• Nenhum resultado encontrado

O Nascimento de Elvis Presley*

No documento Sally Wendkos Olds • Ruth Duskin Feldman (páginas 136-138)

Elvis Presley (1935-1977) nasceu em um casebre de 15x9 metros em EastTu- pelo, Mississipi. Hoje, o modesto local de nascimento do agora legendário "rei" do rock está pintado de um branco reluzente, e as paredes são forradas de papel floreado, com cortinas delicadas nas janelas - entre os muitos toques de aconchego acrescentados em proveito dos turistas. Mas, como muitos dos Elvis Presley mitos populares sobre a vida de Elvis Presley, essa "graciosa casinha de bone- ca" (Goldman, 1981, p. 60) tem pouca semelhança com a realidade: um barra- cão feito de tábuas nuas, sem instalação elétrica ou hidráulica, situado em um povoado paupérrimo que não passava de uma "mancha larga na estrada" (Clayton e Heard, 1994, p. 8).

Durante a Grande Depressão, o quase analfabeto pai de Elvis,Vernon Elvis Presley, às vezes, fazia biscates para um fazendeiro chamado Orville Bean, que era dono de quase tudo na cidade.A mãe de El- vis, Gladys, era vivaz e espirituosa, tão loquaz quanto Vernon era taciturno. Como o marido, ela provinha de uma família de meeiros e trabalhadores migrantes. Mudara-se para EastTupelo para morar perto da fábrica de roupas onde trabalhava.

Gladys viu o elegante Vernon pela primeira vez na rua e pouco tempo depois o conheceu na igre- ja. Casaram-se em 17 de junho de 1933.Vernon tinha 17 anos e Gladys 21. Pediram dinheiro empresta- do para pagar os três dólares da certidão.

Inicialmente o jovem casal vivia com os amigos e com a família. Quando Gladys engravidou,Ver- non pediu 180 dólares emprestados ao patrão, Bean, para comprar madeira e pregos e, com a ajuda do pai e do irmão mais velho, construiu um chalé de dois aposentos junto à casa dos pais em Old Satillo Road. Bean, o proprietário do terreno, seria o dono da casa até que o empréstimo fosse liquidado.

Vernon e Gladys mudaram-se para sua nova morada em dezembro de 1934, mais ou menos um mês antes de ela dar à luz. A gravidez foi difícil; com as pernas inchadas, ela teve que abandonar seu emprego na fábrica de roupas, onde tinha que ficar de pé o dia inteiro empunhando um pesado ferro a vapor.

Quando bem cedo na manhã gélida de 8 de janeiro Vernon levantou-se para trabalhar, Gladys es- tava com hemorragia. A parteira disse para Vernon chamar o médico, Will Hunt. (Os 15 dólares dos ho- norários dele foram pagos pela previdência.) Em torno das 4 horas da manhã, veio à luz Jesse Garon, um bebê do sexo masculino, natimorto. O segundo gêmeo, Elvis Aron, nasceu mais ou menos 35 minutos de- pois. Gladys - extremamente fraca e perdendo sangue - foi levada à ala de caridade do hospital com o bebê Elvis, onde permaneceram por mais de três semanas.

* As fontes de informação sobre o nascimento de Elvis Presley foram Clayton & Heard (l994);Dundy (1985); Goldman (1981); Guralnick (1994); e Marling (1996).

S U M Á R I O

Foco: O Nascimento de Elvis

Presley

O Processo de Nascimento

Etapas do Nascimento Métodos de Parto

Ambientes e Acompanhantes para o Nascimento

O Recém-nascido

Tamanho e Aparência Sistemas Corporais Estados de Vigília: Os Ciclos

Corporais Sobrevivência e Saúde Avaliação Médica e Comportamental Complicações do Parto Os Efeitos de Complicações no

Nascimento Podem Ser Superados com um Ambiente Favorável?

Morte Durante a Primeira Infância Imunização para Melhor Saúde

Desenvolvimento Físico Inicial

Princípios de Desenvolvimento Crescimento Fisiológico Nutrição e Necessidades de Sono O Cérebro e o Comportamento

Reflexo

Capacidades Sensoriais Iniciais Desenvolvimento Motor

dois", ela dizia (Guralnick, 1994, p. 13). Elvis levava muito a sério as palavras da mãe. Durante toda sua vida, a voz e a presença imaginárias do irmão gêmeo sempre o acompanharam.

Quanto ao local de nascimento de Elvis, ele viveu ali apenas até os 3 anos.Vernon, que vende- ra um porco para Bean por quatro dólares, foi acusado de alterar o cheque para quarenta dólares. Foi preso, e, quando a data para pagamento pela dívida da casa venceu, Bean expulsou Gladys e o fi- lho, que tiveram que se mudar para a casa de familiares.Anos depois, Elvis costumava voltar a EastTu- pelo (hoje chamado de Presley Heights, nos arredores de Tupelo). Ficava sentado no carro no escu- ro, observando o casebre na hoje denominada Estrada Elvis Presley,"pensando sobre o rumo que sua vida havia seguido" (Marling, 1996, p. 20).

lvis Presley é apenas uma das muitas pessoas conhecidas - inclusive quase todos os presidentes dos Estados Unidos - que nasceram em casa. No passado, a assistência médica durante a gravidez era rara, e a maioria dos nascimentos eram assistidos por parteiras. Complicações no parto e bebês natimortos eram comuns, e muitas mulheres morriam du- rante o parto. O aumento do padrão de vida e os avanços da medicina facilitaram o parto e reduziram seus riscos. Hoje, a grande maioria dos nascimentos nos Estados Unidos ocorre em hospitais. Entretanto, existe um pequeno, mas crescente, movimento de retorno ao nas- cimento em casa, como ainda é o costume em muitos países menos desenvolvidos.

Neste capítulo, descreveremos como bebês vêm ao mundo, que aparência eles têm e como funcionam seus sistemas corporais. Discutimos modos de proteger sua vida e sua saú- de. Veremos como os bebês, que passam a maior parte do tempo dormindo e comendo, transformam-se em crianças ocupadas e ativas, e como pais e outros responsáveis podem promover um crescimento e um desenvolvimento saudáveis. Veremos como a percepção sensorial acompanha as habilidades motoras e ajuda a moldar o desenvolvimento incrivel- mente rápido do cérebro.

Depois de ler e estudar este capítulo, você deverá ser capaz de responder às seguintes perguntas:

Desenvolvimento Humano 145

1. O que acontece durante cada uma das quatro etapas do nascimento?

2. Que métodos e ambientes alternativos para o parto estão disponíveis atualmente? 3. C o m o os recém-nascidos adaptam-se à vida fora do útero?

4. C o m o podemos saber se um novo bebê é saudável e está se desenvolvendo normalmente?

5. Que complicações do parto podem pôr em perigo o ajustamento dos recém- nascidos ou até suas vidas?

6. C o m o podemos melhorar as chances de sobrevivência e a saúde dos bebês? 7. O que influencia o crescimento do corpo e do cérebro?

8. C o m o os sentidos desenvolvem-se durante a primeira infância?

9. Quais são alguns dos primeiros marcos do desenvolvimento m o t o r e quais são algumas influências sobre ele?

O Processo de Nascimento

No documento Sally Wendkos Olds • Ruth Duskin Feldman (páginas 136-138)