• Nenhum resultado encontrado

NOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA DA UNB

TÉRMINO EFETIVO DO

7.2 Objetivos da pesquisa

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar economicamente os efeitos das negociações coletivas sobre o orçamento da UNB, em decorrência das repactuações e comparando-a às outras alterações dos contratos terceirização de mão-de obra de vigilância e limpeza/conservação.

De forma específica, este trabalho buscou-se:

a) descrever os aspectos gerais e doutrinários sobre contratos;

b) demonstrar a interdisciplinaridade e a importância dos estudos integrados entre direito e economia aplicada aos estudos das contratações públicas, através da Análise Econômica do Direito;

c) analisar os principais problemas (atrelados à imprevisibilidade e à incompletude) que possam afetar a continuidade e a execução eficiência dos contratos de longo prazo;

d) contribuir com a organização um breve estudo sobre contratações públicas e terceirização com dedicação exclusiva de mão de obra no Brasil, a partir dos principais estudos sobre o assunto;

e) organizar os principais estudos sobre princípio do equilíbrio econômico financeiro e seus institutos, a partir dos embasamentos doutrinários e legais.

f) Analisar as alterações dos últimos contratos de vigilância desarmada e limpeza/conservação, dando ênfase ao impacto da repactuação em decorrência das às negociações coletivas de trabalho, comparando esta aos outros tipos de alterações.

7.4 Metodologia

Como observado acima, a conceituação sobre Análise Econômica do Direito não se mostrou suficiente para classificá-la como sendo a própria metodologia de pesquisa, ou um método específico, tipo de pesquisa, modelo matemático ou mesmo uma técnica (ferramenta) a ser seguida. Por outro lado, a definição da AED como abordagem se demonstra a mais adequada, quando direcionada ao estudo aplicado de um fato prático, mas podendo ser classificada como uma disciplina ou escola de pensamento, quando do seu estudo teórico histórico e conceitual.

Com isso, a abordagem é maneira através da qual um assunto é entendido, abordado, ou seja, é a mudança paradigmas quanto ao pensamento e dissipação do conhecimento acerca dos estudos em direito e economia, os quais antes eram entendidos isoladamente. Essa definição genérica (lato sensu) leva a conclusão de que a AED permite o acolhimento de várias técnicas de estudos, ferramentas, modelos matemáticos, ou seja, demonstra ser um conhecimento em formação por isso não apresenta um rol taxativo ou exaustivo de instrumentos, capazes de explicar os seus diversos fenômenos. Em suma a AED, se refere, comumente, à aplicação de métodos econômicos, geralmente da microeconomia, ao Direito.

No decorrer da construção deste trabalho, foram verificados muitos modelos e técnicas usadas em outros trabalhos, tais como teoria dos jogos, eficiência de pareto, além do modelo de eficiência Kaldon -Hicks, análise de custo benefício e etc. O importante destacar é que todos este benefícios buscam a eficiência, mas cada qual com suas particularidades e enfoques dentro da teoria.

No entanto, neste trabalho optou-se por analisar qualitativamente o tratamento jurídico e legal dos agentes responsáveis pelo objeto de pesquisa delimitado, assim como identificar os efeitos causados por essas tomadas de decisões, sejam elas certas ou erradas. A pesquisa está organizada de acordo com as seguintes etapas:

a) Primeira Fase - Elaboração de parâmetros de análise

Etapa 1a - Primeiramente buscou-se elaborar uma lista com um rol de requisitos jurídicos e teóricos exigidos na repactuação (prazo, instrumento de formalização, fato gerador, rubricas aceitas ou não etc.), a partir das regras definidas pela legislação de contratos vigente na época da assinatura do instrumento de formalização e caso não exista modificações significativas, buscou-se usar de normas mais atualizadas. (isso está elencado no Apêndice - A)

Etapa 2a - Em um segundo momento, a partir das informações levantadas na eta anterior, elaborou-se um documento (check list) , de autoria própria (no entanto, com base em modelos já existentes por outros orgãos), com o objetivo de verificar se a instituição vem seguindo os parâmetros exigidos pela legislação quanto aos critérios específicos em cada tipo de alteração. Contudo este instrumento foi aplicado (isso está elencado no Apêndice - B)

Etapa 3a - Por outro lado, também buscou-se, a previsão de cenário econômico a partir da doutrina e na legislação aplicável no caso concreto. Além de descrever os principais riscos jurídicos e econômicos, que possam ocorrer (previsão), isso com base na observação empírica e na leitura de outros resultado resultado de outros trabalhos, ( isso está elencado no Apêndice - B)

b) Segunda Fase - Quadro comparativo

Etapa 1b - A partir dos dados levantados na primeira fase, (etapa 1a e 3a) foi construída uma tabela com os principais fatos ocorridos no contrato sob o enfoque jurídico e econômico, esta tabela busca demonstrar o perfil do contexto do ocorreu com base no que é conhecido na doutrina e/ou legislação, comparando estes dados, ao que também foi

foi levantado na primeira fase (na etapa 2a), pois neste momento foi possível verificar a situação fática dos contratos

Etapa 2b - Em seguida, foi realizado uma análise da qualidade quanto ao grau de segurança jurídica do agente que analisou o instrumento, com base na legislação existente, análise jurídica quando for o caso e pela observação empírica deste autor (com base na construção de conhecimento e resultados adquiridos durante a construção deste trabalho.). Os níveis de segurança jurídica, como grau de avaliação da aplicabilidade jurídica, estarão distribuídos da seguinte forma:

Integral- a legislação cobriu todas às possibilidades sem dúvidas na aplicabilidade.

