• Nenhum resultado encontrado

A desembaraçada Miau sykes e seus projetos de vida pela arte

No documento sebastiaogomesdealmeidajunior (páginas 130-133)

3 UM CAMINHO DE PESQUISA: A INVESTIGAÇÃO COM ADOLESCENTES NAS

3.9 Como a cibercultura se expressa nas vivências dos adolescentes? Uma pesquisa

3.9.3 A desembaraçada Miau sykes e seus projetos de vida pela arte

No encontro marcado para a entrevista, que ocorreu em uma sala disponibilizada pela supervisão que administra o Centro de Formação do Professor da Secretaria de Educação, recebi a jovem voluntária para a entrevista. A adolescente de ar sério, com certa altivez no olhar, aparentava mais do que seus 14 anos. Miau sikes começou a traçar o seu mapa em silêncio, assim que recebeu as explicações sobre o procedimento. Ao desenhar, concentrava- se e não se manifestava verbalmente. Logo no começo do procedimento, pude perceber a rapidez com que começou a detalhar seu traçado, relacionando a escrita em torno de seu “eu”, desenhado no papel. Na representação de si no mapa, junto à figura feminina do desenho, escreveu a palavra arte. O desenho consistia no traçado de uma jovem vestindo uma camiseta estampada em homenagem à banda de rock AC/DC.

Assim que concluiu essa etapa inicial, Miau sykes começou a se expressar com desinibição e uma habilidosa articulação de palavras. Falou de forma muito decidida de seu interesse por arte, e logo foi enfatizando a importância da educação nos seus processos diários. Também destacou suas relações afetivas e conflitos pessoais, expressando de forma enfática seu grande interesse pelo teatro e pela música. Miau sykes fez questão de relacionar títulos e trechos de músicas significativas no seu mapa. Relatou sua paixão por representar, despertada por um professor que foi muito significativo na sua formação em sua cidade de origem, da qual se mudou recentemente. A cada lâmina desenhada se expressou com desenvoltura e clareza sobre seus interesses. De forma articulada, manifestou muitas opiniões sobre a importância da arte para a educação, sobretudo de que essa área deveria ter mais espaço na escola.

No momento que conversávamos e eu introduzia a segunda lâmina transparente sobre a base para o mapa, a nossa fala foi interrompida por um som de rock no seu celular. Ao indagar de que quem era a música, Miau sykes explicou que aquela era a banda Paramore, cuja vocalista é Hayley Williams. Além do que ela expressava em palavras e no mapa, foi perceptível a relação intensa com música, demonstrando sua identidade e predileção pelo rock, explicitamente manifestada na sua representação gráfica.

Figura 10 – Miau sykes destaca da tela de seu smartphone algumas imagens que falam de si. Nos prints de tela ela mostra alguns dos seus interesses relatados na entrevista com os mapas vivenciais, onde expressa sua atração por música e teatro. No “papel de parede” da tela (à esquerda), destaque para a banda Paramore na playlist, que é um dos toques de seu telefone.

Fonte: dados da pesquisa.

Pesquisador: Se eu ficar tentando descrever, eu acho que nem eu não conseguiria entender muito o... o que eu gostaria de explicar do seu trabalho. Mas eu gostaria que você explicasse agora.

Miau sykes: Então, desse lado, eu fiz... Eu fiz tipo um mapa... Pesquisador: Ah!

Miau sykes: Aí, desse lado (apontando na folha) é a cidade de Paracatu. Aí, do outro lado (fazendo um movimento amplo com a mão) Juiz de Fora [///].

Pesquisador: Bem oposto. Eu vi que estava bem oposto.

