• Nenhum resultado encontrado

Catedral Catedral

SAÚDE EMOCIONAL - AULA 16

SAÚDE EMOCIONAL - AULA 16

Somos todos iguais Na chegada e na partida No encontro e despedida Na jornada pela vida sem saber Somos todos iguais

Na mentira e na verdade No amor e na maldade Parte da humanidade sem saber

Sentimento incomum Comunhão sem perceber Somos partes de um só No sentido de viver E viver é tão difícil Se não nos aproximar Cabe a nós querer mudar O amor está no ar Somos todos iguais Na mentira e na verdade No amor e na maldade Parte da humanidade sem saber Que a resposta está dentro de nós.

PLANOS DE AULA PROJETO DE VIDA

45

TEMPO TEMPO 10’ 10’ 20’ 20’ 20’ 20’ MATERIAIS NECESSÁRIOS MATERIAIS NECESSÁRIOS

Folha de papel ofício Folha de papel ofício Lápis

Lápis Caneta Caneta

Cartolinas (preferencialmente, na cor verde e na cor marrom) Cartolinas (preferencialmente, na cor verde e na cor marrom) Canetinhas Canetinhas Tesouras Tesouras ATIVIDADE ATIVIDADE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

O professor inicia relembrando a última aula, e as reflexões feitas acerca da

O professor inicia relembrando a última aula, e as reflexões feitas acerca da convivência entre pessoas e grupos, com hábitosconvivência entre pessoas e grupos, com hábitos e personalidades diferentes.

e personalidades diferentes. O professor questiona: O professor questiona:

Como vocês percebem o bairro em que moram? E Como vocês percebem o bairro em que moram? E a escola?a escola? Você identifica alguma dificuldade nestes

Você identifica alguma dificuldade nestes ambientes?ambientes? Quais os aspectos positivos vocês observam no bairro e na escola? Quais os aspectos positivos vocês observam no bairro e na escola?

DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO Vivência:

Vivência: Árvore da minha Árvore da minha existênciaexistência

O professor divide o grupo em seis equipes e entrega para cada equipe uma folha de papel ofício. Na folha entregue, as O professor divide o grupo em seis equipes e entrega para cada equipe uma folha de papel ofício. Na folha entregue, as equipes escrevem, no mínimo, cinco sinais positivos e cinco sinais negativos que existem nas relações vividas na escola, equipes escrevem, no mínimo, cinco sinais positivos e cinco sinais negativos que existem nas relações vividas na escola, na f

na f amíliaamília e na e na comunidadecomunidade. Nesse momento, o professor auxilia as equipes lembrando os temas já ministrados para. Nesse momento, o professor auxilia as equipes lembrando os temas já ministrados para ajudá-los nessa construção. Ex.

ajudá-los nessa construção. Ex. Bullying, preconceito, brigas, conflitos, amizades, solidariedade, empatia, esporte, preconceito, brigas, conflitos, amizades, solidariedade, empatia, esporte, anorexia e etc. Após concluírem a atividade, as equipes devem colocar na folha o nome dos membros da equipe e anorexia e etc. Após concluírem a atividade, as equipes devem colocar na folha o nome dos membros da equipe e entregar ao professor.

entregar ao professor.

Fonte: Vivência adaptada disponível em: http://www.pj.org.br/documentos/DNJ2012_SubsidioColorido.pdf. Acesso em Fonte: Vivência adaptada disponível em: http://www.pj.org.br/documentos/DNJ2012_SubsidioColorido.pdf. Acesso em 23.02.2013 às 21h10.

23.02.2013 às 21h10.

ENCERRAMENTO ENCERRAMENTO

O professor leva dois troncos de árvore já confeccionados: um tronco verde e um tronco marrom, que podem ser feitos de O professor leva dois troncos de árvore já confeccionados: um tronco verde e um tronco marrom, que podem ser feitos de cartolina. As equipes, por sua vez, confeccionam as folhas da árvore. O professor conclui a aula dizendo que no próximo cartolina. As equipes, por sua vez, confeccionam as folhas da árvore. O professor conclui a aula dizendo que no próximo encontro a turma usará o

encontro a turma usará o material produzidomaterial produzido ..

