• Nenhum resultado encontrado

V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PIBID LÍNGUA INLESA: AÇÕES E CONSTITUIÇÃO DO SUBPROJETO NO ANO LETIVO DE 2017.

Beatriz dos Santos da Silva (PIBID-UENP)1, Isabella Tagata Ferreira (PIBID-UENP)²,Joyce Cristina da Cunha (PIBID-UENP)³,Leticia Vidotti dos Santos (PIBID – UENP), Neri de Souza Santana (Orientadora

PIBID-UENP/SEED-PR) e-mail: biasantossilva97@hotmail.com , joyce.criis@outlook.com, isatagata@hotmail.com, nerisouzasantana@gmail.com,

leticia_vidotti@hotmail.com

Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus de Cornélio Procópio/ Centro de Letras, Comunicação e Artes.

Ensino, Subprojeto de Língua Inglesa.

Palavras-chave: PIBID, língua inglesa, trabalho docente.

Introdução

Ao considerar as necessidades que tem se colocado no cenário atual da educação pública brasileira, a formação inicial docente requer cada vez mais atenção de modo que a qualidade do ensino seja cada vez maior e condizente com as novas demandas sociais. Para tanto,deve-se levar em consideração dois fatores determinantes: a) as demandasatuais da formação docente, e b) a escassa produção de materiais didáticos de qualidade na área do ensino.

Nessa vertente, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, por meio de uma parceria entre escolas públicas e universidades, almeja melhorias na formação continuada dos professores das escolas participantes, na formação inicial dos alunos que fazem partedo projeto, e, o aprimoramento do ensino ofertado na rede pública de ensino.

Dessa forma, abordamos especificamente neste trabalho, as ações e a constituição do subprojeto de Língua Inglesa do PIBID, intitulado Englishwithmusic, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no campus de Cornélio Procópio, durante o ano letivo de 2017.

O programa articula-se na universidade por intermédio de duas professoras universitárias que coordenam e norteiam as ações do subprojeto, três professoras supervisoras oriundas das escolas públicas parceiras, e vinte e dois graduandos do curso de Letras – Português/Inglês, sendo estes bolsistas e voluntários.

(2)

(BRONCKART, 1999) para o qual o ensino com base em gêneros textuais (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) contribui para o desenvolvimento das capacidades de linguagem, sendo essas divididas didaticamente em: capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas (DOLZ, SCHNEUWLY, 2004) e, recentemente, capacidades de significação propostas por Stutz e Cristovão (2011). As capacidades multissemióticas, propostas por Dolz (2015), e categorizadas por Lenharo (2016) também apresentadas nesse trabalho.

Ao considerar o trabalho com gêneros textuais, os autores Dolz, Noverraze Schneuwly (2004, p.97) estipulam uma ferramenta de ensino denominada Sequência Didática – SD, e a definem como “um conjunto de

atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um

gênero textual oral ou escrito”. O material em questão é composto, basicamente, por meio de uma produção inicial, do desenvolvimento de módulos conseguintes a essa produção, e, finalmente, de uma produção final.

Nesse sentido, o trabalho realizado pelo subprojeto de língua inglesa tem como proposta o ensino da língua estrangeira por meio do gênero canção. Para isso, utilizamo-nos de uma transposição didática, por meio da elaboração de Sequências Didáticas (SD), que privilegiam a desenvoltura e o aprimoramento das capacidades de linguagem (CL). Assim, o material didático é elaborado e implementado pelos próprios bolsistas, nas escolas estaduais situadas na cidade de Cornélio Procópio – PR, que atuam em parceria com o programa.

Tendo em vista o exposto, objetivamos, nesse trabalho, apresentar as atividades e ações desenvolvidas no subprojeto de língua inglesa, Englishwithmusic, até o terceiro bimestre do ano letivo de 2017. Ademais, pretendemos, também, destacar as contribuições e o impacto do programa em nossa formação docente.

Materiais e métodos

Para permear toda a esquematização e produção da Sequência Didática (SD), utilizamos o aporte teórico com foco na abordagem Interacionista Sociodiscursiva (ISD) juntamente com as capacidades de linguagem (CL) (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) para analisar o contexto de intervenção didática, fazendo um levantamento das necessidades de aprendizagem dos alunos. Em seguida, a partir de estudos teóricos e discussões em grupo, foram estabelecidos objetivos de ensino para, a partir daí, elaborarmos coletivamente as sequências didáticas.

