• Nenhum resultado encontrado

SAYARA ALESSANDRA DAHAS DA SILVA NÁDIA MAGALHÃES DA SILVA FREITAS

No documento Volume 1 (páginas 62-64)

FERREIRA V. L.; MUNOZ H S.; CHAVES P P O Efeito da Fragmentação e Isolamento

SAYARA ALESSANDRA DAHAS DA SILVA NÁDIA MAGALHÃES DA SILVA FREITAS

RESUMO

Trata-se de uma pesquisa de campo realizada durante o eixo temático: pesquisa orienta- da em ambiente escolar e comunitário I, por uma aluna da graduação do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagem, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Procurou- se tecer reflexões sobre o conceito de resíduos sólidos e sua abordagem na prática docente por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Destacando a importância do tema para se trabalhar a educação ambiental no ambiente escolar. Pois, envolve aspectos sociais, econômicos, culturais e entre outros. Através do tema, sensibilizando os alunos sobre o tratamento e os problemas causados pelos os resíduos sólidos no ambiente escolar e comu- nitário. Enfatizando o assunto no contexto escolar, em que o professor e a sociedade como um todo, tem a responsabilidade de buscarem alternativas sustentáveis para diminuir os impactos causados pelos resíduos sólidos no ambiente. Com isso, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma escola pública da região metropolitana de Belém-PA, tendo como sujeitos três professores que atuam nos anos iniciais. Cujo objetivo é apreender as estratégias metodológicas utilizadas na prática docente dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental sobre resíduos sólidos. Em que os dados foram coletados por meio de questionário, na qual as informações coletadas foram analisadas e categorizadas com objetivo de responder o problema da pesquisa.

PALAVRAS- CHAVES: resíduos sólidos, ensino fundamental, prática docente. INTRODUÇÃO

Os resíduos sólidos são provenientes da ação humana, em conseqüência do aumento do consumo por produtos industrializados e bens de consumo. Resultando dessa forma, para o aumento de problemas ambientais ocasionados pela má disposição do lixo.

Segundo a normativa da ABNT NBR 10004/2004 resíduos sólidos é definido como: “Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.”.

O tema sobre resíduos sólidos é de extrema importância para se trabalhar a educação ambiental no ambiente escolar. Pois envolve meio ambiente e saúde, aspectos sociais, econô- micos, culturais e entre outros.

Neste contexto, a educação ambiental deve ser trabalhada pelos professores dos anos iniciais de forma continua e interdisciplinar. Mas infelizmente, não é isso que acontece muitos

professores abordam o tema de maneira superficial e descontextualizada, somente em datas re- lacionadas ao meio ambiente e, tendo base os livros didáticos. Não buscam estratégias didáticas para chamar a atenção dos alunos sobre o tema. Neste sentido esta pesquisa buscou investigar: como os professores abordam sobre resíduos sólidos no ensino fundamental?

O assunto sobre resíduos sólidos deve ser abordado nos anos iniciais, pois está próxi- ma a realidade dos alunos, tanto no ambiente escolar como na comunidade em geral. Segundo (Cordeiro, ET.al.) a educação ambiental deve ser trabalhada dando importância para os resíduos sólidos, uma vez que a escola deve aproveitar o conteúdo para que os alunos se sensibilizem, envolvendo a família e a comunidade.

É importante destacar o tema para sensibilizar os alunos sobre o tratamento e os pro- blemas causados pelos os resíduos sólidos no ambiente escolar e comunitário, também buscar alternativas para diminuir o problema. De acordo com Silva & Pereira:

“As crianças diferentemente dos adultos quando apresentadas a edu- cação ambiental desde cedo, isto que dizer desde as séries iniciais, se sensibilizarão quanto aos problemas ambientais e ajudaram a ameni- zar da problemática na sua localidade.”( 2012,p. 32)

Dessa maneira, é importante enfatizar a abordagem sobre os resíduos sólidos nos anos iniciais, na temática de educação ambiental. Para incentivar os alunos a buscar alternativas para diminuir o problema do aumento da produção dos RS, por meio de atitudes sustentáveis.

Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa, em que o objetivo é apreender as estratégias metodológicas utilizadas na prática do- cente dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental sobre resíduos sólidos.

METODOLOGIA

Perante o tema meio ambiente, compreende-se que os educadores têm um papel impor- tante no ambiente escolar para sensibilizar os alunos sobre o tema. Nesse sentido este trabalho busca investigar: como os professores abordam sobre resíduos sólidos no ensino fundamental?

Para responder a este problema, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qua- litativa. A obtenção dos dados foi realizada em uma escola pública da região metropolitana de Belém, com três professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental.

Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento o questionário, com perguntas abertas e fechadas. No questionário as perguntas tiveram enfoque sobre o tema resíduos sólidos na prática docente as quais abordaram: o tempo de trabalho como docente e formação; estraté- gias metodológicas utilizadas na aula sobre resíduos sólidos; conteúdos que privilegia ao traba- lhar sobre resíduos sólidos; facilidades ou dificuldades em trabalhar o assunto resíduo sólido.

E com os questionários respondidos, iniciou- se a análise dos dados. Onde as infor- mações coletadas foram analisadas e categorizadas com objetivo de responder o problema da pesquisa.

Análise dos dados

A partir da coleta de informações acerca da abordagem sobre resíduos sólidos nos anos iniciais do ensino fundamental, na região metropolitana de Belém. Os dados coletados foram analisados e classificados nas seguintes categorias:

No documento Volume 1 (páginas 62-64)