveis identificam tendências ao filtrar as oscilações dos preços diários. Gerald Appel, analista e gestor de recursos de terceiros em Nova York, desenvolveu indicador mais avançado. O Moving Average Conver- gence-Divergence (MACD) consiste não em uma, mas em três médias mó- veis exponenciais. Ele aparece nos gráficos como duas linhas, cujos cruza- mentos emitem sinais de negociação.

Como construir o MACD

O indicador original MACD compõe-se de duas linhas: uma linha sólida (denominada linha MACD) e uma linha tracejada (denominada linha de sinal). A linha MACD é composta de duas médias móveis exponenciais (MMEs). Ela responde às mudanças nos preços com relativa rapidez. A li- nha de sinal é composta pela linha MACD, ajustada por outra MME. Ela responde às mudanças nos preços com mais lentidão.

Os sinais de compra e venda são emitidos quando a linha MACD mais rápida cruza acima ou abaixo da linha de sinal mais lenta. O indicador MACD é parte integrante da maioria dos programas de análise técnica. Poucos investidores o calculam a mão – o computador faz o trabalho com mais rapidez e exatidão.

Para construir o MACD:

1. Calcule a MME de 12 dias dos preços de fechamento. 2. Calcule a MME de 26 dias dos preços de fechamento.

3. Subtraia a MME de 26 dias da MME de 12 dias e plote a diferença como linha cheia. Esta é a linha MACD.

4. Calcule a MME de 9 dias da linha rápida e plote o resultado como li- nha tracejada. Esta é a linha de sinal lenta (ver planilha, Figura 26.1).

Psicologia de mercado

Cada preço reflete o consenso da massa dos participantes do mercado so- bre valor. A média móvel representa o consenso médio sobre valor em de- terminado período – a foto composta do consenso de massa. Uma média

26. CONVERGÊNCIA-DIVERGÊNCIA DA MÉDIA MÓVEL (MACD) E HISTOGRAMA MACD 137

Petróleo bruto

Dia Fechamento MME-12 MME-26 MACD Sinal Hist MACD 1 20,70 20,39 20,46 —0,07 —0,16 0,09 2 20,55 20,41 20,47 —0,06 —0,14 0,08 3 20,72 20,46 20,49 —0,03 —0,12 0,09 4 21,03 20,55 20,53 0,02 —0,09 0,11 5 21,10 20,63 20,57 0,06 —0,06 0,12 6 21,29 20,73 20,62 0,11 —0,02 0,13 7 21,09 20,79 20,66 0,13 0,01 0,12 8 21,48 20,90 20,72 0,18 0,04 0,14 9 21,23 20,95 20,76 0,19 0,07 0,12

Figura 26.1: Planilha MACD e de histograma MACD

Para obter as linhas MACD e o histograma MACD siga os seguintes passos: 1. Calcule as médias móveis exponenciais dos preços de fechamento de 12

dias e de 26 dias.

2. Subtraia a MME de 26 dias da MME de 12 dias para obter a linha MACD rápi- da.

3. Calcule a MME de 9 dias da linha MACD rápida para obter a linha de sinal lenta. Plote ambas as linhas para obter o indicador clássico MACD. 4. Subtraia a linha de sinal da linha MACD para obter o histograma MACD.

móvel longa rastreia o consenso de longo prazo e uma média móvel curta rastreia o consenso de curto prazo.

Os cruzamentos das linhas MACD e de sinal identifica mudanças no equilíbrio de poder entre touros e ursos. A linha de sinal lenta reflete o consenso de massa num período mais longo. Quando a linha MACD, mais rápida, ergue-se acima da linha de sinal mais lenta, constata-se que os tou- ros dominam o mercado e que é melhor operar comprado. Quando a linha rápida cai abaixo da linha lenta, constata-se que os ursos dominam o mer- cado e que é melhor operar vendido.

Regras de negociação

Os cruzamentos entre as linhas MACD e de sinal identificam mudanças nas marés do mercado. Operar na direção de um cruzamento significa se- guir o fluxo do mercado. Esse sistema gera menos negociações e menos dentes de serra do que os sistemas mecânicos baseados em médias móveis simples.

1. Quando a linha MACD rápida cruzar acima da linha de sinal lenta, emite-se um sinal de compra. Opere comprado e coloque um stop de proteção abaixo da mínima mais recente.

