• Nenhum resultado encontrado

O estocástico é um oscilador popularizado por George Lane. Hoje, já é parte de muitos programas de software, sendo amplamente utilizado pelos investidores computadorizados. O estocástico monitora a relação de cada preço de fechamento com a faixa máxima-mínima recente.

O estocástico é mais complexo do que o Williams%R. Inclui vários passos para filtrar o ruído do mercado e excluir os maus sinais. O estocásti- co consiste em duas linhas: uma linha rápida, denominada %K, e uma li- nha lenta, denominada %D.

1. O primeiro passo no cálculo do estocástico é obter o “estocástico bruto”, ou %K. %K =C L H L n n n hoje – – ⋅100

em que: Choje= fechamento de hoje

Ln = o ponto mais baixo para o número selecionado de dias

Hn = o ponto mais alto para o número selecionado de dias

N = o número de dias para o estocástico, selecionado pelo investidor

O padrão de intervalo temporal para o estocástico é de cinco dias, em- bora alguns investidores usem períodos mais longos. O intervalo menor ajuda a detectar mais pontos de inflexão; porém, o intervalo maior ajuda a identificar pontos de inflexão mais importantes.

2. O segundo passo é obter %D, mediante o ajustamento de %K – ge- ralmente durante um período de três dias, o que pode ser feito de várias maneiras, tais como:

%D =Soma de 3 dias de Soma de 3 dias de hoje ( – ) ( – C L H n n Ln) ⋅100

Há duas maneiras de plotar o estocástico – rápida e lenta. O estocásti-

co rápido consiste em duas linhas – %K e %D – plotadas no mesmo gráfi- co. É muito sensível às viradas do mercado, mas resulta em muitos dentes de serra. Muitos investidores preferem o estocástico lento. A %D do esto- cástico rápido transforma-se na %K do estocástico lento. O estocástico lento funciona melhor na filtragem do ruído do mercado e produz menos dentes de serra. Um estocástico lento de cinco barras (ajustado durante um período de três dias) é escolha muito comum entre os investidores (ver pla- nilha, Figura 30.1).

O estocástico foi concebido para flutuar entre 0 e 100. As linhas de re- ferência são traçadas em níveis de 20% e 80% para marcar áreas de over- bought e oversold. O estocástico lento raramente alcança os mesmos ex- tremos que o Williams %R bruto.

Psicologia de multidão

Cada preço é o consenso de todos os participantes do mercado sobre valor, no momento da transação. Os preços de fechamento diário são importan- tes, pois a liquidação das contas de investimento depende deles. A máxima de qualquer período marca o poder máximo dos touros durante esse inter- valo. A mínima do período mostra o poder máximo dos ursos no mesmo interregno.

O estocástico mede a capacidade dos touros ou dos ursos de fechar o mercado próximo à borda superior ou inferior da faixa recente. Quando os preços sobem, os mercados tendem a fechar perto da máxima. Se os tou- ros conseguem erguer os preços durante o dia, mas não podem fechá-los perto do topo, o estocástico vira para baixo. Mostra que os touros estão mais fracos do que parecem e emite um sinal de venda.

Os fechamentos diários tendem a ocorrer perto das mínimas durante as tendências de baixa. Quando uma barra fecha perto de sua máxima, isso

mostra que os ursos conseguem pressionar os preços para baixo apenas du- rante o dia, mas não logram mantê-los em baixa. A virada do estocástico para cima mostra que os ursos estão mais fracos do que parecem e acende um sinal de compra.

Regras de negociação

O estocástico mostra quando os touros ou os ursos ficam mais fortes ou mais fracos. Essa informação ajuda concluir se os touros ou os ursos têm mais chances de ganhar a luta em curso no mercado. Convém operar com os vencedores e contra os perdedores.

