• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO

O impacto social gerado pela Segunda Guerra Mundial estimulou a criação da Declaração dos Direitos do Homem, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, visando estabelecer padrões para garantir a paz mundial para as gerações futuras. Portanto, condições universais para que qualquer indivíduo possa ter acesso a trabalho, saúde, educação, ou seja, todas as condições básicas que o ser humano necessita para ter uma vida digna e de qualidade.

Este trabalho tem como objetivo reafirmar a importância da prevenção e promoção de saúde bucal no âmbito escolar e descrever de que forma os projetos voltados a essa temática podem contribuir para esse princípio de paz e prosperidade. Segundo Ferreira (FERREIRA, 2010, p. 1587), um dos significados de paz é “ausência de lutas, violências ou perturbações sociais: tranquilidade pública; concórdia, harmonia: o respeito às leis assegura a paz de uma comunidade”

Contudo, a prevenção e a promoção de saúde têm significados diferentes, porém ambas quando trabalhadas em conjunto possuem

grande importância no cuidado da saúde. Para que ocorra atividades de prevenção e promoção de saúde nas escolas é essencial estabelecer medidas educativas de excelência para assim estimular autonomia de crianças e adolescentes no cuidado a sua própria saúde, assim como descrito na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Seguindo as atividades do projeto de extensão Saúde Bucal e Educação em Saúde do curso de Odontologia, da Faculdade Avantis, cujo público-alvo são alunos de escola pública, com idade média de três a 10 anos, o projeto é supervisionado por professores orientadores e tem por objetivo consolidar essa abordagem de excelência na educação por uma saúde bucal melhor.

Diante da temática exposta e a contextualização do problema de pesquisa, o presente trabalho pretende expor ao leitor a importância de projetos de prevenção e promoção de saúde durante a fase de escolaridade primária de crianças, e assim responder a pergunta problema: prevenção e promoção de saúde podem gerar paz?

2 DISCUSSÕES

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada em 1948 pela ONU, como forma de reação às atrocidades acometidas durante a Segunda Guerra Mundial. Tem por finalidade gerar o direito à vida, à liberdade de expressão de opinião e de religião, direito à saúde, à educação e ao trabalho.

O intuito dessa declaração foi proporcionar fundações para paz para todo mundo, visto que a Segunda Guerra Mundial trouxe fatalidades para toda a população mundial. Portanto, a declaração prevê que o cidadão tem direitos como saúde, educação e trabalho, gerando assim, a paz em todos os âmbitos de sua vida.

A Declaração dos direitos do homem está presente na Constituição brasileira, adotada e proclamada em 1988, a qual consignou a saúde em seu artigo XXV, a saber:

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (BRASIL, 1988).

Em relação à saúde, todo cidadão tem direito. O intuito desse trabalho é gerar um reflexo na sociedade, especificamente nas escolas públicas, com prevenção e promoção voltada à saúde bucal, levando até as crianças o conhecimento referente à higiene bucal, tendo o cuidado necessário como citado no Capítulo VIII na Constituição dos direitos humanos:

l.º O Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança e do adolescente, admitida a participação de entidades não-governamentais e obedecendo aos seguintes preceitos: I - aplicação de percentual dos recursos

públicos destinados à saúde na assistência materno-infantil; II - criação de programas de prevenção e atendimento especializado para os portadores de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos (BRASIL. 1988).

Em 1986, ocorreu a I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, que originou a Carta de Ottawa. De acordo com esse documento:

Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social [...] Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global (OMS, 1986).

As atividades praticadas nas escolas visam consolidar o conhecimento sobre higiene bucal para que todas as crianças tenham um conhecimento básico sobre o que é prevenção e promoção bucal, criando bases para que esses indivíduos estabeleçam padrões de autocuidado e valorizem os princípios básicos de manutenção de saúde bucal.

Para que exista uma educação de excelência é necessário que as crianças tenham acesso a um trabalho contínuo de orientação de higiene bucal, palestras voltadas aos professores, atividades educativas, lúdicas e divertidas para as crianças, para assim, interagirem com os

integrantes do projeto. Segundo a Carta de Ottawa “A promoção da saúde apoia o desenvolvimento pessoal e social através da divulgação e informação, educação para a saúde e intensificação das habilidades vitais” (OMS, 1986).

Enfim, a não ocorrência de doença cárie na infância isenta essa criança de sentir dor,

dificuldade de fonação, deglutição, evitando o constrangimento social favorecendo um bom desempenho escolar, um crescimento livre de procedimentos invasivos e custos com tratamentos curativos, contribuindo para uma vida melhor. Uma criança se alimentando de forma adequada, seu progresso será grande e contribui para uma vida melhor.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tem-se como conclusão que o conceito de paz abrange diversas áreas da sociedade não sendo apenas associado com o fim das guerras. Os projetos de prevenção e promoção de saúde são de grande importância para gerarem paz na sociedade, já que eles levam um pouco de conhecimento a alunos de áreas carentes, tendo o foco maior a saúde.

Consequentemente, tendo bem-estar

esses estudantes estarão mais dispostos ao sucesso em todas as áreas de sua vida, o que visa na Declaração dos Direitos do homem, gerando assim, a paz.

Portanto, paz é tudo aquilo que leva a população a ter uma boa qualidade de vida, sendo que projetos de prevenção e promoção de saúde visam levar melhorias e conhecimentos a todos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.