(3)

contexto e de seu conteúdo referencial, ou seja, há a necessidade de investigação do princípio do conhecimento do aluno perante determinado assunto, levando em consideração seu conhecimento de mundo perante a ele, sendo que no momento da mediação do tema proposto o papel do professor é considerar o preenchimento de lacunas que o aluno traz para o texto. A capacidade discursiva (CD) relaciona-se como o falante/produtor que vai se posicionar discursivamente perante ao texto que lhe é proposto. Bronckart (2003) utiliza como proposta a escolha de uma infraestrutura de um texto, já que cada gênero possui variações isoladas. O sujeito deve saber escolher essas variantes e sequências que o gênero aborda, sabendo que dentro dele há várias características que o norteiam. Já capacidade linguístico-discursiva (CLD) expõe como o texto está arquitetado durante o processo de construção de sentido perante ao leitor. Ela está dividida em quatro operações: as operações de textualização;as operações de construção de enunciados;as vozes enunciativas. Essas operações fazem parte da construção do texto, pois é por meio delas que absorvemos e entendemos o que o autor/texto quer que nós leitores interpretamos frente ao texto. E por último, a capacidade de significação proposta por Stutz e Cristóvão (2011), que consistem em construir sentido mediante representações e/ou conhecimentos referentes a práticas sociais que envolvem esferas de atividade, atividades, de linguagem e praxiológicas, e suas relações com os diferentes planos da linguagem e em interação com diferentes experiências humanas.

Tais estudos exerceram o papel de orientar a produção das atividades frente ao projeto EnglishWith Music, dando a possibilidade de trabalhar com diversos gêneros dentro da temática proposta pela canção escolhida durante o processo de ensino-aprendizagem.

Resultados e Discussão

Divididos em sete grupos, sendo três deles para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio, o projeto conta com um total de vinte e dois bolsistas que comparecem a reuniões semanais com as coordenadoras e supervisoras, no campus da universidade, para estudos teóricos e elaboração do material didático.

As escolas participantes do projeto no ano letivo de 2017 são o Colégio Estadual Monteiro Lobato- EFM, com as turmas de 3º anos A, B e C e 1º ano C, e o Colégio Estadual André Seugling- EFM, com as turmas do 7º ano A, 8º ano A e 9º ano A, sob a supervisão das professoras Neri de Souza Santana, Maria Virginia Benassi e Miriam Rocha, respectivamente.

(4)

para que assim, os bolsistas tivessem aporte teórico para, posteriormente, desenvolverem as sequências didáticas usadas em sala.

Além disso, por produzirem sequências pautadas no gênero textual canção, os bolsistas também estudaram sobre a necessidade de contextualização do gênero e a exploração de suas características, para que não fossem utilizados somente como um meio de se trabalhar gramática com os alunos.

Foram realizadas palestras contando com pesquisadores como Reinildes Dias, autora dos atuais livros didáticos adotados pela SEED, Vera Lúcia Lopes Cristóvão, uma das proponentes da capacidade de significação (CS) e RayaneLenharo, que analisa e propõe a didatização da capacidade multisemiótica.

O segundo semestre foi mais voltado para prática, com a produção das sequências didáticas e sua aplicação em sala de aula. Para que as SDs fossem produzidas, um planejamento se fez necessário para que os objetivos como um todo, e os apresentados em cada módulo, não ficassem dissonantes. A partir daí iniciou-se a elaboração das atividades, a produção dos materiais a serem utilizados, dentre outros.

A escolha dos conteúdos presentes nas sequências se deu após uma avaliação diagnóstica feita com as turmas, para que os grupos pudessem escolher as canções a serem trabalhadas e, assim, pudessem desenvolver suas atividades avaliativas e competitivas, uma vez que o projeto nasceu inspirado no antigo programa Inglês com música, da TV Cultura, que utilizava atividades de competição para ensinar inglês e incentivar o desenvolvimento da oralidade.

A intervenção didática se dá, em sua maioria, com apoio de recursos multimídia e materiais diferenciados para atrair a atenção dos alunos, sempre tendo em vista as particularidades de cada turma e dos conteúdos a serem trabalhados no plano de trabalho de cada professora regente.

