• Nenhum resultado encontrado

V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID

“Em defesa do PIBID e da valorização docente”

07-11-2017 – campus Jacarezinho - PR

O PIBID COMO CONTRIBUIÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Cassiana Maria Rosa da Silva1 (PIBID-UENP), Dariane Vieira de Almeida1 (PIBID-UENP), Jaqueline Mendes1 (PIBID-UENP), Renata Mendonça Alves

(PIBID-UENP),Maria Aparecida Fermino2 (PIBID-UENP),Sílvia Borba Zandoná Cadenassi (Orientadora), e-mail:

sbzcadenassi@uenp.edu.br.1Bolsista Pibid de Iniciação a Docência.

2Bolsista Pibid de Supervisão. 3Bolsista Pibid Coordenação de área.

Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus de Jacarezinho/ Centro de Ciências Humanas e Exatas.

Ensino, Subprojeto de Pedagogia.

Palavras-chave: Ensino, Prática, Formação.

Introdução

O Pibid (Programa de Iniciação à Docência) ao longo dos anos vem oferecendo oportunidades para que estudantes de Universidades possam desenvolver ao longo da graduação trocas de experiências com docentes já em exercício. Percebe-se que ao entrar em contato com o ambiente escolar mesmo sem ter concluído o curso o discente conhece de perto a realidade escolar pela qual ele vem se dedicando teoricamente todos os dias.

Observa-se que este programa além de colocar aluno dentro dos estabelecimentos escolares para adquirirem novas experiências também está de uma maneira direta oferecendo um apoio financeiro para que estes estudantes conseguissem desenvolver um bom trabalho. O PIBID na área de Pedagogia contribui diretamente para que os discentes tenham a oportunidade imediata de vivenciar experiências pedagógicas sem que eles precisem esperar a conclusão da graduação para poderem colocar a teoria em prática.

No contato com o ambiente escolar os pibidianos conhecem de perto a realidade de seu público, as diferenças, os seus costumes. A prática oportunizada é um momento privilegiado em que o aluno se coloca como cientista e pesquisador da realidade; a ele cabe indagar e questionar a realidade discordando dela, caso está se mostre em oposição às questões fundamentais para efetivação da educação, principalmente nos casos de licenciatura. É no decorrer da prática que o futuro pedagogo vai poder alcançar os prognósticos teóricos adquiridos através do estudo e contato com os professores mais capacitados.

Revisão de literatura

(2)

V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID

“Em defesa do PIBID e da valorização docente”

07-11-2017 – campus Jacarezinho - PR

O Pibid como contribuição na formação de professores de pedagogia.

Atualmente a sociedade vem passando por diversas transformações, a cada dia novos conhecimentos tomam novos significados nas diversas áreas da sociedade, e a área da educação está inserida dentro dessas mudanças.

Assim, torna-se necessário que o educador ressignifique a sua prática busncado atender as necessidades dos alunos inseridos no processo educacional.

Sobre esse assunto Silva (2013, p.3) afirma que:

[...] A formação do futuro professor deve estar subsidiando os docentes para que eles possam fazer das mudanças não um obstáculo em si mesmo, porém um incentivo para que estes possam se adaptar às necessidades dos alunos sem perder de vista o senso crítico e se adequando apenas as coisas que realmente são necessárias. A partir do momento em que o aluno do curso de Licenciatura passa a atuar na escola, como por exemplo, quando possibilitado por Programas de formação, caso do PIBID, este encontrará desafios que às vezes parecem sem soluções.

Como afirma Silva (2013), o trabalho que o professor exerce sofre mudanças em seu processo, e cabe aos cursos de formação oferecem subsídios que vão ao encontro com as transformações que surgem constantemente, porque os pibidianos ao chegarem em determinadas escolas poderão se deparar com diversos obstáculos e estes precisaram do apoio de seus orientadores para encontrar com o melhor caminho a seguir.

Tal constatação aproxima-se da ideia de Rodrigues (2012, p.3) etal de que:

[...] Tem si demonstrado que os cursos de formação de professores encontram-se muito distante das realidades vividas no cotidiano das escolas. Acredita-se que os conhecimentos teóricos vivenciados no âmbito acadêmico tornam-se necessários para compreensão da realidade escolar. Sabendo que o ambiente escolar traz consigo peculiaridades que só podem ser observadas a partir de um contato direto com ele, mas para o professor em formação é a sala de aula dentre todos os ambientes presentes na escola o mais significativo para a construção de sua prática.

A partir do discurso apresentado evidencia-se que o programa Pibid através de seus projetos proporciona que os bolsistas conheçam de perto da realidade escolar e o oferece a oportunidade de participarem nas possíveis mudanças que possam ocorrer dentro do sistema educacional no qual se encontram inseridos e dessa forma tenham a oportunidade de analisar como colocarão em prática como futuro docente por meio das experiências vivenciadas no programa.