● Médio - Ocorreu uma ou mais dúvidas de aplicabilidade das normas. Existe normas que não foi aplicada, mas o efeito jurídico é inexistente ou não é significativo (ou vício foi sanado mesmo que por outra forma de aplicabilidade do direito)

● Baixa - nenhuma legislação sobre a situação, existência de entendimentos divergentes. Existência de norma não aplicada e efeito jurídico significativo ao gestor ou vício não sanado por outro instrumento aplicado.

c) Terceira fase - Análise dos dados e apresentação dos resultados

Etapa Única - Em seguida, foi possível discutir os resultados dos possíveis

impactos e efeitos dos riscos ocorridos e/ou previstos. Ainda comprando a repactuação aos outros tipos de alterações (acréscimo, supressões, prorrogações, negociações, revisão etc), assim como aos fenômenos intrínsecos (inovações na legislação fiscal, contratual, trabalhista e orçamentária, índices inflacionários, variações remuneratórias etc), que podem ter impactos significativos.

Diante da metodologia apresentada, cabe destacar que não foram identificado estudos idênticos sobre este tema e desta forma, fato que justifica a pesquisa qualitativa, pois optou-se primeiramente conhecer o cenário de pesquisa, e a partir disso este trabalho poderá ser base para outros trabalhos, podendo inclusive facilitar a construção de modelos matemáticos que consigam explicar os fenômenos encontrados.

7.4.1 Tipificação da pesquisa

a) Do ponto de vista da sua natureza

Este trabalho é uma pesquisa aplicada e descritiva. O primeiro caso se justifica pois pretendeu gerar conhecimento teórico para a aplicação prática, fato que que poderá ser dirigido à solução de um problemas evidente na relação entre a gestão de contratos e orçamento da UnB, podendo ser replicado em outros órgão e instituições semelhante ou que tenha a mesma estrutura de contratos/orçamento, ou seja, se assemelha ao objeto delimitado, por outro lado, este método se justifica pois atualmente não se tem informações acerca de estudos deste do tema trabalhado desta forma. Já no segundo caso, se justifica pois ensejará na reunião de várias informações a fim de discorrer sobre da realidade dos efeitos econômicos, decorrente dos contratos específicos da UNB.

Pesquisa prática, também conhecida como aplicada, é a investigação que procura soluções para problemas concretos. Goza de vida própria, pois fica patenteada pelo tempo, muitas vezes longo período, no curso da história da ciência, decorrido desde a formulação teórica até a sua aplicação. (RODRIGUES, 2007).

Já a pesquisa descritiva exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade. ( TRIVIÑOS, 1987).

Desta forma, esta pesquisa buscou reunir os conhecimentos existentes na teoria acerca da análise econômica do direito trazendo este contexto à aplicabilidade prática, ou seja, ao analisar o impacto de modificações dos contratos de mão de obra da UNB, dando ênfase a observação e interpretação do fenômeno da repactuação.

Será do tipo qualitativa , quanto ao segundo aspecto, foi caracterizado assim, pois buscou fazer uma qualificação dos dados coletados e a partir disso fazer a análise do problema.

E por pesquisa qualitativa é aquela predominantemente, pondera, sopesa analisa e interpreta dados relativos à natureza dos fenômenos, sem que os aspectos quantitativos sejam a sua preocupação precípua, a lógica que conduz o fio do seu raciocínio linguagem que expressa às suas razões. (RODRIGUES, 2007)

Neste trabalho, para esta análise foi utilizado como instrumento um quadro comparativo, o qual permitiu avaliar das alterações contratos de vigilância e limpeza, conforme delimitado no tópico 8.1 e correlatos, no seu contexto jurídico e econômico.

7.4.2 Métodos de pesquisa

Como já observado, o embasamento teórico foi construída em torno de um modelo bibliográfico, por outro lado, no que tange a pesquisa está será documental.

Bibliográfica é a pesquisa limitada na busca de informações em livros e outros meios de publicação. [...] Pesquisa documental é a que vale, se não unicamente, pelo menos básica ou predominantemente de documentos como fonte de informação. [...]

Como poderá ser observado, nos resultados e na análise, que apesar da apresentação de dados numéricos, esta pesquisa é predominantemente qualitativa e documental, pois pretendeu, neste momento, apenas verificar se a Universidade de Brasília, vem aplicando corretamente os institutos jurídicos e avaliar como se comportou os fenômenos no contexto orçamentário e econômico da universidade nos últimos anos, sem a necessidade, no momento, de investigação dos fatos.

O método da pesquisa adotado será o hipotético-dedutivo, ao trazer para a aplicabilidade prática do objeto, o conhecimento se comportou insuficiente, ou seja, não se existe uma verdade indiscutível. Fato que difere este do método dedutivo, pois enquanto

o método dedutivo procura confirmar a hipótese partindo se de uma verdade geral para

explicar um caso específico, o hipotético-dedutivo procura, além disso, busca evidências

Sendo assim, para explicar um fenômeno, surge o problema e para expressar as

dificuldades deste problema são formuladas hipóteses, ou seja, das hipóteses deduzem-se

consequências a serem testadas ou falseadas (tornar falsas as consequências deduzidas das