• Nenhum resultado encontrado

A situação de endividamento de uma empresa indica o volume de dinheiro de terceiros usado para gerar lucros. De modo geral, o analista financeiro está mais preocupado com as dívidas de longo prazo porque estas comprometem a empresa com uma série de pagamentos contratuais ao longo do tempo. Quanto maior o endividamento, maior o risco de que ela se veja impossibilitada de honrar esses pagamentos contratuais. Como os direitos dos credores devem ser satisfeitos antes da distribuição de lucros aos acionistas, acionistas existentes e em potencial dão muita atenção à capacidade da empresa de amortizar suas dívidas. Os credores também se preocupam com o endividamento das empresas.

De modo geral, quanto mais dívidas uma empresa usa em relação ao seu ativo total, maior a sua

alavancagem financeira. Alavancagem financeira é uma amplificação do risco e do retorno por meio

do uso de financiamento a custo fixo, como dívida e ações preferenciais. Quanto mais dívidas de custo fixo uma empresa usa, maiores serão o risco e o retorno esperados.

EXEMPLO

Patty Akers está constituindo uma nova empresa. Depois de muito analisar, ela decidiu que

seria necessário um investimento inicial de $ 50.000 — sendo $ 20.000 em ativo circulante e $ 30.000 em ativo imobilizado. Esses fundos podem ser obtidos de duas maneiras. A primeira é o plano sem dívida, segundo o qual ela investiria todos os $ 50.000 sem tomar empréstimo. A segunda alternativa, o plano com dívida, envolve investir $ 25.000 e tomar emprestados os $ 25.000 restantes a juros anuais de 12%.

Independentemente da alternativa escolhida, Patty espera que as vendas atinjam em média $ 30.000, que os custos e despesas operacionais sejam de $ 18.000 em média e que o lucro seja tributado à alíquota de 40%. Balanços patrimoniais e demonstrações de resultados projetados com os dois planos encontram -se resumidos na Tabela 2.6. O plano sem dívida resulta em lucro depois do imposto de renda de $ 7.200, o que representa uma taxa de rendimento de 14,4% sobre o investimento de $ 50.000 realizado por Patty. O plano com dívida resulta em lucro depois do imposto de renda de $ 5.400, o que representa uma taxa de rendimento de 21,6% sobre o investimento de $ 25.000 realizado por ela. O plano com dívida proporciona a Patty uma taxa de retorno mais elevada, mas o risco do plano também é maior, já que os $ 3.000 anuais em juros precisam ser honrados antes que ela receba quaisquer lucros.

O exemplo demonstra que um aumento da dívida se faz acompanhar de um aumento do risco e

de maiores retornos em potencial. Assim, quanto maior a alavancagem financeira, maiores o risco e o

retorno em potencial. Uma discussão mais detalhada do impacto da dívida sobre o risco, o rendimen- to e o valor das empresas pode ser encontrada no Capítulo 12. Aqui, enfatizamos o uso dos índices financeiros de endividamento para os fins de avaliação externa da posição de dívida de um negócio.

Há dois tipos de medidas gerais de endividamento: as medidas do grau de endividamento e as da capacidade de serviço da dívida. O grau de endividamento mede o montante de dívida em relação a outros valores importantes do balanço patrimonial. Uma medida popular do grau de endividamento é o índice de endividamento.

Alavancagem financeira

Uso de custos financeiros fixos para amplificar os efeitos de variações dos lucros antes dos juros e imposto de renda sobre o lucro por ação da empresa.

Grau de endividamento

Mede o montante do capital de terceiros em relação a outros valores significativos do balanço patrimonial.

Capítulo 2 – Demonstrações financeiras e sua análise 55

Gitman-12_P1-C02.indd 55

O segundo tipo de medida da dívida, a capacidade de serviço de dívidas, reflete a capacidade da empresa para efetuar pontualmente os pagamentos necessários ao longo da vigência de uma dívida.12

A capacidade da empresa de pagar determinados encargos fixos se mede por meio dos índices de

cobertura. Normalmente, dá -se preferência a índices de cobertura elevados, porém um índice alto

demais (acima do padrão setorial) pode resultar em risco e retorno desnecessariamente baixos. De maneira geral, quanto menores os índices de cobertura da uma empresa, menor a certeza de que ela consiga pagar suas obrigações fixas. Se uma empresa for incapaz de satisfazer essas obrigações, seus credores podem exigir amortização imediata, o que, na maioria dos casos, leva à falência. Dois índices populares de cobertura são o índice de cobertura de juros e o índice de cobertura de obrigações fixas.13

Índice de endividamento geral

O índice de endividamento geral mede a proporção do ativo total financiada pelos credores da empresa. Quanto mais elevado, maior o montante de capital de terceiros usado para gerar lucros. Esse índice é calculado da seguinte forma:

Índice de endividamento geral = Passivo total Ativo total

O índice de endividamento geral da Bartlett Company em 2009 é

12 O termo serviço faz referência ao pagamento de juros e à amortização do principal associados às obrigações de dívida de um negó- cio. Quando uma empresa faz o serviço de suas dívidas, está pagando — ou honrando — essas obrigações.

13 Os índices de cobertura usam dados derivados do regime de competências (ver Capítulo 1) para medir algo que, estritamente falan- do, deveria ser medido em regime de caixa. Isso se dá porque o serviço da dívida se paga com fluxos de caixa, não com os valores contábeis apresentados no balanço patrimonial das empresas. Mas como é difícil determinar os fluxos de caixa disponíveis para o serviço da dívida com base nas demonstrações financeiras, o cálculo dos índices de cobertura tal como apresentado aqui é bastan- te comum, graças à pronta disponibilidade de dados das demonstrações financeiras.

