• Nenhum resultado encontrado

180 DESCRIÇÃO GERAL DO REINO DO PERU, EM PARTICULAR DE LIMA

DESCRIÇÃO GERAL DO REINO DO PERU, EM PARTICULAR DE LIMA

180 DESCRIÇÃO GERAL DO REINO DO PERU, EM PARTICULAR DE LIMA

Havana

melhor e maior que a de Panamá. Tem muito boas casas de pedra, ruas muito boas, igrejas e mosteiros muito ricos, lojas de mercadores e muitos ranchos de negros. Tem um governador, mui grande cavaleiro, que a governa. É terra muito farta, pois pelo mar se traz muito sustento, tem muitos gados, muitos perus, galinhas e muito peixe fresco, come-se aqui carne de tartarugas, que é como carne de vaca, muita banana, laranjas e outras frutas da terra. Por estes bosques acham-se umas árvores que dão umas maçãs miúdas, muito lindas e olorosas, e quem as come, por as não conhecer, morre, e quem sob estas árvores se deita incha e vem a morrer. Esta cidade tem muito bálsamo, que se traz de Tolud, a nove léguas de Cartagena. Tem, por toda a parte do mar, muralhas muito boas, e por aqui é o mar tão baixo, que se pode entrar por ele mais de um tiro de mosquete sem cobrir um homem. Andam por aqui muitos caimões. Corre nesta cidade uma prata, em pedaços pequenos, de muito baixa lei e dão peso de dez reais desta prata por um real de a oito. Tem-se aqui esta prata assim baixa para que a não levem a Espanha nem a outras partes, ficando a cidade sem dinheiros e sempre se dá esta prata por peso. Aqui acorrem muitos navios, trazidas por mercadores da Guiné, carregados de negros, e vêm também comerciantes do Peru comprá-los119. Esta é uma cidade

muito rica, muito boa e muito sã, correm, todas as tardes, muito aprazí- veis brisas, que mitigam os calores muito fortes que aqui fazem.

Daqui vai-se a Havana, que são trezentas léguas de travessia. Havana é uma cidade mui formosa. Tem, à entrada da baía, o morro, que é o melhor forte que têm as Índias. Todo está sobre penhascos, onde bate o mar, e tem muita artilharia, por ser a chave de todas as Índias. Logo à frente, há outro forte e as naves entram por meio de entre ambos e não podem entrar mais do que uma só nave e cerra-se com uma corrente. A baía é muito ampla, muito funda, limpa e segura de tempestades, com uma montanha à beira-mar que a defende de tormentas. Dentro da cidade há outra fortaleza. Na praia da baía, mais adiante, encontra-se a cascata, que é uma fonte de muita água e boa, com que as naus fazem provisão de água. A cidade tem casas, ruas e lojas de mercadores mui formosas. É uma cidade muito farta e abundante em comestíveis. Eu vi aqui frotas e galeões, e sempre a praça estava pejada de frutas, galinhas, perus e muitas lojas de conservas e confituras mui ricas. Tem grande provimento de biscoito e farinhas, que se trazem por mar de outras províncias. Colhe-se nesta ilha, a que se chama Cuba, muito milho, muito açúcar, melões gran- díssimos, grande cópia de bananas muito boas e muitos ananases, que se

119 A divisão do mundo decorrente do Tratado de Tordesilhas significou para a

monarquia hispânica a impossibilidade de aceder directamente ao comércio de escravos africanos. Assim, o transporte e venda eram assegurados na quase totalidade por merca- dores portugueses, numa das poucas excepções à tentativa da Coroa espanhola de assegurar o monopólio comercial com os territórios americanos.

DESCRIÇÃO GERAL DO REINO DO PERU, EM PARTICULAR DE LIMA 181 fazem em conserva. Colhem-se aqui, em abundância, capallos, que são umas cabaças amarelas, com que se fazem boas provisões para os navios. Cria-se grande quantidade de porcos, que dão carne muito sã, e todas as naus carregam muitos para que os comam as gentes. Em conclusão, aqui fazem-se boas provisões, muito abundantes em biscoito, conservas, aves, ovos, frutas, chocolate, peixe, carne de vaca seca, arroz, grão-de-bico e muitas outras e diversas coisas, boa água e bom vinho. Aqui se faz a care- nagem dos navios, e carrega-se muito açúcar, muito cobre, madeira de cedro e pau de mogno. Aqui manda El-Rei fazer muitos navios, sendo a madeira de que as constroem tão forte e tão boa, que, ainda que lhe dêem muitos golpes de peças de artilharia, passa a bala ao largo, sem a madeira levantar lascas. A cidade é toda aberta, sem muralhas, não tendo mais do que as três fortalezas referidas e, nelas, muita artilharia, bons soldados, capitão-general e governador, que governa a cidade e suas fortalezas. Pela ilha dentro há alguns lugarejos de pouca importância e muitas estancias, onde se colhem muitas coisas e se criam muitos gados.

Com isto, temos concluído a nossa história das Índias. À glória e honra de Deus e serviço de vossas senhorias, a quem ele seja servido de aumentar e fazer senhores de grandes reinos e senhorios. Tudo para o seu santo serviço e bem de vossas senhorias &ª.

Memória de todos os géneros de mercadorias necessárias no Peru, sem as quais não se pode passar, pois que se não fabricam na terra

Pó carmim, de Valência, 4 peças.

Panos tamenetes carmesins, de Milão, 20 peças. Golpes pretos e de cores, de Florença.

Panos de Segóvia vintequatrenos e vintedozenos pretos. Panos de Segóvia vintequatrenos mesclados e pardos. Panos finos pretos, da Holanda.

Panos de cores e mesclados, da Holanda. Panos finos de Inglaterra.

Burel preto, de cores e carmesim, e fradescos, dos largos e dos estreitos. Sarjas Imperiais e de Senhoria, pretas e de cores, das mais finas. Sarjas de Nimes, de cores e pretas.

Picotes fradescos e de cores. Estopas de cores, pretas e brancas. Lãs finas, pretas e largas.

Outline

Documentos relacionados