30. ESTOCÁSTICO 167

Franco suíço

Data Máxima Mínima Fechamento %K:5 %D:5 %D lenta 9/16 68,07 67,24 67,83 9/17 68,22 67,79 67,97 9/18 67,61 66,81 67,36 9/19 67,52 67,02 67,25 9/20 67,57 66,87 67,50 48,94 9/23 68,21 67,89 68,04 87,23 9/24 68,53 67,48 67,64 48,26 60,57 9/25 67,87 67,57 67,71 50,60 60,54 9/26 67,97 67,48 67,58 42,77 47,22 56,11 9/27 68,30 67,37 68,23 74,14 53,79 53,85 9/30 68,49 68,25 68,37 86,21 64,57 55,20

Figura 30.1: Planilha do estocástico

G A %K do estocástico rápido é semelhante ao Williams %R.

G A %D do estocástico rápido é obtida pelo ajustamento da %K num período de três dias.

G A %D do estocástico rápido torna-se a %K do estocástico lento e é ajustada mais uma vez para se obter a %D do estocástico lento.

A maioria dos investidores usa computador para construir o estocástico. A escolha da duração do intervalo temporal do estocástico depende da tendên- cia que se está tentando identificar. Um estocástico muito curto (em torno de 5 dias) ajuda a captar reversões de curto prazo. O estocástico mais longo (14 a 21 dias) ajuda a identificar viradas mais significativas no mercado.

O estocástico emite três tipos de sinais de negociação, listados aqui por ordem de importância: divergências, o nível das linhas do estocástico, e sua direção (Figura 30.2).

Divergências

Os sinais mais poderosos de compra e de venda do estocástico resultam de divergências entre este indicador e os preços.

1. As divergências de alta ocorrem quando os preços caem até uma nova mínima, mas o estocástico traça um fundo mais alto do que o do declínio anterior. Mostra que os ursos estão perdendo força e que os preços estão caindo por inércia. A inflexão do estocástico para cima, a partir do segundo fundo, emite um forte sinal de com-

overbought oversold venda venda venda venda compra compra

Estocástico lento de 5 dias Franco suíço Set Out Ago 68,53 67,00 65,48 63,96 62,43 120,00 90,00 60,00 30,00 0,00

Figura 30.2: Estocástico lento de cinco dias

As linhas do estocástico ajudam a identificar áreas de topos e fundos quando se movimentam acima ou abaixo de suas linhas de referência. Esses sinais funcionam bem nas faixas de negociação, mas são prematuros quando come- ça nova tendência (ver o início de setembro). O estocástico emite seus me- lhores sinais quando diverge dos preços. Há uma divergência de baixa classe A no início de outubro, anterior ao acentuado rompimento de preços.

Ao operar comprado ou vendido com base no estocástico, coloque um stop de proteção imediatamente abaixo da mínima secundária mais recente ou da máxima secundária mais recente. Constata-se um sinal de compra na borda direita do gráfico — é hora de cobrir as posições vendidas e comprar.

pra: opere comprado e coloque um stop de proteção abaixo da mí- nima mais recente do mercado. Os melhores sinais de compra ocorrem quando o primeiro fundo está abaixo da linha de referên- cia mais baixa e o segundo está acima dela.

2. As divergências de baixa ocorrem quando os preços sobem até uma nova máxima, mas o estocástico traça um topo mais baixo do que o da alta anterior. Mostra que os touros estão ficando mais fra- cos e que os preços estão subindo por inércia. A inflexão do esto- cástico para baixo, a partir do segundo topo, emite um sinal de venda: opere vendido e coloque um stop de proteção acima do pico de preço mais recente. O melhor sinal de venda ocorre quan- do o primeiro topo está acima da linha de referência mais alta e o segundo está abaixo dela.

Overbought e oversold

Quando o estocástico sobe acima de sua linha de referência mais alta, isso mostra que o mercado está overbought. Overbought significa muito alto, pronto para virar para baixo. Quando o estocástico cai abaixo de sua linha de referência mais baixa, isso mostra que o mercado está oversold. Over- sold significa muito baixo, pronto para virar para cima.

Esses sinais funcionam bem nas faixas de negociação, mas não quando o mercado desenvolve uma tendência. Nas tendências de alta, o estocásti- co rapidamente torna-se overbought e continua emitindo sinais de venda enquanto o mercado sobe. Nas tendências de baixa, o estocástico rapida- mente torna-se oversold e continua emitindo sinais de compra prematu- ros. Convém combinar o estocástico com um indicador de acompanha- mento de tendência de longo prazo (ver Seção 43). O sistema de negocia- ção Triple Screen permite que os investidores recebam os sinais de compra do estocástico diário apenas quando a tendência semanal for de alta. Quando a tendência semanal for de baixa, os investidores recebem apenas os sinais de venda do estocástico diário.