Capacidade de serviço de dívidas Capacidade de uma

empresa de fazer os pagamentos exigidos de acordo com o cronograma de vencimentos das dívidas.

Índices de cobertura Índices

que medem a capacidade de pagamento de certos encargos fixos pela empresa.

Índice de endividamento geral Mede a proporção dos

ativos totais financiados pelos credores da empresa.

Plano sem dívida Plano com dívida Balanços Ativo circulante $ 20.000 $ 20.000 Ativo imobilizado 30.000 30.000 Total do ativo $ 50.000 $ 50.000 Dívida (a juros de 12%) $ 0 $ 25.000 (1) Patrimônio líquido 50.000 25.000

Total do passivo e patrimônio líquido $ 50.000 $ 50.000

Demonstrações de resultados

Receita de vendas $ 30.000 $ 30.000

Menos: custos e despesas operacionais 18.000 18.000

Lucro operacional $ 12.000 $ 12.000

Menos: despesa financeira 0 0,12 × $ 25.000 = 3.000 Lucro líquido antes do imposto de renda $ 12.000 $ 9.000 Menos: imposto de renda (alíquota = 40%) 4.800 3.600 (2) Lucro líquido depois do imposto de renda $ 7.200 $ 5.400

Retorno sobre o capital próprio [(2) ÷ (1)] $ 7.200 = 14,4% $ 5.400 = 21,6% $ 50.000 $ 25.000

Demonstrações financeiras correspondentes às alternativas de Patty

T

ABELA

2.6

56 Princípios de administração financeira

Gitman-12_P1-C02.indd 56

$ 1.643.000 = 0,457 = 45,7% $ 3.597.000

Esse valor indica que a empresa financiou quase a metade dos seus ativos com dívida. Quanto mais elevado esse índice, maior o grau de endividamento da empresa e maior sua alavancagem financeira.

Índice de cobertura de juros

O índice de cobertura de juros mede a capacidade da empresa de honrar seus pagamentos con- tratados de juros. Quanto maior seu valor, maior a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações de pagamento de juros. O índice de cobertura de juros é calculado por:

Índice de cobertura de juros = Lucro antes de juros e imposto de renda Juros

O dado para lucro antes de juros e imposto de renda é o mesmo do lucro operacional apresenta- do na demonstração de resultados. Aplicando esse índice à Bartlett Company em 2009, obtemos:

Índice de cobertura de juros = $ 418.000 = 4,5 $ 93.000

O índice de cobertura de juros da Bartlett Company parece aceitável. Frequentemente sugere -se um valor de pelo menos 3,0 — e, de preferência, mais próximo de 5,0. O lucro da empresa antes de juros e imposto de renda poderia cair até 78% [(4,5 – 1,0) ÷ 4,5] e, ainda assim, a Bartlett conseguiria pagar os $ 93.000 devidos em juros. Assim, a empresa conta com uma boa margem de segurança.

Índice de cobertura de obrigações fixas

O índice de cobertura de obrigações fixas mede a capacidade da empresa de fazer frente a todos os seus compromissos fixos, tais como juros e principal, arrendamento mercantil e dividendos prefe- renciais.14 Como no caso do índice de cobertura de juros, quanto maior o valor, melhor. A fórmula do

índice de cobertura de obrigações fixas é: Índice de cobertura

de obrigações fixas = Lucro antes de juros e imposto de renda + arrendamentosJuros + arrendamentos + {(amortização de principal + dividendos preferenciais) × [1/(1 – T )]}

onde T é a alíquota aplicável aos resultados da empresa. O termo 1/(1 – T ) é incluído para ajustar o principal depois do imposto de renda e os pagamentos de dividendos preferenciais a um equivalente pré -imposto de renda condizente com os valores pré -imposto de renda dos demais termos. A aplicação da fórmula à Bartlett Company em 2009 resulta:

Índice de cobertura

de obrigações fixas = $ 93.000 + $ 35.000 + ({($ 71.000 + $ 10.000) x [1/(1 – 0,29)]}$ 418.000 + $ 35.000 = $ 453.000 = 1,9

$ 242.000

Como o lucro disponível é quase duas vezes maior do que as obrigações fixas, parece certo que a empresa as honrará.

Assim como o índice de cobertura de juros, o índice de cobertura de obrigações fixas mede o risco. Quanto menor o índice, maior o risco para credores e proprietários; quanto maior o índice, menor o risco. Esse índice permite que os interessados avaliem a capacidade da empresa de fazer frente a obrigações fixas adicionais sem ir à falência.

14 Embora os dividendos de ações preferenciais, que são declarados no momento da emissão, possam ser ‘postergados’ (ou seja, ter seu pagamento suspenso) a critério dos diretores da empresa, pressupõe -se que seu pagamento seja devido. Assim, este texto trata os dividendos de ações preferenciais como obrigação contratual a ser paga sob a forma de um montante fixo segundo o crono- grama dado.

Índice de cobertura de juros Mede a capacidade da

empresa de fazer frente a suas despesas financeiras contratuais.

Índice de cobertura de obrigações fixas Mede a

capacidade de pagamento de todas as obrigações fixas por uma empresa.

Capítulo 2 – Demonstrações financeiras e sua análise 57

Gitman-12_P1-C02.indd 57

Q U E S T Õ E S PA R A R E V I S Ã O

2-11 O que é alavancagem financeira?

2-12 Que índice mede o grau de endividamento da empresa? Que índices medem sua capacidade

de serviço das dívidas?

OA

5