É...No mapa de Minas Gerais, Paracatu fica mais em cima (...) e... Juiz de Fora fica na Zona da Mata. Eu quis fazer uma coisa assim. Aí essas linhas, é tipo estradas, meios de passagem... (indicando com gesto sobre o mapa) de lá prá cá! Só que assim, nesse meio todo, eu vou sentir saudade das pessoas de lá: meus amigos, minha família. Linhas eu fiz uma estrada. Nesse meio tudo. Esses riscos são assim passa... é... meios de eu ir lá. Fica até chato indo lá toda hora! Lá também é longe. E uma forma de tecnologia que eu encontrei foi o aplicativo Facebook, que é uma maneira de eu comunicar com os outros, falar com os meus amigos.

Pesquisador: De lá?

Miau sykes: É..de lá! Aí... o SMS também. É uma forma de tecnologia que, assim, todo mundo usa. É muito útil.

Miau sykes: Assim, eu não uso muito. Mas eu uso frequentemente. Aí desse lado eu coloquei... Facebook acontece muita coisa. Acontece, assim, crimes, esse tipo de coisa. Desse lado eu coloquei (apontando no mapa): atenção, cuidado, consciência. A pessoa ter atenção no que ela posta ou no que ela vai falar. Ter cuidado! Ter cuidado na sua vida, na rede social e ter consciência do que ela vai fazer, do que ela vai falar. É isso!

Figura 11 – Início do traçado do mapa vivencial de Miau sykes. Nele, a adolescente traça seu “eu” enfatizando a importância da arte presente no seu cotidiano. O teatro, sua principal aspiração, ganha destaque no desenho, e a paixão pela música, que acompanha seus movimentos diários, é retratada em trechos que a inspiram.

Fonte: dados da pesquisa.

Miau sykes, depois de se concentrar silenciosamente no traçado de uma das lâminas no mapa, trouxe, a partir da minha indagação, uma explicação muito articulada das relações que estabelece por meio das tecnologias, envolvendo sua necessidade de se comunicar e pesquisar assuntos de seu interesse. Interessada em artes, particularmente em música e teatro, Miau sykes escreveu pequenos trechos de músicas em seu mapa, relacionando com suas opiniões, enquanto traçava os seus movimentos cotidianos pelos espaços.

Figura 12 – Sequência da segunda e terceira etapas do mapa vivencial de Miau sykes em superposição. Sobre a base, as duas lâminas transparentes apresentam sua inspiração com o teatro, com uma frase que ela destaca. Já na lâmina que superpõe as demais camadas, a adolescente ressalta a distância entre sua terra natal, acima à esquerda, e a cidade, abaixo à direita, onde mora atualmente. As redes sociais ganham uma dimensão importante nessa relação, pois são essenciais para manutenção dos contatos com seus amigos e entes queridos.

A adolescente expressou muito claramente, na divisão de pontos distantes de seu mapa, a necessidade de comunicação com as pessoas queridas, que estão longe, e, nesse sentido, o quanto é importante a utilização do SMS e do Facebook, frequente no seu cotidiano. Segundo Recuero (2009), que aborda os laços sociais na internet, na comunicação mediada pelo computador fundamentada nos conceitos de interação reativa e mútua de Primo (2007)72, ocorre troca dialógica nas conexões entre os atores. A autora ressalta que o contato offline na internet aumentou o conhecimento entre vizinhos, ampliando, assim, tanto a frequência quanto os contatos mais longínquos73. “Essas conclusões são importantíssimas na medida em que salientam o fato de que os laços sociais na internet, muitas vezes, são os laços que também são mantidos offline.” (RECUERO, 2009, p. 44). Ao tratar das comunidades virtuais, a autora também ressalta que estas devem ser estudadas nas suas qualidades, buscando compreender esse ambiente como alargamento geográfico para a construção de laços sociais, institucionalizado no próprio espaço virtual.

Miau sykes ressaltou a importância da conectividade nas suas interações, mantendo laços fortes na rede. Afirmando estar ciente dos perigos do meio conectado, ela trouxe, de suas vivências, uma consciência de mundo, envolvendo posicionamento sobre aplicativos de rede social e de comunicação, presentes nos seus movimentos cotidianos.

No documento sebastiaogomesdealmeidajunior (páginas 130-133)

Outline

Documentos relacionados