• Nenhum resultado encontrado

TECNISA Início: abril

5 FLEURY RESULTADOS EMPÍRICOS SOBRE O MODELO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO

5.1 Histórico dos fundadores

O website do Fleury Medicina e Saúde é a principal fonte de informações sobre a história dos fundadores. Por conta da edição do primeiro volume da revista “Fleury.com.você”, o Fleury publicou uma interessante entrevista com um dos fundadores Dr. Walter Leser, dias antes de seu falecimento, da qual foi possível extrair parágrafos que resumem a história dos fundadores.

Em 1926, Dr. Gastão Fleury Silveira, recém-formado médico pela Faculdade de Medicina da USP, adquiriu um pequeno laboratório, que se resumia a uma diminuta sala localizada num prédio no centro da cidade de São Paulo. Mas, aos poucos, a qualidade das avaliações do Dr. Fleury começou a chamar a atenção da comunidade médica paulistana. Nessa época, o Dr. Fleury encontrou Walter Leser, médico-assistente da cadeira de Química Fisiológica da USP, e convidou-o a tornar-se seu sócio e responsável pelas áreas de química e hematologia

.

“A convivência mostrou que o Fleury e eu tínhamos muitas afinidades. Nós pensávamos da mesma forma, principalmente no que diz respeito à ética médica e à administração dos negócios. Tínhamos muitos clientes e pouca mão de obra, quando ficamos sabendo de um

grupo de ex-alunos da USP que possuía outro laboratório, desde 1949, na Rua Marconi, já com especialidades definidas. Nós os procuramos e fizemos um

convite para eles se unirem ao Fleury. Eu não tenho dúvidas de que esse momento foi a grande virada do laboratório, pois passamos a ter pessoas com conhecimentos especializados para cada setor, uma inovação no nosso meio, o que possibilitou, além de um grande avanço tecnológico, a implantação do primeiro laboratório de múltiplas especialidades. Éramos a melhor equipe”.

(entrevista do Dr. Leser à revista Fleury.com.você)

Esse depoimento descreve a orientação de busca e alinhamento com profissionais altamente qualificados, que comungam da paixão pela medicina e pela qualidade dos serviços médicos. Foram esses princípios fomentados pelos fundadores que sustentaram a cultura da empresa até hoje, e fizeram com que, já nos anos de 1950-1960, o Fleury fosse reconhecido como o maior e melhor laboratório do Brasil.

Outra característica marcante da história do Fleury é seu foco nos clientes, marcada em 1962 pela inauguração da unidade da Rua Cincinato Braga, numa área de 1.200 m2.

“Nós sempre tivemos uma preocupação com os clientes, por isso a nova sede propiciava conforto”.

(entrevista do Dr. Leser à revista Fleury.com.você).

Na época, o investimento foi visto por alguns como um passo arriscado, porém o novo ambiente privilegiando o conforto conquistou os clientes. Os próprios médicos eram atraídos pelo ambiente e iam pessoalmente retirar os resultados dos exames de seus pacientes, além de aproveitarem para tomar o café que o fundador, Dr. Gastão Fleury, preparava.

Com esse costume, deixou um legado cultural importante de cordialidade e dedicação ao conforto e bem-estar dos pacientes e médicos. Outra característica importante que remonta à época de sua fundação é a orientação acadêmica e científica. O Dr. Gastão Fleury, assim como o Dr. Leser e outros médicos fundadores eram professores de medicina na USP, e muitos dos novos integrantes vieram de alunos aos quais ministraram aulas.

“Mantemos contato permanente com os acadêmicos e procuramos os melhores que nos tragam inovações. Esse trabalho é constante. Nossa maior contribuição

com a saúde pública foi a formação de novos profissionais. Não trabalhávamos diretamente com o poder público, mas, como ministrávamos aulas muitos profissionais de hospitais públicos foram nossos alunos”.

(entrevista do Dr. Luis Antunes, um dos fundadores, à revista Fleury.com.você)

A trajetória de anos dedicados à pesquisa e inovação em medicina diagnóstica culminou com a fundação do Instituto Fleury em 2003, uma entidade sem fins lucrativos especialmente voltada a congregar as atividades educacionais, de pesquisa e desenvolvimento e ações sociais. Os depoimentos dos fundadores do Instituto Fleury descrevem a evolução do Fleury e sua cultura para formar a empresa de hoje.

‘Sempre houve aqui no Fleury esse espírito de bandeirante, de resolver, de enfrentar o touro a unha e de não fugir da enrascada e, se não fôssemos capazes, o remédio era agregar um novo talento ou a instituição que sabia do assunto. Assim tem sido a nossa história. E esse espírito empreendedor e inovador não tem acontecido apenas nas áreas científica e tecnológica, mas também nas áreas de educação, serviços e da administração dos negócios: assim, na área de serviços , o lendário cafezinho do Dr. Fleury, que atraía clientes e colegas, evoluiu para as unidades descentralizadas até o atual Projeto Conceito, método que visa enlaçar os modernos recursos das tecnologias de transmissão de voz e dados com nosso carinho em atender os pacientes. Da mesma maneira, do ponto de vista administrativo, este espírito está presente

desde os primórdios, assim, em 1950, quando uns moços talentosos e bem treinados ameaçaram fazer um novo laboratório que criaria um concorrente de peso, houve a ideia, atualmente muito utilizada, de fazer uma fusão entre os dois laboratórios, dessa forma, desde essa época o Fleury já tinha iniciativas de boas práticas de gestão, assim como de ideias avançadas de sucessão, de divisão dos resultados e de igualdade de oportunidades para ascensão”.

Dr. Rui Maciel, Presidente do Conselho deliberativo do Instituto Fleury e Diretor Corporativo Médico.

Para manter a coesão do time de médicos empresários que fundaram a empresa, o Fleury desde os primeiros anos instituiu uma interessante estrutura societária em que todos os médicos-sócios receberiam o mesmo pro labore e os médicos que fossem contratados

receberiam os mesmos valores que os colegas mais antigos da casa, ao fim de sete anos.