• Nenhum resultado encontrado

Os objetivos da pesquisa

No documento Download/Open (páginas 33-35)

Em face das considerações feitas até aqui, foi estabelecido como objetivo geral da pesquisa identificar e analisar os processos de mediação docente realizados em cursos da Rede e-Tec, na esfera federal, tendo em vista sua efetividade em relação a objetivos de formação pretendidos.

Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:

a) Verificar na legislação da Educação Profissional Técnica e na legislação que ampara a Rede e-Tec, assim como nas estruturas curriculares pesquisadas, vínculos com as políticas dos órgãos internacionais.

b) Analisar, com foco pedagógico, os documentos oficiais da Rede e-Tec orientadores de suas estruturas de gestão e de funcionamento pedagógico.

c) Analisar as propostas de formação profissional encontradas nas estruturas curriculares e nas condições organizacionais e cotejá-las com os objetivos nacionais previstos na legislação.

d) Analisar a mediação docente, do planejamento do ensino às suas práticas didáticas, e de acompanhamento das atividades pelos professores e tutores, visando apreender indícios de práticas pedagógicas e ações didáticas compatíveis com uma visão de formação integral na Educação Profissional Técnica.

e) Apontar fatores e condições essenciais que podem vir a contribuir para o planejamento e a gestão de ações pedagógicas mais efetivas para a formação integral dos egressos desses cursos.

34 4. O método da pesquisa

A escolha de um método de investigação vincula-se a um modo de ver o mundo e de como fenômenos, estruturas e processos da realidade se relacionam entre si. Acredita-se que o método de condução da pesquisa revela as convicções do autor e sua maneira de enxergar e interpretar os fatos reais. A construção desta tese foi orientada pelo materialismo histórico- dialético, na convicção de que as relações sociais de amplitude geral vão criando leis e mecanismos de controle e domínio das suas partes, o que requer conhecer a realidade concreta, como ponto de partida para se compreender e explicar o seu movimento e suas relações na sua totalidade. Conhecer a concretude do problema e suas relações com a superestrutura que o envolve nos permite compreender os fatos para além da sua forma aparente, compreendendo-os a partir do interior das relações sociais práticas. Com efeito, ater- se à análise dos documentos que regem a ordem educacional no país não possibilita conhecer o resultado real que, de fato, acontece na prática concreta. Os discursos podem camuflar a realidade e, também, os reais interesses de grupos econômicos e políticos que têm movido a organização nacional em todas as áreas.

O método materialista histórico-dialético possibilita explicar e compreender as relações internas que os homens estabelecem com outros homens e com a natureza, ao mesmo tempo em que constroem sua história. Entende-se que esta abordagem procura captar a realidade em seu movimento, em suas contradições, e realizar uma reflexão metódica sobre essa realidade para compreendê-la e explicá-la dentro de um sistema de relações e interdependência (CURY, 1986). Acredita-se que o estudo das práticas concretas apoiadas por referencial teórico materialista histórico-dialético permite revelar as contradições entre os discursos e as implementações políticas em diferentes contextos reais, contradições internas ao sistema, e nos dá a possibilidade de organizar teoricamente contribuições a partir de desafios reais enfrentados nas escolas.

Pensar por meio do método materialista histórico-dialético implica pensar o objeto sob suas categorias básicas, aquelas que possibilitam a reapresentação do objeto em sua totalidade com suas relações reais, para além das relações manifestas. Implica, também, assumir a provisoriedade dessas categorias, uma vez que nem a totalidade, nem as contradições e mediações são sempre as mesmas, ao contrário, são mutáveis, dependendo do movimento da totalidade concreta. Cury (1986) aponta cinco categorias básicas: totalidade, hegemonia, reprodução, contradição e mediação, as quais serão melhor explicadas no Capítulo III.

35

empírica. Em relação à pesquisa bibliográfica, foram analisados documentos acadêmicos e normativos, como, por exemplo, projetos de curso, planos de aula, leis, decretos e resoluções que explicitam e regulamentam os objetivos da Educação Profissional Técnica de nível médio e a realização de processos educacionais a distância no Brasil, mais especificamente, a educação técnica a distância. Dentre os normativos, destacam-se as Diretrizes Nacionais para Educação Profissional Técnica (BRASIL, 2012a) e a Resolução n. 18/2010 (BRASIL, 2010b), este último específico para regulamentação dos cursos técnicos online.

A pesquisa empírica consistiu na investigação de práticas de ensino-aprendizagem nos cursos da Rede e-Tec da rede federal. Foram selecionados quatro cursos técnicos de três escolas federais diferentes. Para a escolha das escolas foram levados em conta os seguintes critérios: a) a experiência da escola com cursos técnicos; b) a experiência com cursos a distância; c) a localização das escolas em regiões brasileiras diferentes. Desse modo, as regiões abrangidas foram a Centro Oeste (Goiás), Sul (Santa Catarina) e Sudeste (Minas Gerais). Em cada curso foram utilizados, como procedimentos de pesquisa: a) observação off-

line das atividades online do curso (coleta de planos de aula, orientações metodológicas,

tarefas, instrumentos de avaliação, etc.); b) visita in loco às escolas gerentes dos cursos observados; c) entrevistas semi-estruturadas com coordenadores de curso, professores e tutores; d) questionários e conversas coletivas online com os alunos.

Assim, conjugada ao quadro teórico apresentado, a análise dos documentos foi complementada pela análise das observações das práticas de ensino-aprendizagem e pelas entrevistas. Para tal análise fez-se uso das seguintes categorias: a) as influências do contexto sócio-histórico e político na organização da Rede e-Tec federal; b) o contexto institucional e a estrutura curricular formalizada para os cursos da Rede e-Tec; e c) a mediação docente desenvolvida nos cursos técnicos a distância.

Em face de uma compreensão de formação histórica e social dos indivíduos, não poderia ser negada a influência da experiência da autora com a Rede e-Tec na descrição de alguns pressupostos da presente pesquisa e na definição das categorias de análise supracitadas. Acredita-se que a relação entre a prática e a teoria dos discursos públicos pôde ser analisada, no interior de sua complexidade, ao relacionar tais categorias na análise proposta para a Rede e-Tec, dentro do contexto geral da educação.

No documento Download/Open (páginas 33-35)

Outline

Documentos relacionados