• Nenhum resultado encontrado

O nome “Jesus Cristo” não aparece no Velho Testamento, mas aqueles antigos registros contêm

Levítico 17–

Números 24:14–19. O nome “Jesus Cristo” não aparece no Velho Testamento, mas aqueles antigos registros contêm

muitas profecias detalhadas a respeito Dele. (10–15 minutos)

Escreva no quadro-negro: Todos os profetas do Senhor prestaram testemunho de ______. Peça aos alunos que completem o espaço em branco com o que acham ser a resposta certa, depois peça- lhes que leiam Jacó 7:11 e descubram a resposta correta. Mostre uma gravura do Salvador e pergunte: Por que Jesus Cristo é a pessoa mais importante para a raça humana? Peça- lhes que abram o Guia para Estudo das Escrituras e digam todos os assuntos e títulos relacionados a “Jesus Cristo”.

Explique-lhes que o Velho Testamento não menciona o nome de Jesus Cristo, mas contém algumas profecias notáveis a Seu respeito. Leia Números 24:14–19 e relacione no quadro-negro os detalhes a respeito de Jesus Cristo contidos nesta profecia. A lista pode ser semelhante a esta:

• Ele viria muito tempo depois da época de Balaão. (Ver v. 17; ver também Mateus 2:1.)

• Ele seria descendente de Jacó. (Ver vv. 17, 19; ver também Lucas 3:23–34.)

• Sua vinda seria anunciada por uma estrela. (Ver v. 17; ver também Mateus 2:1–2.)

• Ele seria rei, aquele que tem o “cetro”. (Ver v. 17; ver também Isaías 9:6.)

• Ele teria grande poder sobre Seus inimigos. (Ver vv. 17–19; ver também II Tessalonicenses 2:8.)

• Ele teria grande domínio. (Ver v. 19; ver também D&C 29:11.)

Pergunte aos alunos que partes da profecia ainda estão para ser cumpridas.

Números 26–27. Cumprindo fielmente os mandamentos e perseverando até o fim, podemos alcançar uma herança em uma terra prometida. (25–30 minutos)

Pergunte aos alunos:

• Em que pensam quando ouvem a expressão “a terra prometida”?

• O que é uma terra prometida?

• Por que haveria uma terra prometida para vocês? • O que vocês estariam dispostos a fazer para recebê-la? Peça aos alunos que leiam as seguintes escrituras e procurem palavras e princípios que elas têm em comum: Deuteronômio 6:1–3; Hebreus 11:8–10; 1 Néfi 2:20; 17:13. Pergunte:

• O que todos esses versículos têm em comum? (Uma terra prometida.)

• O que eles dizem que precisa ser feito para que a recebamos? (Guardar os mandamentos.)

• Qual era a terra prometida para a antiga Israel? (Ver o mapa 3 do Guia para Estudo das Escrituras.)

Explique aos alunos que o Senhor tirou os filhos de Israel do cativeiro para que pudessem ir para sua terra prometida. Examine resumidamente o relato dos espias que foram investigar a terra de Canaã. Leia Números 13:31–33 e descubra por que Israel não pôde entrar na terra prometida naquela época. Pergunte aos alunos:

• Qual seria a melhor descrição da reação de Israel ao relatório dado pelos espias? (Temerosa.)

• Como o medo afeta nossa capacidade de guardar fielmente os mandamentos?

Leia Números 14:28–31 e procure o castigo que Deus impôs aos israelitas.

Explique aos alunos que na época de Números 26, quase quarenta anos tinham-se passado desde a época em que o Se você está decidido a tornar-se milionário ou a

receber a honra do mundo, vá em frente, sabendo que deverá continuar a servir o Senhor. Então ficamos nos questionando por que as coisas não dão tão certo para nós como teriam dado, se tivéssemos colocado as coisas do reino de Deus em primeiro lugar em nossa vida. (…) E todos conhecemos pessoas que, embora fossem firmes e fortes no testemunho anteriormente, hoje se opõem aos propósitos e interesses do Senhor na Terra, porque o dinheiro e o poder distorceram-lhes o juízo do que é certo e errado.

Balaão, o profeta, embora tivesse sido inspirado e poderoso no passado, perdeu sua alma no final porque colocou seu coração nas coisas do mundo em vez de nas riquezas da eternidade.” (“The Story of a Prophet’s Madness”, New Era, abril de 1972, p. 7.)

Senhor puniu Israel. Moisés contou novamente os homens aptos para a guerra em Israel, quando se preparavam para entrar na terra prometida. Leia Números 26:63–65 e identifique quem restara para entrar na terra prometida. Pergunte aos alunos:

• Por que foi permitido que essas pessoas vivessem para entrar na terra prometida, enquanto que outros não tiveram essa oportunidade?