Em uma das escolas, por se tratar de turmas do 3º ano do Ensino médio e o colégio contar com laboratório e acesso à internet, as atividades têm sido bastante interativas, contando comrecursos tecnológicos, como o uso de plataformas de ensino online, com o intuito de levar os discentes para uma realidade mais atualizada de ensino, não se atendo a aulas tradicionais. Foram apresentadas e utilizadas plataformas online como o Google

Classroom e aplicativos para smartphones como o Duolinguo e Linguee

propondo-se a realização de atividades considerandoos dispositivos móveis que os alunos possuem para execução de tarefas de casa, com a possibilidade de interação total com os bolsistas regentes da turma.

(5)

aulas nas atividades competitivas ou não, mesmo que alguns ainda oferecessem resistência quanto ao uso da língua dentro de sala.

Workshop

Workshop–Ministrado pela ProfªDrªReinildes Dias sobre multimodalidade e ensino de inglês na escola pública.

Conclusões

Por meio do projeto pôde-se aperfeiçoar o trabalho docente, uma vez que os bolsistas ID puderam ter o primeiro contato com a sala de aula desde o início da graduação, contribuindo significantemente para o processo de ensino-aprendizagem nas escolas de rede estadual pública.

Em suma, o trabalho desenvolvido no decorrer do subprojetoainda está em fase de aplicação. Desse modo, para a efetivação das atividades interventivas do projeto, foram elaboradas atividades com o gênero canção e jogoscomo objeto de ensino nas aulas de língua inglesa, de modo que incentivem os alunos e despertem interesse para a língua. As atividades são relacionadas com o conteúdo presente no plano de trabalho docente das professoras supervisoras.

No final de novembro está planejado um encontro de encerramento com todas as turmas participantes do projeto, com jogos, competições e atividades lúdicas para encerrar as atividades do Pibid 2017 com muita diversão e envolvimento por parte de bolsistas, supervisoras, coordenadoras e alunos das escolas participantes.

Sendo assim, espera-se que no decorrer do projeto, os alunos desenvolvam seu senso crítico, aperfeiçoem suas capacidades de compreensão e produção oral, bem como compreensão e produção escrita, afim de que possam construir sentidos, familiarizarem-se com a língua e reduzirem a rejeição a ela, de uma forma dinâmica e interativa, em situações reais e práticas.

(6)

À CAPES, pela manutenção das bolsas de iniciação à docência (PIBID), que nos permitem realizar e concretizar o programa dentro da Universidade, além da oportunidade de aprimorar a nossa formação docente.

À Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) pela parceria estabelecida com programas de extensão universitária.

Às professoras orientadoras e supervisoras do projeto pela vasta transmissão de conhecimentos e por todo o suporte ofertado para que o projeto ocorresse.

Referências

BRONCKART, J.P. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e o escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (et al). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

LENHARO, R. I. Participação social por meio da música e da Aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Londrina, 2016. SCHNEUWLY, B; DOLZ, J(org.). Gêneros orais e escritos na escola.

Campinas: mercado das Letras, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Após delimitado os temas no início do semestre de 2017, durante as semanas subsequentes, houve o preparo das atividades, com confecção dos planos de aula, seleção de material e

Destaca-se ainda que o trabalho PIBID /Filosofia tem ações voltadas para o estimulo ao senso crítico dos alunos, contribuindo assim para a formação do futuro

A partir deste contexto teórico, buscou-se compreender como se dava junto aos alunos esta percepção acerca da região e, estes apontaram respostas como: “Norte, sul,

Neste sentido, para a realização dessa pesquisa enquanto princípio educativo buscou-se aplicar questionários à turma do 9° ano C, no Ensino Fundamental II do

Partindo disso, foram feitas várias discussões dentro do Projeto PIBID com os alunos bolsistas, supervisores e coordenadores, e, por conseguinte, por meio de estudos

Assim, a partir deste contexto busca-se neste trabalho apresentar reflexões acerca das dificuldades dos alunos de sexto e nono anos do Ensino Fundamental II, do Colégio

Foi utilizado como metodologia as observações no Colégio Estadual Padre Manoel da Nóbrega e foram aplicados questionários para direção, equipe pedagógica,

A metodologia utilizada na situação didática optou-se por formas não tradicionais de aula, desprendendo de materiais como o livro didático, e com isso,