(3)

V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID

“Em defesa do PIBID e da valorização docente”

07-11-2017 – campus Jacarezinho - PR

Resultados e Discussão

Ao pesquisar sobre a importância do PIBID como contribuição para a prática pedagógica da educação infantil e na formação do futuro professor foi possível constatar que os alunos dos cursos de licenciatura ao participar do Projeto Pibid como bolsistas nos estabelecimentos de ensino aprendem e também contribuem para as práticas pedagógicas de outros professores. Ao estarem presentes na rotina escolar os bolsistas vão colocando em prática uma boa parte do conteúdo que é desenvolvido dentro da Universidade.

Nesse aspecto menciona Cerqueira (2006, Apud Freire, 1993, p.32) “O ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar, mas também aprende ao ensinar’’.

Conclusões

A crescente demanda de alunos na Educação Infantil, nos mostra o quanto é fundamental que estudantes e docentes continuem desenvolvendo trabalhos em parceria, para que juntos busquem cada vez mais melhorar as práticas pedagógicas em sala de aula, desenvolvendo trabalhos que leve em conta a realidade na qual os alunos encontram-se inseridos. Tornando-se necessário que procurem a cada dia mais desenvolver atividades que valorizem autonomia e identidade, o cuidar de si e do outro, o brincar imaginar, a expressividade da linguagem corporal e verbal da criança.

Agradecimentos

Agradecemos ao CAPES- UENP por nos dar a oportunidade de um trabalhoque oportuniza a formação e a busca por caminhos promissores para a educação. às coordenadoras que orientam brilhantemente as ações desenvolvidas junto a escola. À universidade pelo suporte teórico. A escola e todos os seus funcionários por terem aberto as portas e nos recebido tão bem. Agradecemos as Pibidianas pelo empenho nas atividades desenvolvidas.

Referências

CANAN, Silvia Regina; CORSETTI Berenice. O professor em formação: o pibid no contexto da política nacional de formação de professores. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, Porto,

(4)

V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID

“Em defesa do PIBID e da valorização docente”

07-11-2017 – campus Jacarezinho - PR

Portugal, 2014. Anais... Porto, Portugal, 2014. Disponível em:

http://anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT4/GT4_Comunicacao/SilviaR eginaCanan_GT4_integral.pdf. Acesso 04 jun. 2017. Acesso em: 20 maio 2017.

CERQUEIRA, Tereza Cristina Siqueira. O professor em sala de aula:

reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 7, nº 1, p. 29-38, Jan./Jun.

2006.Disponível:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=

S1676-73142006000100005. Acesso em: 18 mai. 2017.

FERREIRA, Juliana Lima Ferreira; FONTINELES, Isabel Cristina da Silva;

RODRIGUÊS, Marcos Antônio de Souza. O pibid na formação de professores: contribuições e ações do pibid para formação inicial

dosbolsistas. In: IV Fórum Internacional de Pedagogia Parnaíba PI em junho de 2012, E-Book...Parnaíba, 2012.

Disponível em:

http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_

oral_idinscrito_1562_df8b824955058f25847f28d22b9ed28d.pdf. Acesso em:

04 jun. 2017

OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI; TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo:

Pioneira, Thomsom Learning, 2002.

SILVA, AntoniaAnáglia de Souza. Contribuições do pibid para a formação docente na uva. In: IV Fórum Internacional de Pedagogia Parnaíba PI em junho de 2012, E-Book...Parnaíba, 2012.

Disponível em:

http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunica cao_oral_idinscrito_1182_758fcb0da3e0fc11678231219cd5b2e8.pdf. Acesso em: 22 mai. 2017.

Referências

Documentos relacionados

Após delimitado os temas no início do semestre de 2017, durante as semanas subsequentes, houve o preparo das atividades, com confecção dos planos de aula, seleção de material e

Destaca-se ainda que o trabalho PIBID /Filosofia tem ações voltadas para o estimulo ao senso crítico dos alunos, contribuindo assim para a formação do futuro

A partir deste contexto teórico, buscou-se compreender como se dava junto aos alunos esta percepção acerca da região e, estes apontaram respostas como: “Norte, sul,

Neste sentido, para a realização dessa pesquisa enquanto princípio educativo buscou-se aplicar questionários à turma do 9° ano C, no Ensino Fundamental II do

Partindo disso, foram feitas várias discussões dentro do Projeto PIBID com os alunos bolsistas, supervisores e coordenadores, e, por conseguinte, por meio de estudos

Assim, a partir deste contexto busca-se neste trabalho apresentar reflexões acerca das dificuldades dos alunos de sexto e nono anos do Ensino Fundamental II, do Colégio

Foi utilizado como metodologia as observações no Colégio Estadual Padre Manoel da Nóbrega e foram aplicados questionários para direção, equipe pedagógica,

A metodologia utilizada na situação didática optou-se por formas não tradicionais de aula, desprendendo de materiais como o livro didático, e com isso,