• O que aprendemos com isso a respeito das promessas e castigos do Senhor?

• O que sabemos sobre Josué e Calebe?

Peça aos alunos que leiam Números 27:15–23. Pergunte: • O que Moisés pediu que o Senhor fizesse em preparação

para que os filhos de Israel fossem levados para a terra prometida?

• Quem liderou os israelitas em sua travessia do rio Jordão? • Como Josué recebeu autoridade para liderar Israel? • Como a maneira pela qual Josué recebeu a autoridade se

compara com o modo como a recebemos hoje? Leia o comentário referente a Números 27:18–23 em Velho Testamento: Gênesis–II Samuel, p. 211.)

Peça aos alunos que leiam Números 27:12–14 e descubram por que Moisés não liderou seu povo na travessia do rio Jordão. Examine resumidamente o que aconteceu nas águas de Meribá e leia a informação a respeito desse incidente no comentário referente a Números 20:2–13 em Velho Testamento: Gênesis–II Samuel, p. 208.) Pergunte aos alunos por que eles acham que esse evento impediria Moisés de entrar na terra prometida. Explique aos alunos que Moisés tinha terminado sua missão, e era a missão de Josué conduzir Israel para Canaã.

Pergunte aos alunos o que aconteceu com Moisés. (Ver Mateus 17:1–3; Alma 45:18–19; ver também as informações sobre esse assunto, no comentário referente a Números 20:2–13 e Deuteronômio 34:5 em Velho Testamento: Gênesis–II Samuel, pp. 208, 232.) Preste seu testemunho de que Moisés foi

transladado para cumprir uma importante missão futura durante o ministério mortal do Salvador. Explique aos alunos que ele entregou as chaves da coligação de Israel aos antigos Apóstolos e mais tarde ao Profeta Joseph Smith.

Incentive os alunos a seguirem o exemplo de Moisés, Josué e Calebe, em seu empenho de serem obedientes e fiéis ao Senhor. Preste seu testemunho de que se eles assim o fizerem também receberão uma herança prometida no reino celestial. Você pode terminar a aula cantando ou lendo a letra de “Aonde Mandares Irei” (Hinos, nº 167.)

Deuteronômio 1–34

Introdução

Deuteronômio é uma palavra formada do grego deutero, “segundo”, e nomos, “lei”, significando, portanto, “a segunda lei” ou “a repetição da lei”. O cristianismo adotou esse título descritivo da Septuaginta (a primeira tradução grega do Velho Testamento) em vez do nome judaico do livro, Eileh

Hadvareem, que são as duas primeiras palavras do livro em hebraico, traduzidas como “estas são as palavras”.

O livro de Deuteronômio é chamado de a segunda lei porque contém um resumo feito por Moisés da lei mosaica. (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Deuteronômio”, p. 57.)

Ao estudar Deuteronômio, preste especial atenção às referências remissivas de outros livros de Moisés, onde se encontram os relatos anteriores desses eventos. A comparação desses relatos muitas vezes fornece novas informações e explicações.

Alguns Importantes Princípios do Evangelho a

Serem Procurados

• Precisamos de lembretes dos convênios que fizemos e incentivo para cumpri-los. (Ver Deuteronômio 1–33.) • O casamento dentro dos convênios faz com que nós e

nossos filhos permaneçamos fiéis aos princípios do evangelho. (Ver Deuteronômio 7:3–4.)

• As provações podem ajudar-nos a amadurecermos espiritualmente. (Ver Deuteronômio 8; 10:12–17.) • O Senhor nos ordenou que pagássemos os dízimos e

ofertas. (Ver Deuteronômio 14:22–29; 15:7–11.)

• Devemos buscar a verdade em Deus e Seus profetas, não com cartomantes ou outras práticas ocultas. (Ver Deuteronômio 18:9–22; ver também D&C 1:37–38.) • A obediência aos mandamentos de Deus traz bênçãos; a

desobediência resulta em sofrimento. (Ver Deuteronômio 28:1–45; 30:15–20.)

• O Senhor abençoa Seus filhos por meio dos convênios que faz com eles. (Ver Deuteronômio 29:1, 9–14, 21, 25; 31:16, 20.) • As escrituras nos ensinam como adorar devidamente a

Deus. (Deuteronômio 31:9–13; 33:9–10.)

Sugestões Didáticas

A apresentação 15 do Vídeo do Velho Testamento, “A Casa de Israel”, usa um cronograma histórico para mostrar uma visão geral da casa de Israel. (Ver sugestões didáticas em Guia de Vídeo do Velho Testamento.)

Deuteronômio 1:1. Precisamos ser lembrados de nossos

Outline

Documentos relacionados