AULA

AULA

18

TEMA TEMA OBJETIVO

OBJETIVO Re etir com os estudantes sobre os sinais de vida/positivos e morte /negativos existentes emRe etir com os estudantes sobre os sinais de vida/positivos e morte /negativos existentes em nossa escola, bairro, na comunidade e na família.

nossa escola, bairro, na comunidade e na família. SAÚDE EMOCIONAL -

PLANOS DE AULA PROJETO DE VIDA

46

TEMPO TEMPO 5’ 5’ 30’ 30’ 15’ 15’ MATERIAIS NECESSÁRIOS MATERIAIS NECESSÁRIOS

Dois troncos de árvores produzidos na aula anterior Dois troncos de árvores produzidos na aula anterior Folhas da Árvore Folhas da Árvore Fita Adesiva Fita Adesiva ATIVIDADE ATIVIDADE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

O professor inicia a aula fixando os troncos (verde e marrom), apresentados na aula anterior, um ao lado do outro em O professor inicia a aula fixando os troncos (verde e marrom), apresentados na aula anterior, um ao lado do outro em uma parede da sala.

uma parede da sala.

Em seguida, orienta a formação das mesmas equipes e entrega para cada uma as produções feitas na aula passada. Em seguida, orienta a formação das mesmas equipes e entrega para cada uma as produções feitas na aula passada.

DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO

Nas folhas produzidas, as equipes criarão cinco folhas

Nas folhas produzidas, as equipes criarão cinco folhas com sinais positivos e com sinais positivos e cinco com sinais negativos. Depois, ocinco com sinais negativos. Depois, o representante de cada equipe faz o seguinte procedimento:

representante de cada equipe faz o seguinte procedimento: Dirige-se ao tronco marrom para colar

Dirige-se ao tronco marrom para colar e citar aos e citar aos demais estudantedemais estudante s os s os aspectos negativaspectos negativ os elencadosos elencados Depois, dirige-se ao tronco verde para colar e citar aos demais estudantes os aspectos positivos elencados. Depois, dirige-se ao tronco verde para colar e citar aos demais estudantes os aspectos positivos elencados.

ENCERRAMENTO ENCERRAMENTO O professor faz

O professor faz uma reflexão acerca das duas uma reflexão acerca das duas árvores confeccionadárvores confeccionad as com ênfase as com ênfase nos seguintes questionamentnos seguintes questionament os:os: Como as situações positivas e negativas retratadas afetam a minha vida?

Como as situações positivas e negativas retratadas afetam a minha vida? Eu tenho sido

Eu tenho sido solidário com os estudantes que sofrem solidário com os estudantes que sofrem algum preconceito?algum preconceito? Quais os frutos que estou colhendao na minha vida, na escola, etc.? Quais os frutos que estou colhendao na minha vida, na escola, etc.?

AULA

AULA

19

TEMA TEMA OBJETIVO

OBJETIVO Re etir com os estudantes sobre os sinais de vida/Re etir com os estudantes sobre os sinais de vida/ positivos e morte /negativos existentespositivos e morte /negativos existentes em nossa escola, bairro, na comunidade e na família.

em nossa escola, bairro, na comunidade e na família. SAÚDE EMOCIONAL -

PLANOS DE AULA PROJETO DE VIDA

47

TEMPO TEMPO 15’ 15’ 25’ 25’ 10’ 10’ MATERIAIS NECESSÁRIOS MATERIAIS NECESSÁRIOS Kit Multimídia Kit Multimídia Música suave/Música alegre Música suave/Música alegre Mídia “Não estou sozinho” Mídia “Não estou sozinho”

ATIVIDADE ATIVIDADE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Vivência: Vivência:

O professor coloca uma música suave, solicita que os estudantes sentem-se no chão em círculo. Diz

O professor coloca uma música suave, solicita que os estudantes sentem-se no chão em círculo. Diz para fecharem ospara fecharem os olhos, faz um

olhos, faz um exercício de respiração e relaxamento e os exercício de respiração e relaxamento e os convida a iniciar uma convida a iniciar uma viagem...viagem...