2. Quando a linha rápida cruza abaixo da linha lenta, emite-se um si- nal de venda. Opere vendido e coloque um stop de proteção acima da máxima mais recente (Figura 26.2).

Mais sobre MACD

Muitos operadores de mercado tentam otimizar a MACD, usando outras médias móveis, além das MMEs de 12, 26 e 9 barras; outra escolha muito comum é 5-34-7. Alguns investidores tentam ligar a MACD aos ciclos de mercado. O problema é que na maioria das vezes os mercados não seguem ciclos (ver Seção 36). Quando se usam ciclos, a primeira MME deve ter um quarto da duração do ciclo dominante e a segunda MME, a metade. A ter- ceira MME é um dispositivo de ajustamento cuja duração não precisa estar amarrada ao ciclo. Cuidado para não otimizar demais a MACD. Quando se mexe durante muito tempo na MACD, é possível fazê-la emitir qual- quer sinal desejado, com os mesmos dados.

Uma maneira “curta e grossa” de plotar a MACD é usada por investi- dores cujo software não inclui este indicador. Alguns pacotes permitem que se tracem apenas duas MMEs. Nesse caso, podem-se usar cruzamentos entre duas MMEs, como de 11 dias e 26 dias, como substitutos das linhas MACD e de sinal.

Histogramas MACD

Os histogramas MACD proporcionam uma visão mais profunda do que o MACD original sobre equilíbrio de poder entre touros e ursos. Mostra não só qual dos dois grupos está no controle, mas também se o grupo dominan- te está mais forte ou mais fraco. É uma das melhores ferramentas com que contam os analistas técnicos de mercado.

Histograma MACD = linha MACD – linha de sinal

O histograma MACD mede a diferença entre a linha MACD e a linha de sinal (ver planilha eletrônica, Figura 26.1) e plota a diferença como um histograma – uma série de barras verticais. A distância pode parecer insig- nificante, mas o computador aumenta a escala para preencher a tela.

Se a linha rápida estiver acima da linha lenta, o histograma MACD será positivo e plotado acima da linha zero. Se a linha rápida estiver abai- xo da linha lenta, o histograma MACD será negativo e plotado abaixo da linha zero. Quando as duas linhas se tocam, o histograma MACD é igual a zero.

26. CONVERGÊNCIA-DIVERGÊNCIA DA MÉDIA MÓVEL (MACD) E HISTOGRAMA MACD 139

Petróleo bruto

Linhas MACD

comprar

comprar

vender vender

Mar Abr Maio Jun Jul Ago

22,01 20,80 19,60 18,39 17,18 0.3836 –0.1193 –0.6221 –1.1250 –1.6279

Figura 26.2: Linhas MACD

Quando a linha MACD rápida cruza acima da linha de sinal lenta, emite-se um sinal de compra. Os sinais de compra são disparados quando a linha rápida cruza abaixo da linha lenta. Essas regras ajudam a captar todas as principais tendências e a gerar menos dentes de serra do que os cruzamentos de preços e a média móvel simples.

Quando aumenta o spread entre as linhas MACD e de sinal, o histogra- ma MACD fica mais alto ou profundo, dependendo de sua direção. Quan- do as duas linhas se aproximam, o histograma fica mais curto.

A inclinação do histograma MACD é definida pela relação entre as duas barras vizinhas. Se a última barra for mais alta (como a altura das le- tras m-M), a inclinação do histograma MACD será para cima. Se a última barra for mais baixa (como a profundidade das letras P-p), a inclinação do histograma MACD será para baixo.

Psicologia de mercado

O histograma MACD mostra a diferença entre o consenso sobre valor a curto prazo e a longo prazo. A linha MACD rápida reflete o consenso do mercado num período mais curto. A linha de sinal lenta reflete o consenso do mercado num período mais longo. O histograma MACD rastreia a dife- rença entre essas duas linhas.

A inclinação do histograma MACD identifica o grupo dominante no mercado. O histograma MACD em ascensão mostra que os touros estão fi- cando mais fortes. O histograma MACD em declínio mostra que os ursos estão ficando mais fortes.

