• Nenhum resultado encontrado

Aplicações de índices financeiros

As informações constantes das quatro demonstrações financeiras básicas são de grande importân- cia para diversas partes interessadas que necessitam regularmente de medidas relativas acerca do desempenho da empresa. A palavra -chave aqui é relativas, pois a análise de demonstrações financei- ras se baseia no uso de índices, ou valores relativos. A análise de índices envolve métodos de cálculo e interpretação de índices financeiros para analisar e monitorar o desempenho da empresa. Os insumos fundamentais para a análise de índices são a demonstração do resultado e o balanço patrimonial.

Partes interessadas

A análise com base em índices extraídos das demonstrações financeiras de uma empresa interes- sa aos acionistas, aos credores e aos administradores do próprio negócio. Acionistas existentes e em potencial estão interessados nos níveis atuais e futuros de retorno e risco da empresa, que afetam diretamente o preço da ação. Os credores se interessam principalmente pela liquidez de curto prazo da empresa e sua capacidade de fazer frente aos pagamentos de juros e amortização. Uma preocupa- ção secundária dos credores é a lucratividade; eles querem garantias de que o negócio seja sadio. Os gestores, assim como os acionistas, se debruçam sobre todos os aspectos da situação financeira da empresa e buscam produzir índices financeiros que sejam considerados favoráveis tanto pelos proprie- tários quanto pelos credores. Além disso, a administração usa os índices para monitorar o desempenho empresarial de um período para outro.

Tipos de comparações entre índices

A análise de índices não se refere apenas ao cálculo de um determinado índice. Mais importante do que isso é a interpretação do valor do índice. É necessário que haja uma base significativa para a comparação, para responder a perguntas como “está alto ou baixo demais?” e “isso é bom ou ruim?”. Podemos fazer dois tipos de comparação entre índices: em corte transversal e em séries temporais.

Análise em corte transversal

A análise em corte transversal envolve a comparação dos índices financeiros de diferentes empre- sas num mesmo ponto no tempo. Os analistas muitas vezes querem examinar o desempenho de uma empresa em relação ao de outras do mesmo setor. Frequentemente, uma empresa compara seus índi- ces com os de uma concorrente importante ou um grupo de concorrentes que deseja imitar. Esse tipo de análise em corte transversal, chamado de benchmarking, tornou -se muito popular.

A comparação com médias setoriais também é popular. Esses dados podem ser encontrados em fontes como o Almanac of Business and Industrial Financial Ratios, Dun & Bradstreet’s Industry Norms

and Key Business Ratios, RMA Annual Statement Studies, Value Line e fontes provenientes de associa-

ções setoriais.5 A Tabela 2.5 apresenta uma amostra de uma fonte disponível de médias setoriais.

Muitas pessoas acreditam, equivocadamente, que a empresa em análise será vista de modo favo- rável, desde que tenha um valor ‘melhor’ do que a média setorial. Mas essa perspectiva do ‘melhor do que a média’ pode ser enganosa. Muitas vezes, um índice muito melhor do que a norma pode apontar para problemas que, sob uma análise mais detida, podem se revelar mais graves do que se o índice

5 É difícil fazer comparações em corte transversal com empresas que operem em diversos setores ao mesmo tempo. Nesse caso, podem ser usados os valores médios ponderados de índices de diferentes setores, com pesos correspondentes à composição da linha de produtos ou, se houver dados, pode ser feita uma análise da empresa para cada linha de produto.

Análise de índices Envolve

métodos de cálculo e interpretação de índices financeiros para analisar e monitorar o desempenho da empresa.

Dica Os administradores devem ser a principal parte interessada desse grupo. Estes devem se preocupar não só com a situação financeira da empresa, mas também têm um interesse crítico no que as demais partes interessadas pensam a respeito da empresa.

Análise em corte

transversal Comparação dos

índices financeiros de empresas na mesma data ou no mesmo período; envolve a comparação dos índices da empresa com os de outras empresas do seu setor ou com às medianas do setor.

Benchmarking Tipo de análise

em corte transversal no qual os

valores dos índices de uma empresa são comparados aos de um concorrente importante ou a um grupo de concorrentes que ela deseja emular.

Dica As médias setoriais não são de grande utilidade para a análise de empresas com linhas de produtos variadas. No caso destas, é difícil escolher o setor adequado para o benchmark.

48 Princípios de administração financeira

Gitman-12_P1-C02.indd 48

fosse pior do que a média do setor. Assim, é importante investigar desvios significativos para qualquer

lado do padrão setorial.

