• Nenhum resultado encontrado

4. Realização da prática profissional

4.1. Área 1 Organização gestão do ensino e aprendizagem

4.1.2. Planeamento: o guia orientador para uma prática pedagógica

4.1.2.2. Unidade didática

As unidades didáticas são, na perspetiva de Bento (2003), o segundo nível de planificação. Estas constituem-se como "...unidades fundamentais e integrais do processo pedagógico e apresentam aos professores e alunos etapas claras e bem distintas de ensino e aprendizagem" (Bento, 2003, p. 75). Dito de outro modo, a UD assume-se como um plano para um ciclo, isto é, para uma modalidade, procurando administrar uma sequência metodológica lógica da matéria de lecionação (Bento, 2003).

Na mesma linha de pensamento, Arends (1995, p. 60) acrescenta que a UD junta no mesmo documento "uma série de objectivos, conteúdos e actividades (...) determina o decurso geral de uma série de aulas durante dias, semanas...".

37

Contudo, a UD não se deve resumir ao simples facto de distribuir a matéria pelas aulas, mas antes a base para um trabalho de qualidade relativamente ao processo de ensino e aprendizagem. Cabe, portanto, ao professor aquando da consecução da UD clarificar o que vai dar e o que pretende alcançar em cada uma das aulas (Bento, 2003).

No decorrer do EP importa referir que o planeamento da UD (conforme anexo III) seguiu as indicações preconizadas por Vickers (1990). Para cada modalidade não só foi construída uma UD, ou nas palavras na autora, uma extensão e sequência dos conteúdos, como também foi realizado um Modelo Estrutural do Conhecimento (MEC) (Vickers, 1990). Este modelo é apresentado como o "...vehicle for linking the subject matter of a sport or activity with teaching and coaching metodology" (Vickers, 1990, p. 5). Este Modelo Estrutural do Conhecimento procura invocar uma perspetiva de conhecimento no ensino do desporto, subdividindo-se em três fases: análise, tomada de decisão e aplicação (Vickers, 1990).

Relativamente à fase de análise, esta comporta três módulos. O primeiro diz respeito à análise de uma determinada modalidade em estruturas de conhecimento hierarquizadas, o segundo módulo analisa o envolvimento educativo, e o módulo três os alunos (Vickers, 1990). A fase de tomada de decisões abarca quatro módulos (4, 5, 6 e 7). O módulo quatro diz respeito à extensão e sequência dos conteúdos (UD), no módulo cinco são delineados os objetivos, o seis compreende as questões relacionadas com a avaliação e o módulo sete configura situações/progressões de aprendizagem (Vickers, 1990). Por fim, a fase de aplicação compreende o módulo oito que, como o próprio nome indica, procura transpor para a prática tudo o que foi realizado até então (Vickers, 1990). Ou seja, é a aplicação real sustentada em tudo o que foi desenvolvido até ao momento, e consiste no culminar de um processo que passou por várias etapas (módulos). A figura abaixo resume as diferentes fases e consequentes módulos do MEC.

38

Figura 1 - Fases e módulos do Modelo Estrutural de Conhecimento (adaptado de Siedentop, 1994) No que concerne ao EP, aquando da composição da UD, foram vários os aspetos a ter em atenção. Um deles prendeu-se precisamente com o delineamento quer da sequência quer da extensão dos conteúdos a ser abordados. Um outro aspeto consistiu em verificar qual o espaço destinado à turma do EE, na medida em que, para certas modalidades existiam espaços mais indicados do que outros. A título de exemplo realça-se o caso da Ginástica, em que em várias aulas o EE pediu aos restantes professores se poderiam trocar com ele, isto porque quanto mais perto ficasse a turma do local em que o material estava arrumado melhor, por um lado porque o material é pesado e por outro lado porque a transportar o material teria de interromper as aulas que estivessem a decorrer.

Ainda relativamente às UD's, importa ressalvar que nos JDC não foram destinadas aulas para a Avaliação Diagnóstica, dado que, tal como já foi referido, esta avaliação, nos JDC, foi executada numa aula de noventa minutos. Tal propósito deveu-se ao facto de que deste modo, foi possível rentabilizar tempo de aula, na medida em que numa aula foram realizadas quatro avaliações diagnósticas. Como é óbvio, o EE teve alguma dificuldade em preencher a grelha elaborada pelo núcleo de estágio, porém, e como o próprio afirmou "...o facto de a aula ter sido gravada (...) [foi] uma grande mais- valia, pois o tempo é diminuto para observar todos os aspetos..." (Reflexão n.º 2). Com esta aula, o EE pretendeu ficar com uma imagem global da turma em relação às competências dos alunos.

À imagem do planeamento anual, também as UD's sofreram quando necessário alteações, visto que o ensino é dinâmico e flexível (Peralta, 2005). Salienta-se o caso da Ginástica que inicialmente teria dez aulas, contudo, devido ao facto de o EE ter pedido aos seus alunos a construção de uma

39

coreografia de Ginástica, a UD teve de ser prorrogada para as doze aulas de forma a dar mais algum tempo para a criação da mesma. Este facto obrigou, também, a alterar a UD de Voleibol, pois se estava destinado dez aulas mais dezoito, se as dez passaram a doze, automaticamente as dezoito baixaram para dezasseis, tendo de alterar, deste modo as duas UD's.

Outra UD à qual foi necessário proceder a alterações, ocorreu na modalidade de Badminton, isto porque numa das aulas de 45' a turma do EE assistiu a uma palestra acerca do tabagismo. Tal facto, obrigou a condensar os conteúdos previstos para essa aula nas aulas posteriores, como se pode constatar através de um pequeno excerto da reflexão n.º 19 correspondente à aula posterior à palestra:

"Na aula em que ocorreu a palestra tinha planeado abordar o serviço longo e o clear e, portanto, nesta aula abordaria o amorti e o lob, para que a próxima aula de 45' fosse, somente, dedicado à exercitação. Todavia, tendo em conta a situação, foi necessário reajustar os conteúdos às aulas disponíveis".

Em resumo, a concretização das UD's das diferentes modalidades possibilitou ao EE organizar o processo de ensino e aprendizagem, servindo estas de base e suporte para a preparação das distintas aulas e consequentes planos de aula, estes serão no próximo ponto alvo de reflexão.