3. Ao identificar uma tendência de alta num gráfico semanal, espere que as linhas do estocástico diário caiam abaixo da linha de refe- rência mais baixa. Em seguida, sem esperar pelo cruzamento ou pela inflexão para cima, emita uma ordem de compra acima da máxima da última barra de preço. Ao operar comprado, coloque um stop de proteção abaixo da mínima do dia da negociação ou do dia anterior, a que for mais baixa.

A forma do fundo do estocástico geralmente indica se a alta tende a ser forte ou fraca. O fundo estreito e raso mostra que os ursos estão fracos e que a alta provavelmente será forte. O fundo largo e profundo mostra que os ursos estão fortes e que a alta provavelmente será fraca. É melhor acei- tar apenas sinais de compra fortes.

4. Ao identificar uma tendência de baixa num gráfico semanal, espe- re que as linhas do estocástico diário subam acima da linha de refe- rência superior. Então, sem esperar que se cruzem ou que se incli- nem para baixo, emita uma ordem de venda a descoberto abaixo da mínima da barra de preço mais recente. No momento em que as linhas do estocástico se cruzarem, o mercado geralmente já está em queda livre. Ao operar vendido, coloque um stop de proteção aci- ma da máxima do dia de negociação ou do dia anterior, o que for mais alto.

A forma do topo do estocástico geralmente indica se a queda tende a ser mais acentuada ou mais vagarosa. Um topo estreito no estocástico mos- tra que os touros estão fracos e que o declínio acentuado é provável. Já o topo alto e largo mostra que os touros estão fortes – e que é mais seguro dei- xar de lado o sinal de venda.

5. Não compre quando o estocástico estiver overbought e não venda a descoberto quando estiver oversold. Essa regra filtra a maioria das más operações de mercado.

Direção da linha

Quando as duas linhas do estocástico estiverem inclinadas na mesma dire- ção, confirma-se a tendência de curto prazo. Quando os preços sobem e ambas as linhas do estocástico também sobem, é provável que a tendência de alta prossiga. Quando os preços descem e ambas as linhas do estocástico caem, é provável que a tendência de baixa de curto prazo continue.

Mais sobre o estocástico

O estocástico pode ser usado em qualquer referência temporal, inclusive semanal, diária ou intradiária. O estocástico semanal geralmente muda de direção uma semana antes do histograma MACD semanal. Ao virar, o es- tocástico semanal avisa que o histograma MACD de acompanhamento de tendência também deverá virar na semana seguinte. É um sinal para estrei- tar os stops nas posições existentes ou para começar a realizar lucro.

A escolha da duração do intervalo temporal do estocástico é impor- tante. Os osciladores de curto prazo são mais sensíveis. Os osciladores de longo prazo viram apenas em importantes topos e fundos. Quando se usa o estocástico como oscilador isolado, deve-se preferir um intervalo tem- poral mais longo. Quando se usa o estocástico como parte de um sistema de negociação, combinado com indicadores de acompanhamento de ten- dências, o estocástico mais curto é preferível.

Maneira engenhosa de usar o estocástico, popularizada por Jacob Bernstein, é denominada estocástico pop. O estocástico que cruza acima de sua linha de referência superior indica força. Pode-se comprar para aproveitar uma alta rápida e vender assim que o estocástico inflectir para baixo. Esse sinal pode ajudá-lo a captar os últimos respingos da onda de alta.

O estocástico é uma das ferramentas favoritas dos projetistas de siste- mas de negociação automáticos. Esses alquimistas de nossos tempos ten- tam usar o estocástico de maneira puramente mecânica, comprando e ven- dendo no cruzamento das duas linhas do estocástico. E descartam o esto- cástico quando não produz resultados mágicos. No entanto, operar nos cruzamentos das linhas do estocástico não é lucrativo, por mais que se as otimizem, pois o estocástico funciona de maneira diferente, dependendo de o mercado estar em tendência ou em faixa de negociação.