EXEMPLO

No início de 2010, Mary Boyle, principal analista financeira da Caldwell Manufacturing, uma

empresa fabricante de aquecedores, coletou dados sobre o desempenho financeiro da empresa para o ano de 2009, exercício recém -encerrado. Ela calculou vários índices e obteve as médias do setor. Estava particularmente interessada no giro dos estoques, que reflete a velocidade com que a empresa movimenta seus estoques desde a compra das matérias -primas até a fabricação de produtos acabados e a venda efetivada ao cliente. Em geral, valores mais altos desse índice são desejados porque indicam um giro mais rápido dos estoques. O índice de giro de estoques da Caldwell Manufacturing em 2003 e a média do índice setorial foram os seguintes:

Giro de estoques, 2009

Caldwell Manufacturing 14,8 Média do setor 9,7

A primeira reação de Mary diante desses números foi concluir que a Caldwell havia admi- nistrado seus estoques muito melhor do que a média setorial. Seu giro era quase 53% mais rápi- do. Refletindo um pouco, porém, ela percebeu que um giro muito alto também poderia indicar níveis de estoque muito baixos. E isso poderia resultar em falta de produtos (estoques insufi- cientes). Algumas discussões com o pessoal dos departamentos de produção e marketing reve- laram que, de fato, esse problema existia: os estoques haviam sido extremamente baixos duran-

Setor de atividade (número de empresas relatadas)b Liquidez corrente (X) Liquidez seca (X) Receita de vendas/ estoques (X) Prazo de recebimento (dias) Ativo total/ receita de vendas (%) Passivo total/ patrimônio líquido (%) Margem de lucro líquido (%) Retorno sobre o ativo total (%) Retorno sobre o capital próprio (%) Lojas de departamentos (143) 4,9 1,4 6,6 1,8 32,0 25,1 2,8 6,8 16,2 2,6 0,6 4,6 6,1 43,8 76,6 1,0 2,3 4,5 1,6 0,2 3,5 21,2 64,9 176,9 0,1 0,1 0,2 Computadores (76) 2,3 1,5 31,6 27,4 24,6 54,3 3,4 7,3 20,6 1,6 0,9 11,3 40,9 58,9 114,3 0,5 1,3 4,6 1,2 0,7 6,8 68,5 104,1 238,3 (9,7) (10,4) (20,6) Supermercados (455) 2,6 1,0 29,6 1,1 15,3 48,5 2,2 9,4 24,8 1,6 0,5 19,6 2,9 21,3 105,2 1,0 4,4 10,0 1,1 0,2 13,9 6,9 31,2 277,3 0,3 1,4 3,5 Veículos (42) 2,9 1,1 11,4 16,1 27,8 56,4 4,2 10,3 26,9 1,7 0,7 8,3 24,1 37,4 150,8 1,5 4,1 9,6 1,2 0,5 5,5 40,5 47,3 357,2 0,2 0,8 1,2

a Os valores são fornecidos para cada setor. O valor central é a mediana do setor, e os valores imediatamente acima e abaixo correspondem aos quartis supe- rior e inferior, respectivamente.

b Os códigos da classificação industrial padronizada (SIC — Standard Industrial Classification) dos setores acima são, respectivamente: SIC #5311, SIC #3571, SIC #5411, SIC #3711.

Fonte: “Industry norms and key business ratios”. Copyright © 2001, Dun & Bradstreet, Inc. Reprodução autorizada.

Índices médios setoriais de alguns setores de atividadea

T

ABELA

2.5

Capítulo 2 – Demonstrações financeiras e sua análise 49

Gitman-12_P1-C02.indd 49

te o ano por causa de vários atrasos na produção que prejudicaram a capacidade da empresa de atender aos pedidos e provocaram perdas de vendas. O que em princípio parecia refletir uma gestão de estoques extremamente eficiente era, na verdade, sintoma de um problema mais grave.

Análise em série temporal

A análise em série temporal avalia o desempenho ao longo do tempo. A comparação do desem- penho atual com o passado, por meio de índices, permite que os analistas avaliem os avanços de uma empresa. Tendências emergentes podem ser identificadas por meio de comparações entre diversos anos. Quaisquer variações significativas de um ano para outro podem representar sintomas de algum problema sério.