Quando a linha MACD rápida sobe com mais rapidez do que a linha de sinal lenta, o histograma MACD sobe. Isso mostra que os touros estão fi- cando mais fortes do que antes – é uma boa hora para operar comprado. Quando a linha MACD rápida cai com mais rapidez do que a linha lenta, o histograma MACD cai. Isso mostra que os ursos estão ficando mais fortes – é uma boa hora para operar vendido.

Quando a inclinação do histograma MACD movimenta-se na mesma direção dos preços, a tendência é segura. Quando a inclinação do histogra- ma MACD movimenta-se em direção oposta à dos preços, o vigor da ten- dência é questionável. É melhor operar na direção da inclinação do histo- grama MACD, pois ela mostra se os touros ou os ursos dominam o mercado.

A inclinação do histograma MACD é mais importante do que sua posi- ção acima ou abaixo da linha central. Os melhores sinais de venda ocorrem quando o histograma MACD está acima da linha central, mas sua inclina- ção é para baixo, mostrando que os touros ficaram exaustos. Os melhores sinais de compra ocorrem quando o histograma MACD está abaixo da li- nha central, mas sua inclinação é para cima, mostrando que os ursos fica- ram exaustos.

Regras de negociação

O histograma MACD emite dois tipos de sinais de negociação. Um é co- mum e ocorre em toda barra de preço. O outro é raro e acontece apenas al- gumas vezes por ano em qualquer mercado – mas é extremamente forte.

O sinal comum é dado pela inclinação do histograma MACD (Figura 26.3). Quando a barra em curso é mais alta do que a barra anterior, a incli- nação é para cima. Mostra que os touros estão no controle e é tempo de comprar. Quando a barra em curso é mais baixa do que a barra anterior, a inclinação é para baixo. Mostra que os ursos estão no controle e é hora de

26. CONVERGÊNCIA-DIVERGÊNCIA DA MÉDIA MÓVEL (MACD) E HISTOGRAMA MACD 141

Cobre Histograma MACD comprar comprar vender vender B G E D C 139,00 128,50 118,00 107,50 97,00 2,4725 1,3886 0,3048 –0,7790 –1,8628 A F

Set Out Nov

Abr Maio Jun Jul Ago Dez

Figura 26.3: Divergências do histograma MACD

O histograma MACD confirma tendências quando alcança novas máximas ou mínimas, junto com os preços. As novas mínimas no histograma MACD, nos pontos A e F, confirmam tendências de baixa. As novas mínimas nos indicado- res dizem aos operadores de mercado que a tendência de baixa provavelmen- te submeterá os fundos A e F a novos testes ou os superará. As novas máximas C e D no histograma MACD confirmam as tendências de alta. Mostram que a tendência de alta provavelmente submeterá os picos Ce D a novos testes ou os superará.

As divergências entre o histograma MACD e os preços identificam importan- tes pontos de inflexão. Esses sinais raramente ocorrem, mas quando apare- cem quase sempre permitem que se captem importantes reversões e o início de novas tendências. A divergência de alta A-B sinaliza importante oportuni- dade de compra. Os preços estão numa nova mínima, mas o indicador está traçando um fundo mais alto. Tal situação revela que os ursos estão exaustos e os touros estão prontos para reconquistar terreno.

A divergência de baixa D-E, identifica importante oportunidade de venda. Na borda direita do gráfico, verifica-se uma divergência de alta, F-G. A me- lhor hora para comprar é quando o histograma MACD aponta para cima a par- tir do segundo fundo, G. Uma vez que se esteja operando comprado, coloque um stop de proteção abaixo do fundo de preço G. Movimente o stop para cima, à medida que a tendência progride.

operar vendido. Quando os preços avançam num sentido, mas o histogra- ma MACD movimenta-se em outro sentido, a mensagem é que a multidão dominante está perdendo o entusiasmo e a tendência é mais fraca do que parece.

1. Compre quando o histograma MACD parar de cair e apontar para cima. Coloque um stop de proteção abaixo da última mínima se- cundária.

2. Venda a descoberto quando o histograma MACD parar de subir e apontar para baixo. Coloque um stop de proteção acima da última mínima secundária.

O histograma MACD aponta para cima e para baixo nos gráficos diá- rios com tanta freqüência que não é prático comprar ou vender a cada gui- nada. As mudanças na inclinação do histograma MACD são muito mais significativas nos gráficos semanais, razão porque faz parte do sistema de negociação Triple Screen (ver Seção 43).