“Você está flutuando e, aos poucos, se distancia dessa sala. Em um sobrevoo, vai percorrendo toda a escola (o professor vai citando as áreas comuns da escola, ex. quadra, biblioteca, etc). Agora você avista um jovem da sua escola que você nunca conversou com ele. Cumprimente esse jovem, sorria para ele. Perceba como é legal fazer novas amizades.

Agora você vai sair da escola e se dirigir até a sua casa. Esteja atento a tudo o que se passa ao seu redor, as pessoas, paisagens... e, com calma, vá se aproximando de sua casa...

Ao chegar a sua casa, sua família está reunida à sua espera. Cumprimente os seus familiares, confraternize e, então, se dirija para outro cômodo. Nesse cômodo está um de seus familiares que, ao lhe encontrar, olha nos seus olhos e lhe diz uma mensagem. Pense bem no conteúdo dessa mensagem e guarde-a até o final de sua viagem.

Agora você está a caminho de um lugar que sempre quis conhecer, mas nunca teve oportunidade. Para esse destino você pode levar quem quiser.Percorra o caminho que lhe leva a esse lugar que você tanto deseja e perceba os detalhes do percurso. Preste atenção também aos seus sentimentos.

Agora você chegou ao tão esperado lugar: sinta o espaço, repare os detalhes desse lugar, veja o que acontece. Desfrute a experiência de estar em um lugar que tanto desejou. Como você está se sentindo nesse lugar? O que mais lhe agrada? E, aos poucos, prepare-se para retornar de sua viagem. Você está se aproximando da sala onde iniciou a tudo e, lentamente, retorna para seu estado inicial, tornando-se mais consciente de sua respiração, de seu corpo. Agora abra os olhos. FONTE: Vivência adaptada de http://www.ondajovem.com.br/oficina. Acesso 26.11.2012

FONTE: Vivência adaptada de http://www.ondajovem.com.br/oficina. Acesso 26.11.2012 DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO

O professor convida o grupo a formar duplas, um de frente para outro. Estudantes compartilham a vivência, O professor convida o grupo a formar duplas, um de frente para outro. Estudantes compartilham a vivência, ressaltando três coisas que mais chamaram sua atenção na viagem. O professor, ao final, solicita 5 duplas para ressaltando três coisas que mais chamaram sua atenção na viagem. O professor, ao final, solicita 5 duplas para compartilhar o que conversaram.

compartilhar o que conversaram.

Professor: ressaltar a partilha, o diálogo, a aproximação que a vivência traz – Professor: ressaltar a partilha, o diálogo, a aproximação que a vivência traz – consigo mesmo e com outros de seu

consigo mesmo e com outros de seu entorno.entorno. Link:

Link: http://http://www.youtube.comwww.youtube.com /watch?v=/watch?v=GPeeZ6viNgGPeeZ6viNgY. Y. Acesso Acesso em em 23.01.201323.01.2013 ENCERRAMENTO

ENCERRAMENTO

O professor apresenta a mídia “Não estou sozinho!”, e reforça com os estudantes: nunca estamos sozinhos, mas às vezes é O professor apresenta a mídia “Não estou sozinho!”, e reforça com os estudantes: nunca estamos sozinhos, mas às vezes é necessário darmos o primeiro passo no sentido de irmos ao encontro de uma pessoa significativa em nossas vidas necessário darmos o primeiro passo no sentido de irmos ao encontro de uma pessoa significativa em nossas vidas

AULA

AULA

20

TEMA TEMA OBJETIVO

OBJETIVO Levar o estudante a refletir sobre a forma como se apropria e percebe espaços de vivência eLevar o estudante a refletir sobre a forma como se apropria e percebe espaços de vivência e convivência, bem como a relação que estabelece com as pessoas que ocupam esses espaços. convivência, bem como a relação que estabelece com as pessoas que ocupam esses espaços. SAÚDE EMOCIONAL -