Análise combinada

A abordagem mais informativa à análise de índices combina as análises em corte transversal e em série temporal. Uma visão conjunta permite avaliar a tendência do comportamento de um índice em relação à tendência do setor. A Figura 2.1 ilustra esse tipo de abordagem, usando o índice de prazo médio de recebimento da Bartlett Company de 2006 a 2009. Esse índice reflete o tempo médio (em dias) que a empresa leva para receber contas, e resultados mais baixos tendem a ser preferíveis. A figura revela de imediato que (1) a eficácia da Bartlett em cobranças é fraca em relação à do setor e (2) que a tendência da Bartlett se desloca em direção a prazos de cobrança mais longos. Evidentemente, a empresa precisa reduzir seu prazo de recebimento.

Precauções ao usar a análise de índices

Antes de discutir índices específicos, devemos considerar os seguintes precauções relativos ao seu uso:

1. Índices que revelem grandes desvios em relação à norma são apenas sintomas de um proble- ma. Costuma ser necessário fazer análises aprofundadas para isolar as causas desse problema.

2. Um índice por si só não costuma fornecer informações suficientes para se julgar o desempenho

geral da empresa. Todavia, se a análise estiver voltada para algum aspecto específico da posi-

ção financeira de um negócio, um ou dois índices talvez sejam suficientes.

3. Os índices que estão sendo comparados devem ser calculados com demonstrações financeiras referentes à mesma data do ano. Se isso não ocorrer, os efeitos da sazonalidade poderão levar a conclusões e decisões erradas.

4. Na realização de análises de índices, é preferível usar demonstrações financeiras auditadas. Se elas não tiverem sido auditadas, os dados poderão não refletir a verdadeira condição finan- ceira da empresa.

Análise em série temporal

Avaliação do desempenho financeiro da empresa usando análise de índices. Visão combinada de corte transversal e séries temporais do prazo médio de recebimento da Bartlett Company, 2006-2009 Análise combinada FIGURA

2.1

Prazo médio de recebimento (dias)

70 60 50 40 30 2006 2007 2008 2009 Setor Bartlett Ano

50 Princípios de administração financeira

Gitman-12_P1-C02.indd 50

5. Os dados financeiros que estão sendo comparados devem ter sido produzidos da mesma maneira. O uso de tratamentos contábeis diferentes — especialmente em relação a estoques e depreciação — pode distorcer os resultados da análise de índices, seja qual for o tipo de análise, em corte transversal ou de séries temporais.

6. Os resultados podem ser distorcidos pela inflação, que pode fazer com que os valores contábeis de estoques e ativos sujeitos à depreciação difiram substancialmente de seus valores reais (de reposição). Além disso, os custos de produtos estocados e as despesas de depreciação podem ser diferentes de seus valores reais, o que distorce o lucro. Sem que seja feito algum ajuste, a inflação tenderá a fazer com que as empresas mais antigas (com ativos mais velhos) pareçam mais eficientes e rentáveis do que as mais jovens (com ativos mais novos). Sem dúvida, ao usar os índices, deve -se tomar cuidado ao comparar empresas mais antigas com outras mais jovens ou uma mesma empresa num período muito longo.

Categorias de índices financeiros

Os índices financeiros podem ser classificados, por uma questão de conveniência, em cinco categorias principais: liquidez, atividade, endividamento, lucratividade e valor de mercado. Basicamente, os índices de liquidez, atividade e endividamento medem risco; os de lucratividade medem retorno; os de valor de mercado capturam tanto risco quanto retorno.

Como regra geral, os dados necessários para a realização de uma análise financeira adequada incluem, no mínimo, a demonstração de resultado do exercício e o balanço patrimonial. Para demons- trar o cálculo dos índices, usaremos as demonstrações correspondentes da Bartlett Company para os exercícios de 2009 e 2008, já apresentadas nas tabelas 2.1 e 2.2. É importante observar, entretanto, que os índices apresentados no restante deste capítulo podem ser aplicados a praticamente qualquer negócio. Evidentemente, muitas empresas de diferentes setores usam índices voltados a aspectos espe- cíficos de suas atividades.

Q U E S T Õ E S PA R A R E V I S Ã O

2-5 Quanto à análise de índices financeiros, em que divergem os pontos de vista dos acionistas

atuais e em potencial da empresa, seus credores e seus administradores?

2-6 Qual é a diferença entre as análises de índices em corte transversal e de séries temporais? O

que é benchmarking?

2-7 A que tipos de desvio em relação ao padrão setorial deve o analista dar especial atenção ao

realizar uma análise em corte transversal? Por quê?

2-8 Por que é preferível comparar índices calculados a partir de demonstrações financeiras refe-

rentes aos mesmos períodos do ano?

OA

3