Quando esperar novo pico ou novo vale

O histograma MACD funciona como os faróis de um carro – oferece aos investidores visões rápidas da estrada pela frente. As novas máximas e mí- nimas nesse indicador geralmente são seguidas por novas máximas ou mí- nimas nos preços.

Um pico sem precedentes nos últimos três meses no histograma MACD diário mostra que os touros estão muito fortes e que é provável que os preços subam ainda mais. Uma nova mínima sem precedentes no histo- grama MACD nos últimos três meses mostra que preços mais baixos não serão raros mais adiante.

Quando o histograma MACD alcança nova máxima durante uma alta, a tendência ascendente é vigorosa e é de se esperar que a próxima alta sub- meta a novo teste o pico anterior ou o supere. Se o histograma MACD cair para nova mínima durante uma tendência de baixa, isso mostra que os ur- sos estão fortes e que os preços provavelmente submeterão a mínima mais recente a novo teste ou a ultrapassarão.

O sinal mais forte em análise técnica

As divergências entre o histograma MACD e os preços ocorrem apenas umas poucas vezes por ano, em qualquer mercado, mas emitem algumas das mais poderosas mensagens em análise técnica. Não acontecem em to-

dos os topos e fundos importantes, mas quando se vê uma, sabe-se que im- portante reversão está a caminho.

Quando os preços sobem para nova máxima, mas o histograma MACD traça um topo mais baixo, cria-se uma divergência de baixa (Figura 26.3). Um topo mais baixo no histograma MACD mostra que os touros es- tão internamente fracos, embora os preços estejam mais altos. Quando os touros perdem o vigor, os ursos estão prontos para assumir o controle. As divergências de baixa entre o histograma MACD e os preços identificam debilidade nos topos do mercado. Emitem sinais de venda quando quase todos os investidores sentem-se empolgados com a probabilidade de rom- pimento de uma nova máxima!

3. Venda a descoberto quando o histograma MACD inclinar-se para baixo a partir de seu topo mais baixo, enquanto os preços estão em nova máxima. Coloque um stop de proteção acima da máxima mais recente.

Quando os preços continuam caindo para novas mínimas e o histogra- ma MACD prossegue cada vez mais baixo, confirma-se a tendência de bai- xa. Se os preços caírem para nova mínima, mas o histograma MACD traçar uma mínima mais superficial, cria-se uma divergência de alta. Mostra que os preços estão caindo por inércia, que os ursos estão mais fracos do que parecem e que os touros estão prontos para conquistar o controle. As di- vergências de alta entre o histograma MACD e os preços identificam força nos fundos do mercado. Emitem sinais de compra quando a maioria dos investidores está temerosa quanto a um rompimento para nova mínima! 4. Compre quando o histograma MACD apontar pra cima a partir de seu segundo fundo mais superficial, enquanto os preços estão em nova mínima. Coloque um stop protetor abaixo da mínima mais recente.

Se uma divergência de alta entre o histograma MACD e os preços for abortada e os preços caírem para nova mínima, você sairá do mercado pela ordem de stop. Continue a observar o histograma MACD. Se ele traçar um terceiro fundo mais superficial, enquanto os preços declinam para nova mínima, você está lidando com uma “tripla divergência de alta” – um sinal extremamente forte de compra. Compre novamente assim que o histogra- ma MACD inclinar-se para cima a partir de seu terceiro fundo superficial. O contrário aplica-se às vendas a descoberto nas triplas divergências de baixa.

Mais sobre histograma MACD

O histograma MACD funciona sem qualquer referência temporal: sema- nal, diária e intradiária. Os sinais dos histogramas MACD semanais levam a maiores movimentos de preços do que os indicadores diários ou intradiá- rios. O princípio aplica-se a todos os indicadores – os sinais em referências temporais mais longas resultam em movimentos de preços mais intensos.

Quando se usa o MACD e o histograma MACD em gráficos semanais, não se precisa esperar até a sexta-feira para captar os sinais. Importante ten- dência pode mudar no meio da semana – o mercado não se prende ao calen- dário. Por causa disso, os estudos semanais devem ser realizados todos os dias.