PLANOS DE AULA PROJETO DE VIDA

48

TEMPO TEMPO 10’ 10’ 35’ 35’ 5’ 5’ MATERIAIS NECESSÁRIOS MATERIAIS NECESSÁRIOS

Folhas de papel ofício Folhas de papel ofício Canetinhas Canetinhas Lápis de cor/cera Lápis de cor/cera ATIVIDADE ATIVIDADE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

O professor inicia solicitando um voluntário para fazer uma síntese da aula anterior. Em seguida, explica que na O professor inicia solicitando um voluntário para fazer uma síntese da aula anterior. Em seguida, explica que na aula de hoje, após

aula de hoje, após uma reflexão sobre proximidade com outras pessoas, o uma reflexão sobre proximidade com outras pessoas, o grupo irá pensar um grupo irá pensar um pouco sobre papéispouco sobre papéis desempenhados nos diferentes grupos a que cada um pertence.

desempenhados nos diferentes grupos a que cada um pertence.

O professor questiona se os estudantes conhecem uma mandala. Em seguida, o professor convida a turma para a leitura O professor questiona se os estudantes conhecem uma mandala. Em seguida, o professor convida a turma para a leitura do texto “Um pouco

do texto “Um pouco sobre mandalas”.sobre mandalas”.

DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO Vivência:

Vivência: Mandala da VidaMandala da Vida

O professor entrega para cada estudante uma folha de papel ofício e orienta que façam um círculo grande. O professor entrega para cada estudante uma folha de papel ofício e orienta que façam um círculo grande. Em seguida, solicita que reflitam sobre os diferentes papéis que desempenham (Eu filho, Eu estudante, Eu amigo, Eu Em seguida, solicita que reflitam sobre os diferentes papéis que desempenham (Eu filho, Eu estudante, Eu amigo, Eu irmão...).

irmão...).

Após a reflexão, o professor pede que eles dividam o círculo grande de acordo com o tempo que dedicam a cada papel: Após a reflexão, o professor pede que eles dividam o círculo grande de acordo com o tempo que dedicam a cada papel:

Qual o papel ao qual dedico mais tempo? Qual o papel ao qual dedico mais tempo? Qual o papel ao qual dedico menos tempo? Qual o papel ao qual dedico menos tempo? Qual o que mais gosto? Por quê? Qual o que mais gosto? Por quê? Qual o que menos gosto? Por quê? Qual o que menos gosto? Por quê?

Qual o papel que está precisando de uma atenção maior? (não necessariamente aquele ao qual dedico menos tempo, Qual o papel que está precisando de uma atenção maior? (não necessariamente aquele ao qual dedico menos tempo, mas que talvez, não esteja dando o devido valor)

mas que talvez, não esteja dando o devido valor) Orientações:

Orientações:

O professor disponibiliza lápis de cera/ canetinhas para quem quiser colorir/desenhar. Lembra aos estudantes que eles O professor disponibiliza lápis de cera/ canetinhas para quem quiser colorir/desenhar. Lembra aos estudantes que eles devem identificar suas mandalas e que na próxima aula eles irão apresentá-las aos colegas.

devem identificar suas mandalas e que na próxima aula eles irão apresentá-las aos colegas.

ENCERRAMENTO ENCERRAMENTO

Solicitar que alguns estudantes falem o que significou a aula de hoje. Solicitar que alguns estudantes falem o que significou a aula de hoje.

Observação: O professor recolhe as mandalas produzidas, pois serão utilizadas na próxima aula. Observação: O professor recolhe as mandalas produzidas, pois serão utilizadas na próxima aula.

AULA

AULA

21

TEMA TEMA OBJETIVO

OBJETIVO Levar o grupo a uma reflexão sobre a importância dos paLevar o grupo a uma reflexão sobre a importância dos pa péis que desempenha.péis que desempenha. SAÚDE EMOCIONAL -

PLANOS DE AULA PROJETO DE VIDA

49

ANEXO

ANEXO